You are on page 1of 15

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO COORDENAO DE APOIO DIREO E EQUIPE PEDAGGICA

ESTATUTO DO CONSELHO ESCOLAR TTULO I Das Disposies Preliminares CAPTULO I Da Instituio, Sede e Foro
Art. 1 - O presente Estatuto dispe sobre o Conselho Escolar da(o) Escola(Colgio) Estadual ________________ Ensino Fundamental, Mdio e/ou Ed. Profissional, sendo constitudo segundo as disposies contidas na Resoluo n ______________da SEED e no Parecer n ____/____, homologado pelo Ato Administrativo n ____ do Ncleo Regional de Educao de __________, que aprova o Estatuto do Conselho Escolar deste Estabelecimento de Ensino. Art. 2 - O Conselho denominado Conselho Escolar da(o) Escola(Colgio) Estadual _____________________ Ensino Fundamental, Mdio, EJA e/ou Ed. Profissional. Art. 3 - O Conselho Escolar da(o) Escola(Colgio) Estadual ____________________ Ensino Fundamental, Mdio e/ou Ed. Profissional, tem sede na rua ______________________________, n____, Bairro ______________, no Municpio de ___________, Estado do Paran e ser regido pelo presente Estatuto bem como, pelos dispositivos legais que lhe forem aplicveis. CAPTULO II Da Natureza e Dos Fins Art. 4 - O Conselho Escolar um rgo colegiado, representativo da Comunidade Escolar, de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora, sobre a organizao e realizao do trabalho pedaggico e administrativo da instituio escolar em conformidade com as polticas e diretrizes educacionais da SEED, observando a Constituio, a LDB, o ECA, o Projeto Poltico-Pedaggico e o Regimento da Escola/ Colgio, para o cumprimento da funo social e especfica da escola. 1 - A funo deliberativa, refere-se tomada de decises relativas s diretrizes e linhas gerais das aes pedaggicas, administrativas e financeiras quanto ao direcionamento das polticas pblicas, desenvolvidas no mbito escolar.

2 - A funo consultiva refere-se emisso de pareceres para dirimir dvidas e tomar decises quanto s questes pedaggicas, administrativas e financeiras, no mbito de sua competncia. 3 - A funo avaliativa refere-se ao acompanhamento sistemtico das aes educativas desenvolvidas pela unidade escolar, objetivando a identificao de problemas e alternativas para melhoria de seu desempenho, garantindo o cumprimento das normas da escola bem como, a qualidade social da instituio escolar. 4 - A funo fiscalizadora refere-se ao acompanhamento e fiscalizao da gesto pedaggica, administrativa e financeira da unidade escolar, garantindo a legitimidade de suas aes. Art. 5 - O conselho escolar no tem finalidade e/ou vnculo poltico-partidrio, religioso, racial, tnico ou de qualquer outra natureza, a no ser aquela que diz respeito diretamente atividade educativa da escola, prevista no seu Projeto Poltico-Pedaggico. Art. 6 - Os membros do Conselho Escolar no recebero qualquer tipo de remunerao ou benefcio pela participao no colegiado, por se tratar de rgo sem fins lucrativos. Art. 7 - O Conselho Escolar concebido, enquanto um instrumento de gesto colegiada e de participao da comunidade escolar, numa perspectiva de democratizao da escola pblica, constituindo-se como rgo mximo de direo do Estabelecimento de Ensino. Pargrafo nico - A comunidade escolar compreendida como o conjunto de profissionais da educao atuantes na escola, alunos devidamente matriculados e freqentando regularmente, pais e/ou responsveis pelos alunos, representantes de segmentos organizados presentes na comunidade, comprometidos com a educao. Art. 8 - O Conselho Escolar, rgo colegiado de direo, dever ser constitudo pelos princpios da representatividade democrtica, da legitimidade e da coletividade, sem os quais perde sua finalidade e funo poltico-pedaggica na gesto escolar. Art. 9 - O Conselho Escolar abrange toda a comunidade escolar e tem como principal atribuio, aprovar e acompanhar a efetivao do projeto poltico-pedaggico da escola , eixo de toda e qualquer ao a ser desenvolvida no estabelecimento de ensino. Art. 10 - Podero participar do Conselho Escolar representantes dos movimentos sociais organizados, comprometidos com a escola pblica, assegurando-se que sua representao no ultrapasse 1/5 (um quinto) do colegiado. Art. 11 - A atuao e representao de qualquer dos integrantes do Conselho Escolar visar ao interesse maior dos alunos, inspirados nas finalidades e objetivos da educao pblica, definidos no seu Projeto Poltico-Pedaggico, para assegurar o cumprimento da funo da escola que ensinar.

