You are on page 1of 2

RESOLUÇÃO No 01/2007, de 29 de junho de 2007.

Regulamenta a atividade acadêmica Estágio Supervisionado no âmbito do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica.

O COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA, no uso de suas atribuições estatutárias, considerando o disposto no Projeto de Criação do Curso, na Grade Curricular em vigor, na Lei nº 6.494 de 07/12/1977, no Decreto nº 87.497 de 18/08/1982, modificado pelo Decreto nº 2.080 de 26/11/1996 e na Resolução nº 03/2006 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, resolve: Art. 1o Regulamentar a matrícula, acompanhamento e avaliação da atividade acadêmica Estágio Supervisionado nos termos dessa Resolução. Art 2 o A atividade acadêmica Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória, configurada como vivência profissional complementar à formação acadêmica. Art. 3o O Estágio Supervisionado deverá ser realizado sob orientação de professor orientador e sob supervisão de um supervisor designado pelo campo de estágio; Art 4 o Para se matricular na atividade acadêmica Estágio Supervisionado, o aluno deverá atender às seguintes exigências: a) Ter sido aprovado em todas as disciplinas da Grade Curricular do curso do 1° ao 5° períodos; b) Ter seu plano de trabalho aprovado pelo professor orientador da atividade acadêmica. § 1o No plano de trabalho deverá constar inequivocamente a área de atuação e todas as atividades programadas para o estágio, conforme o Art. 5o. Art. 5o Por ser desenvolvida fora da Universidade, essa atividade requer, para seu acompanhamento, a apresentação dos seguintes documentos complementares: a) b) Formulário com dados da empresa; Plano de trabalho com cronograma de atividades;

c) Termo de compromisso. § 1o O aluno deverá cumprir, no mínimo, 480 horas de Estágio Supervisionado. § 2o A jornada a ser cumprida pelo aluno deve ser compatível com o horário escolar. § 3o A carga horária dedicada a esta atividade não deverá ultrapassar 30 (trinta) horas semanais durante o semestre letivo.

7o A avaliação do estágio será feita pelo professor orientador. O tema deverá ser escolhido pelo professor orientador em comum acordo com o aluno. 6o Ao final do Estágio Supervisionado. 29 de junho de 2007. 9o Casos excepcionais serão analisados por este Colegiado. Art.8o O relatório técnico deverá ser redigido segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Art. Art. 10o Esta Resolução entra em vigor a partir da data de sua aprovação pelo Colegiado. Art. Prof.Art. Belo Horizonte. Alexandre Mendes Abrão Coordenador do Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica . no relatório avaliativo do supervisor de estágio e no comprometimento do aluno com as tarefas planejadas pelo professor orientador no início do semestre. Esta avaliação será baseada no relatório técnico. o aluno deverá apresentar um relatório técnico. § 1o A orientação quanto ao conteúdo e desenvolvimento do relatório técnico ficará a cargo do professor orientador. § 2o O relatório técnico deverá ter sólida fundamentação teórica vinculado a pelo menos uma das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado.