You are on page 1of 25

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Profª Danielle Casillo

Eu:
Professora da UFERSA desde 2009.2

Antes disso:
Estava terminando meu doutorado (UFRN – Engenharia Elétrica e Computação – Automação e Controle Pesquisadora da UnP e aulas de Informática

Hoje:
Disciplinas: Teoria da Computação; Automação e Controle Mestrado da UFERSA: Sistemas Embarcados

2

Vocês: Nome? Período? O que esperam da disciplina? Já escolheu alguma área de pesquisa? 3 .

Nome: Automação e Controle Créditos: 4 – 60 horas Período: 2011.edu.edu. S.br 4 . Casillo Sigaa: www.ufersa.br Contato: danielle@ufersa.2 Horário: terças das 20:30 às 22:20 e quintas das 18:40 às 20:30 Professora: Danielle S.sig.

Proporcionar ao estudante de Ciência da Computação as tecnologias de desenvolvimento para Automação. bem como no desenvolvimento de novas aplicações. 5 . Programação de Controladores Lógicos Programáveis (CLP) e Sistemas Supervisórios permitindo-lhe atuar sobre estes sistemas de forma corretiva ou para execução de melhorias.

etc.). 6 . Introduzir a linguagem de programação Grafcet e Ladder e desenvolver aplicações práticas. Desenvolver aplicações (Sistemas Supervisórios) para interface com sistema controlado por CLP.IHM. Conhecer a ferramenta SPDSW para desenvolvimento de aplicações industriais. Aplicar os recursos da ferramenta SPDSW de maneira correta e otimizada.Introduzir os conceitos de Automação e Controle. Implementar a comunicação do software com sistemas equipamentos de automação (CLPs. Interface Homem Máquina .

3ª avaliação 08/12/2011 – Reposição 15/12/2010 . Avaliação: Trabalhos escritos e de laboratório Experiências práticas Provas escritas e/ou práticas Data das avaliações: 15/09/2011 . práticas e trabalhos usando kits de treinamento em CLP e IHM.Ensino: Aulas teóricas.2ª avaliação 06/12/2011 .1ª avaliação 25/10/2011 .4ª avaliação 7 .

Aulas: Slides e pincel para resolver exemplos e exercícios Exercícios práticos com os Kits de CLP Presença: Importante! Mas não se preocupe. se você for aprovado por nota. 8 . não será reprovado por falta.

Experiências introdutórias. Método Grafcet-SFC: conceitos básicos. histórico.Primeira Unidade: Introdução Automação Industrial: objetivos. regras de transição e aplicações. Introdução ao CLP: definição. aplicações. histórico. Introdução à linguagem Ladder. 9 . componentes e linguagens de programação.

Software de programação SPDSW. matemáticas. instruções lógicas e experiências. instruções 10 . Linguagem Ladder: instruções básicas.Segunda Unidade: CLP eZAP 900 – HI Tecnologia Características básicas.

Terceira Unidade: Sistemas Supervisórios Interface Homem Máquina Introdução aos Sistemas SCADA Supervisório Intouch 11 .

2009. 2009. de Camargo. 2010. Érica. Érica. 2ª Edição.BÁSICA: Notas de aulas (SIGAA) Automação Aplicada – Descrição e Implementação de Sistemas Sequenciais com PLCs. 12 . COMPLEMENTAR: Automação Industrial. LTC. Claiton M. 1ª Edição. 9ª Edição. Francesco Prudente. Ed. Marcelo Georgini. Ed. Ed. A. Controladores Lógicos Programáveis Sistemas Discretos. Franchi e Valter L.

Vamos aprender a programar e resolver problemas práticos na grande área da Automação.O foco do nosso curso é Automação voltado para o curso de Ciência da Computação. 13 .

"Sistema em que os processos operacionais em fábricas. são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos. Automatização“. estabelecimentos comerciais. substituindo o trabalho humano. hospitais. .O termo Automação refere-se ao uso de tecnologia para facilitar o trabalho do ser humano ou estender sua capacidade física e mental. telecomunicações etc.

ou seja ações que não dependem da intervenção humana. pois sem ela não seria possível a construção e implementação dos processos automáticos. 15 . Este conceito é discutível pois a “mão do homem” sempre será necessária.A palavra automação está diretamente ligada ao controle automático.

seja predial. 16 .É um conceito amplo que pode ser aplicado em qualquer ambiente. comercial ou industrial. Baseia-se fundamentalmente na aplicação de dispositivos que visam substituir o trabalho braçal. insalubre ou repetitivo.

entende-se por automação qualquer sistema apoiado em microprocessadores que substitua o trabalho humano.Historicamente. Nos tempos modernos. O objetivo era sempre o mesmo. o surgimento da automação está ligado com a mecanização. 17 . o de simplificar o trabalho do homem.

A história da automação industrial começa na década de 20 quando Henry Ford cria a linha de produção para a fabricação de automóveis. o grande impulso para a automação se deu com o aparecimento dos transistores na década de 60. 18 . Porém.

e a complexidade dos processos produtivos envolvidos exigia. – modificações de comandos dificultados e onerosos com muitas alterações na fiação. existiam outros problemas: ― alto consumo de energia.Até então. – ocasionando número de horas paradas. instalações em painéis de controle com centenas de relés. – difícil manutenção. tal programação era feita utilizando relés. 19 . – dificuldades em se manter a documentação atualizada dos esquemas de comando modificados. Além de uma operacionalidade muito baixa.

A movimentação física deste "interruptor" ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé.Um relé é um interruptor acionado eletricamente. 20 . criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.

Seu desenvolvimento foi incentivado pela GM. que enfrentava problemas com a programação de sua linha de produção.No final da década de 60. surgiu o Controlador Lógico Programável. 21 .

substituindo o trabalho muscular e mental do homem por equipamentos diversos. estando presente no dia-adia das empresas. 22 . A automação pode ser definida como um conjunto de técnicas destinadas a tornar automáticos vários processos na indústria.Automação é muito aplicada para melhorar a produtividade e qualidade nos processos considerados repetitivos.

Para uma pessoa comum. pode ser a capacidade de tirar dinheiro do caixa eletrônico. Para uma dona de casa. Para um empregado da indústria automobilística. pode ser um robô. a máquina de lavar roupa ou lavar louça. 23 .O conceito de automação varia com o ambiente e experiência da pessoa envolvida.

Classificação da Automação Automação Industrial Automação Comercial Automação Predial Automação Residencial Automação Bancária Automação Agrícola 24 .

Quinta-feira dia 11/08 às 19:00 Palestra: O programa de apoio a pesquisa da microsoft (MSDN) Palestrante: Kleber (SUTIC) Terça-feira dia 16/08 Introdução à Automação e Controle 25 .