Art. 12 - A ao do Conselho Escolar dever estar fundamentada nos seguintes pressupostos: a) educao um direito inalienvel de todo cidado; b) a escola deve garantir o acesso e permanncia a todos que pretendem ingressar no ensino pblico; c) a universalizao e a gratuidade da educao bsica um dever do Estado; d) a construo contnua e permanente da qualidade da educao pblica est diretamente vinculada a um projeto de sociedade; e) qualidade de ensino e competncia poltico-pedaggica so elementos indissociveis num projeto democrtico de escola pblica; f) o trabalho pedaggico escolar, numa perspectiva emancipadora, organizado numa dimenso coletiva; g) a democratizao da gesto escolar responsabilidade de todos os sujeitos que constituem a comunidade escolar; h) a gesto democrtica privilegia a legitimidade, a transparncia, a cooperao, a responsabilidade, o respeito, o dilogo e a interao em todos os aspectos pedaggicos, administrativos e financeiros da organizao de trabalho escolar. CAPTULO III Dos Objetivos Art. 13 - Os objetivos do Conselho Escolar so: realizar a gesto escolar numa perspectiva democrtica , contemplando o coletivo, de acordo com as propostas educacionais contidas no Projeto Poltico-Pedaggico da Escola; II - constituir-se em instrumento de democratizao das relaes no interior da escola, ampliando os espaos de efetiva participao da comunidade escolar nos processos decisrios sobre a natureza e a especificidade do trabalho pedaggico escolar; III - promover o exerccio da cidadania no interior da escola, articulando a integrao e a participao dos diversos segmentos da comunidade escolar na construo de uma escola pblica de qualidade, laica, gratuita e universal; IV - estabelecer polticas e diretrizes norteadoras da organizao do trabalho pedaggico na escola,a partir dos interesses e expectativas histrico-sociais, em consonncia com as orientaes da SEED e a legislao vigente; V - acompanhar e avaliar o trabalho pedaggico desenvolvido pela comunidade escolar, realizando as intervenes necessrias, tendo como pressuposto o Projeto Poltico-Pedaggico da escola; VI - garantir o cumprimento da funo social e da especificidade do trabalho pedaggico da escola, de modo que a organizao das atividades educativas escolares estejam pautadas nos princpios da gesto democrtica. I-

TTULO II Do Conselho Escolar CAPTULO I Da Constituio e Representao Art. 14 - O Conselho Escolar constitudo por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, previstos no artigo 18. Art. 15 - O Conselho Escolar ter como membro nato o Diretor do estabelecimento de ensino, eleito para o cargo, em conformidade com a legislao pertinente, constituindo-se no Presidente do referido Conselho. Pargrafo nico - O Conselho Escolar constitudo poder eleger seu vicepresidente, dentre os membros que o compe, maiores de 18 (dezoito) anos. Art. 16 - Os representantes do Conselho Escolar sero escolhidos entre seus pares, mediante processo eletivo, de cada segmento escolar, garantido a representatividade de todos os nveis e modalidades de ensino. Pargrafo nico - No ato de eleio, para cada membro ser eleito tambm, um suplente. Art. 17 - O Conselho Escolar, de acordo com o princpio da representatividade que abrange toda a comunidade escolar, ter assegurada na sua constituio a paridade (nmero igual de representantes por segmento) e a seguinte proporcionalidade: I 50% (cinqenta por cento) para a categoria profissionais da escola : professores, equipe pedaggica e funcionrios; II - 50% (cinqenta por cento) para a categoria comunidade atendida pela escola: alunos, pais de alunos e movimentos sociais organizados da comunidade. Art. 18 O Conselho Escolar, de acordo com o princpio da representatividade e proporcionalidade, previsto nos artigos 16 e 17, constitudo pelos seguintes conselheiros: a) diretor; b) representante da equipe pedaggica; c) representante do corpo docente (professores); d) representante dos funcionrios administrativos; e) representante dos funcionrios de servios gerais; f) representante do corpo discente (alunos); g) representante dos pais de alunos; h) representante do Grmio Estudantil; i) representante dos movimentos sociais organizados da comunidade ( APMF, Associao de Moradores, Igrejas, Unidades de Sade, etc).

