You are on page 1of 25

RM FLUXUS - SISTEMA DE GESTÃO FINANCEIRA

CONTEÚDO DA APOSTILA - MÓDULO DE CADASTRO - LANÇAMENTOS - MÓDULO DE OPERAÇÃO E GERADOR DE RELATÓRIOS

Acessando o Sistema

Tela de Login: conforme mostra a tela a baixo, o usuário deverá informar seu usuário e senha, este usuário já devera está anteriormente cadastrado pelo Administrador do sistema.

Módulo de Cadastros: Esta é a primeira etapa no sistema RMFluxus e visa preencher todas as informações auxiliares necessárias para serem alocadas nas classificações dos Lançamentos Cadastro de Cliente/Fornecedores: nesta opção serão cadastrados todos os clientes fornecedores, ao clicar nesta opção o usuário deverá informar um filtro de acesso ao cadastro conforme mostra abaixo, em seguida clicar em executar:

Visão dos Clientes fornecedores já cadastrados

Inserir Novo

Cliente/Fornecedor: Informe se está incluindo um Cliente.: na inclusão de um cliente/fornecedor é mostrado o código do último cliente e do último fornecedor incluído.Cliente / Fornecedor Nesta pasta. Fornecedor ou Ambos. se ele é um cliente e um fornecedor. Nome Fantasia: Informe o nome fantasia do cliente/fornecedor. É apresentado o código do último cliente cadastrado. Nome: Informe o nome do cliente/fornecedor.Pasta Identificação . Neste campo pode-se informar a razão social do cliente/fornecedor cadastrado. serão informados os dados que identificarão o cliente/fornecedor cadastrado. Os seguintes campos serão apresentados: Código: Informe o código para o cliente/fornecedor Obs. ou seja. Último Cliente: Campo Informativo. .

se for "Pessoa Física". (CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica / CPF – Cadastro de Pessoa Física) Inscrição Estadual: Informe a inscrição estadual do cliente/fornecedor. É apresentado o código do último fornecedor cadastrado. o sistema verifica a categoria do cli/for. COFINS e PIS/PASEP. estes tipos são cadastrados no menu Cadastros Exemplo: Indústria. comércio. Inscrição Municipal: Informe a inscrição municipal do cliente/fornecedor. Órgão Público: Se for ativado. Tipo: Informe o tipo do Cliente/Fornecedor.Último Fornecedor: Campo Informativo. CSLL. o preenchimento não será exigido. CNPJ/CPF: Informe nesse campo o CNPJ ou CPF do Cliente/Fornecedor.Cliente / Fornecedor . Pasta Endereço . CEI: Informe nesse campo a matrícula do CEI (Cadastro Específico do INSS). na inclusão de um lançamento para o Cliente o sistema irá gerar o IR. Categoria: Informe se este Cliente/Fornecedor é Pessoa Física ou Jurídica. Observação: quando o preenchimento deste campo for definido como "Obrigatório".

E-Mail Contato . Os campos a preencher são: Rua Número Complemento Bairro Cidade Estado . na parte inferior da janela de edição. temos as opções: Endereço: São os dados referentes ao endereço de correspondência do cliente/fornecedor. serão informados os endereços do cliente/fornecedor.Nesta pasta. Pagamento: São os dados referentes ao endereço para pagamento do cliente/fornecedor.O preenchimento deste campo poderá ser obrigatório País Caixa Postal CEP Telefone Fax Celular Telefone Comercial – Só será disponibilizado para pessoa física. Entrega: São os dados referentes ao endereço para entregas do cliente/fornecedor.

clicando duas vezes sobre o mesmo. alterar ou inserir novos filtros de acordo com suas necessidades .Código do Município Dados Bancários Acesse a pasta e Informe os dados bancários dos fornecedores Módulo Inclusão de Lançamentos: Conforme mostra a figura abaixo. Obs. o usuário poderá excluir. escolha o filtro a ser utilizado.

Inserindo um novo Titulo Clique aqui para Inserir um novo Lançamento Preencha os campos conforme mostra a tela abaixo: .

os campos código e CGC já serão preenchidos automaticamente pelo sistema de acordo com o cadastro do mesmo. CNPJ: Informe o CNPJ do cliente/fornecedor. ou o campo nome fantasia.Lançamento Nesta pasta deverão ser preenchidos os campos que identificarão o lançamento: Pag/Rec: Informe se o lançamento é a pagar ou a receber.Campos: Pasta Identificação . Nome Fantasia: Informe o nome fantasia do cliente/fornecedor do lançamento. Tipo de Documento: Informe qual o tipo de documento do lançamento. Número do Documento: Informe o número do lançamento . o sistema apresentará na lista de opções os tipos já cadastrados através do Menu Cadastro | Tipos de documento. ou o CGC. Exemplo: Se preencher o nome fantasia. o sistema já preencherá automaticamente os demais campos. Filial: Informe a filial do lançamento Cliente/Fornecedor: Informe o código do cliente/fornecedor para o qual está incluindo o lançamento. Observação: Informando apenas o campo código.

Informe um histórico para o lançamento. quando desejar informar. aparecerá no campo "último número". A Contabilizar . altere o tipo para Contábil. A informação deste campo na inclusão de um lançamento é opcional. ele continuar com o valor igual a 00000000. de acordo com a parametrização no Menu Opções | Parâmetros | RM Fluxus | Lançamentos. Contábil . porque registra o dia em que o documento deverá ser pago ou recebido. este campo é preenchido automaticamente com a data de operação do sistema como provável data de emissão. Tipo Contábil: Informe qual o tipo de contabilização deverá ter o lançamento.o lançamento não terá contas de crédito e débito nem na contabilidade da inclusão. nem na contabilidade da baixa do lançamento. A informação correta desta data é importante. será porque o tamanho deste campo no parâmetro está igual a 0. mas poderá ser alterada se necessário. Baixa Contábil . este servirá como referência para o preenchimento do número deste campo. o sistema já preencherá este campo com a data de operação do sistema.deverá ser informado obrigatoriamente as contas de crédito e débito na inclusão e na baixa do lançamento. Emissão: Informe a data de emissão do lançamento. para contabilizá-lo terá Se o lançamento for proveniente do RM Líber (Sistema de Escrita Fiscal): Campos que não podem ser alterados: Número do Documento Série do Documento . Segundo Número: neste campo será informado o Numero do Pedido (Gerado no sistema do Suprimento) Observação: Se ao preencher este campo. Conta Caixa: Informe a conta caixa do lançamento.não será obrigatório informar as contas de crédito e de débito na inclusão do lançamento. as opções são: Não Contábil . Pode-se criar uma nova conta caixa ou Histórico: Este campo estará desabilitado se no parâmetro "Usar campo" (Menu Opções | Parâmetros | RM Fluxus | Lançamento) ele estiver desmarcado. Caso o lançamento seja baixado como "a contabilizar". altere-a se necessário.o lançamento irá gerar crédito e débito somente na contabilidade da baixa do lançamento. o último número incluído para este tipo de documento. Vencimento: Informe a data de vencimento do lançamento.Observação: Depois de informar o campo tipo de documento.

é apresentada a opção para realizar o vínculo entre os lançamentos. o sistema irá executar a rotina de Baixa / Baixa Parcial dos Lançamentos. caso tenha.Código do Documento Cliente/Fornecedor Filial Data da Emissão Pagar/Receber Valor Financeiro Tipo Contabilização Campos que podem ser alterados: Data do Vencimento Código do Departamento Data da Previsão de Baixa Valor de Juros Valor de Descontos Conta/Caixa Centro de Custo Segundo Número Campos das Tabelas Opcionais Recebimento Via Cheque / Emitir Cheque: Opção para emitir cheque a receber ou a pagar. na seqüência da inclusão. se durante a inclusão você clicar na opção Baixar lançamento. Dessa forma. Com esta opção ativada. ao salvar o lançamento o sistema verifica se existe algum Lançamento de Adiantamento ou de Devolução para o Cli/For informado no lançamento. na seqüência da lançam1ento. Baixar Lançamento: Opção para baixar o lançamento logo após a sua inclusão. Vincular Lançamento: Este campo estará disponível apenas se os campos Emitir Cheque/Recebimento Via Cheque ou Baixar Lançamento estiverem inativos. Pasta Valores Gerais .Lançamento .

