You are on page 1of 19

UNIESP Licenciatura em Histria Disciplina: Histria da Antiguidade Clssica Docente: Prof. Ms.

Ivana Pansera de Oliveira Muscalu Texto 02 GUARINELLO, Norberto Luiz. "Uma morfologia da Histria: as formas da Histria Antiga". In: Politeia: Histria e Sociedade. Vitria da Conquista, v.3, nQ. 1, pp.41-61, 2003.

UMA MORFOLOGIA DA HISTRIA: AS FORMAS DA HISTRIA ANTIGA*


Norberto Luiz Guarinello **

RESUMO O artigo tem como objeto a Histria, enquanto disciplina cientfica, e como objetivo definir as maneiras como os historiadores narram o passado por meio de formas" que conferem sentido a contedos desconexos. O artigo analisa, em particular, as formas que operam na chamada 'Histria Antiga, procedendo a uma desmontagem dos pressupostos que do sentido disciplina. PALAVRAS-CHAVE: Histria Antiga. Metodologia. Teoria da Histria.

INTRODUO

Este artigo rene algumas idias preliminares sobre o modo como os historiadores produzem Histria e, em particular, sobre a historiografia da Histria Antiga. Meu objetivo duplo. Primeiro, apresentar algumas idias muito particulares sobre o modo como os historiadores pensam o passado para conferir-lhe sentido e apresent-lo a seus leitores. Como uma disciplina cientfica, a Histria produz conhecimento efetivo, mas esse conhecimento tambm tem limitaes. Aqui insistirei nas limitaes, mas tendo em mente que limites so inerentes a qualquer tentativa de entender e interpretar o mundo. Em segundo lugar, este artigo uma tentativa de repensar meu prprio campo de especializao, a disciplina convencionalmente chamada Histria Antiga. Pretendo examin-la como uma rea particular no campo da cincia histrica, ressaltando sua contribuio especfica para uma compreenso mais ampla das sociedades humanas. Mas pensar sobre Histria Antiga, como veremos, tambm refletir sobre a artificialidade das prprias fronteiras internas que a Histria Cientfica criou dentro de si mesma e sobre suas conseqncias para uma compreenso mais global de sociedades humanas.
* Conferncia proferida no St. John's College da Universidade de Oxford, Inglaterra, em 12 de junho de 2003. A traduo para o portugus do prprio autor. Partes desta pesquisa foram financiadas pela Fapesp e pelo CNPq. O texto deve muito s contribuies apresentadas no debate sucessivo apresentao, em particular aos Profs. Miriam Griffin, Fbio Faversani, Fbio Duarte Joly, Carlos Augusto Machado, Olivier Heskier e Maria Prezler. ** Professor do Departamento de Histria da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo (USP). E-mail: guarinel@usp.br.

POUTEIA: Hist. e Soc. /

Vitria da Conquista

/ v.3 / n.1 / p.41-61 / 2003

A PRTICA DA HISTRIA: TEORIAS, MODELOS E FORMAS


Comecemos com uma pergunta bastante ampla: o que Histria Cientfica? Qual seu objeto de estudo? No uma pergunta fcil Em minha perspectiva, o objeto da Histria no algo real, no sentido de ser uma coisa, algo que possa ser definido com preciso dentro de claros limites espaciais, cronolgicos e conceituais. A Histria cientfica, em todos seus campos de especializao, opera de fato com formas (ou, antes, formas), mediante as quais os historiadores tentam dar sentido ao passado, criando uma sensao de realidade e de completude (ANKERSMIT, 1988). Esta afirmao tem tons ps-modernistas, sem dvida, mas no estou preocupado aqui com o debate sobre o suposto carter retrico ou fictcio da disciplina. Aceito o estatuto cientfico da Histria e a validez e utilidade de seus produtos.! O problema que desejo investigar so essas "formas" que h pouco mencionei, pelas quais o historiador tenta fazer o passado inteligvel para o presente. O que uma forma no trabalho de um historiador? Para entender o sentido dado aqui a esta palavra tenho que fazer algumas observaes preliminares, Primeiramente, importante ter em mente o modo como os historiadores produzem e escrevem Histria. Normalmente, Histria pensada como res gestae, ou como narratio rerum gestarum: ou seja, o passado como tal, como aconteceu realmente, ou sua reconstruo ou narrativa por um especialista, um cientista moderno. Porm, os historiadores no narram ou reconstroem o passado, pela razo simples que o passado nos inacessvel, no existe mais e no pode ser reavivado ou recuperado como realmente foi. O nico acesso que temos ao passado pelo presente, por objetos, textos ou recordaes de indivduos vivos que existem hinc et nunc e que os historiadores, com seu olhar treinado, identificam como restos de um passado que j no existe, como sobrevivncias que podem ser tratadas como documentos. O universo desses vestgios constitui um terceiro sentido para o termo Histria: o de passado realmente existente hoje.

I Contento-me aqui em transcrever as palavras de Cameron (1989, p. 206): ''At least some elemems in most historical narratives can in principie be falsified: it follows then that a historian's relation to some such concepts as 'truth' must of necessicy be different from that of, sa)', a novelist ar a literal' critic. The abandonement of this relation not 001)' brings Histor)' in a Derridean denial of its own value, but also removes ali distinctions between it and other narrative forms".