Seo I Das Eleies, Posse e Exerccio Art. 19 - As eleies dos membros do Conselho Escolar, titulares e suplentes, realizar-seo em reunio de cada segmento convocada para este fim, para um mandato de 2 ( dois) anos , admitindo-se uma nica reeleio consecutiva. 1 - As datas, horrios e locais das reunies para as eleies dos representantes sero estabelecidas pelos respectivos segmentos, sob a coordenao de um Conselheiro indicado pelo seu segmento, para encaminhar o processo de eleio, com registro em livro ata. 2 - No caso do segmento dos alunos, os mesmos podero ser orientados e assessorados pelos membros da equipe pedaggica . 3 - Para cada Conselheiro ser eleito um suplente que o substituir em suas ausncias ou vacncia do cargo. 4 - Assegurar que sejam cumpridas todas as etapas do processo de eleies de cada segmento. Art. 20 - O edital de convocao para as eleies dos representantes de cada segmento ser expedido pelo Presidente do Conselho, com antecedncia nunca inferior a 30 (trinta) dias, antes do trmino da gesto e fixar o perodo destinado ao pleito eleitoral. Art. 21 - Havendo segmento(s) composto(s) por um s funcionrio, esse ser automaticamente Conselheiro, devendo tal condio ser observada na ata de posse. Pargrafo nico - No caso de afastamento e licenas do Conselheiro citado neste artigo, esse ser representado pelo profissional designado para sua funo. Art. 22 - O edital de convocao para as reunies de eleio dos representantes do Conselho Escolar dever ser afixado em local visvel na unidade escolar, no mnimo 02 (dois) dias teis,ou seja 48 (quarenta e oito) horas, antes da sua realizao, durante o perodo letivo. Art. 23 - A eleio dos representantes dos segmentos da comunidade escolar que integraro o Conselho Escolar, dever ocorrer mediante votao direta e secreta e o seu resultado ser lavrado em ata.

Art. 24 - Tm direito a voto os profissionais da educao em efetivo exerccio na escola, alunos matriculados com freqncia regular, pais e/ou responsveis dos alunos e representantes dos movimentos sociais organizados da comunidade local. 1 -Considerar-se-o, ainda em efetivo exerccio, portanto, com direito a voto, os servidores que estiverem afastados com amparo da lei n 6.174/70. (licena-gala, frias, licena-nojo, licena- prmio, licena para tratamento de sade, licena gestao).

