You are on page 1of 4

Trabalho Sobre

Faculdade: UniverCidade – Gonçalves Dias Matéria: Gestão Organizacional Professora: Sandra Martins

Grupo: Luciana Pereira do Amaral – 111260128 Paula Bezerra – 11260050

além de princípios para formação e administração de uma boa equipe. alguns deles históricos. importância do envolvimento e comprometimento de cada indivíduo no grupo. nas quais aborda temas como estratégia. Dois anos depois. Em 94. e a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Em seguida. treinou a equipe feminina do Peruggia. e a equipe masculina do Modena. a Copa do Mundo em 2003. defendendo times do Rio de Janeiro parando em 1988. como jogador. e nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. liderança. o ouro nas Olimpíadas de Atenas. começando a carreira de treinador como assistente-técnico de Bebeto de Freitas. Bernardinho jogou voleibol de 1979 até 1986. Bernardo Rocha de Rezende Bernardo Rocha de Rezende. nasceu em 25 de janeiro de 1959. em 84.” Com todo esse sucesso. Retornou ao Brasil e. o título do Grand-Prix. Formado em Economia. nas Olimpíadas de Seul. Eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro por quatro anos consecutivos o melhor treinador do Brasil. no Brasil. líder por excelência. conquistando o vice-campeonato mundial. coaching. em 23 competições. empresário.LIDERANÇA INTRODUÇÃO Esse trabalho mostra a biografia de um esportista e verdadeiro líder. concentração. que com toda sua competência em trabalhar em equipe. a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg-99 e de Santo Domingo 2003. conhecido como Bernardinho. A partir do conceito de “Roda de Excelência”. Bernardinho fez questão de dividir os méritos da conquista com sua equipe: “esse prêmio simboliza o trabalho da Seleção. disputou 22 finais. em suas palestras Bernardinho também desenvolve os seguintes temas: trabalho em equipe. Bernardinho é referência mundial no esporte. e. assumiu o comando da seleção feminina. disciplina. perseverança. Bernardinho mantém disputada agenda de palestras por todo o Brasil. o vice-campeonato da Copa do Mundo. comunicação. em 82. o técnico. Estou aqui representando uma equipe técnica e os jogadores. e o título de melhor técnico do mundo. onde conta a história de sua carreira. em 1999. como o Mundial de 2002 e o Bi em 2006. comportamento e definição de metas. entre viagens. motivação. repassa motivação ao grupo para alcançar os objetivos determinados por ele. conquistando 19 títulos. . no Rio de Janeiro. na Itália. em 2004. em 94. responsável pela popularização do voleibol no Brasil. Em dezembro de 2006. a partir da conquista do vice-campeonato no Mundial. Unanimidade é aclamado como um dos maiores símbolos de liderança no Brasil. assumiu o cargo de técnico da seleção brasileira de voleibol masculino. claro. escritor e palestrante Bernardinho lançou o livro "Transformando Suor em Ouro". treinos. Bernardinho integrou a chamada "geração de prata". alcançando assim o patamar de melhor equipe de vôlei do mundo.

no Japão Campeão da Liga Mundial de Voleibol e Campeão Mundial Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara .desde a época em que ele era levantador da Seleção Brasileira. Espanha Campeão da Copa do Mundo de Voleibol. em Buenos Aires. Argentina Campeão da Liga Mundial de Voleibol. no Japão Bronze no Pan-americano de Santo Domingo Campeão da Liga Mundial de Voleibol. O PROFISSIONAL BERNARDINHO . Itália Ouro na Olimpíada de Atenas Campeão da Liga Mundial de Voleibol e sul-americano Campeão da Liga Mundial de Voleibol e Mundial no Japão Ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro Prata nas Olimpíadas de Pequim.Como jogador 1981 1981 1982 1983 1983 1984 1985 Campeão sul-americano Bronze na Copa do Mundo de Voleibol de 1981 Prata no Mundial de 1982 Bicampeão sul-americano Ouro no Pan-americano de Caracas Prata na Olimpíada de Los Angeles Tricampeão sul-americano . até a final da Olimpíada de 2004. na China Campeão da Liga Mundial de Voleibol e sul-americano Campeão da Copa dos Campeões de Voleibol. em Roma.Como técnico Na seleção feminina 1994 1994 1995 1996 1996 1997 1998 1999 2000 Vice-campeão no Mundial de Voleibol Feminino Ouro no Grand Prix de Voleibol Ouro no sul-americano de voleibol Bronze na Olimpíada de Atlanta Ouro no Grand Prix de Voleibol Ouro no sul-americano de voleibol Ouro no Grand Prix de Voleibol Ouro no Pan-americano de Winnipeg e sul-americano Bronze no Grand Prix de Voleibol e Olimpíada de Sydney Na seleção masculina 2001 2002 2003 2003 2003 2004 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2009 2010 2011 Campeão da Liga Mundial de Voleibol e sul-americano Campeão Mundial. em Madri.

E o resultado pode até não ser o esperado. OBSERVAÇÕES Dentro dessa pesquisa podemos observar que em pleno século XXI há uma procura desesperadora por líderes eficazes. incentivo. Para ele.. sabendo que precisam se respeitar mutuamente.. para isto ele tem de contar com atletas extremamente disciplinados.CONCLUSÃO Podemos dizer que o Bernardinho é um líder exigente e justo.os resultados na verdade. foram elas as responsáveis por esse ou aquele resultado. FRASE DE BERNARDINHO “Penso que antes de qualquer coisa um gestor de pessoas deve desenvolver a capacidade de convencer as pessoas. transmitindo aos seus subordinados. motivação para que a equipe alcance um objetivo comum. pois ambos precisam um do outro. para que a empresa continue desenvolvendo este líder é necessário que a organização ofereça cursos de especialização e ele continue se qualificando para atender as necessidades da organização. Apesar do seu temperamento explosivo Bernardinho mantém o grupo unido em torno dos objetivos a serem alcançados.” Fonte: Sites da internet e dinâmica de dupla . É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. exercendo uma liderança democrática que determina. saber qual é seu foco e objetivo a ser alcançado e saber lidar com conflitos e contra tempos que com certeza ira acontecer. as diretrizes. todos num mesmo barco. remando na mesma direção. o grupo é o centro das decisões. pois são através delas que obteremos os resultados. convencer de que o melhor caminho a ser seguido é esse. Acreditamos que um líder precisa ser respeitado. pois para alcançarmos um objetivo é necessária muita estratégia. as decisões provenientes dessa liderança. acredito que para selecionar um líder eficaz e necessário ele ter alguns quesitos como: capacidade para criar. não nos vemos nesse estilo de liderança. ou não. permitindo o grupo esboçar as técnicas para alcançar os objetivos desejados. Se conseguirmos estabelecer um relacionamento profissional baseando nisso. obedientes e sem questionamentos à sua liderança. ser humilde.. junto com o grupo. Acreditamos que um líder deve ser avaliado por suas ações. Em relação a um líder “linha-dura”. porque se não houver uma ação e comprometimento não conseguirão atingir suas expectativas. Um líder motivando sua equipe através de ações chega longe. mas precisamos avaliar quais foram as ações tomadas. por isso acreditamos no comprometimento da equipe: líder e liderado. Convencer as pessoas de que aquele projeto é o melhor para aquele momento. temos tudo para alcançarmos o sucesso tão esperado.. mas também sabemos que o respeito é algo a ser conquistado. estão alheios a tais decisões. confiança e motivação.