You are on page 1of 11

CATÁLOGO DE PRODUTOS

Ensaios Especiais

I-4240 APLICADOR DE PRESSÃO AUTOMÁTICO – TIPO GDS NBR NM ISO 7500-1 PALAVRA-CHAVE: Aplicador, pressão, GDS, bar, vazão, tempo

Aplicador de pressão automático (tipo GDS), com dimensões reduzidas e capacidade para a aplicação de ate 1200 bar de pressão. O seu sistema micro processado de controle é capaz de realizar ensaios no seguinte formato: • Incremento de pressão: Nessa forma de controle o usuário predetermina uma taxa de incremento dentro de um limite de 0,1 bar/seg ate 10,0 bar/seg, e estabelece onde o equipamento deverá estabilizar, e por quanto tempo, com ensaios cíclicos. Exemplo: Taxa de incremento de 8,2 bar/seg com estabilização de pressão em 600,0 bar durante 20 segundos, em seguida, decrementar a razão de 6 bar até o limite inferior de 100 bar, estabilizar por 10 segundos e repetir este ensaio por 20 vezes. • Controle de vazão: Nessa forma de controle o usuário predetermina uma vazão dentro de um limite de 0,01 cm³/min ate 3,50 cm³/min, e o equipamento controla este fluxo de vazão. Exemplo: Taxa de vazão de 2,13 cm³/min com parada em 300 cm³. Dessa forma é possível intercambiar o controle criando seis situações diferentes.
Parar Controle
Incremento de pressão

I-4240

Pressão Vazão

Painel de controle

Vazão

Estabilizar Pressão

Entradas para leitura de LVDT´s

O equipamento possui entradas para até 6 (seis) medidores de deslocamento do tipo LVDT com alta taxa de aquisição de dados. Disponibiliza uma configuração capaz de trabalhar em rede de até 3 (três) aplicadores de pressão em serie. Acompanha software específico com campos para cadastros, exibição de gráfico on-line do tipo pressão x tempo, pressão x vazão, vazão x tempo, deformação x pressão e deformação x vazão. Exportação de dados para Microsoft Excel, criação de script para realização de ensaios cíclicos, geração de relatório, com gráficos e dados da amostra.

Software específico

Script de ensaio de aplicação

Seção I
Seção - I – Ensaios Especiais – v3.00 – Português

Pág. 1
Pág. 1

50 cm³/min e o equipamento controla este fluxo de vazão. rocha Conjunto de pressurizadores de alto desempenho automático (tipo GDS). com gráficos e dados da amostra.1 bar/seg ate 10. com ensaios cíclicos. Célula de carga hexa-axial I-4241 O Corpo de Prova em forma de cubo é introduzida numa célula hexa-axial onde é submetida a rigorosas condições.I – Ensaios Especiais – v3. O conjunto configurado em rede de até 3 (três) aplicadores de pressão em serie trabalha integrado ao software específico. vazão x tempo. geração de relatório. A célula de carga hexa-axial permite a perfeita simulação da compressão em todas as faces do cubo tendo desta maneira uma condição de monitoramento linear através da integração dos pressurizadores e o software de monitoramento. O suporte da Célula de Carga permite que a célula tenha movimentação rotacional na vertical.CATÁLOGO DE PRODUTOS Ensaios Especiais I-4241 CONJUNTO DE PRESSURIZADORES NBR NM ISO 7500-1 PALAVRA-CHAVE: Pressão. • Controle de vazão: Nessa forma de controle o usuário predetermina uma vazão dentro de um limite de 0. deformação x pressão e deformação x vazão. O sistema micro-processado de controle é capaz de realizar ensaios no seguinte formato: • Incremento de pressão: Nessa forma de controle o usuário predetermina uma taxa de incremento dentro de um limite de 0. Suporte da célula de carga Software Específico Seção I Seção . com aplicação de ate 1200 bar de pressão. e por quanto tempo.01 cm³/min ate 3. 2 Pág. tempo. Exemplo: Taxa de vazão de 2. criação de script para realização de ensaios cíclicos.13 cm³/min com parada em 300 cm³. com campos para cadastros. Cada pressurizador possui entradas para até 6 (seis) medidores de deslocamento do tipo LVDT com alta taxa de aquisição de dados. exibição de gráfico on-line do tipo pressão x tempo. 2 . vazão. pressão x vazão. cada um dos seis sensores mede a pressão estabelecida pelos pressurizadores colocados em serie.0 bar durante 20 segundos. facilitando desta maneira a preparação de cada ensaio. Desenvolvido para realizar ensaios de contração hexa-axial e determinação da permeabilidade de Rochas e outros materiais submetidos a condições extremas. em seguida.00 – Português Pág.0 bar/seg. GDS. decrementar a razão de 6 bar até o limite inferior de 100 bar. e estabelece onde o equipamento deverá estabilizar. Exportação de dados para Microsoft Excel. bar. Exemplo: Taxa de incremento de 8.2 bar/seg com estabilização de pressão em 600. estabilizar por 10 segundos e repetir este ensaio por 20 vezes.

