You are on page 1of 25

TEORIA POLTICA TRABALHO SEMESTRAL A LIBERDADE DE ESCOLHA DO INDIVDUO ENTRE COOPERATIVAS DE CRDITO E BANCOS COMERCIAIS Fbio Augusto Pera

de Souza

Resumo O desenvolvimento de um pas ou regio no deve ser medido apenas pela riqueza ou pela renda, mas pela liberdade dos indivduos. Entre os diversos tipos de liberdades instrumentais, esto as facilidades econmicas e as liberdades polticas. A primeira dada pela capacidade que os indivduos possuem de escolher entre diferentes fontes de servios financeiros. Nesse contexto, no basta que as pessoas tenham diferentes fornecedores de tais servios, mas que haja diversidade e competio entre esses fornecedores. As cooperativas de crdito cumprem esses requisitos ao fazerem contraposio aos bancos comerciais tradicionais, tanto por serem um segmento distinto do bancrio proporcionando diversidade institucional - quanto pela prpria estrutura de gesto cooperativa, mais participativa e solidria, aumentando as liberdades polticas. Porm, o surgimento e florescimento do cooperativismo de crdito est intimamente relacionado a fatores como educao da populao, visto que nas cooperativas os indivduos assumem posio de agente, ao contrrio da posio passiva dos clientes bancrios.

1. Introduo O presente trabalho pretende discutir a importncia da disponibilidade de diferentes possibilidades de escolha de servios financeiros populao e seu papel constituinte do desenvolvimento regional. Especificamente, pretende verificar a possibilidade das cooperativas exercerem o papel de alternativa institucional aos bancos comerciais tradicionais. Assim, o estudo busca responder s seguintes questes:

1) Quais os benefcios para o desenvolvimento regional da existncia de alternativas aos bancos comerciais na obteno de servios financeiros pela populao? 2) O cooperativismo uma alternativa desejvel? Quais as vantagens oferecidas por esse sistema? Como base terica para a discusso, buscamos dois autores principais: Amartya Sen e sua viso econmica alternativa do desenvolvimento como liberdade; John Stuart Mill e sua viso poltica sobre a liberdade e a crtica dos argumentos socialistas, com nfase s aplicaes ao cooperativismo de modo geral e de crdito, objeto deste estudo. A hiptese central do estudo que a falta de alternativas para a aquisio de servios financeiros restringe a liberdade dos indivduos e, por conseguinte, o desenvolvimento regional. Nesse contexto, as cooperativas de crdito trazem benefcios ao desenvolvimento regional ao aumentar as liberdades econmicas e polticas dos indivduos. Porm, h certos requisitos sociais para o florescimento do cooperativismo.

Figura 1 Requisitos e benefcios do cooperativismo

Requisitos Liberdades sociais

Cooperativas

Benefcios

Liberdades econmicas Liberdades polticas

A escolha das cooperativas de crdito como alternativa atuao bancria se justifica pelas seguintes razes: 1) Importncia: o segmento de cooperativas de crdito o segundo mais importante na concesso de crdito e poupana, superado apenas pelo segmento bancrio.

Alm disso sua representatividade tem crescido consistentemente ao longo dos anos (Trindade, 2008); 2) Alm do papel de concorrentes (Pinheiro, 2008), as cooperativas de crdito exercem o papel de complementar ao da atuao dos bancos (Wyman, 2008); 3) A teoria mostra vantagens do arranjo cooperativo sobre o bancrio (Khavul, 2010; Carb e Mendez, 2006; Ayadi et al., 2010; Von Mettenheim e Butzbach, 2011); 4) As cooperativas tm presena predominantemente regional (Abramovay, 2004), dimenso de interesse do estudo e foco relevante de polticas pblicas. O estudo segue a seguinte estrutura: no item 2 apresentado o conceito de desenvolvimento como liberdade; o item 3 aborda as liberdades econmicas, com nfase na liberdade de escolha e competio; o item 4 trata das liberdade polticas, mostrando a anlise do socialismo por J.S. Mill e sua viso do cooperativismo como socialismo regional; o item 5 traz as concluses.

