You are on page 1of 5

Engenharia de Produção – Mecânica Aplicada – Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais
Mecânica dos Materiais – ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas atuantes no corpo. Ainda envolve o cálculo das deformações do corpo e o estudo de sua estabilidade. Estática → determinação das forças atuantes e forças internas; Dimensões de um elemento, seus deslocamentos e estabilidade → não dependem apenas das cargas externas, mas também do material que o elemento é fabricado.

Equilíbrio de um corpo deformável
o Equações de Equilíbrio o Carregamento Resultante Interno

- Método das Seções

N – Força normal: atua perpendicularmente à área; V – Força cisalhante: a força cisalhante apoia-se no plano da área e é desenvolvida quando as cargas externas tendem a causar um deslizamento entre as duas partes do corpo; MO – Momento Fletor: causado pelas cargas externas que tendem a fletir o corpo relativamente a um eixo apoiado no plano da área.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

da força por unidade de área. Símbolo: . atuante perpendicularmente à . Pontifícia Universidade Católica do Paraná . – Tensão Normal intensidade .Engenharia de Produção – Mecânica Aplicada – Resistência dos Materiais Procedimento de análise o Reações de Apoio o Diagrama de Corpo Livre o Equações de Equilíbrio Tensão . Símbolo: Tensão normal média → Tensão Cisalhante – intensidade da força por unidade de área atuante na direção tangente a .Intensidade da força interna sobre um plano especifico (área).

Engenharia de Produção – Mecânica Aplicada – Resistência dos Materiais Tensão cisalhante média → Tensões Admissíveis .Coeficiente de segurança Pontifícia Universidade Católica do Paraná .

3) A treliça mostrada na figura é constituída por três elementos conectados por pinos e com as áreas de seção transversal indicadas na figura. determine a tensão normal média que ela exerce sobre o piso e compare com a tensão normal média desenvolvida quando um homem. Pontifícia Universidade Católica do Paraná . Determine a tensão normal média desenvolvida em cada elemento quando a treliça é submetida à carga mostrada. tendo o mesmo peso. Determine também se as tensões são trativas ou compressivas.Engenharia de Produção – Mecânica Aplicada – Resistência dos Materiais Exercícios 1) Determine os carregamentos internos resultantes agindo na seção a-a e seção b-b. Considerando que o salto tenha as dimensões mostradas. Cada seção passa pela linha de centro em C. de modo que os efeitos dinâmicos possam ser desprezados. Calça sapatos com saltos planos. 2) Uma mulher com 175-lb está de pé sobre um piso vinílico utilizando sapatos de salto alto. Admita que a carga seja aplicada gradativamente. Admita também que todo o peso é suportado pelo salto de um dos sapatos.

Se o eixo está fixo e uma força vertical de 200-N é aplicada perpendicularmente à alavanca em seu punho. 5) Três cabos de aço são usados para suportar um carregamento. determine o maior valor da força P que pode ser aplicada antes que um dos cabos falhe. determine a dimensão d considerando que a tensão cisalhante admissível para o material da chaveta é = 35-MPa. BC possui 5-mm de diâmetro e BD tem 7-mm de diâmetro. e o cabo AB possui 6-mm de diâmetro.Engenharia de Produção – Mecânica Aplicada – Resistência dos Materiais 4) A alavanca mostra na figura é fixada ao eixo A por uma chaveta com largura d e comprimento de 25-mm. Se os cabos possuem uma tensão admissível de tração de = 165-MPa. Pontifícia Universidade Católica do Paraná .