Valor Multa: Informe se houver. Observação: Depois de ter cadastrado dados na pasta Rateios. Carência de Juros (dias): Informe neste campo a quantidade de dias de carência para o cálculo dos juros ao dia. . Valor Juros: Informe se houver. Pode ser informado um valor fixo ou uma fórmula que realize o cálculo dos juros. Os campos a preencher são: Valor Original: Informe o valor do lançamento. Valor Desconto: Informe se houver. o valor de multa para o lançamento. Juros dia %: Através deste campo você pode definir uma "taxa" ou um "valor" de juros ao dia. sempre que for alterado o Valor Original.Lançamento Nesta pasta serão informados os valores do lançamento. o sistema apresenta uma confirmação de recálculo dos rateios do lançamento. Valor Baixado: Será preenchido pelo sistema durante o processo de baixa do lançamento.Pasta Valores Gerais . Pode ser informado um valor ou uma fórmula que realize o cálculo da multa. o valor total de juros para o lançamento. o valor do desconto do lançamento.

o sistema calculará o valor do desconto. são eles: Para Lançamentos a Pagar Informar o campo Tipo de Despesas Para Lançamentos a Receber Informar o campo Tipo de Receitas : Para ambos os lançamentos Informar o campo Forma de Pagamento /Recebimento Numero do Contrato Pasta Rateios – Lançamento . Pasta dados Opcionais Campos a serem preenchidos: Departamento: Escolha o departamento da filial escolhida para o lançamento. Outros campos poderão aparecer ou não.Observação: Ao selecionar uma fórmula para este campo o campo do valor fixo será zerado e não ficará disponível para edição. dependendo da parametrização. Centro de Custo: Escolha o centro de custo para o lançamento. Percentual do Desconto: Informando o percentual.

Total Rateado: O total rateada tem que ser igual ao valor do lançamento. Caso você inserir o Centro de Custo ou Departamento na pasta de rateio utilizando o Enter. Se desejar excluir algum Centro de Custo rateado. para incluir clique no botão "Incluir". podendo ser alterado. Pasta Integração Bancaria . sendo que. Rateio por Centro de Custo: Escolha o Centro de Custo que o lançamento será rateado. selecione-o e clique no botão "Excluir". o mesmo somente funcionará se a Preferência do usuário "Usar ENTER como TAB" estiver desabilitada. através dos Centros de Custo cadastrados mostrados abaixo. Significa que este lançamento será rateado. Preencha o percentual ou o valor do lançamento que será deste Centro de Custo. o valor Total Rateado tem que ser igual ao valor do lançamento.Nesta pasta será feito o rateio do lançamento por Centro de Custo e/ou por Departamento. Atenção: Caso seja cadastrado na pasta Opcional o campo Departamento e/ou Centro de Custo. estes campos serão preenchidos automaticamente nesta pasta Rateios como um Departamento e/ou um Centro de Custo rateado. Total Rateado: O total rateado tem que ser igual ao valor do lançamento.

entre outras informações do boleto. a composição e disposição desses números variam de banco para banco. e automaticamente convertidos e transferidos para o campo IPTE. Através do leitor ótico. Código de Barras: No total o código de barras é composto por 44 dígitos numéricos. Gerar Código de Barras e Linha Digitável: Esse campo só é apresentado para lançamentos a Receber. Através do ícone é possível gerar o Código de Barras e IPTE. podendo conter o número da agência. conforme padronização do Banco Central. é a representação numérica do Código de Barras. devem ser obrigatoriamente informados no lançamento. conta corrente. no cadastro de Fornecedores será necessário informar apenas a forma de pagamento. o IPTE ou o Código de Barras.IPTE: O IPTE ou Linha Digitável. Atenção: O IPTE e o Código de Barras serão usados para Pagamento Eletrônico apenas quando a forma de pagamento informada no cadastro de Fornecedores for "Títulos de Cobrança (Boletos)". que representam o valor e a data de vencimento. os dados constantes no código de barras serão transferidos para o campo. Observação: O leitor de código de barras deverá ser o tipo que intercepta o teclado do computador. Nesse caso. código do cliente. e possa ser configurado para ler o padrão do código de barras existente no boleto bancário. . que é o 'dois de cinco intercalado'.

Com o campo “Informar dados somente uma vez”. tipo. poderá nesta tela marcar a opção “Informar dados somente uma vez”.marcado: .Módulos de Operações Baixa de Títulos: Localize o titulo a ser baixado. se o usuário vai executar uma baixa simples. Esta tela tem uma particularidade. descontos ou outros valores. marque-o com a barra de espaço. ou seja. conforme mostra a tela acima. utilize o ícone Baixar lançamento. título que não tem incidência de juros.