Tais vestgios, contudo (e este um ponto crucial), no importa sua quantidade ou qualidade, no so o prprio passado, mas algo bastante diferente. No so representativos do que aconteceu de um modo uniforme ou regular; no so o passado como se reduzido a uma verso pequena de si mesmo. So mais como escassos pontos de luz na escurido: isolados, desordenados, caticos, f1ltrados, irregulares. Permitem-nos falar sobre o passado sem jamais v-lo. Esta possibilidade tem, porm, um custo, porque estes restos caticos tambm determinam nossas vises do passado. Realidades que no deixaram vestgios, fossem importantes ou no, desapareceram completamente, esto fora de alcance, permanecero sempre desconhecidas, coisas esquecidas. Mas at mesmo o que sobreviveu s nos permite representar o passado de um modo muito indireto, por mltiplas mediaes. Estas mediaes so precisamente o que denominamos "Cincia da Histria", e as formas so uma parte decisiva delas. Algumas dessas mediaes, como teorias ou modelos, so freqentemente explcitas. Outras, como as formas, so bem menos visveis.2 Pensemos um momento sobre essas mediaes, antes de olhar especificamente para as formas. Sobre o que a Histria dos historiadores? uma produo especfica das sociedades modernas, mas tambm uma parte da memria coletiva, ou antes, uma parte da produo social da memria, e muito particular. Seu principal pressuposto ser uma Cincia e, portanto, diferente da fico histrica e de outros produtos da memria coletiva. Isso assim porque, entre outras coisas, pressupe que haja ordem no passado ou, em outras palavras, que a Histria (acontecida) racional, que as sociedades humanas sempre foram organizadas e que seu desenvolvimento segue certos princpios (at mesmo se o princpio for o puro acaso). Tambm cientfica porque considera que os documentos so o fundamento de qualquer reconstruo do passado, a base com a qual se pode confirmar ou negar realidades e a prova definitiva de que uma ordem existiu no passado. Essa ordem fixada por teorias ou modelos de realidade (cuja diferena no discutirei aqui). As teorias e os modelos usados por historiadores so precisamente pressuposies da existncia de uma ordem, da mesma maneira que as vrias teorias e modelos de realidade da Fsica (relativstica, quntica). Na Histria, contudo, os modelos diferem grandemente entre si, porque a realidade social mais complexa que a natureza. E tambm, preciso reconhec-lo, porque h interesses sociais diferentes, e at mesmo contraditrios, na produo cientfica da memria, e estes interesses mudam com o passar do tempo.
2 The demonstration could be repeated from what one is tempeted to cal! primaf)' evidence, but evidence conveys nothing outside a framework... It is not a bad idea to inspect the foundations once in a while and prod the framework" (REEVE, 2001, p. 246).

Teorias e modelos so mediaes. Tm um papel fundamental na prtica da Histria, no modo como os historiadores a escrevem. Estes selecionam fatos entre os vestgios (os documentos), baseando-se em certas teorias da sociedade e da ao humana e em modelos mais especficos da sociedade que querem estudar. Teorias e modelos so cruciais; so modos de encarar os objetos pesquisados, de selecionar fatos pertinentes e p-los em relao. Mesmo quando implcitos, teorias e modelos so modos de transformar os vestgios em interpretaes do passado e de propor reconstrues especficas da histria humana ou de partes dela. Eles relacionam os fatos desconexos que aparecem nos documentos de vrios modos, por exemplo, considerando-os concomitantes ou colocando-os em relao de causa e efeito. Se, para um historiador, eventos polticos ou a atitude das elites forem fatores decisivos na Histria, ele selecionar informaes dos documentos para extrair eventos e relacionlos, explicando ou interpretando uma realidade passada de modo a que faa sentido. Se conferir, porm, prioridade economia como a dimenso explicativa na estruturao das sociedades humanas, selecionar fatos econmicos e os colocar em uma certa ordem, seja privilegiando as relaes de propriedade e produo, como o fazem os marxistas, seja atribuindo mais importncia s relaes de troca, ao mercado, e assim por diante. Teoria, modelos e documentao so assim complementares e inseparveis. Isto mais ou menos consensual. Quero ressaltar outro ponto. H uma outra dimenso dentro da prtica da Histria para a qual os historiadores raramente voltam sua ateno. A associao entre teoria, modelos e documentos no basta para explicar o trabalho do historiador e a interpretao do passado que prope. Aqui entram as formas. Para definir o que so formas, temos que ir por partes. O passado, ou antes, o tempo, pode ser pensado como um fluxo contnuo de eventos infinitos. J os vestgios do passado, pelo contrrio, so necessariamente descontnuos e desconexos. O passado, como realmente aconteceu, no sintetizado por ou nos documentos. Para narrar, descrever ou explicar realidades passadas, os historiadores tm que relacionar vestgios que foram produzidos em tempos e lugares diferentes, por agentes sociais diferentes, com propsitos diferentes. Para estabelecer essas relaes, tm que pressupor que fazem parte de uma mesma realidade, que esto dentro de uma mesma unidade de sentido. assim que impem ordem ao caos da documentao, assumindo coerncia e continuidade no que , por si mesmo, incoerente e descontnuo. O procedimento bsico para relacionar informaes extradas de documentos no universo incoerente dos vestgios do passado um processo de generalizao que cria formas em outras palavras, grandes contextos.3
3 Sobre a necessidade das formas, veja-se Marrou (1978, p. 118-119). Esse processo de contextualizao, de aproximao de coisas aparentemente distintas, obra das escolhas do historiador e, por conseguinte, de sua capacidade de "imaginao" (BLOCH, 1993, p. 159-162).

A Histria Cientfica , assim, um jogo interpretativo entre certos modelos e teorias e certos documentos com base em generalizaes ou contextos _ as formas - que so admitidos ou aceitos como vlidos pelos escritores e seus leitores. E tais formas ou contextos so necessrios porque os documentos so sempre singulares e, do ponto de vista de um historiador, no tm sentido em si mesmos. H vrios graus no processo de generalizao no trabalho do historiador. Definir um perodo um deles: os historiadores assumem que um perodo especfico tem certas caractersticas comuns, de modo que documentos produzidos numa mesma "poca" podem ser relacionados uns aos outros, podem ser comparados, podem dialogar entre si. Quanto mais longo o perodo, mais rico o dilogo, mais documentos podem ser postos em relao. Por conseguinte, um perodo rustrico confere ou atribui

