You are on page 1of 17

Badminton

Origens do Jogo O esporte de badminton tem suas origens em antigas civilizações da Europa e Ásia. O jogo antigo conhecido como raqueta (morcego ou pá) e peteca provavelmente se originou mais de 2000 anos atrás. Em 1600 Battledore e Peteca era um passatempo classe superior na Inglaterra e em muitos países europeus. Battledore e Peteca era simplesmente duas pessoas que batem um volante para trás e para a frente com um taco simples como muitas vezes como podiam, sem permitir que ela caia no chão. História do Badminton contemporâneo Foi na Índia que a forma de Badminton contemporâneo nasceu, com o nome de “Poona” ou “Poon” . Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. O "poona" passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra. Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire. Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estréia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer. Existem, na atualidade, seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals. Em 1995 o Badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá. Depois disso, a modalidade se firmou no evento sendo esporte que conta medalhas até hoje. Inclusive, em 2007 nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro o Brasil conquistou sua primeira medalha na competição. O feito histórico para o Badminton brasileiro foi conseguido pelo atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo que conquistaram medalha de bronze na categoria de dupla masculina. História do Badminton no Brasil O badminton em verde e amarelo Não se tem uma data concreta de que ano o esporte foi trazido ao Brasil, porém, sabe-se

No momento. que ocupa a 86º posição. é possível que um atleta que esteja colocado até o número 72 do mundo garanta vaga pelos critérios estabelecidos de limitações por países. Por cálculos da Confederação Brasileira de Badminton. Empunhadura ( backhand ) . Segurando a raquete . mas com paciência e prática se tornará um hábito. o pais nunca conseguiu a classificação para uma edição de Jogos Olímpicos. Isso é particularmente importante quando sacando baixo e em lances próximos à rede. a primeira competição.um pulso firme é usado no tênis. colocando o dedão contra as costas do punho da raquete.  . Pulso . Posição da raquete mantenha a cabeça da raquete bem para cima e pronta para qualquer tipo de golpe. passando por cima da rede. Mantenha o pulso solto para conseguir melhor desempenho nos golpes. O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário. A Confederação Brasileira de Badminton foi fundada em 1993 e está localizada na cidade de Campinas. Técnica  Empunhadura ( forehand ) . na Argentina. Quando o jogador joga a peteca para fora da quadra.permita que a mão vire ligeiramente. no Estado de São Paulo. O Brasil possui pouca tradição no badminton. Nos golpes de backhand a peteca deve entrar em contato com o lado oposto da cabeça da raquete.em geral a raquete deve ser empunhada como se o jogador estivesse apertando a mão com ela. o ponto é contabilizado para o adversário. Quando isto acontece é contabilizado um ponto. Isso pode não parecer natural. no momento a Confederação Brasileira está sob intervenção. o Brasil conquistou o Campeonato Sulamericano. o melhor atleta no ranking mundial é Daniel Paiola. mas não no badminton. No ano seguinte.que o badminton era praticado no país como um esporte amador a partir da década de 1970. quando foi realizado em São Paulo.a raquete sempre deve ser segurada de forma a manter o pulso e o braço esticados e tencionados. Objetivo Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca. Até hoje. Tornou-se uma modalidade oficial apenas em 1984.

