You are on page 1of 18

Seminrio 3: As artes e os ofcios.

Senso: Racional rea: Histria, Geografia e Arte Formadora: Jos Norberto Soares Data do encontro: 05 de maio de 2011 ou 07 de maio de 2011 Data do envio: at dia 25 de abril de 2011 Carga horria: 2hs30: encontro presencial + 5 horas: leitura dos textos e produo do material Nome do(a) professor(a): Escola: Disciplina:
Colega, Aps tratarmos os sensos anmico e mtico, vamos para o campo do racionalismo. Assim como os outros sensos tratados, este tambm est presente na nossa vida, s que de forma muito mais evidente. Sobretudo na nossa formao intelectual. Talvez esta formao tenha contribudo para procurarmos prioritariamente as solues propostas pelo racionalismo s questes que enfrentamos na vida ordinria e na profissional. O desenvolvimento da perspectiva humanista (antropocntrica e racional) iniciada h aproximadamente vinte e cinco sculos tem um valor inestimvel. Todos ns fomos formados nela e no temos como neg-lo: os nossos mtodos so racionais, lemos racionalmente e ensinamos racionalmente. necessrio, no entanto, estudarmos a estruturao deste senso, pois devido tanto ao longo perodo histrico compreendido, s suas transformaes e tambm s suas aplicaes no ensino, este senso influenciou profundamente a prpria organizao dos grupos humanos. Ele hoje parece natural e impregna as relaes humanas e as diretrizes do conhecimento e do ensino. A partir deste, todos os sensos que trabalharemos at o final do ano estaro impregnados de racionalidade e sero seus sucedneos. Inmeros foram os ganhos (e perdas) tericos e prticos da racionalidade aplicada s cincias e educao. Neste seminrio vamos discutir a sua primeira fase, que poderamos grosseiramente situar do sculo de ouro ateniense (V a.C.) at o Renascimento cultural europeu do sculo XV. um perodo longo, que se desdobrar naquilo que no Ocidente chamamos de modernidade. A Modernidade viu a racionalidade expandir-se e, sculo aps sculo, radicalizar seus mtodos, sua prpria pertinncia e a sua ascendncia sobre os demais campos do saber e das percepes do mundo. A tarefa que nos cabe como pensadores e profissionais dedicados ao ensino neste comeo de sculo procurar uma equidistncia entre os vrios campos do saber e situ-los o mais prximo possvel dos nossos estudantes. A insistncia em no assumir tal tarefa acarreta um perigo especfico, que pode ser sintetizado na advertncia de Maurice Blanchot, no seu O livro por vir, de que h algo mais grave: a razo, dedutiva ou dialtica, movida pela fora irreprimvel das questes, tende ao absoluto. O racional quer tornar-se o superracional (2005, p. 163). O super-racional torna-se isolado de tudo (inclusive das suas prprias bases racionais) e, ao pensar-se absoluta a razo pura tornada autnoma ainda mais maldosa do que o irracional: ela introduz sua prpria dissoluo, tudo se dissipa num nevoeiro abstrato em que no h centro de valores, e o indivduo humano, entregue ao jogo vazio das convenes intolerantes, se perde em meio a fantasmas da razo, que ele continua considerando como certezas superiores (idem, p. 164). Bom trabalho!

