You are on page 1of 9

Interbits – SuperPro ® Web

1 [ 125281 ]. A imagem abaixo ilustra uma bola de ferro após ser disparada por um canhão antigo.

Desprezando-se a resistência do ar, o esquema que melhor representa as forças que atuam sobre a bola de ferro é:

a)

b)

c)

d) 2 [ 124414 ]. O uso de hélices para propulsão de aviões ainda é muito frequente. Quando em movimento, essas hélices empurram o ar para trás; por isso, o avião se move para frente. Esse fenômeno é explicado pelo(a) a) 1ª lei de Newton. b) 2ª lei de Newton. c) 3ª lei de Newton. d) princípio de conservação de energia. e) princípio da relatividade do movimento. 3 [ 117502 ]. Uma pessoa caminha sobre uma estrada horizontal e retilínea até chegar ao seu destino. A distância percorrida pela pessoa é de 2,5 km, e o tempo total foi de 25 min. Qual o módulo da velocidade da pessoa? a) 10 m/s b) 6,0 km/h c) 10 km/h d) 6,0 m/s e) 10 km/min 4 [ 112971 ]. Numa corrida de revezamento, dois atletas, por um pequeno intervalo de tempo, andam juntos para a troca do bastão. Nesse intervalo de tempo, I. num referencial fixo na pista, os atletas têm velocidades iguais. II. num referencial fixo em um dos atletas, a velocidade do outro é nula. III. o movimento real e verdadeiro dos atletas é aquele que se refere a um referencial inercial Página 1 de 9

c) apenas III. c) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação. e) A força centrífuga é uma força que surge em decorrência da lei da inércia. Considere a tirinha envolvendo a “Turma da Mônica”. que é reação à força peso sobre objetos apoiados em superfícies planas.0 m s2 b) 6.5 m s2 7 [ 111052 ]. d) apenas I e II. esta certamente é consequência da ação de uma força. com a Física. Supondo que o sistema se encontra em equilíbrio. c) Para toda ação existe uma reação correspondente. II e III. O maior valor possível para a aceleração desse corpo é de: a) 10.5 m s2 c) 4. e) I. têm sua parte cômica relacionada. Analisando as Leis de Newton. Em Tirinhas.0 m s2 d) 3. 5 [ 116704 ]. de alguma forma. Está(ão) correta(s) a) apenas I. Um corpo de massa igual a 4 kg é submetido à ação simultânea e exclusiva de duas forças constantes de intensidades iguais a 4 N e 6 N. é muito comum encontrarmos situações que envolvem conceitos de Física e que. de acordo com a Lei da Ação e Reação (3ª Lei de Newton). inclusive. pode-se concluir corretamente que: a) O movimento retilíneo e uniforme é consequência da aplicação de uma força constante sobre o corpo que se move. 6 [ 116958 ]. a) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre a corda formam um par ação-reação. é correto afirmar que. agindo sobre o corpo. sendo exemplo dessa circunstância a força normal. respectivamente. em repouso. d) Se um corpo é dotado de aceleração.Interbits – SuperPro ® Web fixo nas estrelas distantes.0 m s2 e) 2. sobre corpos que obedecem a um movimento circular e que tem como reação a força centrípeta. b) A lei da inércia prevê a existência de referenciais inerciais absolutos. mostrada a seguir. b) apenas II. b) a força que a Mônica exerce sobre o chão e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação. como é o caso do centro de nossa galáxia. ou de um conjunto de forças de resultante diferente de zero. d) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre o chão formam um par ação-reação. Página 2 de 9 .