2 - Os servidores substitutos tero direito a voto desde que no estejam em substituio a servidores afastados em decorrncia da lei n 6.174/70.: frias, licena-prmio, licena para tratamento de sade (a partir de trinta dias) e licena gestao. 3 - No segmento dos professores, Integrante do Quadro Prprio do Magistrio detentor de dois padres na mesma Unidade Escolar, este ter direito a um nico voto. 4 - Cada membro do Conselho Escolar somente poder representar um segmento da comunidade escolar. 5 - Os cargos de Conselheiros sero preenchidos, por profissionais da educao em exerccio no prprio estabelecimento de ensino. 6 - No segmento dos pais, o voto ser um por famlia (pai ou me ou representante legal), independente do nmero de filhos matriculados na escola. 7 - O segmento dos alunos, ter igualmente direto a voz e voto, observando o contido no artigo 39, em seu pargrafo 1. Art. 25 - No caso de vacncia do cargo de qualquer um dos Conselheiros e no havendo mais suplentes, sero convocadas novas eleies de representante do respectivo segmento, para complementao do mandato em vigor, obedecidas as disposies deste Estatuto, no artigo 19. Art. 26 - Nenhum dos membros da comunidade escolar poder acumular voto, no sendo tambm permitidos os votos por procurao. Art. 27 - Os membros do Conselho Escolar que se ausentarem 03* (trs) reunies consecutivas ou 05* (cinco) intercaladas sero destitudos, assumindo os respectivos suplentes. Pargrafo nico - As ausncias devero ser justificadas, por escrito ou verbalmente, em reunio do Conselho e sero analisadas pelos Conselheiros, cabendo-lhes a deciso da aceitao ou no da justificativa apresentada. Art. 28 - O mandato ser cumprido integralmente, no perodo para o qual os representantes foram eleitos, exceto em caso de destituio ou renncia. Pargrafo nico - O Conselheiro representante do segmento dos pais, em caso de transferncia do aluno, no poder permanecer no Conselho at o final do perodo para o qual foi eleito sendo substitudo automaticamente. Art. 29 - A posse dos representantes eleitos dar-se- em reunio especialmente convocada pelo Presidente do Conselho para esse fim. 1 - A posse dos representantes eleitos dar-se- no dia imediatamente subseqente ao trmino da gesto anterior. 2 - O ato de posse dos Conselheiros consistir de: a) cincia do Estatuto, mediante leitura do mesmo; b) cincia do Regimento Escolar; c) cincia do Projeto Poltico-Pedaggico da Escola; d) assinatura da Ata e Termo de Posse;

CAPTULO II Do Funcionamento do Conselho Escolar Art. 30 - O Conselho Escolar ser um frum permanente de debates, de articulao entre os vrios setores da escola, tendo em vista o atendimento das necessidades educacionais e os encaminhamentos necessrios soluo de questes pedaggicas, administrativas e financeiras, que possam interferir no funcionamento da mesma. Art. 31 - O Conselho Escolar encaminhar aes que visem a organizao e o funcionamento da escola, de acordo com o Projeto Poltico-Pedaggico e as polticas educacionais da SEED, responsabilizando-se pelas suas deliberaes. Art. 32 - No desenvolvimento de suas aes, o Conselho Escolar deve evitar: a) burocratizar o desenvolvimento da ao pedaggica e administrativa da escola; b) deliberar sobre aspectos corporativistas. Art. 33 - A presidncia do Conselho Escolar ser exercida pelo Diretor da escola, cabendo a este diligenciar pela efetiva realizao de suas decises, para a consolidao do Projeto Poltico-Pedaggico da Escola. Art. 34 O Conselho Escolar dever reunir-se periodicamente a fim de propor, renovar, acompanhar e avaliar, permanentemente, as aes implementadas na escola, os projetos desenvolvidos, os obstculos encontrados e o nvel de alcance das metas bem como, os objetivos estabelecidos no Projeto Poltico-Pedaggico da Escola. Pargrafo nico - Aps a convocao e divulgao da pauta de reunio do Conselho Escolar, cada representante de segmento proceder reunio especfica para que seja ouvida e respeitada a opinio de seus pares. Art. 35 - As reunies do Conselho Escolar podero ser ordinrias e extraordinrias. I - as reunies ordinrias sero bimestrais, convocadas pelo Presidente do Conselho ou vice-presidente, no seu impedimento, por representante designado pelo mesmo, dentre os seus componentes, com 72* (setenta e duas) horas de antecedncia, com pauta claramente definida no edital de convocao; II - as reunies extraordinrias sero convocadas com 24 (vinte e quatro) horas de antecedncia, com pauta claramente definida e por solicitao :

a) do Presidente ou vice-presidente do Conselho; b) da maioria simples de seus membros, atravs de requerimento dirigido ao Presidente do Conselho especificando o motivo da solicitao.