contemporaneidade a documentos que, rigorosamente, no so contemporneos. Outra forma de generalizao nomear ou definir uma sociedade, ou uma cultura, ou uma rea cultural, de modo que documentos atribudos mesma sociedade ou cultura possam ser relacionados entre si. E isto mesmo que os documentos tenham sido produzidos por agentes diferentes, para propsitos diversos e sejam de natureza muito diferente (como, por exemplo, objetos arqueolgicos e textos). A agricultura romana um caso entre tantos de uma pequena forma ou contexto, que permite aos historiadores conectar diferentes tipos de informao: textos remanescentes dos escritores agrcolas romanos, que escreveram em perodos totalmente diferentes e com propsitos distintos (de Cato, no sculo II a.c., a Paldio, no sculo IV d.C.); rustoriadores como Tito Uvio, Apiano ou Plutarco; documentos epistolares, como as cartas de Plnio, o jovem; enciclopdias, como a Histria Natural de Plnio, o antigo; e uma imensa srie de restos arqueolgicos, de nforas a edifcios rurais. Mas, houve mesmo uma agricultura "romana" que nos permita relacionar fontes to dspares? 'Agricultura antiga" seria tambm uma forma, ainda mais ampla, assim como "economia antiga" representaria uma forma ainda abrangente.4Tais formas fazem parte de qualquer reconstruo histrica. At mesmo os Estados nacionais, que so o ncleo de boa parte da disciplina histrica desde o sculo XIX, so formas, alis, bastante amplas. As maiores formas so as que tentam apresentar uma viso de Histria mundial. Formas menores e maiores esto intimamente relacionadas. Os contextos menores so mais fceis de controlar, porm mais pobres; as formas amplas so mais inteligveis, mas muito mais arbitrrias. Nas grandes narrativas, que tentam dar sentido a grandes perodos da Histria, tais formas/contextos tendem a se tornarem entidades por si mesmas, quase naturais. Raramente se pensa nelas, mas por meio dessas formas que os historiadores reconstituem fatos e realidades e aplicam suas teorias e modelos de Histria ou de sociedade.

" A "economia antiga" , precisamente, um dos plos centrais do debate contemporneo sobre a relao entre contemporaneidade e mundo clssico. A bibliografia vasssima. Um clssico Finley (1980). Vejam-se, por ltimo, a viso equilibrada de Schiavone (1999) e os artigos reunidos em Scheidel; Reden (2002). A revista Annales dedicou todo um nmero, em 1995, ao tema da economia antiga (cf. ANDREAU et aI., 1995).

Talvez seja interessante fornecer alguns exemplos. Para evidenciar que a questo da forma no diz respeito apenas Histria Antiga, mas geral, utilizemos um exemplo tirado de uma Histria que nos bem mais prxima, a chamada "Histria do Brasil". Deixo claro que um exemplo entre outros quaisquer, sem nada de especial. H uma pequena cidade perto de So Paulo - Santana do Parnaba cuja existncia como povoao remonta ao sculo XVI. De seus registros cartoriais, possumos uma pequena mas valiosa coleo de testamentos e inventrios, em parte publicada, em parte conservada em forma manuscrita no Arquivo Pblico do Estado de So Paulo. Tais documentos cobrem, em sua totalidade, um perodo bastante longo, de modo geral do sculo XVI ao XIX. Tal coleo possui, em si mesma, unidade e coerncia interna. Documenta formas de propriedade da terra, de bens mveis e de escravos, relaes familiares e formas de sociabilidade dessa pequena e circunscrita comunidade ao longo de quatro sculos. Esta coleo de documentos fornece informaes para uma Histria que bastante inteligvel e coerente, mas completamente local. Para um entendimento mais amplo, necessrio pr esses documentos em dilogo com outras colees, ou seja, inseri-los em um contexto maior. A estrutura da propriedade territorial, os tipos de bens produzidos e consumidos, as relaes pessoais e familiares aparecem sob uma luz nova se confrontados com documentos da Provncia de So Paulo, qual Santana do Parnaba pertencia. Essa ampliao do dilogo explica certas peculiaridades encontradas nos documentos, como a escassez de moeda cunhada nos perodos mais antigos, a presena de ndios nativos como escravos ou a grande quantidade de dividas legadas pelos defuntos aos herdeiros. Estas so caractersticas da colonizao muito especfica da regio de So Paulo, a primeira cidade fundada pelos portugueses no planalto do interior do Brasil. Esta Histria, no entanto, adquire ainda mais sentido se vista no contexto documental mais amplo da Histria do Brasil colonial e imperial e, em um nvel ainda mais abstrato, da Histria da Europa. possvel, com efeito, confrontar muitos aspectos dos rituais e das concepes relacionados morte com aqueles da Europa catlica dos sculos }.."VI a XVIII. As semelhanas so muitas, e as transformaes ao longo do tempo seguem caminhos semelhantes. De certo modo, assim, a coleo de Santana faz com que Parnaba se torne parte da Histria da Europa e da colonizao e expanso do Cristianismo para os trpicos.

Mas em que sentido isso verdade? Empregando contextos mais vastos, enriquecemos nossa compreenso do passado, damos maior significado a realidades locais ou colees documentais, mas tambm corremos maiores riscos. As formas tornam-se mais abstratas e intangveis. Os perodos de cada forma no correspondem exatamente uns aos outros, e as realidades sociais que produziram os vestgios podem ser muito diferentes no tempo e no espao (por exemplo, os cemitrios s foram introduzidos no Brasil em meados do sculo XIX, enquanto na Europa datam de cinqenta anos antes). Como disse, esta um via de mo dupla. Contextos menores so meios para se construrem contextos maiores, e vice-versa. A coleo de Santana do Parnaba faz parte da Histria do Brasil. Nos ajuda a entender sua Histria e mais bem compreendida dentro dela. O especialista em Santana do Parnaba tambm uma especialista em Histria brasileira. Ora, Brasil agora um Estado-nacional plenamente constitudo, mas tambm uma forma para se escrever uma Histria especfica, de um objeto definido. O que este objeto? A resposta poderia ser talvez todos os fatos, aes e idias produzidos por pessoas que viveram no espao territorial que hoje o Brasil. Mas tal raramente o caso. A Histria brasileira comea tradicionalmente com a chegada dos europeus em 1500, e o restante do territrio, que hoje o Brasil, s adentra a Histria na exata medida da expanso da colonizao. A Histria do Brasil ainda a Histria do Estado e da sua transformao de colnia em pas independente. 5 A grande maioria dos historiadores brasileiros concorda, hoje, que este um ponto de vista eurocntrico e que se deveria comear com os primeiros habitantes do territrio brasileiro. Mas que territrio? O atual? Como definir os limites espaciais dessa Histria ao longo do tempo? Note-se que o Brasil s se tornou um Estadonacional em 1822 e que suas fronteiras atuais s se fixaram no princpio do sculo XX. A prpria idia de uma identidade brasileira bastante recente, um produto consciente do Estado imperial e das elites do sculo XL"C, que criaram e impuseram um idioma unificado e escreveram as primeiras verses de uma Histria nacional. Obviamente, Brasil um tema de estudo assaz importante, mas tambm evidente que se trata de uma forma projetada do presente sobre o passado para criar contextos significantes.