Software específico I-4267 O equipamento possui controle de carregamento. vazão. 3 . ISO 13503-5 PALAVRA-CHAVE: Pressão. temperatura. O controle de deslocamento consegue-se através da leitura dos sensores de deslocamento linear (LVDT). controle e monitoração dos ensaios. Os procedimentos e normas que são atendidas pelo equipamento são: • API RP61: Recommended Practices for Evaluating Short Term Proppant Pack • ISO 13503-2: Measurement of properties of proppants used in hydraulic fracturing and gravel-packing operations.00 – Português Pág. com banco de dados em access. tempo. com cadastramento de amostras e corpos de prova. controle de vazão de fluído. Realiza a integração dos dispositivos que compõem o conjunto e permite o comando. traçado de gráficos. indicador digital da carga. 3 Pág. petróleo I-4267 Equipamento micro processado desenvolvido para avaliar e comparar a condutividade e permeabilidade de amostras de propantes (agente de sustentação) em fraturas hidráulicas ou usadas em gravel-packing em poços de petróleo sob condições de laboratório. A integração dos dispositivos técnicos e o software fazem deste equipamento um produto de altíssima tecnologia de automação e controle de qualidade de ensaios. ISO 13503-2.CATÁLOGO DE PRODUTOS Ensaios Especiais CONDUTIVÍMETRO SERVO CONTROLADO PARA ENSAIOS DE CONDUTIVIDADE E PERMEABILIDADE EM AMOSTRAS DE PROPANTES NBR NM ISO 7500-1. deslocamento e software de controle. armazenamento de dados e emissão de relatórios. API RP61. controle de temperatura do fluído e célula de ensaio. propantes. O Software funcional em Visual Basic para ambiente Windows 98/NT/ME/2000/XP. o que possibilita avaliação em condições e situações de simulação. • ISO 13503-5: Procedures for measuring the long-term conductivity of proppants. Seção I Seção . bar.I – Ensaios Especiais – v3.

para águas fluviais. tempo x deslocamento ou tempo x carga. NBR 8949. compressão. de seção circular. O controle do incremento de deslocamento do êmbolo dos macacos possibilita não só acompanhar o ramo pós-fissuração e pós-ruptura localizada. tubos Pórtico para ensaios em paredes. Este sistema servo-hidráulico de carga está associado ao sistema de controle do deslocamento através da leitura dos sensores de deslocamento linear (LVDT). Realiza a integração dos dispositivos que compõem o conjunto e permite o comando. capacidade de 100T. com banco de dados em access. ensaios em tubos de concreto. 4 Pág. etc. 4 . 8890 PALAVRA-CHAVE: Pórtico. pilares. com 6 (seis) pinos móveis para fixação da viga móvel. em paredes de blocos de gesso. Seção I Seção . Desenvolvido com 3 (três) macacos de alto desempenho (capacidade 50T cada). paredes e pilares. Desenvolvida para realizar ensaios de resistência a compressão em paredes.CATÁLOGO DE PRODUTOS Ensaios Especiais I-4268 PORTICO PARA ENSAIOS EM PAREDES. Aplica-se em ensaios de resistência e compressão em paredes (600x1200)mm de alvenaria de blocos cerâmicos. traçando gráficos on-line. vigas. com base intermediaria e posicionamento regulável. Consiste numa estrutura auto-reativa inteiramente rígida em forma de pórtico. pilares e outras estruturas. Este equipamento servo-controlado é comandado por software. Software específico I-4268 Este equipamento é formado de uma estrutura na forma de pórtico com vigas de perfis “U”.I – Ensaios Especiais – v3. O Software funcional em Visual Basic para ambiente Windows 98/NT/ME/2000/XP. armazenamento de dados e emissão de relatórios. em paredes (1200x2600)mm. vigas. traçado de gráficos. A realização de ensaios de resistência a compressão ou flexão. vigas e pilares estruturais e outros. esgotos sanitários e em elementos estruturais: vigas. com controle perfeito tanto do incremento do deslocamento como o incremento de carga. resistência. paredes. com cadastramento de amostras e corpos de prova. PILARES E OUTRAS ESTRUTURAS NBR NM ISO 7500-1. VIGAS. curso do pistão de 200mm. controle e monitoração dos ensaios. bem como a forma da curva de reabilitação das amostras frente à manutenção ou acréscimo de deslocamento.00 – Português Pág. o que possibilita avaliação em condições e situações de simulação.