2. O conceito de desenvolvimento como liberdade Sen (2010) preocupa-se em tratar o desenvolvimento do ponto de vista da liberdade, ao invs da viso de renda e riqueza usual nas teorias do desenvolvimento. Uma razo importante para essa abordagem alternativa a ideia de que renda e riqueza no so um fim em si mesmas, mas um meio para a obteno daquilo que o ser humano realmente preza: a liberdade. Por isso, as liberdades reais das quais os indivduos desfrutam so os reais indicadores do estado geral de uma sociedade. Para compreender o desenvolvimento pela viso das liberdades, faz-se necessrio realizar algumas observaes sobre liberdade, capacidade e

desenvolvimento. Sen aponta o aspecto dual da liberdade ao afirmar que a [...] viso da liberdade aqui adotada envolve tanto os processos que permitem a liberdade como as oportunidades reais que as pessoas tm, dadas as circunstncias pessoais e sociais (Sen, 2010, p. 32). Os dois aspectos esto ligados e so igualmente importantes. Como exemplos dessa relao, podemos citar o direito a voto e a oportunidade de fazer uso

efetivo desse direito ou ainda a estruturao de um sistema financeiro slido e o efetivo acesso a esse sistema pelos cidados. Essa relao entre processo e oportunidade leva definio de capacidade. Capacidades so liberdades substantivas das quais os indivduos podem de fato usufruir, como explica Sen (2010, p. 105):
O conjunto capacitrio consistiria nos vetores de funcionamento alternativos dentre os quais a pessoa pode escolher. Enquanto a combinao dos funcionamentos de uma pessoa reflete suas realizaes efetivas, o conjunto capacitrio representa a liberdade para realizar as combinaes alternativas de funcionamentos dentre as quais a pessoa pode escolher.

A abordagem das capacidades importante por permitir uma avaliao mais ampla da liberdade. , segundo Sen, uma abordagem superior a outras largamente difundidas na economia e na poltica, como a da utilidade e a dos bens primrios de Rawls. Sen aponta a importncia de compreender integralmente o papel das capacidades humanas, considerando sua influncia direta no bem-estar e liberdade das pessoas, bem como sua influncia na mudana social e na produo econmica. A abordagem das capacidades humanas mais ampla do que a do capital humano, que basicamente se ocupa dos efeitos na produo (Sen, 2010, p. 372):
Correndo o risco de simplificao excessiva, pode -se dizer que a literatura sobre capital humano tende a concentrar-se na atuao dos seres humanos para aumentar as possibilidades de produo. A perspectiva da capacidade humana, por sua vez, concentra-se no potencial a liberdade substantiva das pessoas para levar a vida que elas tm razo para valorizar e para melhorar as escolhas reais que elas possuem. Essas duas perspectivas no podem deixar de estar relacionadas, uma vez que ambas se ocupam do papel dos seres humanos e, em particular, dos potenciais efetivos que eles realizam e adquirem. Mas o aferidor usado na avaliao concentra-se em realizaes diferentes.

O desenvolvimento, por fim, compreendido como consequncia da liberdade dos indivduos e tambm a prpria liberdade. Assim, liberdade leva ao e tambm constitui o desenvolvimento. Na definio utilizada por Sen (2010, p. 23), desenvolvimento [...] um processo integrado de expanso de liberdades substantivas, interligadas.

Quais seriam essas diferentes liberdades substantivas? Sen investiga cinco tipos de liberdades instrumentais, mostradas na tabela 1, acrescida de exemplos no exaustivos:

Tabela 1 Tipos de liberdades instrumentais segundo Sen


Tipo de liberdades Polticas Exemplos Direito a voto Liberdade de expresso e de imprensa Fiscalizar e criticar autoridades Consumir, produzir e trocar Disponibilidade de crdito e financiamento Educao Sade Acesso a informao Seguro-desemprego Bolsa famlia