PROPOSTA 1

Trivium e Quadrivium
A importncia que hoje damos s chamadas artes maiores era, na Idade Mdia, dada s artes liberais. Eram chamadas artes liberais porque de fato para o cidado comum era necessrio ter apenas um leve conhecimento do que tratavam e o que eram. Elas eram uma espcie de programa educativo da Idade Mdia que foi sendo refinado (j Santo Agostinho falava da importncia de duas artes: a msica e a arquitetura) e que se tornou de fato uma estrutura de ensino no sculo VI por Bocio e Cassiodoro. As Artes Liberais dividiam-se em Trivium e Quadrivium. O Trivium ou encontro dos trs caminhos compreendia a gramtica, a Dialtica e a Retrica. Hugo de Saint-Victor descreveu-as assim: a Gramtica o conhecimento de como falar sem cometer erro, a Dialtica a discusso perspicaz e solidamente argumentada por meio da qual o verdadeiro se separa do falso; e a Retrica a disciplina da persuaso para toda e qualquer coisa apropriada e conveniente. Eram as disciplinas essenciais para quem pretendesse o sacerdcio ou qualquer lugar na hierarquia eclesistica: nestas trs disciplinas estava contido todo o conhecimento necessrio para a administrao da Igreja, mas tambm para a administrao secular, pois permitiam o domnio da lngua, o conhecimento da sua estrutura, a argumentao e utilizao do discurso potico como forma de persuaso, no caso administrativo. No entanto, com o ensino da gramtica, da Retrica e da Dialtica a oscilar entre as fontes religiosas e os textos clssicos, era difcil encontrar o equilbrio e quase sempre os ideais presentes nos textos bblicos prevaleciam. Uma das razes foi a fora da Dialtica e o fato de se fundamentar nos escritos Aristotlicos que questionavam os propsitos bblicos. Os estudos mais avanados estavam reservados para o Quadrivium: Aritmtica, Geometria, Astronomia e Msica. A arquitetura medieval, por exemplo, necessitava do conhecimento profundo de todas estas matrias do Quadrivium at porque para Bocio, elas eram todas derivaes da matemtica. Um arquiteto medieval no era s aquele que desenhava as plantas, mas todas as modificaes, os planos de construo, o fornecimento de materiais e desenhava todos os pormenores decorativos. Com isto chegamos s artes liberais que propunham fazer do homem da Idade Mdia, um homem com um sentido prtico aliado ao sentido teolgico, metafsico e espiritual. No exemplo de um afresco de Botticelli na Villa Lemmi da famlia Mdici. Presume-se ter sido um fresco pintado para celebrar a unio entre um membro de uma famlia amiga dos Mdici e uma jovem. Apesar do estado em que se encontra o afresco, v-se nele tanto uma alegoria unio entre duas pessoas, como uma alegoria s Artes Liberais: no fcil estabelecer esta relao, mas um dos atributos da Lgica o Escorpio e se repararem, no centro da composio, uma jovem sentada de laranja tem ao seu colo um escorpio negro.

Sandro Botticelli - A Young Man Being Introduced to the Seven Liberal Arts c. 1484 Muse du Louvre, Paris

Vamos primeiro ao Trivium. A primeira alegoria a Gramtica. Laurente de la Hire nunca foi a Itlia em vida, e por isso o seu trabalho fruto do conhecimento terico e do conhecimento visual que tinha dos modelos dos seus antecessores. E at o fazia bem pois conseguia obter composies regulares e equilibradas com nfase nas linhas verticais e horizontais que utilizava. Esta figura da gramtica sob a forma de uma mulher no casual: era comum as mulheres personificarem as Artes Liberais graas origem latina destes nomes (Gramtica, Retrica e Dialtica esto e so no feminino). A Gramtica encontra-se neste quadro a jardinar e tem, enrolada no seu brao esquerdo, uma fita com os seguintes dizeres: Uma voz articulada e aprendida da maneira correta. A Gramtica na Idade Mdia no tinha como objetivo ensinar a construir frases ou usar conjugaes, mas assegurar a comunicao de ideias de forma clara. La Hire retrata a Gramtica a cuidar de plantas e a regar flores. O vaso que a Gramtica trata est apoiado num pequeno plinto com um pormenor de um fragmento romano, quase como se fosse uma runa. E para completar, atrs dela, uma urna romana. A alegoria da Gramtica pode ser feita atravs de uma mulher a regar plantas, jovens estudantes com livros aos seus ps, ou uma pequena chibata.

Laurent de la Hire, Allegorical Figure of Grammar, 1650, National Gallery, Londres

A Retrica no devia ser a mais bem vista das Artes do Trivium, uma vez que abundam quadros com a denominao Os retricos (Rhetoricians at a Window de Jan Steen) em que aquilo que vemos so homens brios. Nada que nos leve a pensar na Retrica enquanto Arte Liberal. A Retrica frequentemente representada pelo livro, pelo manuscrito. E se no for mais nada, uma das personagens est a ler qualquer coisa. Serve?

Jan Steen, Rhetoricians at a Window, 1662-66, Philadelphia Museum of Art, Filadlfia

Logicamente, no consegui uma alegoria da Dialtica. Ento, peo que:

a) voc d uma definio ou as caractersticas da ideia que tem da Dialtica;

b) monte uma imagem ou descrio de como ela poderia ser representada?

