You are on page 1of 1

Desenhar um mapa através de coordenadas

O AutoCAD® insere pontos quando se digita o comando "POINT" (ou simplismente "PO") e o aciona com um toque na barra de espaço (ou Enter). O programa pedirá um par de coordenadas planas, digite da seguinte forma: "123456.000,1234567.000", sendo a primeira coordenada correspondente ao valor de Leste (E) e a segunda ao valor de Norte (N). Atenção, o CAD interpreta pontos como divisor de casas decimais e vírgula como separador dos eixos X,Y,Z; nesse caso, se você acrescentar mais uma coordenada separada por vírgula estará informando a altitude do ponto como em "123456.000,1234567.000,123.000". Você pode inserir quantos pares de coordenadas forem necessários para delimitar o perímetro do seu desenho.

O Tamanho dos Pontos

Como o programa tem uma área gráfica total de mais de 10.000.000,000 unidades em todas as direções, você precisa fazer alguns ajustes para encontrar os seus pontos na tela. Por padrão os pontos aparecerão com 1 unidade de tamanho, independentemente do zoom aplicado na tela. Para mudarmos esta definição, usaremos o comando "DDPTYPE". Ao acioná-lo, uma janela aparecerá para que você selecione o tipo de ponto que quer inserir e o seu tamanho, absoluto ou relativo à tela (não muda com zoom in ou zoom out). Além disso, você pode usar um comando de zoom para que a tela avance até os limites do seu desenho e o mostre todo na tela ("Z + espaço + E + espaço").

Agora, use a polilinhas com o comando "PL" para traçar os limites da área que você desenhou através das coordenadas UTM e vá seguindo por todos os pontos da sua tela. Pronto. Dica: Certifique-se de que o item node está ativado nas ferramentas de precisão (snap on/off) para que seus traços sejam atraídos para o centro do ponto inserido na tela.