Econmicas Sociais Transparncia Segurana protetora1

Essas liberdades no devem ser analisadas separadamente, pois h forte ligao entre elas. Privaes de um tipo de liberdade certamente prejudicaro outras. A falta de recursos financeiros ou de acesso a crdito provavelmente dificultar o acesso a educao e sade. Nesse exemplo, a privao de liberdades econmicas tem consequncias negativas relacionadas s liberdades sociais. Da mesma forma, a capacidade de exercer as liberdades polticas votar, expressar-se e fiscalizar os governantes depende de vrias outras liberdades: Econmicas: necessrio que o indivduo no seja desprovido de recursos a ponto de depender diretamente dos governantes; Sociais: necessrio um certo nvel mnimo de educao para ser capaz de ter participao poltica efetiva; Transparncia: o conhecimento dos candidatos e suas propostas antes da eleio e das realizaes dos eleitos. Assim como a privao de um tipo de liberdade tem efeitos negativos em outros tipos, o fortalecimento das liberdades tem um efeito sobre as demais.
1

Sen (2010, p. 60) cita [...] disposies institucionais fixas, como benefcios aos desempregados e suplementos de renda regulamentares para os indigentes [...]. Trazendo a ideia para o contexto brasileiro, os exemplos fornecidos na tabela parecem adequados.

A questo central deste trabalho a liberdade de escolha entre cooperativas e bancos refere-se escolha entre segmentos financeiros. , portanto, uma questo de liberdades econmicas. Em especial, de acesso a mercados como o de crdito. O argumento mais popular a favor da liberdade de mercado fornecido pela economia o de que mercados livres se movimentam naturalmente para arranjos produtivos timos. A liberdade resultar em mercados competitivos, com grande nmero de ofertantes e preos mais baixos, aumentando enfim a renda e a riqueza geral. Mesmo mercados monopolistas ou oligopolistas so justificados pelas vantagens competitivas dessas poucas empresas ou caractersticas peculiares do setor que fazem com que tais estruturas de mercado tragam resultados melhores sociedade, mais uma vez em termos de renda e riqueza. O argumento da liberdade, por outro lado, destaca a importncia da liberdade de troca per se. O acesso a mercados e s opes que esses mercados devem oferecer - um componente de liberdade e portanto de desenvolvimento, dado que a liberdade de participar do intercmbio econmico tem um papel bsico na vida social (Sen, 2010, p. 21). Sen no diminui o papel da industrializao e do crescimento econmico no desenvolvimento, mas enfatiza que
A liberdade de entrar em mercados pode ser, ela prpria, uma contribui o importante para o desenvolvimento, independentemente do que o mecanismo de mercado possa fazer ou no para promover o crescimento econmico ou a industrializao (Sen, 2010, p. 21).

3. Liberdades econmicas: a importncia da capacidade de escolha e da competio

De fato, escolher por si s pode ser considerado um funcionamento valioso, e obter um x quando no h alternativa pode, sensatamente, ser distinguido de escolher x quando existem alternativas substanciais (Sen, 2010, p. 106). Sen defende longamente a importncia de o indivduo ter escolhas sua disposio. A capacidade de escolha benfica em muitos sentidos, com destaque para a eficincia dos mercados e a condio de agente dos indivduos.

Como j mencionado, a viso econmica tradicional analisa as escolhas do ponto de vista da utilidade. Isso quer dizer que o critrio de anlise quo boa uma escolha. Sen prope analisar as liberdades, avaliando quo bom o conjunto de opes disponveis. Sen (2010, p. 158) explica que (...) a importncia da liberdade substantiva tem de ser julgada no apenas pelo nmero de opes que se tem, mas tambm com adequada sensibilidade para a atratividade das opes disponveis. No portanto uma questo de ter mais opes, mas sim de ter mais opes atrativas. A diversidade dos mercados passa a ser interessante nesse contexto.

A diversidade dos mercados proporciona aos indivduos a oportunidade de escolher, e esse processo de escolha eleva o indivduo condio de agente. Ter mais liberdade melhora o potencial das pessoas para cuidar de si mesmas e para influenciar o mundo, questes centrais para o processo de desenvolvimento (Sen, 2010, p. 33). Bauer (1957, pp. 113-114) destaca o papel central da liberdade de escolha para o desenvolvimento:

Considero a extenso do conjunto de escolhas, ou seja, um aumento do conjunto de alternativas efetivas disponveis s pessoas, o principal objetivo e critrio do desenvolvimento econmico; e julgo uma medida principalmente segundo seus efeitos provveis sobre o conjunto de alternativas disponveis aos indivduos.