Art. 36 - As reunies sero realizadas, em primeira convocao, com qurum mnimo de maioria simples (metade mais um), ou em segunda convocao, 30 (trinta) minutos aps, com 1/3 (um tero) de seus membros. 1 - No havendo qurum estabelecido, cancela-se a reunio e registra-se a ocorrncia em ata assinada pelos presentes. 2 - permitida a participao de pessoas integrantes da comunidade escolar nas reunies do Conselho Escolar, com direito a voz e sem direito a voto, quando constar da pauta assunto de seu interesse. Art. 37 - As reunies do Conselho Escolar sero lavradas em Atas, por Secretrios ad hoc, em livro prprio para registros, comunicaes e/ou divulgaes. Art. 38 - As deliberaes do Conselho Escolar sero tomadas por consenso aps esgotadas as argumentaes de seus membros . 1 - Entende-se por consenso a unanimidade de opinies ou, para efeito deste Estatuto, a proporo de 2/3 (dois teros) dos Conselheiros presentes. 2 - No havendo o consenso previsto no 1, a matria ser adiada, visando a estudos que embasem a argumentao dos Conselheiros, em busca do consenso. Art. 39 - Os Conselheiros eleitos ou seus suplentes, em caso de substituio, tero direito a voz e voto. 1- Os alunos tero igualmente direito a voz e voto, salvo nos assuntos que, por fora legal, sejam restritivos aos que no estiverem no gozo da capacidade civil. 2 No sero permitidos votos por procurao. Art. 40 - Para a divulgao das deliberaes do Conselho Escolar que devam ser tornadas pblicas, sero utilizados editais ou livro-aviso, garantindo um fluxo de comunicao permanente, de modo que as informaes pertinentes sejam divulgadas em tempo hbil. Art. 41 Os membros titulares e suplentes do Conselho Escolar devem participar de cursos de capacitao/ formao continuada, promovidos pela Secretaria de Estado da Educao , Ncleos Regionais de Ensino e pela prpria escola.

CAPTULO III Das Atribuies do Conselho Escolar Art. 42 - As atribuies do Conselho Escolar so definidas em funo das condies reais da escola, da organizao do prprio Conselho e das competncias dos profissionais em exerccio na unidade escolar. Art. 43 - So atribuies do Conselho Escolar: I aprovar e acompanhar a efetivao do projeto poltico-pedaggico da escola; II - analisar e aprovar o Plano Anual da Escola, com base no projeto polticopedaggico da mesma; 8

III criar e garantir mecanismos de participao efetiva e democrtica na elaborao do projeto poltico-pedaggico bem como do regimento escolar, incluindo suas formas de funcionamento aprovados pela comunidade escolar; IV - acompanhar e avaliar o desempenho da escola face s diretrizes, prioridades e metas estabelecidas no seu Plano Anual, redirecionando as aes quando necessrio; V - definir critrios para utilizao do prdio escolar , observando os dispositivos legais emanados da mantenedora e resguardando o disposto no Artigo 10 da Constituio do Estado do Paran, sem prejuzo ao processo pedaggico da escola; VI - analisar projetos elaborados e/ou em execuo por quaisquer dos segmentos que compem a comunidade escolar, no sentido de avaliar sua importncia no processo educativo; VII analisar e propor alternativas de soluo questes de natureza pedaggica, administrativa e financeira, detectadas pelo prprio Conselho Escolar, bem como as encaminhadas, por escrito, pelos diferentes participantes da comunidade escolar, no mbito de sua competncia; VIII - articular aes com segmentos da sociedade que possam contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem; IX - elaborar e/ou reformular o Estatuto do Conselho Escolar sempre que se fizer necessrio, de acordo com as normas da Secretaria de Estado da Educao e legislao vigente; X definir e aprovar o uso dos recursos destinados escola mediante Planos de Aplicao, bem como prestao de contas desses recursos, em ao conjunta com a Associao de Pais, Mestres e Funcionrios APMF; XI - discutir, analisar, rejeitar ou aprovar propostas de alteraes no Regimento Escolar encaminhadas pela comunidade escolar ; XII- apoiar a criao e o fortalecimento de entidades representativas dos segmentos escolares; XIII - promover, regularmente, crculos de estudos, objetivando a formao continuada dos Conselheiros a partir de necessidades detectadas, proporcionando um melhor desempenho do seu trabalho; XIV aprovar e acompanhar o cumprimento do Calendrio Escolar observada a legislao vigente e diretrizes emanadas da Secretaria de Estado da Educao; XV discutir e acompanhar a efetivao da proposta curricular da escola, objetivando o aprimoramento do processo pedaggico, respeitadas as diretrizes emanadas da Secretaria de Estado da Educao; XVI - estabelecer critrios para aquisio de material escolar e/ou de outras espcies necessrias efetivao da proposta pedaggica da escola; XVII zelar pelo cumprimento e defesa aos Direitos da Criana e do Adolescente, com base na Lei 8.069/90 Estatuto da Criana e do Adolescente; XVIII avaliar, periodicamente e sistematicamente, as informaes referentes ao uso dos recursos financeiros, os servios prestados pela Escola e resultados pedaggicos obtidos; XIX encaminhar, quando for necessrio, autoridade competente, solicitao de verificao, com fim de apurar irregularidades de diretor, diretor-auxiliar e demais profissionais da escola, em deciso tomada pela maioria absoluta de seus membros, em Assemblia Extraordinria convocada para tal fim, com razes fundamentadas, documentadas e devidamente registradas;

