You are on page 1of 58

Universidade Estadual de Feira de Santana Disciplina: Geologia Docente: Karina Garcia Discentes: Diego Adorno Erick Pacheco Gilfredo

Matos Luis Gonzalez

Águas Subterrâneas
Influência e formação dos lençóis freáticos em obras de engenharias

Introdução: Grande número de obras de Engenharia encontram problemas relativos às águas subterrâneas. A ação e a influência dessas águas têm causado numerosos imprevistos e acidentes. Os casos mais comuns desse tipo de problema são verificados em cortes de estradas, escavações de valas e canais, fundações para edifícios, pontes, barragens, etc. Para as obras que necessitam de escavações abaixo do lençol freático, como por exemplo, a construção de edifícios, barragens, túneis, etc; pode-se executar um tipo de drenagem ou rebaixamento do lençol freático. A água existente no subsolo pode ser eliminada por diferentes métodos.

Águas subterrâneas... o que é isso?

A água passa pelos poros existentes entre os grãos de areia e outras partículas.O que percebemos com o vídeo? O fenômeno natural das águas subterrâneas ocorre quando as gotas de chuva se infiltram no solo e em outros materiais superficiais. .

Ciclo Hidrológico É o movimento cíclico da água. . de volta para a superfície por meio das chuvas.do oceano para a atmosfera por meio da evaporação. depois para os rios e aquíferos através do escoamento superficial.

Aquífero São camadas que armazenam e transmitem a água subterrânea em quantidade suficiente para o abastecimento. Existem classificações para os aquíferos: não-confinado e confinado.9% de toda a água doce. sendo o restante acumulado em lagos e rios. gelo polar e atmosfera. . geleiras. Os imensos reservatórios de água subterrânea armazenam cerca de 25.

que se estendem até a superfície.Aquíferos não-confinados (Livres) Algumas características: A água percola (filtrase) através de camadas de permeabilidade mais ou menos uniformes. . tanto em áreas de descarga como de recarga. O nível do reservatório corresponde à altura da superfície freática.

Sendo que aquicludes são camadas impermeáveis nas quais a água subterrânea não pode percolar ou faz muito lentamente. O aquífero confinado também é chamado de aquífero artesiano.Aquífero confinado É quando o aquífero tem aquicludes sobrepostos como sotopostos ao aquífero. .

.. ..

Lençol freático É um reservatório de água subterrânea decorrente da infiltração da água da chuva no solo nos chamados locais de recarga. São também chamados de “aquíferos artesianos livres”. A pressão atmosférica é igual a da superfície. .

A primeira zona é também chamada de zona vadosa. A segunda zona é um intervalo no qual os poros do solo ou da rocha estão completamente preenchidos com água. .Superfície freática Para entender o conceito é necessário entender outros dois conceitos: (1) zona nãosaturada e (2) zona saturada. e ocorre em profundidades pequenas onde o material não é completamente preenchido por água.

.

.Onde está a água subterrânea? ● A água subterrânea encontra-se nos poros ou fraturas das rochas formando “grandes reservatórios” denominados aqüíferos.

Poros (Arenitos. melhor solo para a infiltração) .

Fraturas (em rochas) .

O solo se dissolve. calcário. .Condutos Aquiferos kársticos: Rochas carbonáticas.

... Zona de descarga (Olho d'agua) .

Aquífero Guarani .

” (daaeararaquara. São Paulo. Minas Gerais. Mato Grosso do Sul.com) ● . abrangendo os Estados de Goiás. Paraná.Aquífero Guarani ● “O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Santa Catarina e Rio Grande do Sul.com) “Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total).” (daaeararaquara.

Aquífero Guarani ● “No Estado de São Paulo.000 Km² onde se encontram a maior parte dos poços.” (daaeararaquara.com) . Esta área é a mais vulnerável e deve ser objeto de programas de planejamento e gestão ambiental permanentes para se evitar a contaminação da água subterrânea e sobrexplotação do aqüífero com o consequente rebaixamento do lençol freático e o impacto nos corpos d'água superficiais. Sua área de recarga ocupa cerca de 17. o Guarani é explorado por mais de 1000 poços e ocorre numa faixa no sentido sudoeste-nordeste.