5 - A arbitrariedade da forma "Histria do Brasil" , sobretudo, evidente na subdiviso "Brasil colonial", termo que a historiografia contempornea, sintomaticamente, tende a substituir pelo de '~rica portuguesa": "O ttulo que se preferiu para este volume - Cotid,iano e vida privada na Amrica portuguesa - no , pois, apenas uma questo de modstia ou de prudncia. E que desejamos, desde logo, patentear nossa preocupao de evitar o anacronismo subjacente a expresses como 'Brasil Colnia', 'perodo colonial da Histria do Brasil etc'. Pois no podemos fazer a histria desse perodo como se os protagonistas que a viveram soubessem que a Colnia iria se constituir, no sculo XIX, num Estado nacional" (NOVAES, 1997, p. 11).

A mesma interao entre formas mais amplas e mais restritas aplica-se Histria Antiga e podemos pensar em exerccios anlogos. Colees coerentes de documentos so, para a Antigidade Clssica, bem mais raras, mas no de todo inexistentes. Uma das mais interessantes o chamado arquivo de Hiernimo, uma enorme coleo de papiros escritos em grego que agrupa, principalmente, cartas relativas a uma grande propriedade privada no Egito romano, localizada numa circunscrio denominada nomo Arsinoita, e datadas do III sculo d.e. (entre aproximadamente 247 e 270). A maioria das cartas refere-se a uma mesma unidade de produo agrcola na aldeia de Thealdelphia. Por si s, esta coleo tem um carter unitrio e foi base de um recente e instigante debate.6 Ilumina, de modo notvel, vrios aspectos da Histria social, agrcola e econmica de ...? Como preencher esses trs pontos? Esta a chave da questo. Dependendo de quo longe se esteja disposto a ir, no curso das generalizaes, a coleo de Hiernimo ilumina a Histria de um nico proprietrio, ou da aldeia de Thealdelphia, ou do nomo de Arsinoe, ou do Egito romano no sculo III d.e. e assim por diante. Se posta em dilogo com outros documentos, como a grande coleo de papiros encontrados na localidade de Oxyrrinco, pode ajudar a entender o Egito sob dominao estrangeira, grega e romana. Ou, em um contexto ainda mais amplo, por exemplo, as formas de agricultura e administrao de propriedades rurais no Imprio romano. Podemos comparar, digamos, as atitudes do administrador da propriedade, um tal de Hermgenes, com informaes que encontramos em outros tipos de fontes. Por exemplo, com Columella e seus raciocnios sobre a produo de vinho, ou com Varro e seus clculos sobre a lucratividade da criao de pequenos animais. Com uma forma ainda mais ampla, podemos comparar o conjunto de Hiernimo com outros arquivos de proprietrios de terra, como o famoso arquivo de Zeno, que da mesma regio, mas data do Egito ptolomaico.7 Em um contexto muito vasto, por exemplo, a "Economia antiga", o arquivo de Hiernimo pode dialogar com uma verdadeira biblioteca de documentos e assim nos ajudar a pensar um jogo inteiro de semelhanas e diferenas entre passado e presente. Quanto mais vasto o contexto, tanto mais rico, mas, tanto maior sua arbitrariedade, tanto maiores os riscos de relacionar coisas no relacionveis. No devemos recusar as grandes formas. Ns precisamos delas. Mas devemos ter muito cuidado ao empreg-las e estar plenamente conscientes de sua existncia e influncia. No podem ser consideradas como puros fatos, elementos concretos da realidade.

6 -Sobre o arquivo de Hernimo, veja-se Rawlandson (1996) e Rathbone, (1991), ; 7-Sobre o arquivo de Zeno, veja-se Rostovtzeff (1922)

impossvel para um historiador entender o passado sem formas. Mas deveramos estar muito conscientes de sua arbitrariedade, porque elas no so inocentes ou totalmente inofensivas. Por exemplo, a histria tradicional do Brasil reforou a identificao da elite com a Europa e ajudou a apagar as razes africanas e indgenas do pas. Ainda hoje, os ndios nativos brasileiros no tm, praticamente, nenhuma Histria. Isto significa que todas as formas produzem, ao mesmo tempo, memria e esquecimento, visibilidade e invisibilidade. E se no possvel passar sem as formas, necessrio determinar com clareza como e por que foram criadas e quais seus efeitos para nossa compreenso do passado e da histria humana como um todo. Esta conscincia abre para os historiadores a possibilidade de produzir vises alternativas, de criar ou escrever outros passados. E isto pode ser til (e mesmo necessrio) numa poca de grandes transformaes como a atual. Para tornar a compreenso do passado mais til para o presente, devemos repensar as formas tradicionais pelas quais ainda pesquisamos, escrevemos e ensinamos Histria, A Histria que produzida em muitas universidades no Brasil e no exterior, ou a que ensinada nos currculos escolares de diversos paises, ainda em grande parte eurocntrica. Baseia-se em uma concepo evolutiva de histria humana que ainda mantm a Europa no centro dos fatos, aes e idias mais pertinentes para serem interpretados, compreendidos e narrados. Alterar as formas no uma tarefa fcil. O prprio sistema educacional e as divises de pesquisa tradicionais tendem a se reproduzir por inrcia. Historiadores s pensam nestas grandes formas muito raramente, tomam-nas por dadas, como entidades naturais. As formas influenciam e at mesmo determinam suas interpretaes de um modo quase inconsciente, o que evidente nas narrativas maiores, mas ocorre mesmo nos trabalhos altamente especializados e circunscritos.

HISTRIA ANTIGA?

Os mesmos processos de produo de memria e esquecimento e de estruturao do passado por uma forma artificial e arbitrria aplicam-se Histria Antiga. verdade que um objeto muito mais distante que, digamos, a histria contempornea dos Estados-nacionais, mas tambm concebida por uma projeo do presente no passado, embora de um modo mais complexo. Meu segundo objetivo neste artigo ser examinar o modo de produo dessa forma.

Como qualquer forma, Histria Antiga til e arriscada. Aqui explorarei apenas os riscos, as incongruncias e artificialidades, comeando pelo prprio termo pelo qual nomeamos a disciplina. Por que antiga? O que significa antigo? , obviamente, o oposto de recente, moderno, ou contemporneo. Histria Antiga deveria ser assim a parte mais antiga da Histria Contempornea, a histria de suas origens, de seus comeos. Define um perodo na Histria. Mas um perodo de que Histria? A idia da existncia de uma Histria antiga foi desenvolvida por pensadores do Renascimento (DEMANT, 2000, p. 997). Pressupunha, ao mesmo tempo, uma ruptura e uma recuperao, religiosa e cultural, entre dois mundos. Uma ruptura que dava um certo sentido Histria, como a recuperao de algo perdido, como a restaurao de um lao que tinha sido rompido durante a assim chamada Histria do Meio, a Histria Medieval. Deste modo, associava seu mundo contemporneo, a Europa dos sculos XV-XVI, com um certo passado. Para eles, era a Histria antiga do seu mundo. Mas ainda a Histria antiga de nosso mundo? Muitos manuais contemporneos e currculos escolares e universitrios ainda a denominam de Histria do Mundo Antigo. Mas evidente que no se trata da Histria antiga do mundo. De fato, a prpria idia de Histria Antiga representa uma viso europia da Histria, um certo modo de ver a Histria mundial de uma perspectiva europia (MOMMSEN, 1965, p. 153; BENTLEY, 2001). um ponto de vista muito particular, mas que se apresenta como universal e natural. uma forma e, como disse, formas no so inocentes. Em escolas e universidades brasileiras (o que tambm verdade em muitos outros pases), a Histria ensinada como uma sucesso evolutiva que chega ao presente seguindo certos perodos: Pr-Histria, que normalmente mais geral, ainda que normalmente no inclua as Amricas; depois Histria Antiga; Medieval; Moderna e Contempornea. S existe Histria na Europa. At mesmo o Brasil e as Amricas s so includos em programas e currculos de Histria depois de sua "descoberta" por europeus, isto , s quando se tornam uma parte da Histria da Europa. Mas os problemas com esta forma no se restringem a seu eurocentrismo. H outros entraves, mais conceituais. At mesmo dentro do que poderia ser considerado uma Histria da Europa, a posio e o significado da Histria Antiga no so totalmente claros. realmente a Histria antiga da Europa e, caso seja, em que sentido especfico? No h, certamente, nenhuma continuidade social ou poltica entre o mundo da Histria antiga e a Europa contempornea. Mas no h nem mesmo continuidade espacial. O Imprio romano, que constituiu a maior unidade poltica dentro do que chamamos Histria antiga, incluiu reas que ningum hoje definiria como europias: o norte de frica, partes do Oriente Mdio, talvez a Turquia. Por outro lado, no alcanou outras reas que hoje reivindicam ser parte da Europa, como a Rssia, todos os pases europeus orientais e a Pennsula escandinava.

De um modo curioso, a Histria Antiga eurocntrica, mas no , em absoluto, a Histria da Europa. No s uma projeo da Europa no passado, outro tipo de projeo. As incongruncias conceituais da Histria Antiga no se restringem ao que poderamos chamar de seu contedo ideolgico. H outras incoerncias em seu interior. H outras formas dentro da Histria Antiga. Em muitos pases, como o Brasil, Histria Antiga ensinada e pesquisada dentro de trs divises principais: Antigo Oriente Prximo (principalmente Egito e Mesopotmia), Grcia e Roma. deste modo que a Histria Antiga aparece nos livros didticos, e assim estruturada uma grande parcela da pesquisa acadmica (ainda que no toda).8 Esta diviso tripartite apresentada ao pblico em geral na forma de uma sucesso cronolgica, como se a tocha da Histria, na corrida de revezamento que o progresso da humanidade, tivesse sido transmitida progressivamente de Leste a Oeste. Como se a Histria se apagasse progressivamente a Leste, para reacender-se a Oeste, medida que o foco da civilizao se deslocava. Um segundo problema diz respeito diversidade de critrios desta diviso tripartite. Em termos conceituais, ela bastante incongruente. O Oriente Prximo uma partio geogrfica, definindo um vastssimo espao territorial, mas no,

necessariamente, tipos de sociedade ou culturas especficas. Nenhuma unidade essencial marca a longussima Histria do assim chamado Oriente Proximo e sim, muito pelo contrrio, uma grande diversidade de povos, culturas e organizaes sociais. O critrio que define a Histria da Grcia mais complexo. Afinal de contas, o que d unidade histria grega? No a Histria de um pas especfico ou de um territrio, j que "gregos se espalharam por toda a bacia do Mediterrneo e alm". Seria um idioma comum, ou uma cultura comum, ou uma religio compartilhada? Mas, recentes estudos mostram que a formao de uma identidade grega foi um longo processo, que assumiu diferentes sentidos ao longo dos sculos. Nunca correspondeu a uma sociedade uniforme, a uma mesma cultura ou a um Estado unificado. Alm disso, nunca se tornou uma identidade precisa. Atenas e Esparta, para citar os exemplos clssicos, eram ambas cidades gregas, mas social e culturalmente bastante diferentes. E o que dizer sobre os tesslios, os epirotas, os arcdios, os macednios, os gregos do Mar Negro, os gregos sob o Imprio romano? De que trata uma Histria da Grcia Antiga? Qual seu objeto especfico, no espao e no tempo? Quais so os parmetros para se definir uma Histria da Grcia? 9
8- Veja se por exemplo, para o caso ingls, o NATIONAL CURRICULUM(1991) 9 A histriografia mais recente tem alertado, cada vez mais, para a necessidade de se considerar a "identidade" da Grcia antiga em seus prprios termos, como uma identidade construida ao longo de sculos e em permanente transformao. Vejam-se, entre outros, os artigos reunidos em Malkin (2001).