Feita a defesa da liberdade de escolha em mercados diversos, faz-se necessrio compreender os critrios adequados para essa escolha. O critrio dominante na economia tradicional a renda. A renda importante, mas meio (instrumento) para as capacidades, que so os verdadeiros fins. No se prope que a renda seja eliminada da anlise, pois permanece sendo um critrio relevante. Contudo, possvel ajust-la ou complement-la com outros fatores. Nessa anlise, o enfoque tem de incidir sobre as liberdades geradas pelos bens, e no sobre os bens em si mesmos (Sen, 2010, p.104). Sen defende que a pobreza como privao de capacidades um medidor melhor que a renda pelas seguintes razes (Sen, 2010, pp. 120-121): 1) A pobreza intrinsecamente importante, enquanto a renda apenas instrumentalmente importante;

2) A renda no o nico instrumento gerador de capacidades; 3) A relao entre baixa renda e baixa capacidade varivel entre comunidades e at mesmo entre famlias e indivduos. So elencadas ainda outras medidas adequadas como o desemprego e medidas de desigualdade, seja de renda ou desigualdade mais ampla. O ponto central da anlise, porm, que deve-se encontrar medidas adequadas da privao de capacidades para a compreenso das liberdades e do desenvolvimento, sendo a renda um medidor importante, mas limitado. Sen defende a liberdade de escolha, mas no julga dogmticas as proposies do livre mercado. Sua anlise dos mecanismos de mercado crtica, evitando generalizar seus benefcios. Afirma que o governo pode interferir para aumentar a competio, se necessrio. Cita a crtica de Adam Smith (1776) a medidas reguladoras de mercado, por serem usualmente propostas pelas classes dominantes (empresrios) que tm o interesse de expandir seus poderes reduzindo a competio. Utiliza a viso de Smith, contudo, para ressaltar o fato de que os interesses privados (de lucro dos empresrios) podem ser contrrios aos interesses sociais (Sen, 2010, p. 168). O autor no , contudo, contrrio aos mercados, mas reconhece suas falhas assimetria de informao e risco moral, por exemplo e admite a interferncia do agente pblico para minimizar seus danos:
Os problemas que surgem se originam geralmente de outras fontes no da existncia dos mercados em si e incluem consideraes como o despreparo para usar as transaes de mercado, o ocultamento no coibido de informaes ou o uso no regulamentado de atividades que permitem aos poderosos tirar proveito de sua vantagem assimtrica. Deve-se lidar com esses problemas no suprimindo os mercados, mas permitindo-lhes funcionar melhor, com maior equidade e suplementao adequada. As realizaes globais do mercado dependem intensamente das disposies polticas e sociais (Sen, 2010, p. 189).

A mo do governo vem diminuir a desigualdade nas relaes de mercado, afinal, o desenvolvimento humano sobretudo um aliado dos pobres, e no dos ricos e abastados (Sen, 2010, p. 191).

4. Liberdades polticas: o socialismo regional e a participao

As ideias de Amartya Sen constituem bom argumento a favor da ampliao da viso tradicional de desenvolvimento, alm de lanarem nova luz sobre a diversidade de mercado no que se refere s facilidades econmicas. Contudo, os fatores econmicos no so exaustivos na justificativa da importncia das cooperativas de crdito para o desenvolvimento regional.

Alm das liberdades econmicas oriundas da diversidade institucional no mercado financeiro, h que se elencar as liberdades polticas relacionadas a essa diversidade e tambm s caractersticas peculiares das cooperativas em relao s demais instituies e em especial aos bancos.

Para cumprir esse propsito, utilizaremos, alm das ideias de Sen, parte da obra de John Stuart Mill. O pensamento de ambos converge em alguns pontos fundamentais. Em passagem que pode ser conectada ao pensamento de Amartya Sen de desenvolvimento como liberdade, Mill defende que a individualidade

desenvolvimento, pois traz o melhor de cada um sociedade. Em outras palavras: indivduos livres para pensar e opinar so seres desenvolvidos (Mill, 2010).