aumenta e em seguida diminui. que impõem desconforto aos usuários devido às forças inerciais. ilustradas abaixo. diminui para quase zero e no final aumenta. O copo. d) começa baixa.5 8 [ 116512 ]. Sobre a velocidade de crescimento da árvore. podemos observar a presença de tais forças. ao cair.3 30. considere que o pêndulo está em repouso com relação ao ônibus e que o ônibus move-se horizontalmente. c) começa baixa.9 20. um passageiro deixa cair um copo.Interbits – SuperPro ® Web TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O Quadro que segue mostra a idade(t) e a altura(h) de uma árvore. b) inicialmente é grande. atinge o piso do avião próximo ao ponto indicado pela seguinte letra: a) P b) Q c) R d) S 10 [ 104730 ]. é correto afirmar que: a) inicialmente é grande e em seguida vai diminuindo gradualmente. Belém tem sofrido com a carga de tráfego em suas vias de trânsito. diminui e em seguida aumenta novamente. com velocidade constante de 1000 km/h. Página 3 de 9 . Se fixarmos um pêndulo no teto do ônibus. t (anos) 0 10 30 50 70 90 m (metros) 0 2 10. Sem levar em conta os efeitos do ar em todas as situações hipotéticas. Os motoristas de ônibus fazem frequentemente verdadeiros malabarismos. Observe a ilustração abaixo. No interior de um avião que se desloca horizontalmente em relação ao solo. na qual estão indicados quatro pontos no piso do corredor do avião e a posição desse passageiro. 9 [ 99046 ]. e) é pequena no começo.3 26. diminui mais ainda e no final é grande.

13 [ 98365 ]. Uma única força agindo sobre uma massa de 2. A aceleração. e considerando a representação da figura. a massa de uma pessoa é seis vezes menor do que na Terra. b) nas situações (II) e (V). porém em sentido contrário. A aceleração da gravidade na superfície da Lua é seis vezes menor do que a aceleração da gravidade na superfície terrestre. em m/s2. c) nas situações (II) e (IV). e) o torque aplicado à bola pela raquete resulta no seu movimento de translação. d) a energia cinética adquirida no movimento ascendente da bola é transformada em energia potencial no movimento descendente. aplica à bola um movimento de rotação (que ocorre em torno do seu próprio eixo) sobreposto ao movimento de translação. “Top Spin” é uma das jogadas do tênis na qual o tenista. usando a raquete. 11 [ 100889 ].5. b) a bola alcançará uma distância maior devido ao seu movimento de rotação. b) 1. e) nas situações (III) e (IV). b) Na Lua. Página 4 de 9 . tanto na Terra como na Lua. d) nas situações (III) e (V). Com relação a essa afirmativa. conforme esquematizado na figura 11 a seguir: Com base nos conhecimentos de mecânica. a massa de uma pessoa é seis vezes maior do que na Terra. 12 [ 96979 ]. devido à composição dos movimentos de translação e de rotação.0 kg fornece a esta uma aceleração de 3.0. c) Na Lua.0 m/s2. é correto afirmar: a) Uma pessoa na Terra pesa seis vezes mais do que na Lua. c) 3. a posição do pêndulo está ilustrada corretamente a) na situação (I).Interbits – SuperPro ® Web Sendo v a velocidade do ônibus e a sua aceleração. d) O peso dessa pessoa é o mesmo. c) a força que a raquete aplica à bola é a mesma que a bola aplica à raquete. produzida pela mesma força agindo sobre uma massa de 1 kg é a) Zero. é correto afirmar que a) a trajetória do centro de massa da bola pode ser descrita por uma espiral.

consequentemente. Nas estradas de mão única. consequentemente. ele utiliza uma balança de braços iguais. ele utiliza um dinamômetro na vertical. até que consiga o equilíbrio. consequentemente. ele gasta menos os pneus. c) I. seu carro precisa de mais força de atrito para trafegar e.0. ele deixa a pedra cair de uma certa altura e mede o tempo de queda. o astronauta a prende na ponta de um fio que passa por uma roldana fixa vertical. consequentemente.Interbits – SuperPro ® Web d) 6. Sobre as duas situações descritas. seu carro precisa de mais força de atrito para trafegar e. III e IV.Para medir a massa. é comum observarmos motoristas que se comportam como o mostrado na Situação 1: procurando seguir as curvas determinadas pela estrada. ele gasta menos os pneus. III . seu carro precisa de menos força de atrito para trafegar e. solto da mesma altura.Para medir o peso. consequentemente. pendurando a pedra na extremidade e lendo seu peso na escala do aparelho.Para medir o peso da pedra. isto é. para a mesma estrada. Um astronauta na Lua quer medir a massa e o peso de uma pedra. comparando-o com o tempo de queda de um objeto de massa conhecida. procuram retificar as curvas determinadas pela estrada.Para medir a massa. até que a roldana pare de girar. b) III e IV apenas. ele gasta menos os pneus. II. ele gasta mais os pneus. massas de valor conhecido. ele gasta menos os pneus. d) o motorista da situação 1 sente mais o efeito da inércia. seu carro precisa de mais força de atrito para trafegar e. no outro. enquanto que outros. c) o motorista da situação 1 sente menos o efeito da inércia. um de cada vez. colocando em um dos pratos a pedra e. a relação entre os tempos é igual à relação entre as massas. As experiências CORRETAS são: a) I e II apenas. II . Para isso ele realiza as seguintes experiências: I . a alternativa que melhor aplica os conceitos físicos a cada uma delas é a) o motorista da situação 2 sente mais o efeito da inércia. 14 [ 103316 ]. ele pendura objetos de peso conhecido. IV . d) I. na outra ponta do fio. II e IV apenas. e) o motorista da situação 2 sente menos o efeito da inércia. b) o motorista da situação 2 sente mais o efeito da inércia. seu carro precisa de menos força de atrito para trafegar e. quando não há movimento. até obter o equilíbrio da balança. 15 [ 84883 ]. Página 5 de 9 . como o mostrado na Situação 2.

