You are on page 1of 26

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Geografia Docente: Aline Barbosa

Discente:

Josseane Lopes Magda Sonale Madalena Ferreira Douglas Cavalcante

Uma estratégia de sustentabilidade a partir da Agroecologia

• Com o desenvolvimento do capitalismo e a modernização dos estilos de produção houve uma alteração no modo vida da população e essa modernização também chegou à agricultura brasileira e provocou profundas mudanças na produção e organização do espaço e nas relações de trabalho; • Um modo de vida “moderno” separou as formas de relações comunitárias existentes nas comunidades rurais, onde ao valores de uso sempre prevaleciam sobre os valores de troca.

na avaliação dos efeitos das técnicas agrícolas sobre a produção de alimentos e na sociedade como um todo AGRICULTURA CONVENCIONAL DESVANTAGENS suas monoculturas degradam a paisagem produz altos índices de toxidade pelos agroquímicos utilizados elimina a biodiversidade VANTAGENS DA ULTILIZAÇÃO DA AGROECOLOGIA Possibilita a natural renovação do solo Facilita a reciclagem de nutrientes do solo Utiliza racionalmente os recursos naturais Degrada o solo Mantêm a biodiversidade que é importante para a formação do solo Garante a sustentabilidade degrada o solo polui os recursos hídricos maximiza a utilização da energia gerada no próprio sistema natural .A agroecologia. ecológicos e socioeconômicos. portanto consiste em uma nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos agronômicos.

.

ou seja .gov. Fonte: http://portal. Os próprios habitantes da zona devem ser responsáveis pela gestão e controle dos elementoschaves do processo.br/ .mda. devem possuir autonomia de gestão e controle.

geram uma estrutura de poder vinculada ás “casa comercias”. . Geralmente os sistemas agroalimentares através dos insumos de natureza industrial . que impõem a lógica do manejo industrial trazendo então as fontes de degradação. dessa forma a necessidade de internalizar esse processo dentro dos moldes estreitos da sustentabilidade.

 Para o desenvolvimento rural sustentável é importante estabelecer redes locais de insumos. . e geração de mercados alternativos para então haver resistência e enfrentamento ao controle externo das empresas comerciais.

os mercados locais. .Com o estabelecimento dessas estratégias de resistência ao mercado externo e preciso agora manter e potencializar. permitem adquirir experiências e controle na busca de mercados regionais e mais amplos. já que estes.

quanto ao manejo tradicional dos recursos naturais. de maneira sustentável é possível resgata-los e utiliza-los .juntamente com as novas tecnologias de natureza ambiental. Com a acumulação de conhecimentos locais. . promover um desenvolvimento rural sustentável.

Agroecologia X Orgânico A agroecologia é uma ciência que estuda os princípios que mais se adequam a sustentabilidade dos modelos de produção. . então a produção orgânica pode ser ou não agroecológica.

com. O que é sustentabilidade? Quím. . av.blogspot. você sabe a diferença? Disponível em: <gac. TORRESI. Nova vol. S. BERMANN.incaper . E. PARDINI L... Agroecologia .php?%20option=com_ content&view=article&id=5&Itemid=10> Acessado em Julho de 2013. vol. V.htm> Acessado em Julho de 2013.br/2007/11/orgnico-x-agroecolgico-voc-sabe.gov.26 no.. Orgânico x Agroecológico.es.br/site/ index. V. I.HUMBERTO.74 São Paulo 2012. DINIZ M.. FERRIRA F.1 São Paulo 2010.33 no. Disponível em: <agroecologia. M. C. Estud. C. Economia verde e sustentabilidade.

O endógeno como construção social recriadora da heterogeneidade no meio rural Endógeno: Etimologicamente significa “ nascido desde dentro”. Não tem caráter estático e tem relação com mudanças sociais e sistemas tradicionais de manejo de recursos naturais .