Os defensores do cooperativismo o tratam como um modo de produo alternativo ao capitalismo denominado economia solidria, cujos [...] princpios bsicos so a propriedade coletiva ou associada do capital e o direito liberdade individual (Singer, 2002, p. 10). Essa contraposio ao capitalismo guarda relao com as consideraes de Mill sobre o socialismo e sobre o cooperativismo como uma espcie de socialismo em menor escala ou escala regional.

Um pressuposto para a anlise do cooperativismo que as pessoas no so movidas exclusivamente pelo autointeresse. O autointeresse fator relevante na escolha humana. Porm, somos mais complexos que isso e os valores (de justia, por exemplo) tm o seu papel nas decises, como aponta Sen (2010, p. 333):

O uso do raciocnio socialmente responsvel e de ideias de justia relaciona se estreitamente centralidade da liberdade individual. No se est afirmando com isso que as pessoas invariavelmente invocam suas ideias de justia ou utilizam seus poderes de raciocnio socialmente sensvel para decidir sobre o modo de exercer sua liberdade. Mas um senso de justia est entre as consideraes que podem motivar as pessoas e com frequncia isso ocorre.

Cabe ressaltar que afastamentos do comportamento autointeressado no so exclusividade socialista. Sen (2010) aponta que o capitalismo bem sucedido no baseado unicamente no autointeresse, mas que h diferentes modelos como o japons, em que o lucro est longe de ser um objetivo nico e o comprometimento tem papel predominante nas relaes de trabalho.

E quais so esses comportamentos afastados do autointeresse? Sen (2010, pp. 343-344) apresenta duas categorias principais:

1) Simpatia: procuro o bem do prximo e o meu bem aumenta com isso; 2) Comprometimento: busco o bem do outro por justia e outros valores externos ao meu bem-estar.

Sobre esse assunto, Sen dispensa notvel energia em criticar as leituras de Adam Smith que o apontam como o pai do autointeresse. Defende que, apesar do ttulo, Smith ressaltou motivaes mais amplas como humildade, generosidade e esprito pblico, enriquecendo a lista de afastamentos do autointeresse.

Em sua obra Captulos sobre o socialismo, J.S. Mill analisa em detalhe os argumentos contra o capitalismo e favorveis ao socialismo como modo de produo superior. Mill analisa e opina sobre os argumentos socialistas, apontando alguns exageros.

Interessa-nos sua avaliao do argumento de que, no modo de produo capitalista, os trabalhadores operrios competiriam pelas limitadas vagas nas indstrias e venderiam sua fora de trabalho que afinal o nico bem de que dispem a preos cada vez menores. Mill lembra que a competio existe dos dois lados vendedores e

compradores - e que por isso os salrios no tendem a cair ininterruptamente. Por outro lado, percebe a assimetria de informao existente entre produtores, distribuidores e consumidores. Essas assimetrias tendem a ter como consequncias a queda na qualidade dos produtos e o aumento das fraudes.

O problema da assimetria de informao parece ser de fato relevante para a avaliao dos mercados financeiros. O prprio Mill (2010, p. 183) fala sobre acordos assimtricos, defendendo que acordos que sejam daninhos a uma das partes podem ser questionados. Contratos de adeso, como o caso dos contratos bancrios podem ser includos nessa ressalva do autor.

O cooperativismo potencialmente um bom remdio para esse mal, pois sua presena regional aumenta a concorrncia nos mercados em que atua crdito e poupana e, pelas suas prprias caractersticas constitutivas, elimina intermedirios, reduzindo a assimetria de informao e tambm o conflito de interesses.

Cada um sua maneira, tanto Sen quanto Mill reconhecem a necessidade de arranjos que permitam maior participao dos indivduos nas relaes ligadas ao trabalho. Tambm alertam que para que os homens sejam plenamente responsveis por seu bem-estar, devem ser-lhe garantidas condies bsicas (de liberdade) para isso.

O cooperativismo exige maior participao e responsabilidade de seus membros do que as relaes tradicionais entre trabalhadores industriais e seus patres ou no caso de maior interesse para nossos propsitos, entre clientes e instituies bancrias tradicionais. A razo disso que no cooperativismo o indivduo no cliente ou empregado, mas sim cooperado, participante do capital da instituio com uma cota de capital. Como tal, esperado que participe de assembleias para decidir por votao os destinos da cooperativa. Tambm recebe sobras quando as operaes da cooperativa assim o permitirem, mas chamado a participar do rateio das eventuais perdas.