tubos. com cadastramento de amostras e corpos de prova.00 – Português Pág. 10160 PALAVRA-CHAVE: Prensa. I-4231 Software específico Desenvolvida para realizar ensaios de materiais utilizados em obras de saneamento: manilhas. traçado de gráficos. tubos de PVC. O Software funcional em Visual Basic para ambiente Windows 98/NT/ME/2000/XP. 6582. tubos de concreto. 6483. 5 Pág. 5 . NBR 9053. a carga é regulada através de uma válvula manual. PVC. tampas para bueiros Prensa hidráulica semi-automática para ensaios de materiais utilizados em Saneamento. 14210. tampas de bueiros e outros.I – Ensaios Especiais – v3. Realiza o comando.CATÁLOGO DE PRODUTOS Ensaios Especiais I-4231 PRENSA SEMI-AUTOMÁTICA PARA ENSAIOS DE MATERIAIS UTILIZADOS EM SANEAMENTO NBR NM ISO 7500-1. capacidade de 50T. controle e monitoração dos ensaios. com banco de dados em access. armazenamento de dados e emissão de relatórios. saneamento. Seu direcionamento é controlado por um PLC que permite o gerenciamento do ensaio. VOLTAGEM Trifásico 220 ou 380 HZ 60 WATTS 1500 HP 2 Seção I Seção .

que movimenta a base inferior junto com as colunas lisas. traçado de gráficos. cisalhamento. 6 Pág. nos ensaios de tração axial.00 2.1500 150 400 Seção I Seção . HIDRÁULICA NBR NM ISO 7500-1 PALAVRA-CHAVE: Máquina universal de ensaios. Sistema de aplicação de força composto de cilindro e pistão de simples efeito. O software em Visual Basic para ambiente Windows 98/NT/ME/2000/XP. tração na flexão. HIDRÁULICA PESO(KG) 2. com cadastramento de amostras e corpos de prova.00 – Português Pág.mm) Estrutura Gabinete 1570 x 500 x 520 1550 x 550 x 700 220 ou 380 2500 50/60 50 . com coluna de aço inoxidável maciço e bases de aço.CATÁLOGO DE PRODUTOS Ensaios Especiais I-3058 MÁQUINA UNIVERSAL ELETRÔNICA DIGITAL CAPACIDADE 100T. aço de construção mecânica.200. dobramento e seus derivados em materiais como aço de construção civil. marca Pavitest. 6 . servo controlada. prensa Máquina Universal de Ensaios. HIDRÁULICA MÁQUINA UNIVERSAL ELETRÔNICA DIGITAL CAPACIDADE 60T.I – Ensaios Especiais – v3. armazenamento de dados e emissão de relatórios. flexão e dobramento. O vão inferior existente entre as mesas inferior e intermediárias permite realizar ensaios de compressão. para realização dos ensaios mecânicos de tração axial. controle e monitoração dos ensaios. Realiza a integração dos dispositivos que compõem o conjunto e permite o comando. As mesas: superior e intermediária possuem alojamentos cônicos e planos para deslizamento dos carros das garras que fixam as mesmas e promovem o auto-travamento do Corpo de Prova. Observação: Os dispositivos para realizar diversos tipos de ensaios são opcionais.00 VOLTAGEM Trifásico WATTS HZ Carga Taxa(Kgf/seg) Deslocamento máximo do Curso (mm) Altura útil de acionamento sem dispositivos (mm) 700 Largura entre colunas (mm) DIMENSÕES (ALP . alternando-se para isso apenas o sentido de rotação do motor. CODIGO I-3058 I-3058-D VERSÕES MÁQUINA UNIVERSAL ELETRÔNICA DIGITAL CAPACIDADE 100T. A mesa intermediária possui porcas travadas sob o giro das colunas. Um único motor comanda simultaneamente o redutor que faz o giro das colunas rosqueadas. com banco de dados em access. Possui um sistema funcional com controle CPA – Carregamento Progressivo Automático através de um servo motor de alta resolução. que movimenta-se para abaixo ou para acima. ferro fundido. com sistema de detecção do limite do deslocamento (fim de curso) superior e inferior. capacidade de 2-100 Toneladas. que formam um único e homogêneo conjunto com a mesa superior. concretos e outros materiais. compressão axial ou diametral. Software I-3058 Fabricada em aços especiais.300.

