You are on page 1of 2

Teoria Matemática 1- A Teoria Matemática e aplicada aos problemas administrativos é mais conhecida como Pesquisa Operacional.

Os temas mais tratados pela Administração das Operações são operações, serviços, qualidades, estratégias de operações e tecnologia. O trabalho clássico sobre teoria dos jogos de Von Neumann e Morgenstern (1947) e de Wald (1954) para a teoria estatística da decisão; O estudo do Processo Decisório Hebert Simon e o surgimento da Teoria das Decisões; A existência de decisões programáveis; Desenvolvimento de técnicas a partir do computador; A Pesquisa Organizacional (PO) que aconteceu no decorrer da 2° Guerra Mundial influenciou muito no surgimento da Teoria Matemática. O processo decisório constituído o estudo da Teoria da Decisão (considerada um desdobramento da Teoria Matemática) que baseia se em duas perspectivas: processo e do problema. Segundo a Teoria da Decisão existem dois tipos extremos de decisão, as decisões programadas e as não programadas: Decisões Programadas: Dados adequados, Dados repetitivos, Condições estáticas, Certeza e Previsibilidade. A Teoria Matemática busca construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais em empresa. Modelos matemáticos focalizam-se principalmente em resolução de problemas de tomada de decisão. O modelo proporiam representações da realidade, simulações futuras e podem ser classificadas em dos grandes grupos: Problemas estruturados e problemas não estruturados. A teoria Matemática preocupa-se em competições típicas de jogos, baseando nas seguintes estratégias: Compreensão do comportamento competitivo; equilíbrio de movimentos estratégicos. Investimentos em recursos em longo prazo. Riscos e lucros previstos e a disposição para agir.

Por que medir? -O que medir? . 2. o tomador de decisão aplica métodos quantitativos para tornar o processo decisório o mais racional possível concentrando-se na definição e no equacionamento do problema a ser resolvido.A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão. O processo decisório é o seu fundamento básico e a tomada de decisão é o ponto principal dessa abordagem mais quantitativa que pode ser estudado sob duas perspectivas: a do processo e a do problema. etc.) que se baseiam nos seguintes fatores: .Six-Sigma (Sigma = medida de variação estatística) -Balanced Scorecard (medidas e indicadores influenciam o comportamento das pessoas).Uma das maiores contribuições dos autores matemáticos foi os indicadores (financeiros. de avaliação do desempenho organizacional. A perspectiva do processo foca-se na escolha dentre as possíveis alternativas de solução daquela que produza melhor eficiência. Preocupa-se com a eficácia da decisão A Teoria Matemática procura construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa que focalizam a resolução de problemas de tomada de decisão. qualitativos. . É uma abordagem criticada por se preocupa com o procedimento e não com o conteúdo da decisão. Na perspectiva do problema.