You are on page 1of 3

Associação de Resistores

A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representado pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados. -ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compôem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação. Veja porque: - A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i 1 = i2 = i3 = i4 .. - A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V 1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então teremos a equação final: Req . i = R1 . i1 + R2 . i2 + R3 . i3 + R4 . i4 ...

Como todas as correntes são iguais, podemos eliminar esses números da equação, que é encontrado em todos os termos: Req = R1 + R2 + R3 + R4 ..

-ASSOCIAÇÃO EM PARALELO Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)). A resistência equivalente de uma associação em paralelo sempre será menor que o resistor de menor resistência da associação.

R2) / (R1 + R2) ASSOCIAÇÃO MISTA Em um mesmo circuito podem ser encontrados resistores em série e resistores em paralelo.A equação que calcula a corrente em um ponto do circuito é: i = V / R .Tensões iguais: V = V1 = V2 = V3 = V4 .. deve-se primeiro calcular a resistência equivalente dos resistores em paralelo. . podemos eliminá-las de todos os termos da equação: 1 / Req = (1 / R1) + (1 / R2) + (1 / R3) + (1 / R4) . Como toda as tensões são iguais.Corrente no resistor equivalente é igual à soma das correntes dos resistores: i = i 1 + i2 + i3 + i4 . . logo V / Req = (V1 / R1) + (V2 / R2) + (V3 / R3) + (V4 / R4) . podemos utilizar a equação abaixo: Req = (R1 . Quando se trabalha com apenas dois resistores em paralelo. e em posse desse valor.. considerá-lo como se fosse mais um resistor em série. .. Para calcular a resistência total do circuito...

\o Eq serie 04.ou seja. Observe o circuito abaixo. A queda de tensão do resistor equivalente é a soma das quedas de tensão de cada resistor da associação. a intensidade da corrente é igual para todos.png Isso nos permite colocar a intensidade da corrente em evidência. Assim. Fatos importantes sobre a associação em série: Todos os resistores são atravessados pela mesma corrente. Aplicando a lei das malhas.png Isso nos permite colocar a intensidade da corrente em evidência. \o Eq serie 05. Logo. Ou . chamamos de resistor equivalente o resistor (teórico) que. \o Eq serie 02.Associação de resistores É comum nos circuitos elétricos a existência de vários resistores. \o Eq serie 03. substituindo na equação anterior. que apresenta uma associação em série de resistores. obtemos \o Eq serie 01.png Então. podemos fazer \o Eq primeira lei ohm ponto. A resistência do resistor equivalente é a soma das resistências de cada resistor da associação. de tal forma a fazer a mesma corrente elétrica passar por todos os componentes da associação. sozinho. que encontram-se associados. vale por toda a associação.png Pela primeira lei de Ohm. Associação em série Numa associação em série os resistores formam uma seqüência linear.png onde \o Eq serie 06. \o Uma associação em série.png Mas vimos que numa associação em série é a mesma corrente que passa por todos os resistores. Os objetivos de uma associação de resistores podem ser: a necessidade de dividir uma corrente a necessidade de dividir uma tensão a necessidade de obter um valor de resistência não disponível comercialmente (ver notas de aula: \l Valores_preferenciais \o Resistores Resistores).png que é a resistência equivalente da associação.