You are on page 1of 5

LOGÍSTICA NAS LOJAS MAYA

Rafael Westphal Prof. Adriano Fidelis Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Tecnologia Processos Gerenciais (EMD0047) – Prática Módulo IV 29/06/2012

1 RESUMO A Logística é uma atividade que teve origem na área militar, quando grandes exércitos se deslocavam a grandes distâncias para combater e conquistar terras e riquezas e, não raro, eram obrigados a lá permanecer por um longo tempo. Sua origem remonta a época dos gregos e foi aperfeiçoada por Napoleão Bonaparte, uma vez que se afastou muito das suas fontes de suprimento se interessou pelo apoio logístico, entretanto não era estudada nas escolas militares. Foi ensinada pela primeira vez na segunda metade do século XIX nos Estados Unidos da América. Para Dias (1993), a logística é responsável pela movimentação de materiais e produtos, através da utilização de equipamentos, mão-de-obra e instalações de tal forma que o consumidor tenha acesso ao produto na hora e com o menor custo que lhe convenha. Nas Lojas Maya, a logística de transporte e distribuição tem como objetivo entregar os produtos no menor prazo possível, na quantidade e lugar certos, sendo este um diferencial da política de vendas. É através deste diferencial que a lojas maya tem preferência em todo o Brasil. É com base nesta premissa é que faremos um estudo de caso, com o objetivo de identificar a importância da Gestão Informatizada no processo de logística da Lojas Maya Palavras-chave: Logística; Distribuição; Gestão Informatizada.

2 INTRODUÇÃO Cada vez mais empresas que ascendem ao mercado mais competitivo ou que traçam planos de expansão de seus negócios se depararam com um ponto muito discutido, cobrado e pouco entendido: a pontualidade nas entregas de seus produtos. As reuniões se repetem e nada

devoluções e as dificuldades em fechar novos negócios e. composição de preços. pior. aos poucos. a importância da Gestão Informatizada no processo de logística. Atraves desta pesquisa procuramos entender como a Gestão Informatizada pode auxiliar na redução de custos e aperfeiçoar o processo logístico desde a compra. palestras etc. reduzindo perdas e danos (Hasegawa. os estoques. quando uma companhia de navegação comercial aérea propôs transportar a produção de uma indústria farmacêutica por avião. Sendo a Logística um fator tão importante para o gerenciamento de custos. sarau literário. A atividade pode ser feita em forma de seminário. liderança e sucesso. quando os acadêmicos envolvem os próprios colegas na atividade. ou nos dias de atividades acadêmicas. oficina. vão deixando de ser fiéis. nos EUA. venda e até o armazenamento e distribuição dos produtos. 1997). prazos de entrega e satisfação de clientes. Ela é realizada em sala de aula. para a redução de custos e otimização do processo de logística da empresa. 3 TIPOLOGIA DA PRÁTICA O projeto foi desenvolvido através da prática simulada. manter o atendimento aos clientes que. ela não pode ser mais apresentada só como uma área das organizações. Cada vez mais empresas que ascendem ao mercado mais competitivo ou que traçam planos de expansão de seus negócios se depararam com um ponto muito discutido.2 parece explicar o porquê de tanta insatisfação. mas sim como uma ferramenta de competitividade. A empresa implantou o processo com certa cautela. A logística integrada começou no final da década de 1950. 4. As reuniões se repetem e nada . Essa Prática tem como principal característica a exploração de temas teóricos. nos encontros presenciais. com redução final de custos. e como conseqüência. troca de experiências com profissionais da área específica. atividade de laboratório. cobrado e pouco entendido: a pontualidade nas entregas de seus produtos. TEMA 4. aula. O objetivo principal é mostrar aos diretores da Lojas Maya.1 A importância da Gestão Informatizada no processo de logística da Lojas Maya. mas um estudo demonstrou que a adoção do frete aéreo reduziria os tempos de suprimento.

