You are on page 1of 4

Pndulo Simples

OBJETIVO: Anlise experimental do perodo (T) de um pndulo simples. Determinao experimental da acelerao da gravidade local (g). METODOLOGIA A figura a seguir apresenta o aparato experimental.

Basicamente, um pndulo simples constitudo por um suporte, uma massa e um fio. Uma das extremidades do fio presa a um suporte, enquanto que outra presa a uma massa. Uma rgua pode ser fixada no suporte para que seja possvel medir as amplitudes de oscilao da massa. Para fazer o pndulo oscilar basta deslocar a massa de sua posio de equilbrio e liber-la. Como o objetivo da experincia estudar o perodo do pndulo, um cronmetro ser utilizado para medio do tempo das oscilaes. O estudo do perodo do pndulo (T) ser far por meio da anlise de sua relao com os trs seguintes fatores: Amplitude (A) Massa do pndulo (m) Comprimento do pndulo (L)

ANLISE 1: RELAO ENTRE O PERODO DE OSCILAO (T) E AMPLITUDE (A) 1) Prender uma massa de 50g na extremidade livre do fio. 2) Afastar a massa do pndulo 10 cm de sua posio de equilbrio (A = 10 cm) 3) Medir o tempo de 10 oscilaes completas e determinar o perodo de oscilao, ou seja, o tempo de uma oscilao. 4) Repetir os procedimentos anteriores utilizando amplitudes de 15 e 20 cm. Anotar os dados na tabela abaixo. Fsica Experimental I Prof. Francis Morelato Pgina 1

Amplitude (cm) 10 15 20

Tempo de 10 oscilaes

T(s)

ANLISE 2: RELAO ENTRE O PERODO DE OSCILAO (T) E A MASSA DO PNDULO (m) 1) Prender uma massa de 50g na extremidade livre do fio. 2) Afastar a massa do pndulo 15 cm de sua posio de equilbrio (A = 15 cm) 3) Medir o tempo de 10 oscilaes completas e determinar o perodo de oscilao, ou seja, o tempo de uma oscilao. (Obs.: Pode-se utilizar informao da tabela anterior) 4) Repetir os procedimentos anteriores utilizando massas de 100 e 150 g. Anotar os dados na tabela abaixo. Massa (g) 50 100 150 Tempo de 10 oscilaes T(s)

ANLISE 3: RELAO ENTRE O PERODO DE OSCILAO (T) E O COMPRIMENTO DO PNDULO (L) 1) Utilizando a mesma montagem anterior, com uma massa de 50g , medir o comprimento do pndulo. Anotar o valor na tabela abaixo. 2) Afastar a massa do pndulo de uma amplitude pequena (A = 5 cm). 3) Medir o tempo de 10 oscilaes completas e determinar o perodo de oscilao. Anotar o valor na tabela abaixo. 4) Agora, diminua o comprimento do fio enrolando-o no prprio suporte. 5) Medir o novo comprimento do fio. Anotar o valor na tabela abaixo. 6) Medir o tempo de 10 oscilaes completas e determinar o perodo de oscilao para esse novo comprimento. Anotar o valor na tabela abaixo. 7) Repetir a seqncia e completar a tabela abaixo, sendo que a ltima medida tenha aproximadamente 0,30 m. L (m) Tempo de 10 oscilaes T(s)

Fsica Experimental I Prof. Francis Morelato

Pgina 2

RESULTA DOS E CONCLUSOES 1) Com relao Anlise 1, pode-se concluir que o perodo de um pndulo simples depende da amplitude? Justifique sua resposta.

2) Com relao Anlise 2, pode-se concluir que o perodo de um pndulo simples depende da massa do pndulo? Justifique sua resposta.

3) Com relao Anlise 3, pode-se concluir que o perodo de um pndulo simples depende do seu comprimento? Justifique sua resposta.

4) Construir no espao abaixo o grfico de T versus L utilizando a tabela da Anlise 3.

5) Construir no espao abaixo o grfico de T2 versus L utilizando a tabela da Anlise 3.

Fsica Experimental I Prof. Francis Morelato

Pgina 3

6) Verificando o aspecto do primeiro grfico, pode-se concluir que o perodo do pndulo (T) diretamente proporcional a seu comprimento (L)?

7) Com relao ao segundo grfico, qual deve ser a relao de proporcionalidade entre perodo (T) e comprimento (L)? 8) Teoricamente, o perodo de um pndulo simples definido atravs da seguinte equao:

Com base no coeficiente angular da reta do segundo grfico, obtenha experimentalmente a acelerao da gravidade (g).

Fsica Experimental I Prof. Francis Morelato

Pgina 4

You might also like