Sobre o valor da participao em assembleias, Sen (2010, p. 365) afirma que o papel da discusso pblica no questionamento dos ditames da sabedoria convencional

quanto a aspectos prticos e valoraes pode ser decisivo para o reconhecimento da justia.

A participao efetiva dos cooperados pelos meios aqui expostos responde pelo desfrute de liberdades substantivas e por meio desse processo o indivduo assume posio de agente. Porm, arranjos participativos exigem maior nvel de educao moral e intelectual. Ao analisar o comunismo2, Mill (2001, p. 103) reconhece essa necessidade ao afirmar que

A nica certeza que o comunismo, para ter sucesso, exige um alto padro de educao moral e intelectual de todos os membros da comunidade moral para qualific-los a realizar honesta e energicamente a sua parte do trabalho da vida, sem outro incentivo que no a sua parte no interesse geral da associao e os seus sentimentos de dever e simpatia em relao a ela; intelectual para torn-los capazes de avaliar interesses distantes e fazer complexas consideraes, pelo menos para serem suficientemente capazes de discriminar nessas questes o bom do mau conselho.

Mill (2001, p. 104) prossegue seu alerta importncia da educao para o sucesso de arranjos participativos: mas impor sociedades comunistas a populaes despreparadas, mesmo que uma revoluo poltica assegure o poder de fazer tal tentativa, acabaria em desapontamento. Ainda que faa ressalvas e alertas quanto aplicao do socialismo, Mill parece bastante entusiasmado com a experimentao prtica do socialismo em menor escala. Seu discurso acerca da emancipao do trabalhador um bom exemplo de sua viso da evoluo das relaes de trabalho (e por que no tambm das relaes de consumo):
At agora, no havia alternativa para aqueles que viviam de seu trabalho, mas a de trabalhar ou para si mesmo ou para um patro. Mas as influncias civilizadoras e aperfeioadoras da associao e a economia de produo em larga escala podem ser obtidas sem dividir os produtores em dois partidos com interesses e sentimentos hostis, os muitos que fazem o trabalho sendo meros servos sob o comando de quem supre os fundos e no tendo interesse prprio na empresa exceto ganhar seus salrios com o mnimo de trabalho. As especulaes e discusses dos ltimos 50 anos e os acontecimentos dos ltimos 20 so abundantemente conclusivos a esse respeito. Se o aperfeioamento, que at mesmo o despotismo militar triunfante apenas retardou porm no deteve, deve prosseguir em seu curso, haver pouca dvida de que o status de trabalhadores assalariados tender a se limitar descrio de trabalhadores cujas baixas qualidades morais os tornam
2

Comunismo e socialismo so utilizados de forma intercambivel no texto de Mill, assim como cooperativismo e associativismo.

incapazes de algo mais independente: e que a relao de patres e trabalhadores ser gradualmente substituda por parceria, em uma de duas formas: em alguns casos de associao de trabalhadores com o capitalista; em outros e talvez afinal em todos, associao dos trabalhadores entre eles mesmos (Mill, 1868, Livro IV, captulo VIII, p. 461).

5. Concluso Este estudo discutiu alguns dos benefcios advindos da existncia das cooperativas de crdito como alternativa aos bancos tradicionais na oferta de servios financeiros sob a tica do desenvolvimento como liberdade, proposta por Amartya Sen. Segundo o autor, o bem-estar geral de uma sociedade medido pelas liberdades individuais das quais os seus membros desfrutam. Entre os diversos tipos de liberdade esto as polticas e sociais, conforme demonstradas inicialmente na figura 1 e ampliadas na figura 2 a seguir:

Figura 2 Requisitos e benefcios do cooperativismo

Requisitos

Cooperativas

Benefcios

Liberdades sociais Educao

Liberdades econmicas Escolha Competio Liberdades polticas Socialismo regional Participao