Mudança social e inovação tecnológica na sustentabilidade de recursos naturais : • A agroecologia articula dois princípios: • O tradicional • O novo .

sem que haja agressão às identidades locais. feita através do respeito da identidade local. • Dentro da agroecologia há a incorporação do externo ao endógeno.Papel desempenhado pelo endógeno dentro da agroecologia: • Endógeno pode ser definido como “ estilos de manejo de recursos naturais”. .

• Processo de modernização como forma de agressão à lógica de funcionamento de natureza endógena: • Como as forças sociais da localidade são heterogêneas. . pode ocorrer a incorporação de elementos modernizantes no manejo de recursos naturais. o que se configura em uma agressão ao funcionamento do manejo de recursos naturais de forma endógena.

tornando-as sustentáveis. • Essa ativação do potencial endógeno é feita através do mecanismo de trabalho. gerando processos que deem lugar a novas respostas. • Nesse contexto de manejo de recursos naturais e das relações socioculturais que existem dentro de uma localidade.• Manejo de recursos naturais: Pode ser compreendido como o espaço sociocultural e ecológico onde há a relação entre o homem e os recursos naturais. ou modifiquem as velhas. Ocorre o ajuste entre elementos da Biosfera e o contexto social que permite e determina o contato do homem com esses elementos. o enfoque agroecológico é uma forma de ativar o potencial endógeno. . que se constitui em uma forma de fortalecer os marcos de ação das forças sociais a favor da comunidade.

.

Ecologicamente correto. socialmente justo e culturalmente diverso.Considerações Finais: Sustentabilidade na agricultura. . Economicamente viável.

Em outros termos. (GUEDES. 2007) . sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. É o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais. é usar os recursos naturais com respeito à dignidade humana e ao meio ambiente. conciliando crescimento econômico com preservação da natureza.Desenvolvimento Sustentável é um modelo de desenvolvimento capaz de satisfazer as necessidades das gerações atuais.

mas é importante enfatizar que ela não pode ser de apenas uma pessoa ou um governo. a manipulação adequada do lixo etc.A conservação do meio ambiente deve ser estar inserida em uma política de desenvolvimento do país.. (TORRESI et al) . O meio ambiente deve ser um cuidado de todos com tudo. mas deve envolver também atitudes radicais quanto ao consumismo exagerado. Os cidadãos devem estar permanentemente alertas para os perigos das ações mais inocentes que são realizadas no meio ambiente. o uso racional de água nas residências. A implementação de ações sustentáveis envolve atos e ações simples como ir a um supermercado.

Na agroecologia: A agroecologia leva em conta tanto o sistema agroecológico como o social. não se baseia somente nas pesquisas realizadas em centros experimentais e laboratórios. mas prioriza os experimentos nas propriedades. . valorizando o saber impírico e a participação dos agricultores no processo de pesquisa. podemos afirmar que a agroecologia deve ser construída em conjunto e para que isto se torne possível. no qual trabalham os agricultores. Portanto. faz-se necessário que todos os setores envolvidos tenham vontade política para colocar esta ciência em prática.

Consome menos energia pois aproveita os recursos existentes dentro da propriedade. . Paisagem torna-se mais atrativa. isto é. agrotóxicos. • 2. buscando um desenvolvimento mais sustentável das terras e do meio ambiente : • 1. produzindo a consumindo alimentos saudáveis. incentivando assim a preservação do ambiente de produção. • 3.Alguns benefícios da agroecologia Uma das características principais é o desenvolvimento não predatório. a diversidade de produção tem como consequência a sustentabilidade do sistema agrícola. fazendo com que as famílias permaneçam no campo. diminuindo a dependência dos insumos externos. como adubos químicos. E o resultado de tudo isso é a geração de renda.

Representação de caso: Uma agricultura orgânica e agroecológica na UFCG .

Josseane. 2013 LOPES. LOPES.Produtor Dinho Oliveira. 2013 . Josseane.

2013 . Josseane. Josseane.LOPES. 2013 LOPES.