Histórico. conforme é mostrado a baixo : Obs. o usuário marcará a opção emitir cheque após a baixa.O sistema pedirá somente a data de baixa. conta caixa (Banco ou caixa) evento contábil.desmarcado A contrario dos campos anterior o sistema abrira uma outra tela conforme mostra abaixo Campos da Baixa: . numero do cheque. Com o campo “Informar dados somente uma vez”.: Caso o titulo esteja sendo baixado com cheque.

numero documento e habilitará o campo valor da baixa. se o titulo for parte de um pagamento ou de recebimento. um numérico Numero original - 8934 Próximo Numero - 8934B ou Próximo Numero - 893401 Informados os dados clicar em OK Legenda Indicando que o titulo foi baixado Cancelando Baixa: .valor descontos Valor de Multas Obs.valor do juros. fazendo isso será baixado o valor informado seguido da geração automática de outro lançamento com o restante do valor do titulo Dica : para lançamentos gerados de baixa parcial. com esta opção marcada o sistema pedirá data de vencimento.Data da abaixa (Data de pagamento) Data de Compensação. banco da Operação Informe os campos se necessário: Numero do Cheque (para lançamentos de cheque). poderá ser utilizado a opção. e aconselhável o usuários informar no campo numero do documento Numero original do títulos + Uma letra ou se preferir. “Baixa Parcial”.

Emitindo Cheque para títulos a pagar .: Estas informações serão gravadas para historico do estorno do banco no Relatório de Extrato bancário emitido na opção de Gerador de relatório.Marque o lançamento conforme mostra a tela abaixo e clique no ícone indicado pela seta Informe os campos Historico do Cancelamento Data Cancelamento Obs.

.Marque o titulo e clique conforme mostra a imagem a baixo Tela do cheque Informe os campos do cheque Conta Caixa: Informe qual a conta caixa será a responsável pela emissão ou pelo recebimento do(s) cheque(s). e escolher a opção "um cheque para cada lançamento". Na Emissão de Cheque. o número já será apresentado como default seguindo a seqüência do último cheque emitido. Caso sejam selecionados vários lançamentos para a emissão de cheques. o sistema apresentará uma lista contendo todas as contas cadastradas no Menu Cadastro | Contas/Caixa. R$: O sistema já preencherá este campo com o valor do lançamento. Nº do Cheque: Informe o número do cheque a ser emitido ou recebido. os números dos cheques serão apresentados como default seguindo a seqüência do último cheque emitido.

Nominal a: Se o cheque for nominal. Se desejar. além disso. Nesse campo pode ser definido se o Extrato de Caixa será Contábil ou não. Esse histórico será para a descrição do motivo de cancelamento do cheque.Observação: o sistema já calculará descontos ou juros. ficam disponíveis as seguintes variáveis: [HIS] para o Histórico do Lançamento [NOM] para o Nome do Cli/For [LCT] para a Referência do Lançamento [CCF] para o Código do Cli/For [FAN] para o nome do Cli/For [NUM] para o Número do Documento [MDC] para o Mês de Competência [EMI] para a Data de Emissão [VEN] para a Data de Vencimento [SNU] para o Segundo Número [TDO] para o Tipo de Documento [DTD] para a Descrição do Tipo Doc. departamento e centro de custo responsáveis pelo pagamento ou recebimento do cheque. A partir de agora. as opções são: . caso esteja cadastrado no lançamento. foram feitas alterações para que as variáveis disponíveis para o histórico e para o nominal fiquem disponíveis para ambos os campos. se o lançamento possuir o "Tipo Contábil" "Contábil" ou "Baixa Contábil".para o nome do Cliente/Fornecedor [COL] . e segue o mesmo conceito de variáveis do tópico do item” Nominal a:“ Tipo Contábil: Só será permitida a seleção de opção neste campo. preencha esse campo com o nome do favorecido.para o nome da Filial [FUN] .para o nome da Coligada [FIL] . digite as seguintes variáveis: [NOM] . Histórico de Cancelamento: Esse campo só é apresentado no cancelamento de cheque. tanto para o campo nominal quanto para o campo histórico.para o nome do Funcionário do lançamento no cheque. [COL] para o nome da Coligada [FIL] para o nome da Filial [TB1] para a descrição da Tabela Tipo de Despesas [TB2] para a descrição da Tabela Tipo de Recetas [TB3] para a descrição da Tabela forma de Pagamento/Recebimento Filial / Departamento / Centro de Custo / Tabelas Opcionais: Informe a filial.

