AvailabilityGuard da Continuity Software

Cenário Atual Todas as empresas investem de alguma forma em alta disponibilidade e recuperação de desastres para manter seus serviços operando sem perda de dados ou interrupções. Quanto mais crítico o serviço, maior o investimento necessário. No entanto, mesmo nos ambientes mais sofisticados, são frequentes as notícias de sistemas fora do ar. Tais eventos geram um grande impacto de receita nas empresas, bem como na reputação e credibilidade no serviço. O que há de comum em todos estes casos? Problemas de configuração: Um sistema que deveria atuar na ocorrência de um imprevisto não assumiu suas funções quando ou da forma que deveria. Planos de continuidade testados anualmente ou semestralmente, como recomendam as boas práticas, são eficientes no que diz respeito a processos e pessoas. Mas e quanto aos sistemas de TI? A estrutura de TI está cada vez mais complexa e sofre mudanças a todo instante. Cada alteração em produção pode criar riscos ocultos que podem se materializar a qualquer instante. Garantir que os ambientes estão corretamente configurados, em sincronia e que os mecanismos de proteção irão funcionar como esperado é um desafio de qualquer área de TI, mesmo em empresas que ainda não possuem um plano de continuidade de negócios. Esta tarefa já é difícil o suficiente em pequenas empresas. Em empresas maiores, é praticamente impossível para controlar manualmente e verificar se todas as alterações foram realizadas completa e corretamente.

A Solução O AvailabilityGuard é uma ferramenta única desenvolvida pela empresa israelense Continuity Software, comercializada no Brasil através da parceria com a Mais2X, que auxilia a garantir a continuidade dos serviços de TI, verificando o ambiente automaticamente em busca de erros antes que eles afetem suas operações. A solução realiza verificações automatizadas nas configurações de servidores, bancos de dados, virtualização e storage na frequência desejada sem o uso de agentes e sem interrupções ou paradas nos sistemas.

Riscos e Desafios Principais desafios para as Empresas  Riscos de Proteção: Inconsistências de configuração entre bases de dados, sistemas de armazenamento e servidores podem criar problemas ocultos de compatibilidade resultando em corrupção de dados e problemas de disponibilidade. Desvios de Configuração: Diferenças de configuração entre sistemas primários e secundários (locais ou remotos) criam sérias lacunas de proteção que podem impactar na disponibilidade e nos objetivos de recuperação (RTO – Recovery Time Objective e RPO – Recovery Point Objective). Documentação do Ambiente: Com a grande quantidade de mudanças, é praticamente impossível manter atualizada a documentação do ambiente (ou o CMDB – Configuration Management Database). Em ambientes com mais de 50 servidores, torna-se inviável realizar esta tarefa manualmente. Gestão de Níveis de Serviço: Muitas organizações lutam para controlar com precisão os níveis de serviço definidos para disponibilidade e recuperação do ambiente, sem nenhuma forma eficiente de auditar e gerenciar políticas e indicadores estabelecidos, e identificar problemas potenciais de RPO, pelo anfitrião da unidade de negócios de serviços, negócios, etc. Limitações dos Testes de Recuperação: Testes de disponibilidade e recuperação são custosos, demorados e muitas vezes arriscados. Como resultado, a maioria das organizações são forçadas a tomar atalhos para minimizar o impacto dos testes. Desta forma, os resultados não refletem com precisão a capacidade da organização de se recuperar. Além disso, logo que uma alteração de configuração é realizada no ambiente, os resultados dos testes passam a ser questionáveis.

Empresas Alvo A solução beneficia não somente empresas que possuam sites de contingência ou planos estruturados de continuidade de negócios, mas empresas com alta dependência dos sistemas tecnológicos e com parques de administração complexa, tais como:      Empresas com aplicações críticas online (Ex.: Bancos, Telecom, Utilities) Empresas com grandes volumes de dados críticos Empresas com mais de 50 servidores e com equipe própria de TI Empresas com grande quantidade de servidores Unix Empresas que fazem uso intenso de clusters e virtualização

Benefícios Organizações gastam milhões de dólares em recuperação de desastres, alta disponibilidade e soluções de replicação para garantir que seus dados e sistemas estarão disponíveis em caso de desastre. O AvailabilityGuard ajuda a garantir a efetividade de esses investimentos, que os sistemas irão funcionar como esperado, além de prover um nível de percepção de seu ambiente que simplesmente não pode ser obtido de outra forma. Em suma, a solução permite às empresas:        Garantir a continuidade do negócio, validando que as configurações de seus sistemas primário e secundario estão sempre em sincronia Auditar e melhorar continuamente o planejamento e políticas de proteção de dados, cluster, replicação e alta disponibilidade Reduzir drasticamente o tempo de inatividade de negócios e perda de dados, detectando automaticamente riscos à disponibilidade e proteção de dados Aprimorar seus processos de Gestão de Configuração e Gestão de Mudanças Dar visibilidade clara sobre os níveis de serviço (SLAs) de recuperação de desastres Reduzir o esforço e tempo pré-teste de continuidade, além de melhorar suas taxas de sucesso Gerenciar efetivamente a capacidade de recuperação de desastres e alta disponibilidade

Diferenciais Muitos fabricantes possuem ferramentas de verificação voltadas a seu próprio ambiente. O AvailabilityGuard é uma solução pioneira e a mais abrangente, única no mercado capaz de cruzar informações de configuração de múltiplos fabricantes e diferentes domínios tecnológicos (tais como: servidores, sistemas operacionais, bancos de dados, replicação, clusters e virtualização), em busca de potenciais riscos à disponibilidade e oportunidades de melhoria.

Estratégia de Adoção As empresas podem iniciar utilizando apenas em ambientes de altíssima criticidade, ou em um sistema específico e lentamente expandir a utilização para os demais sistemas.

SOBRE A CONTINUITY SOFTWARE Atualmente a Continuity Software é o principal fabricante de soluções de gestão de risco à disponibilidade de serviços. Utilizada pelas maiores empresas do mundo, sua solução premiada mitiga os riscos de paralisação e perda de dados em todos os ambientes de TI das empresa, incluindo datacenter principal, ambientes de nuvem privada e contingência. Com as soluções da Continuity Software, as organizações podem ter certeza de que as metas de disponibilidade de serviço e proteção de dados serão atingidos ou ultrapassados, 365 dias por ano. www.continuitysoftware.com

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful