You are on page 1of 4

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO NEPEA/URCA Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte Programa “O Prazer da Arte”

Edital 001/2013
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte – NEPEA/URCA torna público que estão abertas inscrições para a seleção de bolsistas no âmbito do Programa de Apoio à Extensão Universitária - PROEXT, do Ministério da Educação, financiador do Programa “O Prazer da Arte”.

O Programa “O Prazer da Arte” é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte – NEPEA do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseu e vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA. O referido programa tem como objetivo inserir o aluno/a do Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais e Licenciatura Plena em Teatro em ações de extensão universitária enquanto exercício essencial em seu processo de formação acadêmica e profissional. O Programa compreende que ações de extensão universitária no campo das Artes possibilita ampliar o repertório de aprendizagens dos alunos/as em processo de formação inicial que socializarão suas experiências formativas com os professores inseridos nos diferentes níveis da educação básica com as mais diferentes linguagens que constituem o campo das Artes e ao mesmo tempo que instaure processos de mediação entre Arte e Público e suas dimensões educativas tão requeridos no tempo presente. Programa apresenta três linhas de ação constituídas pela Mediação Cultural, Dança Educação e Processos Lúdico-Poéticos para Criação Cênica. Estas linhas se constituirão nos cursos que serão ofertados aos professores e todos serão vivenciados nas dependências do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri - URCA tendo por objetivo trazer para dentro da Universidade e Centro de Artes o professor das escolas públicas, particulares e de organizações não governamentais para uma convivência com o lugar da formação dos futuros professores de artes. Linha 1: Dança Educação - provocar e experimentar a dança cênica com professores das escolas de educação básica tendo como perspectiva uma conscientização da importância do ensino da Linguagem da Dança como ferramenta e área de conhecimento fundamental para descoberta do seu corpo e do seu ser/estar como individuo no mundo.

Linha 2: Processos Lúdico-Poéticos para Criação Cênica - composto por oficinas com 20 (vinte) horas cada. As oficinas serão processuais e a base comum do Ciclo de Oficinas é a discussão e desenvolvimento de estratégias metodológicas para a criação de espetáculos colaborativos com dramaturgia original. O ciclo é composto pelas seguintes oficinas: Encenação, Treinamento físico-poético I e II, Dramaturgia Original, Figurino, Maquiagem, Iluminação, Cenografia, Jogos e Improvisação, Produção Teatral. Linha 3: Mediação Cultural - objetiva introduzir os professores da educação básica sobre as bases conceituais e metodológicas para o trabalho com exposições temporárias e permanentes na área das artes visuais e ao mesmo tempo no terreno da educação não formal experimentada por museus de artes, galerias, centros culturais e outros espaços de recepção, circulação e divulgação da produção em artes visuais. Serão vivenciados encontros tendo por eixo norteador as exposições em cartaz no Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil - CCBNB Cariri e seus campos conceituais, contextuais, estéticos, artísticos e locais. Os participantes farão visitas as exposições e elaborarão materiais educativos para trabalharem em suas escolas e salas de aula. Serão motivados a juntamente com o professor de artes de sua escola a incorporar as exposições como conteúdo de sua disciplina respeitando sempre as especificidades locais e organizativas estabelecidas pelas secretarias de educação. Linha 4: Registro e Documentação – objetiva registrar, documentar, sistematizar e divulgar todo processo de execução do Programa. 1. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: De 12 a 23 de agosto de 2013. 2. LOCAL E HORÁRIOS NEPEA/Centro de Artes – Av. Castelo Branco, 150 – Pirajá, das 14h00 às 18h00 3. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: a) Entregar no local de inscrição, no prazo estabelecido no respectivo edital: - FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE BOLSA – CANDIDATO A BOLSA. O documento deve estar impresso, preenchido e assinado; - cópia do histórico escolar atualizado, fornecido pelo DEG; b) estar regularmente matriculado e cursando o Curso de Artes Visuais ou Teatro da URCA; c) não ter reprovação; d) ter superado o Primeiro Semestre do Curso e não estar cursando o Sétimo ou Oitavo Semestres; e) dispor de tempo para dedicar às atividades relativas ao projeto/programa de extensão do edital disputado; f) curriculum Lattes atualizado e comprovado; g) portfólio.