XX - assessorar, apoiar e colaborar com a direo em matria de sua competncia e em todas as suas atribuies, com destaque especial para: a) o cumprimento das disposies legais; b) a preservao do prdio e dos equipamentos escolares; c) a aplicao de medidas disciplinares previstas no Regimento Escolar quando encaminhadas pela Direo , Equipe Pedaggica e/ou referendadas pelo Conselho de Classe; d) comunicar ao rgo competente as medidas de emergncia, adotadas pelo Conselho Escolar, em casos de irregularidades graves na escola; XXI - estabelecer anualmente um cronograma de reunies ordinrias. Art. 44- Para fins deste Estatuto considerar-se-o irregularidades graves: a)aquelas que representam risco de vida e/ou integridade fsica das pessoas; b) aquelas que caracterizem risco ao patrimnio escolar; c) desvio de material de qualquer espcie e/ou recursos financeiros; d)aquelas que, comprovadamente, se configurem como trabalho inadequado, comprometendo a aprendizagem e segurana do aluno. Seo I Das Atribuies dos Conselheiros Art.45 - A ao de todos os membros ser sempre visando ao coletivo e qualidade de ensino, evitando-se o trato de interesses individuais. Art. 46 - A atuao dos Conselheiros ser restrita s reunies do Conselho, ficando vedada sua interferncia no trabalho de qualquer profissional ou aluno. Pargrafo nico - Os Conselheiros podero, individual ou coletivamente, agir junto a rgos externos quando tal tarefa lhes for delegada em reunio do Conselho. Art. 47 - So atribuies do Presidente do Conselho: - convocar, atravs de edital e envio de comunicado, todos os Conselheiros,com 72 (setenta e duas) horas de antecedncia, para reunio ordinria, em horrio compatvel com o da maioria destes, com pauta claramente definida na convocatria; II - convocar, sempre que justificadas, reunies extraordinrias com 24 (vinte e quatro) horas de antecedncia e pauta claramente definida; III planejar, organizar, coordenar e presidir a realizao de assemblias e reunies do Conselho Escolar; IV - diligenciar pela efetiva realizao das decises do Conselho Escolar, tomando medidas que visem a garantir seu bom funcionamento; V - estimular a participao de todos os Conselheiros em todas as reunies do Conselho Escolar; 10 I