Correta. a massa (m) e a aceleração ( a ) da seguinte forma: r r R = m. podemos notar que para uma massa (m) diferente de zero um vetor a não nulo só r é possível caso o vetor da resultante das forças R também não seja. II. Incorreta. isto é. Resposta da questão 3: [B] V= ΔS 2.0km / h Δt 25 Resposta da questão 4: [D] I. Evidentemente a mudança da quantidade de movimento resulta na variação da velocidade do corpo o que implica no surgimento de uma aceleração. Correta. podemos apresentar a relação entre a resultante das forças ( R ) r atuantes em um corpo.Interbits – SuperPro ® Web Gabarito: Resposta da questão 1: [A] Após o lançamento. a única força que age sobre a bola é seu próprio peso. dependendo apenas do referencial adotado. r De forma simplificada. Resposta da questão 2: [C] As forças do par ação-reação têm mesma intensidade. quando não nula. Não existe um referencial preferencial. mesma direção e sentidos opostos. Resposta da questão 5: [D] A segunda lei de Newton.a Ou ainda: r r R a= m r Desta forma. conforme afirma a 3ª Lei de Newton (princípio da ação-reação). provoca uma variação na quantidade de movimento do mesmo. III.5 = = 0. concluímos que a maior aceleração ocorrerá quando a resultante for máxima.1km / min = 6. afirma que a resultante das forças atuantes em um corpo. Resposta da questão 6: [E] Como FR = ma. conhecida como princípio fundamental da dinâmica. Todo movimento (ou repouso) é real e verdadeiro. Página 6 de 9 . vertical e para baixo. quando as forças agirem na mesma direção e no mesmo sentido.

20 Resposta da questão 9: [C] Por inércia. média Vm (m/ano) 0. Resposta da questão 10: [B] Quando o ônibus está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme. portanto ele cai próximo ao ponto R.32 26.3 0.Agem em corpos diferentes (uma na Mônica e a outra na corda). inclinando-se para frente em relação ao ônibus. Assim. quando o copo é abandonado. ele continua com a mesma velocidade horizontal em relação à Terra. Resposta da questão 7: [C] A Lei da Ação e Reação (3ª Lei de Newton) afirma que as forças do par Ação-Reação: . como se o avião estivesse em repouso em relação ao solo.21 Veloc. Resposta da questão 11: [C] Ação e reação.9 0. o pêndulo tende a ficar em relação a Terra. como em (II). Quando o movimento e retilíneo e retardado.Têm mesma intensidade.São recíprocas (Mônica na corda/corda na Mônica) e simultâneas.Interbits – SuperPro ® Web 4 + 6 = 4. . a pêndulo está posicionado verticalmente. por inércia. o pêndulo tende a continuar com a mesma velocidade em relação à Terra.a → a = 2. por inércia. Tempo t (anos) 0 10 30 50 70 90 Altura m (metros) 0 2 0.5 0. justificando a resposta.São da mesma interação (Mônica-corda). . inclinado-se para trás em relação ao ônibus. Resposta da questão 8: [C] A tabela abaixo mostra a velocidade média de crescimento da árvore nos subsequentes intervalos de tempo mostrados.45 10. pois agem em corpos diferentes. Resposta da questão 12: [A] Página 7 de 9 . como em (V).3 30. . o copo está em repouso em relação ao piso do avião. mesma direção e sentidos opostos. portanto não se equilibram.5 m/s2 . Quando o movimento e retilíneo e acelerado.47 20. ganhando apenas velocidade vertical devido à gravidade.