Aquífero Guarani .

.Extração É feita pela perfuração de poços e bombeamento para a superfície.

Controlar o nivel do aquifero Furos de sondagem Piezômetros .

● ● . Então instala-se bombas muito potentes que.Todo terreno possui um lençol de água no seu sub-solo e essa água vai atrapalhar a escavação do terreno. o nível d'água fica mais baixo em toda aquela região.Rebaixamento do Lençol Freático ● O Rebaixamento do Lençol Freático é uma técnica muito empregada na construção de prédios com sub-solos. Depois de alguns dias. retiram a água do sub-solo. Dependendo da porosidade do terreno. funcionando 24 horas por dia. o rebaixamento pode atingir áreas bem distantes do local das obras.

. Dependendo do tipo de solo também... o rebaixamento pode ser descartado para a segurança das estruturas vizinhas. ● Para se escolher as técnicas de rebaixamento de lençol freático deve-se observar as características do lençol da área. O rebaixamento deve ser feito com bastante critério porque solos compostos por camadas de argila mole e areia são instáveis e delicados a intervenções dessa natureza. ● .

Como ocorre o rebaixamento de lençol freático? .

co m) ● .” (ebanataw.Caso “Cajamar” ● “A cidade de Cajamar está localizada no setor noroeste da região metropolitana da Grande São Paulo.

“Na madrugada do dia 12 de agosto de 1986..” (ebanataw. saíram correndo das casas. assustados. três casas no bairro de Lavrinhas começaram a soltar fortes estalos..com) .. Os moradores.

. ...

“Nos dias que se seguiram mais casas vizinhas também afundaram no terreno. Em poucos dias.” ... o buraco já atingia 25 metros de diâmetro chegando a quase todo o quarteirão..

.. ..

Uma fábrica de bebidas havia se instalado alguns meses antes e toda a água utilizada no processo industrial provinha de poços freáticos furados nas dependências da fábrica.. A água exerce uma função muito importante no subsolo. por sua vez. chegaram à conclusão de que o solo era extremamente poroso com a existência de inúmeras cavernas subterrâneas todas cheias de água. ● “Especialistas analisando o subsolo da região..” ● .. provocou o desmoronamento do teto de algumas cavernas e como consequencia o solo de algumas casas cederam provocando o afundamento das casas. A retirada da água subterrânea provocou um rebaixamento do lençol freático que. equilibrando o peso da terra acima.

xistos e rochas carbonáticas resultante de metamorfose pertencentes ao grupo São Roque. filitos.. A própria origem do bairro Lavrinhas (pequenas lavras) liga-se a esse contexto geológico..” (ebanataw. de idade précambriana superior. Sondagens geológicas realizadas na abrangência de todo o município permitiram mapear os locais com maior incidência de cavernas subterrâneas assim como determinar com segurança os volumes máximos de água possíveis de serem retiradas do subsolo sem risco de causar novos afundamentos.com) .● “A região é formada por metarenitos. tendo surgindo no início do século XX em decorrência da exploração de pedreiras de calcário. ● .

O que é recalque É o fenômeno no qual uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. A Tore de Pisa é um exemplo típico de recalque. .

Recalque dos prédios em Santos .

podendo provocar trincas na construção devido ao recalque provocado. a água do terreno vai preencher a vala e drenar o terreno. . Este perderá água e vai se adensar.“Se fazemos uma construção sobre um terreno arenoso e com lençol freático próximo da superfície. Se abrirmos uma vala ao lado da obra.

Estes foram feitos com fundação superficial que afundou quando mais e mais construções surgiram ao lado. ajudaram a abaixar o nível do lençol freático que.” . já vinha diminuindo devido à crescente pavimentação das ruas. por sua vez. além de aumentarem as cargas no solo. pois estas.

Efeitos dos Edifícios Vizinhos .

Tipos de Recalques de Corpo Rígido Translação e rotação .

.

Contaminação das águas .