Esta forma, na prtica e tal como empregada cotidianamente, rene alguns parmetros vagamente culturais a um parmetro poltico que claramente dominante. O que denominado Histria da Grcia normalmente apenas a Histria de algumas cidades-Estados enquanto permaneceram como Estados independentes. Uma Histria que comea com Homero e vai at Alexandre ou, quando muito, at a conquista romana. Em livros didticos e manuais, tende a ser essencialmente 'uma Histria de Atenas e Esparta, precisamente as duas cidades menos tpicas que poderamos pensar como fazendo parte do mundo grego. A Histria de Roma apresenta algumas dificuldades especficas. a Histria de uma cidade ou de um Imprio? Se for a Histria de uma cidade, por que os historiadores privilegiam Roma entre tantas cidades contemporneas que, ao longo de sua histria, foram at mesmo mais potentes ou importantes? Ser por causa de seu destino manifesto de um dia tornar-se centro de um Imprio? Mas deste modo projetase, retrospectivamente, o futuro no passado, explica-se o passado pelo futuro j conhecido. E as outras cidades contemporneas, por que so omitidas dessa Histria ou, quando muito, aparecem como coadjuvantes, como objetos de conquista? Nada acontecia nelas enquanto Roma, por sua prpria vontade de poder e incomparvel virtude, acumulava poder? A Histria da cidade de Roma s faz sentido no contexto de um mundo de outras cidades e Imprios. Sua expanso no se deu num vcuo. Podemos perfeitamente considerar que seu Imprio constituiu-se no pela fora de uma vontade particular e nica na Histria, mas pelas prprias fraquezas e necessidades estruturais do mundo a seu redor. Mas ainda h outro problema. De repente, "Roma" j no significa uma cidade, mas um Imprio. Ou antes, e de maneira confusa, significa ambos ao mesmo tempo. E muitas Histrias de Roma, acima de tudo as que se centram na Histria constitucional ou poltica, no se preocupam com esta ambigidade. 1O Muitos livros e artigos falam de "sociedade romana", "cultura romana", "economia romana" etc, sem sentir qualquer necessidade em especificar se esto falando sobre Roma, a cidade, ou sobre a Itlia, ou o Imprio como um todo.11 Na verdade, sob o Imprio, no h uma nica sociedade ou economia "romanas", mas uma imensa diversidade de idiomas, costumes, culturas e sociedades 12 A Histria de Roma tradicional, que uma Histria constitucional, cadenciada pela sucesso dos imperadores, no d conta dessa vasta multiplicidade e variedade culturais, das mltiplas Histrias que podemos identificar em seu interior.
1O O caso particularmente ntido nas histrias de vis constitucional, como, para citar um exemplo, em Raaflaub & Toher (1990). 11 Vejam-se, por exemplo, as incongruncias do influente manual de Garnsey & Sallers (1987) ou o titulo de uma coletnea recente de artigos de Paul Veyne (1991) ou a srie da qual faz pane o volume L'homme rornain, dirigido por Andrea Giardina (1992)., 12 Diversidade da qual a historiografia recente vem, pouco a pouco, dando-se conta. Vejam-se, por exemplo, Lepelley (1998) e os artigos editados por Huskinson (2000).

Estas so algumas incongruncias conceituais nas formas que empregamos para pensar e produzir Histria Antiga. possvel mostrar algumas razes para estas incongruncias. Os historiadores da Antigidade tm sua disposio uma extensa gama de tipos diferentes de fontes: papiros, moedas, vestgios arqueolgicos, textos epigrficos. Mas as fontes determinantes, que moldaram a constituio da prpria concepo de uma Histria Antiga, foram os livros produzidos ao longo de mais de um milnio, principalmente em grego e latim. Tais obras so o produto de uma tradio literria e escolar que denominamos Tradio Clssica (h poucas tradies literrias semelhantes no mundo). Como sabemos, essas obras no foram produzidas num mesmo tempo e lugar. No formam o que poderamos denominar de um mundo literrio contemporneo. So, propriamente falando, uma tradio, um longo processo de acmulo e descarte de textos ao longo de sculos (HIGHET, 1949; WlLAMOWITZMOELLENDORFF, 1982). Trata-se de um magnfico instrumento para o pensamento, um estoque para realizaes intelectuais e o que podemos considerar como a memria expandida de diferentes sociedades numa longussima durao. Mas o fato que no representa nenhum perodo ou sociedade em particular. antes a condensao de todas as sociedades, culturas e sculos que produziram os textos contidos em seu interior. verdade que a Tradio Clssica tem uma unidade interna, pois os livros recorrem uns aos outros, esto organizados em gneros especficos, so a base de uma tradio que seguimos ainda agora e que alguns chamam de Civilizao Ocidental. Mas a prpria unidade da tradio representa um perigo para os historiadores. No final sculo XVIII e durante o sculo XIX, os historiadores comearam a produzir Histria a partir dessa tradio, empregando e desenvolvendo mtodos novos de crtica documental para extrair dos textos a sociedade e a cultura que os tinham produzido. As narrativas histricas das prprias fontes eram, ao mesmo tempo, um limite e um guia (AMPOLO, 1997). De qualquer modo, suas informaes tinham que ser investigadas para atender o interesse dos novos historiadores. De um modo bastante natural, os historiadores do sculo XIX ordenaram as informaes que encontraram nas fontes, criando formas ou contextos para lhes dar significado. Contextos que, como vimos, eram capazes de unir e separar documentos e de p-los em diferentes tipos de dilogo. Um primeiro contexto era dado pelo idioma das fontes: latim e grego eram percebidos como possuindo duas tradies relacionadas, mas diferentes. Formavam, assim, a base para duas Histrias (CLARK.E, 1959, p. 99). Mas Histrias de qu?