Os principais benefcios do florescimento do cooperativismo de crdito se relacionam s facilidades econmicas trazidas pela possibilidade de escolha entre

diferentes tipos de instituies. Ao contrrio da teoria econmica tradicional que prev a possibilidade de que monoplios e oligoplios possam ser mais vantajosos aos consumidores sob certas condies, a abordagem da liberdade valoriza a possibilidade de escolha per se. Admite-se inclusive a atuao do governo para corrigir falhas de mercado que diminuem essa liberdade de escolha, como assimetrias de informao, to presentes em relaes entre bancos e seus clientes. Ainda sob o ponto de vista econmico, Sen sugere a utilizao de outros indicadores alm da renda na avaliao do bem-estar e desenvolvimento. A renda, ainda que seja um indicador importante, tem a limitao de ser um instrumento para o alcance de liberdades e no um fim em si mesma. As liberdades econmicas so importantes, mas no do conta de explicar a completude dos benefcios trazidos pelo cooperativismo. A constituio do modelo cooperativo traz liberdades polticas constituintes do desenvolvimento segundo a viso de Sen e tambm de J.S. Mill, defensor da liberdade individual como constituinte do desenvolvimento. Entre as caractersticas diferenciais do sistema cooperativo esto o carter no absoluto do autointeresse, a maior proximidade com seus membros e a consequente reduo da assimetria de informao pela forma de associao e pela atuao regional das cooperativas e, talvez o ponto mais importante ao tratarmos das liberdades polticas, a maior participao dos cooperados nos rumos da cooperativa, tanto pela participao nas assembleias quanto nos rateios de sobras e perdas decorrentes das operaes realizadas. Ainda que o ganho de liberdade seja promissor no sistema cooperativo, exigido de seus participantes um alto nvel de educao moral e intelectual para que se concretizem os afastamentos descritos do comportamento autointeressado e para que a participao dos cooperados seja efetiva.

Referncias bibliogrficas

ABRAMOVAY, Ricardo. Cooperativismo de crdito: efeitos contraditrios de uma legislao restritiva. In: SANTOS, C. A. (Org.). Sistema Financeiro e as micro e pequenas empresas Diagnsticos e perspectivas. Braslia: SEBRAE, 2004. cap. 6, p. 151-157.

AYADI, Rym et al. Investigating Diversity in the Banking Sector in Europe: Key Developments, Performance and Role of Cooperative Banks, Brussels: Center for European Policy Studies, 2010. 184 p.

BAUER, Peter. Economic analysis and policy in underdeveloped countries, Durham, NC, Duke University Press, 1957.

CARB, Santiago, MNDEZ, Jos Maria. La relevancia de la diversidad de estructuras de propiedad en el sector bancario europeo. Perspectivas del sistema financiero, v. 88, p. 87-105, Dez. 2006.

KHAVUL, Susanna. Microfinance: creating opportunities for the poor? The Academy of Management Perspectives, v. 24, n. 3, p. 58-72, Ago. 2010.

MILL, John Stuart. Captulos sobre o socialismo, Editora Fundao Perseu Abramo, 2001.

______________ Sobre a liberdade. So Paulo: Hedra, 2010.

PINHEIRO, Marcos Antonio Henriques. Cooperativas de crdito histria da evoluo normativa no Brasil. 6 ed. Braslia: Banco Central do Brasil, 2008. 86 p.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. So Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SINGER, Paul. Introduo economia solidria, Editora Fundao Perseu Abramo, 2002.

SMITH, Adam. An Inquiry into the nature and causes of the wealth of nations. Volume 1, livro II. The Online Library of Liberty, 1776. Disponvel em

http://www.dominiopublico.gov.br.

TRINDADE,

Marina

Teixeira;

FERREIRA

FILHO,

Francisco

de

Assis;

BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Anlise do desempenho financeiro das cooperativas de crdito brasileiras nos ltimos 10 anos. In: V Encontro de pesquisadores latino-americanos de cooperativismo. Ribeiro Preto, 6-8 de agosto de 2008.

VON METTENHEIM, Kurt.; BUTZBACH, Olivier. Alternative Banking: Competitive Advantage and Social Inclusion. In: Advancement of Social Economics 23rd Annual Conference, Universidad Autnoma de Madrid, Madrid, 2011.

WYMAN, Oliver. Co-operative Bank: Customer Champion. Boston: Oliver Wyman, 2008. 47 p.