Para uma melhor performance. Alcance . fazendo a peteca voar mais rápida e reta. para dificultar a resposta do adversário. qual será o próximo golpe usado! Clear O clear é um golpe defensivo básico do badminton. Golpes de forehand e backhand devem ser feitos com o pé direito à frente.é o mais importante fator para posicionar o corpo de forma a dar um golpe correto. pois a maioria dos jogadores tem dificuldades de executar os golpes de backahand. Trabalho de pernas . dando mais tempo para o jogador se reposicionar em quadra e.Em todos os golpes é fundamental que o jogador disfarce qual será a próxima jogada a ser realizada. descrevendo-se uma parabola.Execute com perfeição o movimento de virada do pulso. Dissimulação .Direcione o clear para o canto do backhand do seu adversário. Os golpes altos de backhand devem ser feitos com o pé direito à frente. quando esta estiver caindo. Todos os golpes altos de forehand devem ser feitos com o pé esquerdo à frente. Para acertar um clear defensivo.a maioria dos golpes no badminton usa toda extensão do braço para alcançar a peteca. como um smash ou um drop-shot. isto dará mais velocidade para a peteca. são mais importantes do que correria. 3 . impulsionando a peteca para o fundo da quadra adversária. profundo. sigas estas dicas: Forehand Clear 1 . Rapidez de movimentos. O golpe também pode ser usado para o ataque quando o adversário se encontra em posição desfavorável esperando outro tipo de golpe. Para tanto. o jogador deve acertar a peteca. combine o golpe com o movimento de virada da cintura 2 . Alto para evitar uma interceptação precoce. o jogador deve golpear a peteca quando esta estiver alta e um pouco a frente da sua cabeça. executando um mesmo movimento para os mais variados golpes sempre que possível. indo direto para o espaço descoberto no fundo da quadra do adversário. o adversário nunca saberá. Passos curtos são melhores do que 'corridinhas'. como se virar. Deve ser alto e profundo. Evite golpear tendo os dois pés virados na direção da rede.Use o corpo para ganhar mais força. um pouco mais a frente da sua cabeça do que no clear defensivo. Backhand Clear    . Assim. de antemão.

Golpes Altos de Forehand e Backhand:  Drop-shot O Drop-shot é um golpe ofensivo.Coordene o golpe com o seu último passo. o timing etc. desferindo o golpe com precisão e força. 2 . Acerte! Corra para a peteca. o climax de vários golpes anteriores.Corra. a alture desta. Desloque-se em direção a peteca. reduzindo a velocidade do braço num espaço pequeno antes de acertar a peteca (aprox. A velocidade do drop-shot pode variar dependendo do posicionamento na quadra. acerte a peteca enquanto o seu pé ainda estiver no ar. Para enganar o oponente. e acerte o golpe com força e precisão. dando mais força no golpe. Um drop-shot rápido na rede é sempre difícil de se devolver. acertando o golpe quando ela estiver quase em frente do seu rosto (a altura da peteca varia de acordo com o posicionamento do atleta em quadra. devendo esta cair. invariavelmete. 30cm). devendo o jogador girar totalmente o pulso de modo que. É o vencedor de rallies . para aproveitar a força do movimento do corpo. colocando o dedão contra o grip da mesma. Um smash aplicado no fundo da quadra deverá acertar a peteca numa ponto mais alto do que em outro ponto). dando ao jogador bons resultados com pouco dispêndio de energia. e portanto.Segure corretamente a raquete. novamente prepare um clear defensivo. dificultando o próxima jogada do adversário. Vire-se (este golpe deve ser dado de costas para a rede). forçando esta a uma tragetória descendente. o mais importante do badminton. Vire. faça a mesma movimentação usada no clear defensivo . aproveitando o movimento do corpo no golpe. Para acertar um smash. acertando a peteca quando esta estiver exatamente em frete da sua cabeça. Smash O smash é o golpe mais ofensivo. pois pode-se errar o tempo da peteca. 3 . O sucesso do golpe depente de vários fatores como o ponto de impacto da peteca. logo após a rede. Não tenha pena do adversário. 1 . O golpe deverá ser forte. Observar jogadores mais experientes é uma ótima prática para quem quer melhorar o desempenho. Evite saltar para acertar a peteca. no fim do movimento. direcionado para baixo. Se posicione mais atras da peteca. a cabeça da raquete esteja totalmente voltada para baixo. Golpes Laterais de Forehand e Backhand:  .