VI - providenciar as comunicaes e divulgaes das decises tomadas pelo Conselho Escolar; constatadas em ata com a assinatura dos presentes; VII- estar inteirado, quanto ao andamento do processo pedaggico, acompanhando a implementao do projeto poltico-pedaggico; VIII - submeter anlise e aprovao o Plano Anual da Escola; IX - diligenciar para o efetivo registro das reunies do Conselho, indicando secretrio ad hoc; X - desencadear o processo de eleio do Conselho de acordo com o previsto neste Estatuto; XI - encaminhar ao NRE relao nominal dos componentes do Conselho Escolar, seus respectivos suplentes e o prazo de vigncia de seu mandato, logo aps a sua constituio ou alterao; XII representar o Conselho Escolar , quando designado pelos conselheiros para qualquer finalidade; XIII- exercer o voto para fins de desempate, somente quando esgotadas as possibilidades de consenso das deliberaes; XIV - cumprir e exigir o cumprimento do presente Estatuto. Art. 48 - So atribuies dos Conselheiros: cabe ao Conselheiro representar seu segmento discutindo, formulando e avaliando internamente propostas a serem apresentadas nas reunies do Conselho; II - representar seus segmentos, expressando as posies de seus pares, visando sempre funo social da escola; III - promover reunies com seus segmentos, a fim de discutir questes referentes organizao e ao funcionamento da escola, bem como o encaminhamento de sugestes e proposies ao Conselho Escolar; IV - participar das reunies ordinrias e extraordinrias sempre que convocados; V - coordenar os seus segmentos, realizando entre seus pares a eleio de representantes do Conselho; VI - divulgar as decises do Conselho a seus pares; VII - colaborar na execuo das medidas definidas no Conselho Escolar, desenvolvendo aes no mbito de sua competncia; VIII - cumprir e exigir o cumprimento do presente Estatuto. I-

CAPTULO IV Dos Direitos, Deveres, Proibies e Medidas Disciplinares Dos Conselheiros Seo I Dos Direitos

Art. 49 - Os Conselheiros, alm dos direitos assegurados por toda a legislao aplicvel, tero os seguintes direitos: I - participar das reunies do Conselho , opinando, argumentando e representando seus segmentos; II - articular com os demais Conselheiros, solicitando convocao de reunio extraordinria do Conselho em conformidade com o artigo 34, inciso II deste Estatuto; III - receber no ato de posse, informaes sobre as disposies contidas neste Estatuto; 11

IV - ser informado, em tempo hbil, de todas as reunies do Conselho Escolar; V - solicitar, em reunio do Conselho, esclarecimentos de qualquer natureza acerca das atividades da escola; VI - consultar, quando se fizer necessrio, atas e livros do Conselho Escolar; VII - votar durante as reunies do Conselho Escolar quando no houver consenso; VIII - solicitar a direo da Escola o uso de um espao fsico no estabelecimento escolar, a fim de reunir-se com seus segmentos de forma autnoma, para deliberar assuntos indicados em pauta de reunio do Conselho, sem prejuzo das atividades pedaggicas, responsabilizando-se por sua limpeza e conservao. Seo II Dos Deveres Art. 50 - Aos Conselheiros, alm de outras atribuies legais, compete: I - representar as idias e reivindicaes de seus segmentos; II - manter discrio sobre assuntos tratados que no devam ser divulgados; III - organizar seu segmento promovendo eleies de representantes nos prazos previstos no artigo 18 contidos no presente Estatuto; IV - conhecer e respeitar o referido Estatuto bem como as deliberaes do Conselho Escolar; V - participar das reunies do Conselho Escolar e estimular a participao dos demais Conselheiros nas mesmas; VI - justificar, oralmente ou por escrito, suas ausncias nas reunies do Conselho; VII - orientar seus pares quanto a procedimentos a serem adotados para o encaminhamento de problemas referentes Escola; VIII - atualizar seu endereo, sempre que necessrio, junto secretaria da escola. Seo III Das Proibies Art. 51 - Aos Conselheiros vedado: I - tomar decises individuais que interfiram no processo pedaggico e administrativo da escola; II - expor pessoa ou grupo a situaes vexatrias; III - transferir a outra pessoa o desempenho do encargo que lhe foi confiado; IV - interferir no trabalho de qualquer profissional no mbito escolar; V - divulgar assuntos que no se destinem a domnio pblico, assuntos estes, tratados nas reunies do Conselho Escolar. Seo IV Das Medidas Disciplinares Art. 52- O conselheiro que deixar de cumprir as disposies deste Estatuto ficar sujeito s seguintes medidas disciplinares: a) advertncia verbal, em particular, aplicada pelo Presidente do Conselho; b) advertncia verbal, em reunio do Conselho, com registro em ata e cincia do advertido; 12