Anexo 1 Bibliografia adicional3 ALTUNBA, Y., S. Carbo Valverde and P. Molyneux (2003), Ownership and performance in European and US banking A comparison of commercial, co-operative and savings banks, Fondacion de las Cajas de Ahorros Working Paper No. 180/2003.

AMABLE, Bruno. The Diversity of Modern Capitalism. (2003). Oxford: Oxford University Press

BALTENSPERGER, E. (1980), Alternative approaches to the theory of the banking firm, Journal of Monetary Economics, 6: 1-37

BERNDT, A and GUPTA, A (2009) Moral hazard and adverse selection in the originate-to-distribute model of bank credit, Journal of Monetary Economics, Vol56 (5), pp 725-43.

BUTZBACH, Olivier. (2003). Varieties within capitalism? A comparative study of French and Italian savings banks, 1980-2000. Paper presented to the Society for the Advancement of Socio-Economics Annual Meeting, Aix-en-Provence, June 26-28th, 2003

COASE, R (1937) The nature of the firm, Economica, Vol 4, pp 386-405

DE JONGE, O (2010) Back to the basics in banking? A micro-analysis of banking stability, Journal of Financial Intermediation, Vol 19, pp 387-417.

DEEG, Richard and Gregory Jackson. (2007). The State of the Art: Towards a more dynamic theory of capitalist variety. Socio-Economic Review 5, 149179

DEMIRGUC-KUNT, A. and R. Levine (eds, 2004), Financial Structure and Economic Growth: A Cross- Country Comparison of Banks, Markets and Development (Cambridge, MA: MIT Press,)
3

Referncias no includas no texto final.

FECHT, Falko. (2003). On the Stability of Different Financial Systems, Goethe University, Frankfurt/M, Working Paper Series: Finance and Accounting, No. 110

GOLD, David A., Lo, Clarence Y. H. and Wright, Erik O. (1975) Recent developments in Marxist theories of the capitalist State. Monthly Review, v. 27, n. 5, p. 29-43 and Recent developments in Marxist theories of the capitalist State. Part 2. Monthly Review, v. 27, n. 6, p. 36-51.

GUESLIN, A (2002) Les banques de lconomie sociale en France: Perspectives Historiques, Revue dEconomie Financire, Vol 67, pp 21-44.

HAKENES, H., R.H. Schmidt and R. Xie (2009), Public Banks and Regional Development, forthcoming in Journal of Financial Services Research.

HALL, Peter and David SOSKICE (eds). (2001). Varieties of Capitalism: The Institutional Foundations of Comparative Advantage. Oxford: Oxford University Press.

HELLWIG, M. (2000), On the Economics and Politics of Corporate Finance and Corporate Control, in X. Vives (ed), Corporate Governance: Theoretical and Empirical Perspectives, Cambridge: Cambridge University Press, pp. 95-134

HERMANN, J (2011) Bancos pblicos em sistemas financeiros maduros: perspectivas tericas e desafios para os pases em desenvolvimento Brazilian Journal of Political Economy, Vol 31, no 3, pp 397-414.

HIRSCHMAN, A. O. (1961), Ideologies of Development in Latin America, Latin American Issues: Essays and Comments, New York: The Twentieth Century Fund

KING, R. G. and R. Levine (1993), Finance and Growth: Schumpeter Might be Right, The Quarterly Journal of Economics 108:3, pp. 717-37

MCKILLOP, D and WILSON, JOS (2011) 'Credit unions: A theoretical and empirical overview' Financial Markets, Institutions and Instruments, Vol 20, pp 79-123.

MICCO, A, PANIZZA, U and YANEZ, M (2007) Bank ownership and performance Does politics matter?, Journal of Banking and Finance, Vol 31 (1), pp 219-41.

SCHLEIFER, A. and R. W. VISHNY (1998), The Grabbing Hand: Government Pathologies and their Cures Cambridge: Harvard University Press

VITOLS, Sigurt. (2004). Changes in Germanys Bank-Based Financial System: A Varieties of Capitalism Perspective, Berlin: WZB Discussion Paper no 03

WILLIAMSON, O (1985) The economic institutions of capitalism (New York: The Free Press)

Anexo 2 Slides de apresentao do trabalho

You might also like