A empresa possui uma frota própria. E a “fidelidade” devido a uma boa condição de pagamento. com o objetivo de identificar a importância da Gestão Informatizada no processo de logística da Lojas Maya. aos poucos. venda e até o armazenamento e distribuição dos produtos. sendo este um diferencial da política de vendas. As Lojas Maya possui uma carteira de clientes de ambos os tipos. a logística de transporte e distribuição tem como objetivo entregar os produtos no menor prazo possível. mas também possui parcerias com transportadoras terceirizadas. atacadistas e varejistas que compram por intermédio dos vendedores em suas lojas ou representantes que emitem os pedidos via sistema online. liderança e sucesso. a um bom relacionamento e até mesmo pela qualidade dos produtos de nada adianta se não há uma boa equipe para “marcar o gol” na hora certa. Essas reuniões não podem ser repetitivas para que não se passe a trazer os fatos para dentro de uma normalidade. mas sim como uma ferramenta de competitividade. Atraves desta pesquisa procuramos entender como a Gestão Informatizada pode auxiliar na redução de custos e aperfeiçoar o processo logístico desde a compra. O objetivo principal é mostrar aos diretores da Lojas Maya. Assim que estes pedidos encontram-se no banco de dados da empresa. ela não pode ser mais apresentada só como uma área das organizações. que são contratadas de acordo com a necessidade. É através deste diferencial que a lojas maya tem preferência em todo o Brasil.3 parece explicar o porquê de tanta insatisfação. pior. Tempo é importante e sempre curto. devoluções e as dificuldades em fechar novos negócios e. Nas Lojas Maya. Nesse caminho. já se pode destacar a correta ação de se reunir e estudar o caso e o pensamento errado de que um cliente pode permanecer fiel enquanto se está em reunião. prazos de entrega e satisfação de clientes. vão deixando de ser fiéis. na quantidade e lugar certos. Sendo a Logística um fator tão importante para o gerenciamento de custos. que fará a roteirização das entregas. não é nossa. o crédito é analisado e então repassado ao encarregado do setor de expedição. Com base nesta premissa é que faremos um estudo de caso. manter o atendimento aos clientes que. composição de preços. os mesmos são conferidos. a importância da Gestão Informatizada no processo de logística. e essa hora é do cliente. . para a redução de custos e otimização do processo de logística da empresa.

Isso porque os estoques detêm grande parte dos custos logísticos. Por isto sugerimos à empresa a implantação de um sistema eletrônico por leitura de código de barras no qual minimizaria erros nesse sentido. além de apólices de seguros.4 Os problemas encontrados com o custo de transportes e a busca pela sua redução. paletizadoras. obsolescência. CONSIDERACOES FINAIS Este trabalho foi feito com o intuito de levantar os pontos a serem melhorados nas Lojas Maya que no momento de escolher a localização de uma filial deve . que aplicariam os de códigos de barras nos pacotes. em função de envolver os custos de pedido. terminais e leitores que ao detectarem o código de barras enviariam as informações ao software comparando assim a quantidade carregada no caminhão com a do romaneio de separação. Estes equipamentos reduziriam os esforços manuais e operacionais dos funcionários de separação/carregamento de caminhões agregando rapidez e agilidade no processo. minimizarão tempo e distância e serão sempre problemas de decisão. ao invés de investir muito em . que consiste em melhorar o serviço ao cliente encontrando os melhores trajetos que um veículo deve fazer por meio das malhas dos modais. paleteiras. perdas e pessoal especializado.se um estudo que mostre as áreas geográficas com maiores índices de consumo. e permite maior eficiência e eficácia nos serviços de entrega e na reposição diária de estoque e ter como estratégia preços baixos. o que gera menos gastos por não haver necessidade de contratar uma prestadora de serviços. Para isto a empresa precisaria fazer um investimento em máquinas rotuladas. A loja Maya tem que possuir veículos próprios. 5. o caso em questao e que nas lojas Maya o roteiro e lancando manualmente e este processo manual acarreta algumas vezes em erros de contagem e conseqüentemente furos no estoque de produtos acabados. falta de produtos. O grande objetivo do serviço de roteirização é proporcionar um elevado nível (de serviço ou produto) aos clientes. manutenção. mantendo os custos operacionais e de capital o mais baixo possível. depende cada vez mais de parâmetros para mensurar e controlar os produtos que são mantidos em estoques. Seriam necessários também mais equipamentos como empilhadeiras. pois a gestão dos mesmos. Sendo assim podemos concluir que gestão informatizada dos estoques contribui para que os mesmos sejam monitorados e avaliados constantemente.

1929) ALVARENGA. R. SPIEGEL. Coleção Schaum. 2003. Ed.C. “Uma Contribuição para Análise de Condicionantes Físicas e Temporais em Sistemas Logísticos de Coleta e Distribuição”. Ed. BALLOU. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento. 3ª edição. J. Antonio G. Tubingen. Porto Alegre. M. Uber den Standort der Industrien (Mohr. Ed.E. 2001. 6. Pearson Education do Brasil Ltda. São Paulo.. . REFERENCIA BALLOU. traduzido por Carl J. WEBER A. I Rio de Transportes. Logística Aplicada: suprimento e distribuição física. assim conseguem mais consumidores e custos menores já que não haverá tantos gastos com o marketing da multinacional. e SOARES.5 divulgações. 2003.. Organização e Logística Empresarial. Antônio C. R. NOVAES. Bookman. Friedrich as Alfred Weber’s Theory of the location of industries (Chicago: University of Chicago Press. N.H.H. 1993. A. . Logística Empresarial. 2000. LEAL. 1909). Probabilidade e Estatística. Ed.A. R. São Paulo. Atlas S.Edgar Blucher ltda.