Aterro Sanitário “Todos” os resíduos que são produzidos pelas cidades são coletados e enviados para um aterro sanitário onde o resíduo será separado e tratado. alimentos. dessa forma. e se esse líquido não for aproveitado pode poluir os lençóis freáticos e contaminado. pessoas. Um líquido chamado chorume é produzido pela ação de agentes naturais como chuva e microorganismos. . etc. gado.

.

Sabe-se que para cada real investido em saneamento básico. Causa graves problemas de saúde para o homem. economizam-se cinco reais com medicina curativa (OMS 2005). ● .Poluição das Águas pelo Chorume ● A contaminação do lençol freático está interligada com a contaminação geral da água.

.

.PEAD. sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo. evitando assim a contaminação de lençóis freáticos.A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade . O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.

.

.

.

Impactos do necrochorume nas águas subterrâneas do cemitério de Feira de Santana Como principal causa de poluição nos cemitérios. Nele há duas substancias muito toxicas: cadaverina e putrescina. . de tonalidade castanho-acinzentada. viscosa. é liberado um líquido denominado necrochorume. durante a decomposição dos cadáveres. de cheiro forte e com grau variado de patogenicidade. Esta é uma solução aquosa rica em sais minerais e substâncias orgânicas degradáveis.

apresentam contaminação por metais pesados e não estão nos limites impostos pela portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde para consumo humano. . Segundo Lima et al.Destinação correta dos resíduos Em Feira de Santana. a qualidade dos recursos hídricos vem sendo alterada por causa da disposição inadequada de resíduos industriais e lixo. Isso aumenta a presença de metais pesados nesses ambientes.Tomba. poços tubulares rasos e nascentes do entorno do Centro Industrial do Subaé.Feira de Santana. a maioria das águas provenientes de poços escavados.

● É de grande importância estudar e avaliar o lençol freático que venha a ter em uma determinada área de construção com o intuito de manter a estabilidade das estruturas. Também é importante cuidar da destinação correta dos resíduos oriundos das atividades humanas. dando o devido tratamento para que não se polua os lençóis e afetem a saúde humana. Qual a relevância desse tema para a sociedade? ● . saneamento básico e preservação do meio ambiente são pilares de uma sociedade mais saudável. Percebemos que saúde.

feira-desantana-crime-ambiental-pode-contaminar-populacao.bocaonews. . doutoranda em Arquitetura e Urbanismo) http://www.html A região abrigava o antigo “Lixão. do segundo maior município da Bahia.Em Feira de Santana: Estudo sobre a qualidade da água subterránea para consumo doméstico: Sandra Medeiros (Geógrafa pela Ufba. http://www.com.ppgau. segundo pesquisadores.br/node/655 Sobre o lixão e aterro sanitário em FSA. agora desativado.br/noticias/politica/geral/64615. Na mesma localidade.ufba. Serviços Ambientais Acusados de poluição do solo e possivelmente do lençol freático de toda a região. atualmente está o Aterro Sanitário da Sustentare.

Bookman. às 00:40 hs.htm#5. Normas da ABNT.pro. Téchne.1>03/07/ 2013 >.2 > 03/07/2013. às 00:42 hs. Renato. ● ● . Siever. Faria.br/textos/abnt.Bibliografia ● Press.16.leffa.htm#5. Disponível em: < http://www.9. Rebaixamento Seguro.br/textos/abnt. Grotzinger e Jordan. 4ª edição. Para Entender a Terra. Disponível em: <http://www.pro.leffa.

S.. Disponível em: <http://www. Dias. S. Avaliação das concentrações de bário e chumbo em águas do aquífero freático do entorno do centro industrial do Subaé – Feira de Santana-BA. Furiam.R. ● .. D.. às 00:45 hs. A. Mendes. Lima. Pereira. ● Infoescola.M. De Araújo.S. Magalhães.infoescola.C.R.com/hidrografia/lencolfreatico/ > 03/07/2013. XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas e XVII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. Orrico. Lençol Freático.

com.br/roberto/pericias/ CasoCajamar.br/guarani..ht m> ● ● .daaeararaquara..com..html> < http://www.ebanataw. ● <http://www.