Se tivermos em mente que a disciplina da Histria desenvolveu-se ao longo do sculo XIX, em grande parte a servio dos Estados-nacionais emergentes, e sob o pano de fundo de seus conflitos, torna-se compreensvel que a poltica e, at mesmo, a idia de "nao" tenha sido um dos fundamentos das formas criadas naquele momento (HENTSCHKE; MUHlACK, 1972, p. 91-127; PAVAN, 1977, p. 94; AMPOLO, 1997, p. 86). A Histria da Grcia foi concebida como a Histria de uma nao politicamente dividida, cuja unidade era antes cultural ou, at mesmo, racial (MOMIGLIANO, 1992, p. 459). A Histria de Roma derivou, em parte, das narrativas das prprias fontes antigas, mas relidas como contando a Histria de um Estadonacional expansionista, de um povo com suas virtudes especiais e seu carter particular. A passagem da cidade-Estado para o Imprio, por outro lado, era descrita (e ainda, muitas vezes, o ) por um ngulo exclusivamente constitucional: a transformao de um sistema poltico republicano em um sistema imperial. Como se a escala da prpria Histria no mudasse! De certo modo, ainda estruturamos nossa disciplina ao redor da idia de nao, por mais que hoje isso parea anacrnico (GOLDHILL, 2000). As duas outras noes que determinaram e ainda influenciam as formas da Histria Antiga foram as de civilizao e de progresso. Os livros da Tradio Clssica foram considerados produtos de civilizaes diferentes, cada qual com suas prprias caractersticas. Oriente Prximo, Grcia e Roma foram assim colocados numa espcie de sucesso, num processo civilizatrio que culminaria na civilizao ocidental europia. Ainda falamos a seu respeito em termos de "civilizaes" quando, na realidade, a idia de civilizao extremamente ambgua. Se serviu aos propsitos de legitimar a hegemonia mundial europia no sculo XIX e em grande parte do XX no um conceito muito cientfico. s vezes, empregado como sinnimo de cultura em geral; s vezes, refere-se apenas a uma parte da produo cultural de uma sociedade; outras, usado para diferenciar povos "primitivos" daqueles "desenvolvidos". No est claro o que lhe d unidade conceitual: um esprito comum, uma raa, um idioma? De certo modo, civilizao um termo igualmente anacrnico e excessivamente vago e ideolgico.13 Talvez no precisemos rejeit-lo por completo, desde que o restrinjamos, com mais preciso, cultura erudita, escrita, ou seja, prpria tradio de pensamento, ensino e escrita que produziu a Tradio Clssica e da qual a Tradio Crist, tambm escrita, representa a continuidade com a qual se construiu uma identidade que chamamos de Civilizao Ocidental.
13 Vejam-se os textos reunidos em Rundell; Mennell (1998), em particular os artigos de Lucien Febvre, sobre a histria do termo e o de Norbert Elias, sobre a relao entre os conceitos de civilizao e cultura e a formao dos Estados-nacionais

A Tradio Clssica forma uma unidade real. Mas isso nos apresenta um ltimo problema. No foi o produto de uma nica cultura ou de uma nica sociedade, mas de uma grande diversidade de culturas e sociedades ao longo de milnios. Cada um dos textos dessa tradio. foi produzido em contextos completamente diferentes, em sociedades diferentes, em momentos e lugares distintos. No h nenhuma sociedade grega unitria por detrs da tradio de livros gregos, nem uma sociedade ou uma cultura romana incorporada na tradio em latim. A relao entre sociedade e literatura aqui extremamente complexa, acima de tudo porque estamos lidando com uma tradio de longo prazo. S o Imprio Romano deu uma certa unidade a este mundo, principalmente uma unidade poltica, verdade, mas que progressivamente tornou-se tambm, at certo ponto, social e cultural.

CONCLUSO

As idias aqui apresentadas no pretendem negar a existncia ou a importncia de se estudar Histria Antiga. Seu objetivo desenvolver uma conscincia mais clara do que fazemos e de como apresentamos o passado para nossas audincias, leitores, estudantes ou o pblico geral. O que chamamos Histria Antiga ainda um recorte til para o presente, desde que reconheamos sua arbitrariedade. Em primeiro lugar, porque se baseia numa tradio intelectual que muito rica em termos humanos. Os textos clssicos so interessantes em e por si mesmos. Vale a pena l-los: alguns so verdadeiros tesouros para a humanidade. Em segundo lugar, a tradio que estudamos e transformamos em Histria , ainda, nossa prpria tradio. Somos parte dela, mesmo no Brasil. A prpria Cincia herdeira direta da Tradio Clssica. Por fim, a histria daquele mundo uma Histria interessante, ainda que no seja a histria antiga do mundo. Vale a pena estud-la, mas creio que deva ser transformada para atender s necessidades do presente. Ela deve libertar-se das formas que se tornaram anacrnicas. Deve, antes de tudo, abandonar suas pretenses universalidade. Tratase de uma Histria particular, especfica. Deve, alm disso, ultrapassar as velhas divises em seu interior e romper com a idia de uma linha de progresso. Algumas tentativas interessantes foram feitas em anos recentes para ver este mundo com olhos diferentes. Curiosamente, duas das mais instigantes tm uma forte influncia de F. Braudel e 1. Wallerstein e de sua capacidade e ambio de construir vastos objetos histricos: a determinao de diferentes sistemasmundo no passado (CHASE-DUNN; HALL, 1991; FRANK; GILLS, 1993) e o estudo do Mediterrneo como unidade bsica de estudo, mas agora com uma perspectiva eminentemente ecolgica (HORDEN; PURCELL, 2000; SHAW, 2001).

Outras maneiras so possveis. Uma possibilidade, talvez inescapvel, a de conscientemente projetar no passado as preocupaes de nosso presente. E como mostram as tendncias mais recentes da disciplina, esse "mundo antigo" pode ser pensado como resultante de um longo processo de integrao de povos: cidades, imprios, tribos, que povoaram as margens do Mediterrneo e as terras continentais adjacentes, como uma "micro-globalizao" regional, que pode nos ajudar a pensar problemas do mundo contemporneo.

De certo modo, o Imprio Romano culmina essa Histria e representa um fenmeno de integrao, seno anlogo, ao menos paralelo ao que vivemos, pois se sobreps s cidades-Estado, tribos e imprios, da mesma maneira que as foras do capital hoje se sobrepem aos Estados-nacionais. As diferenas so muitas: a unificao hoje se d por mecanismos econmicos e no polticos, embora a fora militar dos EUA seja um fator de grande importncia na manuteno do atual sistema internacional. O Imprio Romano nos faz pensar, e temer, na possibilidade de uma grande integrao mundial, que seja econmica, cultural ou social, mas que nos retira o espao de deciso poltica que os Estados-nacionais ainda representam.