CONTROLANDO A FORÇA E A VELOCIDADE DO GOLPE! Push Nos jogos de badminton. É muito importante recuperar o posicionamento da raquete. dando uma "chicotada" na peteca. ao menos que você queira receber a peteca na cara enquanto recua. em outras palavras. NÃO ESCORE A PETECA. dando tempo para a recuperação do atleta. Ao mesmo tempo gire o corpo. com elegância. GOLPEI ELA. Lembre-se que. Lob Na verdade.    . Seu objetivo direcionar a peteca. O objetivo do golpe é devolver a peteca tão perto da rede que o adversário não terá condições de responder a jogada. geralmente das laterais. Eles podem ser jogados de baixo para cima ou de cima para baixo. para o fundo da quadra adversária. Para o bem da dissimulação. as virtudes aqui são: altura. este golpe e jogado com a mesma ação do drive. não acerte com força a peteca. assim. mantendo a raquete na altura do ombro. Este golpe e dado próximo a rede. O jogador se posiciona de lado para rede e. qualquer indecisão pode acarretar um erro. o jogador movimenta a raquete em direção desta dobrando o braço para frente e girando o pulso simultaneamente. prepara o golpe levando a raquete para tras. deixando peso no pé de apoio. Como o push é jogado perto da rede. mais usado nos jogos de dupla. Drive O drive é um golpe ofensivo. profundidade e recuperação! Net-shots Estes são os golpes jogados próximo e muito próximo a rede. terminando o movimento de frente para rede. Ao golpear a peteca. desferido rapidamente. rapidamente. O seu objetivo e de colocar a peteca alta e profunda na quadra adversária. deixando o peso fluir no golpe e no pé dianteiro. pois. abrindo o braço. golpeado de baixo para cima. na direção do jogador adversário ou num espaço descoberto pela dupla oponente. O lob. geralmente a peteca será devolvida de forma rápida. o lob é um golpe desferido de baixo para cima usado para devolver a peteca quando esta cai bem abaixo da fita da rede e próxima a esta. é normal acontecer da peteca ser "empurrada" de volta para a quadra adversária quando a resposta de um golpe acontece um pouco acima da rede. mas "conduza" ela. é como um clear.

a pessoa que serve deve ficar dentro da área de serviço no lado direito da quadra (olhando para a rede). na diagonal de quem serve. O vencedor tem a opção de servir (sacar). o jogador A saca para o jogador X. a peteca inteira ficará abaixo da linha de cintura no instante em que é golpeada. 3) Posição de quem serve: .os saques. para o seu lado esquerdo da quadra adversária . Os atletas têm direito a um aquecimento de dois minutos antes do início do jogo. acertar a base da peteca primeiro. Nos jogos em duplas a regra é a mesma. .com uma moeda ou com a própria peteca. Nos jogos em duplas. o serviço passa para o lado adversário. receber ou optar por um dos lados da quadra. o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a visão do recebedor.sendo que a peteca deve ser golpeada com menos força para que caia entre os jogadores da dupla adversária. o cabo da raquete do servidor no instante em que a peteca é golpeada apontará para baixo. inicia-se pelo lado direito da quadra de quem serve que deve lançar a peteca obliquamente sobre a rede. do lado esquerdo da quadra. sempre são realizados na diagonal. devendo inverter a sua posição na quadra. O serviço.se o placar de quem serve for par. Havendo perda do ponto. o movimento da raquete será contínuo até o final do serviço. então. 2) Posição na quadra no começo de um game : . na sua esquerda para o seu lado direito da quadra adversária. O servidor permanece servindo sempre que ele ou sua dupla ganhar o rally. tanto no jogo de simples quanto no de duplas. Servirá. . No exemplo abaixo. no Badminton. faça um sorteio.Vencendo o ponto. As Regras 1) Para começar o jogo: . 4) Serviço: . Se o placar for ímpar. o serviço deve ser feito do lado direito da quadra. como no tênis. continua servindo o mesmo jogador. Quem recebe fica do outro lado da rede dentro da área de serviço no lado direito da quadra. Quem serve tem que: manter parte de ambos os pés numa posição imóvel no chão.o recebedor não deve se mexer até que quem serve golpeie a peteca.