o Extrato de Caixa é gerado como Não Contábil. A contabilização do Extrato de Caixa só poderá ser Exportada para o RM Saldus após a Compensação do Extrato. para confirmar a Emissão ou Recebimento do cheque deve ser informado obrigatoriamente um Evento Contábil. Parcial: Marque essa opção caso o cheque seja parcial Obs. não terá contas de crédito e débito para contabilização.o Extrato de Caixa é gerado como Contábil. Essa opção aparecerá apenas se o parâmetro "Desvincular baixa do compensação do cheque" estiver marcado. terá contas de crédito e débito para contabilização. e para finalizar esta operação informando mais de um cheque ou apenas um.o Extrato de Caixa é gerado como A Contabilizar. será exibida a opção "Novo".Não Contábil . pois assim. marcando as duas opções. se o lançamento possuir o "Tipo Contábil" "Contábil" ou "Baixa Contábil". após informar o primeiro cheque. Atenção: Quando o Extrato de Caixa for compensado. Pré-datado: Marque essa opção quando o cheque for pré-datado. Sendo possível baixar o lançamento e compensar o cheque. Contábil . a opção ficará desabilitada. será possível compensar o extrato do cheque correspondente ao lançamento sem baixar o lançamento ou baixar um lançamento sem compensar o extrato do cheque. para que se possa informar mais de um cheque parcial para o lançamento. podendo o usuário informar a quantidade de cheques através do botão "Novo" até o valor total do lançamento. Evento Contábil: Só será permitida a seleção de opção neste campo. A Contabilizar . Observação: Ao ativar a função "Parcial". não será obrigatório informar um Evento Contábil para confirmar a Emissão ou Recebimento do cheque. a Data de Contabilização do Extrato de Caixa será alterada para a data de compensação. não terá contas de crédito e débito para contabilização. o usuário poderá clicar no botão "Ok". O sistema só habilitará a alteração do valor do cheque se essa opção for marcada. . Compensar Extrato: Marque esse campo se desejar que o cheque já gere um extrato compensado Baixar Lançamento: Marque esse campo se desejar que o lançamento já seja baixado na emissão / recebimento do cheque.

Baixa. Imprimir Cheque: Marque essa opção se desejar imprimir o cheque já na emissão ou recebimento do cheque.Caso responda NÃO. Para isso. o sistema abrirá a tela de baixa parcial do lançamento. existe as seguintes opções: Previsão de Baixa. . onde serão informados os campos Tipo Documento. O processo de cheques segue o mesmo roteiro para recebimentos (Conta a Receber) . Dica: O sistema oferece a opção de informar essa data como default. Emissão e Sistema. Data do Cheque: Informe a data de emissão do cheque. Parcela do lançamento que será gerado com o valor que não teve cheque emitido. o sistema irá baixar o lançamento com um desconto deste valor. Data Venc. que deverá estar Data de Vencimento -- Utilizado para controle de cheques pré-datado Obs. Ler Cheque Clicando neste botão é possível utilizar uma leitora de cheques.Atenção: Se o cheque for parcial e compensado. Vencimento. após a tela de compensação de cheque aparecerá uma mensagem de confirmação de baixa parcial do lançamento.Caso responda SIM. . Número Documento.

e em seguida clique em visualizar Impressão .001 Dê um clique no relatório. em seguida escolha que tipo de relatório do grupo você deseja emitir. neste exemplo usaremos o código 02.Módulo de Relatórios Neste modulo você aprenderá a gerar os relatórios de forma fácil e com eficiência no gerados de relatório Conforme mostra a imagem abaixo clique no menu relatórios opção gerador Em seguida será mostrada a visão dos relatórios em forma de trewew Os relatórios estão divididos na base da seguinte forma: Gerando um relatório Escolha o grupo de relatório clicando o (+).

veja o exemplo abaixo: Escolha o campo do filtro .Informe o tipo de Despesas: Aqui neste relatório o usuário poderá listar apenas um determinado tipo de despesas. Na parte superior esquerda da tela o usuário poderá excluir ou fazer inserção de novos campos para seleção dos filtros.De acordo com a configuração dos filtro de seleção.Informe o intervalo de datas: Note que o operador matemático (>= e <=) afirma que as datas devem estar dentro de um período. . note que o operador matemático aqui informado é (=) Obs. aparecerá a seguinte tela : . sendo que os campos que aparecem chamamos de campos fixos.

e enviado por e-mail .Após a inserção do campo do Filtro ficará assim a tela: Excluído um campo: Escolha a linha do Filtro e escolha a opção excluir Visualizando a Impressão Clique aqui para Imprimir O Relatório poderá ser salvo em PDF.