Creio que essa histria de integrao ainda capaz de propor questes muito pertinentes ao presente, que se v diante de problemas semelhantes, mesmo que de modo totalmente prprio e diverso. O dilogo entre essas duas experincias histricas pode ser rico e revelador. A Histria que produzimos, escrevemos e ensinamos, a Histria Antiga, como a chamamos, ainda nos diz respeito.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMPOLO, C. Storie Greche. La formazione della moderna storiografia sugli antichi Greci. Turim: Einaudi, 1997. AND REAU, J. et al. L'conomie Antique. Annales: Histoire, Sciences Sociales, 50,5,1995. ANKERSMIT, F. R. Historical Representation. History and Theory, v. 27, 3, p. 205228, 1988. BENTLEY,J. H. Shapes of World History in Twentueth-Century Scholarship. In: ADAS, M. (Ed.). Agricultural and Pastoral Societies in Ancient and Classical History. Philadelphia: Temple University Press, 2001. p. 3-35. BLOCH, M. Apologie pour l'histoire ou mtier d'historien. dition critique prpare par tienne Bloch. Paris: Armand Colin, 1993. CAMERON, A Postlude: what next with history. In: CAMERON, A (Ed.). History as texts. The writing of ancient history. London: Duckworth, 1989. p.206-208. CHASE-DUNN, c.; HALL, T. D. (Ed.). Core/Periphery Re1ations in Precapitalist Worlds. Boulder: Westview Press, 1991. CLARK.E, M. L. Classical Education in Britain, 1500-1900. Cambridge: University Press, 1959. DEMANT, A Epochenbegriffe. In: LANDFESTER, M. (Ed.). Der Neue Pauly. Enzyklopdie der Antike. Stuttgart: Verlag J. B. Metzler, 2000. p. 996-1001. FINLEY; M. L A economia antiga. Porto: Afrontamento, 1980. FRANK, G.; GILLS, B. K. (Ed.). The World System. Five hundred years ar five thousand? London; New York: Routledge, 1993. GARNSEY; P.; SELLERS, R. The Roman Empire. Economy, society and culture. London: Duckworth, 1987. GIARDINA, A (Org.). L'Homme romain. Paris: Seuil, 1992. GOLDHILL, S. Whose Antiquity? Whose Modernity? Antike und Abendland, 46, p. 320, 2000. HENTSCHKE, A; MUHLACK, U. Einfhrung in die Geschichte der klassischen Philologie. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1972. HIGHET, G. The Classical Tradition. Oxford: Clarendon Press, 1949. HORDEN, P.; PURCELL, N. The Corrupting Sea. A Study of Mediterranean History. Oxford: Blackwell, 2000. HUSKINSON, ]. Experiencing Rome. Culture, Identity and Power in the Roman Empire. London: Routledge; The Open University, 2000. LEPELLEY, C (Org.). Rome et l'integration de l'Empire. 44 aVo ].C- 260 apr.].C tome 2: Approches rgionales du Haut-Empire Romain. Paris: PUF, 1998. MALKIN, I. (Ed.). Ancient Perceptions of Greek Ethnicity. Cambridge/ Massachusetts; London: Harvard University Press, 2001. MARROU, M.-I. Sobre o conhecimento histrico. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. MOMIGLIANO, A. Nono Contributo alia Storia degli Studi Classici e deI Mondo Antico. La unitdella storia politica greca. Roma: Edizioni di Storia e Letteratura, 1992. MOMMSEN, H. Histria Social. In: Histria. Enciclopdia Meridiano/ Fischer. Lisboa: Meridiano, 1965. p. 153. NATIONAL CURRICULUM. History in the National Curriculum (England). Departments of Education and Science. London: HMSO Publication Center, 1991. NOVAES, F. A. Condies da privacidade na Colnia. In: SOUZA, L. de M. e (Org.). Histria da vida privada no Brasil, I: cotidiano e vida privada na Amrica portuguesa. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 13-39. PAVAN, M. Antichit c1assica e pensiero moderno. Florena: La Nuova ltalia,1977. RAAFLAUB, K; TOHER, M. (Ed.). Between Republic and Empire. Berkeley: University of California Press, 1990.

RATHBONE, D. Rationalism and rural society in third-century A.D. Egypt. Cambridge: University Press, 1991. RAWLANDSON,]. Landowners and Tenants in Roman Egypt. Oxford: Oxford University Press, 1996. REEVE, M. Introduction. In: HARRISON, S.]. (Ed.). Texts, Ideas and the Classics. Scholarship, Theory and Classical Literature. Oxford: Oxford University Press, 2001. p. 245-251. ROSTOVTZEFF, M. A Large Estate in Egypt in the 3rd B.C. A Study in Econornic History. Oxford: Madison, 1922. RUNDEL, J; MENNELL, S. (Org.). Classical Readings in Culture and Civilization. London: Routledge, 1998. SCHEIDEL, W; REDEN, S. von. The Andent Economy. Edinburgh: Eclinburgh University Press, 2002. SCHIAVONE, A. La Storia Spezzata. Roma antica e Occidente moderno. Bari: Laterza, 1999. SHA\v, B. Challenging Braudel: a new vision of the Mecliterranean. Journal o Roman Archaeology, 14, p. 419-453, 2001. VEYNE, P. La sodt romaine. Paris: Seuil, 1991. WILAMOVITZ-MOELLENDORFF, U. von. History o Classical Scholarship. Ed. with introduction and notes by Hugh Uoyd-Jones. London: Duckworth, 1982. A MORPHOLOGY OF HISTORY: THE FRAMES OF ANCIENT HISTORY ABSTRACT History as a scientific discipline is the oI!Ject oj this artide. Its aim is to define the wC!J'S historians narrate the past through building 'Jrames" that give sense and unity to disconnected information. The artide ana(yzes particular(y the shapes that are put in operation in the socalled '!A.ncient History'~ revealz'ng the prqudices that underlie the discipline.

You might also like