um ponto é marcado e o servidor muda de lado e continua a servir. Em todas as modalidades. os games são de 21 pontos.se o jogador ganhar a disputa da jogada (rally). Nos jogos em duplas. h) se o servidor faz o movimento e erra a peteca. c) se a peteca cair fora das linhas da quadra (a linha é considerada parte da quadra).5) Durante o jogo: . mudando o lado do serviço e continuando a servir. o serviço passa para a dupla adversária. O ganhador do segundo game muda de lado e começa servindo no terceiro game. o erro não será corrigido e o jogo continuará sem mudança na área de serviço dos jogadores. .os jogos são disputados num total três games. Se eles perderem o rally. sua roupa. o jogador muda de lado e continua servindo no décimo primeiro ponto.se um erro de área de serviço for cometido. mau comportamento ou 'cera'. O jogador que venceu o primeiro game serve primeiro do outro lado da quadra no novo game. O vencedor é o que ganhar dois games primeiro. 8) Será considerado falta: a) se o atleta (raquete ou roupa inclusive) encostar na rede enquanto a peteca está em jogo. se a dupla servidora ganhar o rally. o serviço é válido. Se ele perde o rally. desde que ela caia na área de serviço. seu oponente marca um ponto e passa a servir. e) se a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra. Havendo empate em 29. 6) Servindo ou recebendo do lado errado: . d) se o jogador invade ou acerta a peteca no lado oposto da rede (não vale 'carregar' a peteca).ocorre uma interferência de fora do jogo como. g) se o parceiro do recebedor receber o serviço. 9) Fim do jogo: . No terceiro game. Se houver empate em 20 pontos. . por exemplo.obs: se a peteca acertar a rede e cair do lado oposto. f) se houver interferência com a peteca. o jogador perde o serviço ou o oponente ganha um ponto. ele marca um ponto. 7) O let ocorre quando: . teto ou arredores da quadra. uma peteca de outra quadra que cai na sua quadra. vencerá aquele que abrir 2 pontos de vantagem. b) se a peteca acerta o jogador. vencerá aquele que fizer 30 pontos.

nos intervalos do 1º para o 2º game e do 2º para o 3º game (se houver) um intervalo de dois minutos é concedido.55m de altura do chão. Também informam ao árbitro geral se houver alguma infração cometida pelos competidores. o que atrapalharia o jogo. A rede de badminton deve ficar a 1. 11) Quadra: O badminton pode ser praticado ao ar livre. mas o ideal é que ele seja jogado em quadra coberta. é ele o responsável por garantir que a partida seja jogada dentro das regras.sempre que o 1º jogador/dupla atingir 11 pontos um tempo de 60 segundo é concedido. No badminton há três tipos de juízes. Juiz de serviço: É um árbitro exclusivo para os serviços (saques). fiscaliza a posição e os movimentos do sacador durante o serviço. São eles: Árbitro Geral: Auxiliado pelos juízes de linha e pelos juízes de serviço. . . Ele checa se a peteca foi corretamente sacada em direção à zona de recepção do adversário. onde não ocorram correntes de ar. a rede pode ser fixada em postes ou em suportes fora da área da quadra. Ela deve ter uma trama bem esticada de forma que seus fios superiores fiquem no mesmo alinhamento dos postes. Esta regra vale para qualquer game. eles têm a função de acusar quando a peteca cai fora dos limites da quadra. O espaço entre a quadra e as paredes que cercam o recinto não deve ter menos de 1m (até as paredes laterais).10) Tempo durante o jogo: . Além disso. Juiz de Linha: No total de dez juízes linha. e de um 1. Não é aconselhado também o uso de sistema de ventilação que movimente o ar. O piso da quadra deve ser feito de material antiderrapante.5m (para as paredes de fundo). e suas marcações serão feitas de cores facilmente identificáveis (branco ou amarelo).

Equipamentos  Petecas .

 Raquete .

 Quadra e rede .

 Uniforme .

 Outros equipamentos .

