You are on page 1of 5

Linguagens e Cdigos Cincias da Natureza Cincias Humanas Matemtica

Nome

Data:

Profa. Renata Falco Linguagens e Cdigos Dicas para uma boa redao no Enem
Pergunta: Voc teme mais as 180 questes de mltipla escolha ou a nica redao exigida na prova do Enem? A resposta no muito difcil de imaginar. O ato de elaborar um texto, expor suas ideias e argumentar sobre um assunto que muitas vezes desconhecido, pode deixar muita gente de cabelo em p.

Desde sua primeira prova, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Mdio exige que o estudante faa uma redao. A dissertao-argumentativa (gnero exigido pela banca do Enem) deve ser clara, simples e convincente, afinal, trata-se de um texto opinativo. Mas no por isso que voc vai sair escrevendo qualquer abobrinha s por puro achismo, preciso ter fora nos argumentos. Presumindo que voc est agora lendo este texto porque procura saber mais sobre a prova de redao do Enem, aqui vo algumas dicas que podem lhe ajudar a perder o medo e sair escrevendo!

Simplicidade Talvez essa seja a dica mais importante. Tentar impressionar a banca escrevendo difcil pode ser um tiro pela culatra. Afinal, seu texto pode ficar to difcil a ponto de ser cmico e, como de praxe, virar piada na internet. Alm disso, por se tratar de um exame de avaliao de estudantes do Ensino Mdio, os responsveis pela correo das redaes do Enem j imaginam um vocabulrio simples, de quem ainda est estudando e que pouco l. Portanto, lembre-se deste conselho: em se tratando de palavras difceis, menos mais.

Comeando

Por onde comear? Pelo ttulo pode ser um mau caminho. Afinal, para tentar se manter naquilo que o seu ttulo indica, voc pode acabar limitando seu texto. Ento, comece pelo texto e deixe o ttulo por ltimo. No caso da dissertao-argumentativa do Enem, no se esquea de adiantar o assunto logo no primeiro pargrafo.

Se quiser fazer alguma citao, ateno para alguns detalhes: - Citar frases ou bordes de novelas, filmes ou programas de entretenimento pode parecer ftil e vazio aos olhos da banca corretora. - Prefira frases, declaraes ou expresses de personalidades da educao, da literatura ou das artes,
Vestibular no Drago do Mar Facilitando o acesso Cultura, Educao e ao Ensino Superior vestibulardragao@hotmail.com

Vestibular Drago do Mar

que esto mais ligadas ao seu cotidiano estudantil e mostram vnculo cultural. - Cuidado na hora de citar esses autores. Se no se lembrar ao certo o que ele (a) disse, prefira uma citao indireta, dizendo com suas palavras a citao em questo (como parfrase) dando os crditos ao dono da ideia. Se lembrar da frase por completo, coloque aspas do incio ao fim e tambm cite o nome do autor, sem mudar sua declarao.

Lngua portuguesa

Os corretores do Enem (e de qualquer bom vestibular) so severos neste ponto: no admitem erros de portugus. A norma culta indispensvel e isto est claro nas instrues da prova do Enem.

Veja algumas dicas do que deve ser evitado: - No utilize grias A no ser que esteja absolutamente dentro do contexto (se estiver sendo usada para exemplar a fala dos jovens atualmente, em um texto sobre a adolescncia, por exemplo), as grias no so aconselhadas.

- Sem coloquialismo A escrita no funciona exatamente do modo como falamos. Portanto, cuidado ao tentar escrever de maneira simples, como dito acima, para no exceder na simplicidade. A formalidade deve estar acima do coloquialismo.

- Nada de versos O texto exigido na prova de Redao do Enem deve ser escrito em prosa. E texto em prosa todo aquele que no est escrito em versos. Sendo assim, nada de utilizar versos e escrever sua Redao como uma ode ou poesia. Isso tambm est nas instrues da prova.

- Evite ser prolixo Utilizar mil verbos para dizer algo que poderia ser dito com um ou dois torna a leitura cansativa e prolixa. Mostrar poder de sintaxe, sendo o mais coeso possvel, lhe dar pontos no final. Evite tambm perodos muito longos.

- Fique longe dos modismos A TV a grande culpada da disseminao de alguns modismos lingusticos que so errados. Exemplos desses acidentes so expresses como a nvel de, no sentido de ou mesmo os gerndios, como estar falando. Essas expresses so consideradas vazias, por serem apenas muletas, que empobrecem o texto. Utiliz-las pode ser um atestado de reprovao na redao.