c) repreenso, por escrito. Aplicada pelo Presidente e cincia do advertido; d) afastamento do Conselheiro, por meio de registro em ata, em reunio do Conselho Escolar. Art. 53 Nenhuma medida disciplinar poder ser aplicada, sem prvia defesa, por parte do conselheiro. CAPTULO V Dos Direitos dos Segmentos Art. 54 - Os membros dos segmentos, alm dos direitos assegurados por toda a legislao aplicvel, tero os seguintes direitos: I - ter conhecimento do Estatuto do Conselho Escolar; II-destituir o representante de seu segmento quando este no cumprir as atribuies dos Conselheiros previstas no artigo 48 deste Estatuto. Art. 55 - A destituio de um Conselheiro s poder ocorrer em Assemblia do segmento, especialmente convocada para este fim, com quorum mnimo de maioria simples (metade mais um) de seus integrantes, em conformidade com o artigo 36. 1 - A Assemblia de destituio ser convocada por 1/5 ( um quinto) dos membros do segmento, desde que dada cincia ao Conselheiro e assegurado o seu direito de defesa. 2 - A Assemblia dever ser registrada, em ata, com assinatura de todos os membros presentes, constando o motivo da destituio.

CAPTULO VI Das Disposies Gerais e Transitrias. Art. 56 - O presente Estatuto ser alterado, quando necessrio, pelo Conselho Escolar, em assemblia extraordinria convocada para este fim, e mediante a aprovao de 2/3 (dois teros) dos seus integrantes, entrando em vigor aps sua aprovao. Art.57 - Os casos omissos neste Estatuto sero resolvidos pelo prprio Conselho, ou se for o caso, tero sua soluo orientada pela Secretaria de Estado da Educao. Art. 58 - O presente Estatuto entrar em vigor aps sua aprovao pela Secretaria de Estado da Educao. , ___ de __________________ de _______. ___________________________ Presidente do Conselho Escolar

Conselheiros ___________________________ __________________________ 13

REFERNCIAS

BRASIL.Constituies. promulgada em

Constituio 5 de

da

Repblica de

Federativa

do

Brasil: em:

outubro

1998.

Disponvel

www.mec.gov.br/legis/default.shtm. Acesso em 20 out. 2004.

BRASIL. Leis, Decretos, etc. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional: Lei n. 9.394/96. Disponvel em: www.mec.gov.br/legis/default.shtm. acesso em: 20 out. 2004.

DOURADO, Luiz F. Gesto democrtica da escola: movimentos, tenses e desafios. Braslia: CNTE, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1997. LIBNEO, Jos Carlos. Democratizao da escola pblica: a pedagogia crticosocial dos contedos. So Paulo: Loyola, 1985.

PARAN. Leis, Decretos, etc. Assemblia Legislativa. Projeto Lei. Fixa normas para criao de conselhos escolares nos termos do Art. 178, inciso VII da Constituio Estadual. [ S.n.t.]. Mimeo.

PARAN. Conselho Estadual de Educao. Deliberao 020/91, Curitiba: CEE,1991.

PARAN.

Secretaria de Estado da Educao. Resoluo n 4.839/94, Curitiba:

SEED, 1994. PARO, Vitor H. Escritos sobre educao. So Paulo: Xam, 2001.

PARO, Vitor H. Gesto democrtica da escola pblica. So Paulo: tica, 1997.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto poltico-pedaggico da escola: uma construo possvel. 13 ed. Campinas: Papirus, 1995.

14

15

You might also like