F = m1 a1 ⇒ F = 2 (3) ⇒ F = 6 N. Página 8 de 9 .Interbits – SuperPro ® Web O peso de um corpo é dado pelo produto de sua massa (constante. No caso da estrada sinuosa mostrada. Corpos de massa diferentes possuem o mesmo tempo de queda e assim o procedimento III não é correto. desde que exista aceleração gravitacional. tenta-se aumentar o raio da curva. Portanto. O procedimento IV é equivalente ao procedimento I e desta forma medirá a massa do corpo e não seu peso. que nas condições indicadas é igual ao peso do corpo. os efeitos da inércia são sentidos quando o corpo está sofrendo aceleração. O procedimento II é correto. independente do local) pela intensidade do campo gravitacional (variável com o local). ela não é relevante para a comparação dos dois corpos. para sentir menos o efeito da inércia. Resposta da questão 13: [D] Dados: m1 = 2 kg. como na situação 2. uma pessoa na Terra pesa seis vezes mais que na Lua. pois um dinamômetro mede a força de reação ao peso do corpo. a1 = 3 m/s2. F = m2 a2 ⇒ 6 = 1 a2 ⇒ a2 = 6 m/s2 Resposta da questão 14: [E] Todo corpo em repouso tende a permanecer em repouso. Como o campo gravitacional na Lua é seis vezes menor que na Terra. É o que afirma a lei da inércia. Ou seja: P = m g. r   Então. provocada pelo atrito nos pneus. fazendo-a da maneira mais suave. m2 = 1 kg. necessitando de uma resultante centrípeta para realizar a curva. A intensidade dessa resultante é inversamente  m v2  R = proporcional ao raio da curva  Cent ÷. todo corpo em movimento tende a se deslocar em movimento retilíneo e uniforme. Resposta da questão 15: [A] Resolução O procedimento I é correto. pois para a balança de dois pratos. há tendência do móvel sair pela tangente. diminuindo a resultante centrípeta.

.................Baixa.Física..........Baixa........................Física...................................Baixa..............84883......Uerj/2011.......Física.................Física..Ufpa/2011..............................Física..117502..................Unirio/2009.................... ....96979.............Múltipla escolha Página 9 de 9 ...........Múltipla escolha 6.........Múltipla escolha 4.................Múltipla escolha 12..........Baixa..12082013 Legenda: Q/Prova = número da questão na prova Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro® Q/prova Q/DB Grau/Dif.....Espcex (Aman)/2012...........Baixa.....Física............................................Física........................116958.......................................................111052.............................Múltipla escolha 8.......................................Baixa..................Média........Uftm/2012.....103316........Múltipla escolha 15...............Baixa.........Ufsm/2012................Múltipla escolha 14.......Baixa...............................125281..............104730.Baixa...116704..Múltipla escolha 11.Múltipla escolha 3.Pucrj/2012...Múltipla escolha 7...........Física............116512.Física.................................112971.Física.........Múltipla escolha 5.....................Uel/2011...98365.....99046.....Múltipla escolha 2.....................Não definida...Uece/2010.....Baixa............9?ANO........................RECUPERA??O.................Física............................Múltipla escolha 13.........Ufsm/2013.........Física...........Múltipla escolha 9...Física..Física...................................Baixa..............Pucmg/2009...Múltipla escolha 10......Uerj/2014.....Física....................Ufla/2010......................Baixa..124414..Baixa..............Feevale/2012................Interbits – SuperPro ® Web Resumo das questões selecionadas nesta atividade Data de elaboração: Nome do arquivo: 12/08/2013 às 20:18 ENRL.......................Ufrn/2012....100889................. Matéria Fonte Tipo 1......