- Cuidado com a letra


Vestibular no Drago do Mar Facilitando o acesso Cultura, Educao e ao Ensino Superior vestibulardragao@hotmail.com

Vestibular Drago do Mar

Sabe aquele caderninho de caligrafia que voc tanto odiava? Pois , ele poderia ser um grande aliado no quesito legibilidade. Como as redaes do Enem so escritas mo (e de caneta, o que torna a escrita mais escorregadia e menos aderente do que com um lpis ou lapiseira), subentende-se que quem vai ler o que voc escreveu precisa entender sua letra. Se sua letra ilegvel, a leitura pode tornar-se cansativa e de difcil compreenso, deixando o corretor (que, no mesmo dia, ler dezenas de redaes semelhantes) um pouco irritado. - Esquea o internets! A no ser que, como no caso das grias, voc esteja exemplando a escrita dos jovens na internet, por exemplo, em hiptese alguma, escreva da mesma forma com a qual se comunica pela rede. A lngua portuguesa acaba de receber algumas reformas, mas, por enquanto, incorporar abreviaes como pq, vc, ou expresses como naum e substituir o acento agudo pelo h ou o o pelo u ainda no est nos planos da Academia Brasileira de Letras.

- Modere no estrangeirismo Palavras como ranking ou show foram incorporadas nossa lngua e podem ser usadas tranquilamente. Voc precisa ter cuidado com o exagero de palavras em outros idiomas, elas podem empobrecer sua redao.

Argumentao

na construo de seus argumentos que o candidato mostra ter ou no conhecimento. Como a dissertao um gnero opinativo, voc ter de apontar argumentos convincentes e que faam sentido. com a leitura de jornais, revistas e livros que voc adquire domnio argumentativo e consegue, ao escrever, convencer o leitor, ao menos, de que tem embasamento.

A proposta de redao do Enem vem, geralmente, acompanhada de uma coletnea. Essa coletnea pode ser composta de letras de msica, declaraes, frases, poesias, textos e/ou imagens. Com base nessas informaes, voc pode comear a construir sua argumentao, mas, no deve limit-la coletnea. Isso quer dizer que, alm de retomar ideias da coletnea (o que mostra que voc leu atentamente o material oferecido), voc deve acrescentar informaes externas, que sejam de seu conhecimento, adquiridas por meio de leitura. Essa uma maneira de deixar claro para a banca que voc bem informado (a).

E, claro, no fuja do tema. Viajar demais e partir para outros assuntos (tentando mostrar conhecimento)

podem acabar lhe prejudicando.


Treine!
Vestibular no Drago do Mar Facilitando o acesso Cultura, Educao e ao Ensino Superior vestibulardragao@hotmail.com

Vestibular Drago do Mar

A todo instante nos deparamos com situaes que exigem a exposio de ideias, argumentos e pontos de vista, muitas vezes precisamos expor aquilo que pensamos sobre determinado assunto. Em muitas situaes somos induzidos a organizar nossos pensamentos e ideias e utilizar a linguagem para dissertar.

Mas o que dissertar?

Dissertar , por meio da organizao de palavras, frases e textos, apresentar ideias, desenvolver raciocnio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos utilizando-se da fundamentao, justificao, explicao, persuaso e de provas. A elaborao de textos dissertativos requer domnio da modalidade escrita da lngua, desde a questo ortogrfica ao uso de um vocabulrio preciso e de construes sintticas organizadas, alm de conhecimento do assunto que se vai abordar e posio crtica (pessoal) diante desse assunto. A atividade dissertadora desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade. Passos para escrever o texto dissertativo

O texto deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que o escritor se props a alcanar. H uma estrutura consagrada para a organizao desse tipo de texto. Consiste em organizar o material obtido em trs partes: a introduo, o desenvolvimento e a concluso.

Introduo: A introduo deve apresentar de maneira clara o assunto que ser tratado e delimitar as questes, referentes ao assunto, que sero abordadas. Neste momento pode-se formular uma tese, que dever ser discutida e provada no texto, propor uma pergunta, cuja resposta dever constar no desenvolvimento e explicitada na concluso.

Desenvolvimento: a parte do texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informaes de que dispe sero desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente.

Concluso: o momento final do texto, este dever apresentar um resumo forte de tudo o que j foi dito. A concluso deve expor uma avaliao final do assunto discutido.

Cada uma dessas partes se relacionam umas com as outras, seja preparando-as ou retomando-as, portanto, no so isoladas.

Vestibular no Drago do Mar Facilitando o acesso Cultura, Educao e ao Ensino Superior vestibulardragao@hotmail.com

Vestibular Drago do Mar

A produo de textos dissertativos est ligada capacidade argumentativa daquele que se dispe a essa construo.

importante destacar que a obteno de informaes, referentes aos diversos assuntos, seja por intermdio da leitura, de conversas, de viagens, de experincias do dia e dia e dos mais variados veculos de informao pode sanar a carncia de informaes e consequentemente dar suporte ao produzir um texto.

Vestibular no Drago do Mar Facilitando o acesso Cultura, Educao e ao Ensino Superior vestibulardragao@hotmail.com

You might also like