Caracteriza-se por ser do tipo Bifuso autoportante. servo controlada. 7 Pág. dobramento em materiais como madeiras e derivados e outros materiais usados em construção civil. permitindo abranger uma faixa de velocidades de 0. fendilhamento. eletromecânica digital capacidade de 30T (UMC 300). para realização dos ensaios mecânicos de tração axial. CAPACIDADE 500KG (MONOFUSO) MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIOS. Software I-3058-I Trata-se de uma máquina eletromecânica informatizada. compressão.500. com cadastramento de amostras e corpos de prova. etc.1500 500 CODIGO I-3058-H I-3058-G OUTRAS VERSÕES MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIOS. Canais para extensometria e células de carga embutidos.00 VOLTAGEM Trifásico WATTS HZ Carga Taxa(Kgf/seg) Deslocamento máximo do Curso sem dispositivos (mm) 1200 220 ou 380 2250 50/60 50 . A integração da configuração do software específico e a utilização de diversos acessórios fazem com que esta máquina possa ser utilizada sob diferentes normativas.00 – Português Pág. traçado de gráficos.00 650. compressão. Entrada/Saída para comunicação com microcomputador via porta serial RS232. desenvolvida com características universais. flexão.00 Seção I Seção . prensa Máquina Universal de Ensaios. MECÂNICA 20T. com banco de dados em access.00 980.01 a 500 mm/minuto sem degraus.00 220. marca Pavitest. com dois campos de ensaios.I – Ensaios Especiais – v3. flexão. podendo ser utilizada para realizar diversos tipos de ensaios nas mais variadas áreas. CAPACIDADE 1T.CATÁLOGO DE PRODUTOS Ensaios Especiais I-3058-I MÁQUINA UNIVERSAL ELETRÔNICA DIGITAL CAPACIDADE 30T. MECÂNICA 5T.190. (MECÂNICA) PESO(KG) 190. MECÂNICA 1. armazenamento de dados e emissão de relatórios. cisalhamento. MECÂNICA 10T. cisalhamento. controle e monitoração dos ensaios. Acionamento eletromecânico por motor de velocidade variável e fuso de esfera. MECÂNICA 2T.00 360. CODIGO I-3058-I I-3058-B I-3058-A I-3058-E I-3058-F VERSÕES MÁQUINA MÁQUINA MÁQUINA MÁQUINA MÁQUINA UNIVERSAL UNIVERSAL UNIVERSAL UNIVERSAL UNIVERSAL ELETRÔNICA ELETRÔNICA ELETRÔNICA ELETRÔNICA ELETRÔNICA DIGITAL DIGITAL DIGITAL DIGITAL DIGITAL CAPACIDADE CAPACIDADE CAPACIDADE CAPACIDADE CAPACIDADE Largura entre colunas (mm) PESO(KG) 30T. Realiza a integração dos dispositivos que compõem o conjunto e permite o comando. 7 . O software em Visual Basic para ambiente Windows 98/NT/ME/2000/XP. Capacidade máxima de 30T. para tração axial. MECÂNICA NBR NM ISO 7500-1 PALAVRA-CHAVE: Máquina universal de ensaios.00 1.