No Brasil. prata e bronze na categoria masculina simples. Curiosidades    O badminton é o esporte de raquete mais rápido do mundo. Copa Thomas (duplas masculinas). Desse número. A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Barcelona 1992. mais de 200 serão golpes de força. e promoveu o badminton. em uma partida de simples em badminton. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Como era de se esperar. como um esporte de demonstração. quando mais ou menos 1. Atualmente. em jogadas feitas para matar o ponto. Japão e Tailândia. um jogador pode executar cerca de 2 mil golpes. a categoria de duplas mistas foi incluída nas competições. de ouro na categoria feminina simples e de prata na categoria masculina duplas. Porém. E dizem que só se pode retirar 3 penas de cada ganso e que estas devem ser da asa esquerda.Olimpíadas A primeira vez em que o badminton figurou numa olimpíada. os países asiáticos conquistaram a maioria das medalhas em jogo. pois em uma partida de alto nível chega-se a correr aproximadamente 1. amassando assim essa asa. Cingapura. a competição mais importante é o Campeonato Mundial de Badminton. A peteca de badminton é feita com penas de ganso. Em Seul. As competições internacionais oficiais de Badminton são organizadas pela IBF (Federação Internacional de Badminton). O último ocorreu em Londres (Inglaterra) em 2011. por exemplo. passou a valer medalhas. perdendo somente para o futebol. A Indonésia ganhou as medalhas de ouro. É um esporte que exige um excelente condicionamento físico.6 km. já que o ganso dorme do lado direito. A Malásia levou o bronze na categoria masculina duplas. Copa Uber (duplas feminino). O país foi o que mais ganhou medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. possuindo 16 penas. As principais competições de badminton são: Copa Sudirnan (duplas masculino e feminino). É um jogo muito rápido e a peteca pode atingir uma velocidade superior a 300 km/h numa raquetada. 1988. Paquistão. Indonésia. China. A popularidade do esporte foi provada nesta ocasião. Estudos feitos nos Estados Unidos mostram que. em Munique. as competições oficiais são organizadas pela CBB (Confederação Brasileira de Badminton).1 bilhões de pessoas assistiram aos oito dias de competição na televisão. É o segundo esporte mais praticado no mundo. em 1996. Índia. em 1992.         . que a partir dos Jogos Olímpicos de Barcelona. O Comitê Olímpico reconheceu a magnitude do esporte. o badminton foi jogado como esporte de exibição. É muito popular em países do Oriente como. a China pode ser considerada a grande potência do badminton mundial. foi nos Jogos Olímpicos de 1974.

No Badminton a peteca fica em jogo 45% do tempo total. Charmaine Reid (Canadá) e Robbyn Hermitage (Canadá).A coreana Bang Soo-Hyun ganhou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996). .A tailandesa Susi Susanti ganhou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992).O chinês Lin Dan. já no Futebol Americano. Denyse Julien (Canadá). Para se ter uma idéia em um jogo de Tênis a bola fica em jogo 8% do tempo. . . Destaque na história do badminton: . Eva Lee (EUA). Michelle Li (Canadá). Kevin cordon (Guatemala). Howard Bach (EUA). das 2 horas de duração da partida. exige também muita concentração.A dinamarquesa Camilda Martin foi campeã mundial em 1999 e vicecampeã nas Olimpíadas de Sydney (2000). Kevin Han (EUA). Uns dos princípais jogadores dos jogos pan-americanos de 2012 foram: Mike beres (Canadá). medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e Londres (2012). . Lain Sydie (Canadá). a bola fica em jogo apenas 14 minutos. .

suapesquisa.SITE: Confederação Brasileira de Badminton: www.SITE: Sua Pesquisa: www.b 30/05/2013.travinha.badmintonap.portalsaofrancisco.SITE: Federação Internacional de Badminton: www.internationalbadminton.br 30/05/2013.Referências REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS www.com -SITE: Badminton no Meio do Mundo www.br 30/05/2013.com .br 30/05/2013.SITE: Portal São Francisco: www.org 30/05/2013.badminton.cob.com.SITE: Comitê Olímpico Brasileiro: 01/06/2013 .blogspot.SITE: Travinha Esportes: www.org.com.org.

Anexo .