You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR BACHARELADO EM ADMINISTRAO PBLICA MODALIDADE A DISTNCIA

DISCIPLINA: Legislao Tributria e Comercial PROFESSOR: Ariolino Neres Souza Junior TUTORA: Flvia Pinheiro da Silva ALUNO (A): ANDRE LUIZ DOS SANTOS POLO: MARABA

Tarefa I Unidade I - Fascculo: Direito e Legislao Tributria

1 Questo: Segundo a regra constitucional, esse princpio veda Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municpios instituir tributos sobre patrimnio, renda ou servios uns dos outros e sobre suas autarquias e fundaes pblicas. Estamos falando do princpio: a) Da anterioridade tributria. b) Da legalidade tributria. c) Da Liberdade de pessoas ou de bens. d) Da uniformidade tributria. e) Nenhuma das alternativas anteriores. OBS: Conforme consta na pgina 21 do fascculo correspondente a disciplina, a condio descrita acima no comando dessa questo corresponde ao PRINCPIO DA IMUNIDADE RECPROCA, que no est disponvel nas alternativas de resposta. Portanto a alternativa correta a letra E. 2 Questo: O imposto sobre servios de qualquer natureza (ISS) de competncia de instituio do: a) mbito federal. b) mbito estadual. c) mbito municipal. d) mbito distrital. e) mbito territorial . OBS: Conforme consta na pgina 31 do fascculo (quadro 1) o ISS um imposto de mbito municipal. Portanto a alternativa correta a letra C.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR BACHARELADO EM ADMINISTRAO PBLICA MODALIDADE A DISTNCIA

3 Questo: Argumente, em, no mnimo, 10 (dez) linhas, acerca da regra da Prestao Pecuniria Compulsria Tributria, citando 2 (dois) exemplos prticos do cotidiano social. A regra da Prestao Pecuniria Compulsria Tributria descrita na pgina 23 do fascculo da disciplina e consiste na imposio da vontade do Estado sobre o contribuinte ao ocorrer o ato de cobrana do tributo. Isso significa que o Estado por fora de lei IMPE ao cidado comum o dever de pagar certo tributo ainda que no seja da vontade do contribuinte. O Estado tem as suas chamadas Receitas Derivadas originadas da Prestao Pecuniria Compulsria, que tambm se trata de uma caracterstica presente na definio de tributo, ou seja, o tributo como definio consiste em toda Prestao Pecuniria Compulsria. Conforme o artigo 3 da lei 5172/96, dentro do conceito de tributo ainda se faz presente caractersticas como a no constituio de sano de ato ilcito, a instituio por lei e a cobrana por atividade administrativa vinculada. Como exemplo podemos citar a cobrana do Imposto sobre a Renda (IR) que institudo por lei e independe da vontade do contribuinte a obrigao de recolher ao errio o referido imposto. O cidado tem sua renda tributada conforme uma tabela disponibilizada pelo rgo responsvel (Receita Federal). Ento o contribuinte faz o recolhimento dentro do prazo estabelecido e declara formalmente o recolhimento sobre sua renda anual. Podemos citar ainda outro exemplo referente a cobrana do Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU), que cobrado na esfera municipal. A prefeitura atravs da Secretaria competente emite a guia de recolhimento com prazo pr-fixado e com vigncia anual e que deve ser pago pelo dono do imvel correspondente. Uma caracterstica importante da Prestao Pecuniria Compulsria que o tributo deve ser pago sempre em dinheiro ou ttulos que representem dinheiro como cheques e notas promissrias.

You might also like