prensa.00 310. Esta prensa por ter componentes servo hidráulicos possibilita a alternativa de oferecer opcionalmente dois tipos de Software específicos: • Software de aquisição de dados. O sistema de medição é através de transdutor de pressão com sinal de 2mV/V. Concreto Prensa eletrônica digital hidráulica micro processada para ensaios mecânicos de tração e compressão. dobramento. 8 . CAPACIDADE 5T PRENSA PARA ENSAIOS DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO HIDRÁULICA. ISO 679. Software específico (Opcional). NBR 13279. cisalhamento.5 PESO(KG) 240. Esta nova condição permite o monitoramento automático do ensaio através de medidores de deslocamento do tipo LVDT com alta taxa de aquisição de dados.I – Ensaios Especiais – v3. dobramento. com regulador de altura da travessa fixa. CODIGO I-4214 I-4214-A I-4214-B VOLTAGEM Trifásico 220 ou 380 VERSÕES PRENSA PARA ENSAIOS DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO HIDRÁULICA. cisalhamento. Corpos de Prova. EN 196-1 PALAVRA-CHAVE: Máquina universal de ensaios. • Software que permite a integração de todas as funções sob novas condições de controle. CAPACIDADE 10T PRENSA PARA ENSAIOS DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO HIDRÁULICA.00 – Português Pág. 7215. em Concreto e diversos tipos de materiais. O sistema hidráulico constituído de bomba hidráulica de pistões radiais e respectivas válvulas reguladoras de vazão acopladas ao gabinete de comando. CAPACIDADE 20T WATTS 1120 HZ 60 RPM 1725 HP 1. dois opções I-4214 O sistema mecânico da prensa é construído numa estrutura robusta com 4 colunas e base em aço de alta resistência. passando a ser uma máquina servo-controlada. O resultado disto é o controle e monitoramento por software específico que atende diferentes tipos de ensaios e normas predeterminadas. marca Pavitest. traçado de gráficos simultaneamente aos ensaios no vídeo do computador.00 280. etc. 8 Pág. CAPACIDADE 5T NBR NM-ISO 7500-1. servo hidráulica.CATÁLOGO DE PRODUTOS Ensaios Especiais I-4214 PRENSA PARA ENSAIOS DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO HIDRÁULICA. compressão. leitor de 4 dígitos com memória de pico da carga máxima.00 Seção I Seção . 10906.

bicromatizado e rotulado que permite correção de paralelismo até 5o. temperado. 50mm de largura. Desenvolvido para realizar ensaios de Tração em Madeira e Outros materiais. prato inferior e adaptadores para pratos e células de carga. em liga de aço tratado. capacidade de carga até 30T. 9 Pág. superior rotulado. com abertura de 0 até 20mm. I-5001-C Seção I Seção . com sistema de travamento do movimento rotular na posição desejada. bicromatizado. 9 .I – Ensaios Especiais – v3. Ø de 210 mm e capacidade de carga até.. compressão Conjunto de dispositivos para Compressão.. I-5001-A Fabricados em aço temperado e retificado. suporte auto-travante por efeito cunha. 100mm de altura.CATÁLOGO DE PRODUTOS Ensaios Especiais CONJUNTO DE DISPOSITIVOS PARA COMPRESSÃO PALAVRA-CHAVE: Máquina universal de ensaios. ajuste de pré-carga.. (no máximo a capacidade nominal de carga da máquina). acionamento pneumático com ajuste de velocidade de abertura e fechamento. sede para mordentes com curso útil de abertura de 0 a 40mm. prensa. pneumático Suporte pneumático para mordente (Par). tração. com abertura de 20 até 40mm. Ambos os pratos com ranhuras circulares concêntricas para centralização visual do Corpo de Prova. desenvolvidos para serem utilizados em ensaios de compressão nas máquinas universais (referencia: I-3058-I). 50mm de largura. altura de 140mm e largura de 250mm. prato superior sem rotula. I-5001-B JOGO DE MORDENTES RECARTILHADO GROSSO. Fabricados em aço temperado e retificado. 100mm de altura. CODIGO I-5000-A I-5000-B I-5000-C I-5000-D COMPONENTES PRATO SUPERIOR ROTULADO COM TRAVAMENTO PRATO INFERIOR PRATO SUPERIOR SEM ROTULA COM ADAPTADOR PARA CÉLULA DE CARGA DE 10T ADAPTADOR PARA CÉLULA DE CARGA DE 2T I-5000-A I-5000-B I-5000-C I-5000-D I-5001-A SUPORTE PNEUMÁTICO PARA TRAÇÃO EM MADEIRA E OUTROS MATERIAIS PALAVRA-CHAVE: Máquina universal de ensaios.00 – Português Pág. Composto por: Prato superior retificado. JOGO DE MORDENTES RECARTILHADO FINO.

300 Kg. máquina universal de ensaios. módulo de elasticidade Extensômetro eletrônico. bicromatizado. ASTM D-143. Oferecemos na configuração com extensômetro milésimal ou LVDT. 10 Pág. sede para mordentes com curso útil de abertura de 0 a 40mm.300 1. tração Conjunto pneumático para ensaios de Tração em papel. prensas Dispositivo para compressão em bloco de pavimento intertravado. COM EXTENSÔMETRO DIGITAL DE 12. Peso: 1. 10 . para determinação do módulo de elasticidade em barras de aço. acionamento pneumático com ajuste da velocidade de abertura e fechamento. módulo de elasticidade Extensômetro analógico.001MM EXTENSÔMETRO MECÂNICO DIGITAL. Fabricado em aço usinado.7MM E RESOLUÇÃO 0.300 I-3044-B I-3044-B I-3044-C CODIGO I-3044-A ACESSÓRIO/REPOSIÇÃO ESTOJO DE MADEIRA PESO(KG) 0. Peso: 1. superior rotulado. digital. fabricado em aço com tratamento anti-corrosivo e endurecido termicamente. ASTM C 805 PALAVRA-CHAVE: Elasticidade. retificado. I-3015-B I-3044 EXTENSÔMETRO MECÂNICO ANALÓGICO COM GARRAS NBR 7584.300 Kg CODIGO MODELOS EXTENSÔMETRO MECÂNICO DIGITAL. capacidade de carga até 2. com capacidade de carga até 150Kgf. altura de 100mm e largura de 50mm. COM LVDT DE 10MM PESO(KG) 1. CAPACIDADE 2.000KGF NBR 7190. bicromatizado. ajuste da pré-carga. ASTM C 805 PALAVRA-CHAVE: Elasticidade. T-220 PALAVRA-CHAVE: Máquina universal de ensaios..650 Seção I Seção .00 – Português Pág. articulado. pneumático I-5001-J Desenvolvido para realizar ensaios de Tração. tração.CATÁLOGO DE PRODUTOS Ensaios Especiais I-5001-I GARRAS PNEUMÁTICAS PARA ENSAIO DE TRAÇÃO EM PAPEL NBR 14245. D-1037 PALAVRA-CHAVE: Máquina universal de ensaios.000Kgf. aço.650 I-3044 EXTENSÔMETRO MECÂNICO DIGITAL COM GARRAS NBR 7584. com garras para determinação do módulo de elasticidade em barras com aço.I – Ensaios Especiais – v3. I-5001-I I-5001-J SUPORTES PNEUMÁTICOS PARA MORDENTES NOS ENSAIOS DE TRAÇÃO. I-3015-B DISPOSITIVO PARA BLOCOS INTERTRAVADOS (PLAISER) NBR 12142 PALAVRA-CHAVE: Compressão. aço. EN ISO 1924. ASTM D-828. CODIGO I-3044-A ACESSÓRIO/REPOSIÇÃO ESTOJO DE MADEIRA PESO(KG) 0. TAPPI T-494.

maquina universal. Concreto e Rochas. resistência. Consiste numa mesa de flexão com 2 (dois) pontos de apoios reguláveis e um ponto de ação superior com 3 cutelos intercambiáveis conforme a medida indicada no ensaio.I – Ensaios Especiais – v3. PARA ENSAIOS DE DOBRAMENTO PALAVRA-CHAVE: Dobra. 11 . 11 Pág.00 – Português Pág. Sua aplicação se refere ás áreas de Aço. aço. I-3050 Seção I Seção .CATÁLOGO DE PRODUTOS Ensaios Especiais I-3050 JOGO COM 3 CUTELOS COM MESA DE FLEXÃO. e tipo de Corpo de Prova. flexão Dispositivo com Jogo de 3 cutelos para ensaios de dobramento e flexão.