5. PROCESSO DE SELEÇÃO A seleção dos candidatos será feita por Comissão formada Coordenadores do Programa, constando das seguintes etapas: 1ª. Etapa: Oficinas de Formação (Eliminatória). Será realizada no dia 24/08, sábado, das 9 às 12 e das 14 às 17h, nas Dependências do Centro de Artes. A participação na oficina é obrigatória. 2ª. Etapa: Pré-seleção (Eliminatória). A comissão tomará em consideração as informações prestadas na ficha de inscrição e nos exercícios realizado na 1a. Etapa. 3ª. Etapa: Prova Escrita (Eliminatória) Os candidatos pré-selecionados serão submetidos a uma Prova Escrita de conteúdo geral para todas as linhas de ação (28 de agosto, no horário das 14 às 18 horas) e a uma Prova Escrita de Conteúdo Específico por linha de ação (dia 29 de agosto, no horário das 14 às 18 horas). 4ª. Etapa: Entrevista (Eliminatória) Os candidatos aprovados em todas as etapas serão submetidos a Entrevista de acordo com a Linha de Ação que concorrem. O calendário de entrevistas será divulgado em http://www.urca.br/escoladeartes/main/ 6. PERÍODO DAS BOLSAS O período das bolsas será de 1º. de setembro de 2013 a 28 de agosto de 2014 (12 meses). 7. VALOR DAS BOLSAS: R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais. 8. PERFIL DOS CANDIDATOS A BOLSA POR LINHA DE AÇÃO E NÚMERO DE VAGAS
LINHA DE AÇÃO PERFIL 1. Aluno regularmente matriculado e cursando Licenciatura Plena em Teatro da URCA 2. Ter cursado ou estar cursando a disciplina Linguagem Corporal e Vocal 3. Disponibilidade para participar do Grupo de Estudo de Dança do Prof. Alysson Amâncio 4. Ter experiência com algum estilo de dança, além da universidade. 1. Aluno regularmente matriculado e cursando Licenciatura Plena em Teatro da URCA VAGAS

pelos

Dança Educação

03

Processos LúdicoPoéticos para Criação Cênica

2. Dramaturgia e Encenação – a partir do 2º semestre, sem reprovação no Histórico Escolar. 3. Improvisação – a partir do 2º semestre, sem reprovação no Histórico Escolar. 4. Visualidade – a partir do 2º semestre, sem reprovação no Histórico Escolar. 5. Ter disponibilidade para participar do LaCrirCe – Laboratório de Criação e Recepção Cênica. 1. Aluno regularmente matriculado e cursando o Curso de Artes Visuais 2. Não ter reprovação 3. Ter cursado Pesquisa e Prática Pedagógica em Artes I 4. Ter disponibilidade para participar do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC. 1. Aluno regularmente matriculado e cursando o Curso de Artes Visuais e/ou Teatro 2. Não ter reprovação 3. Ter experiência com registro em áudio, vídeo e fotografia 4. Ter disponibilidade para participar do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte - NEPEA. 5. Ter disponibilidade para participar de um dos Grupos de Estudo ou Pesquisa vinculados ao Programa.

03

Mediação Cultural

03

Registro e Documentação

02

9. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO A divulgação da relação dos alunos contemplados com as Bolsas ocorrerá no dia 02 de setembro de 2013 através de listagem afixada na sede do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte – NEPEA e divulgada na página do Centro de Artes (http://www.urca.br/escoladeartes/main/) 10. OUTRAS INFORMAÇÕES Entre em contato com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte NEPEA.

Prof. Dr. Fábio José Rodrigues da Costa Coordenador do NEPEA-Centro de Artes/URCA