PROPOSTA 2
Os princpios bsicos da transmisso dos conhecimentos escolares no Ocidente remontam ao predomnio da influncia sofista j na Atenas do sculo de ouro. Esta influncia desdobrou-se na Roma imperial, transformada em retrica. Segundo Jaegger, na sua Paideia (p. 368) "a retrica a forma de educao predominante nos ltimos tempos da Antiguidade. Estava to perfeitamente adaptada predisposio formal do povo grego, que se converteu numa fatalidade, ao desenvolver-se por cima de tudo o mais, como uma trepadeira. Mas isto no deve influenciar a nossa apreciao da importncia educacional da nova descoberta. Unida gramtica e dialtica, a retrica tornou-se o fundamento da formao formal do Ocidente. Desde os ltimos tempos da Antiguidade formaram juntas o chamado trivium, que juntamente com o quadrivium constitua as sete artes liberais, que sob esta forma escolar, sobreviveram a todo o esplendor da arte e da cultura gregas. Ainda hoje1 as classes superiores dos liceus franceses conservam, como sinal da ininterrupta tradio da educao sofstica, os nomes destas disciplinas, herdados das escolas monsticas medievais. " A estruturao destes campos do conhecimento e da educao na Europa medieval se deu sobremaneira graas retomada da tradio clssica por Carlos Magno durante a montagem do reino franco no final do sculo VIII. Para tal, Carlos Magno contou com a colaborao de Alcuno de York. Quem foi ele ? segue abaixo um pequeno quadro com alguns aspectos da sua vida.
Alcuno de York foi um telogo, erudito e pedagogo anglo-saxo, estabelecido no Imprio carolngio. Nasceu no ano de 735, e faleceu em 804. Foi o brao direito da poltica educacional do Imperador Carlos Magno, e o principal representante do Renascimento carolngio. Viveu na Inglaterra, que era ento o mais importante foco cultural da Europa. Estudou na escola beneditina de York , e parece ter sido aluno de Egberto e Alberto, dois dos mais importantes sacerdotes da Inglaterra de seu tempo, que ocuparam a dignidade de Arcebispo de York. Foi enviado a Roma pelo Arcebispo, e encontrou-se com Carlos Magno na cidade de Parma no ano 781. Pouco depois Carlos Magno, lembrando-se de Alcuno, mandou cham-lo sua corte em 782. Participou assim, junto com o mais seleto grupo da intelectualidade de seu tempo, na grande reforma educacional promovida por Carlos Magno. Ensinou durante oito anos na Escola Palatina, at que no ano 796 se retirou para a cidade de Tours . Nos oito anos restantes de sua vida reformou a disciplina eclesistica, organizou uma escola, e fundou uma biblioteca, falecendo no ano 804. Destacou-se mais como idelogo prtico do que como telogo ou filsofo. Tinha por meta converter o Imprio carolngio numa nova Atenas ou uma nova Roma, ainda que agora irradiada pelo esprito cristo. Sustenta que s sete artes liberais, que so as sete colunas da sabedoria humana, devem se integrar os sete dons do Esprito Santo. Para isso ensinou profusamente o latim, lhe dando novo brilho a um idioma que por esse tempo estava quase esquecido no continente europeu. Em matrias teolgicas era menos original. Em general toma argumentos de Boecio, Casiodoro e Santo Agostinho para suas obras. Suas principais ideias esto condensadas na carta De animae ratione.

dcada de 1930 (minha nota).

A letra carolina2
A Carolina foi introduzida como o que hoje chamaramos talvez Corporate Typeface pelo imperador Carlos Magno (768814), propagou-se rapidamente no s no enorme territrio do reino franco, que se estendia at ao Ebro, mas tambm por todo o Ocidente cristo.

A letra Carolina foi a componente grfica essencial da Renascena Carolina, movimento de renovao cultural e intelectual impulsionado por Carlos Magno, que, embora praticamente analfabeto, foi um grande fomentador do estudo da Antiguidade e da recuperao dos legados gregos e romanos. A maioria dos documentos latinos e gregos fundamentais para a cultura humanista, foi copiada em Carolina e difundidos pelos conventos de Tours, Lorsch, Reichenau, St. Gallen e outros.

O projeto de implementao da Carolina no reino franco foi dirigido pelo abade Alcuno do Mosteiro de York na Inglaterra, posteriormente mestre do scriptorium do convento Saint Martin de Tours, em cooperao com a escola de escrita imperial e a Chancelaria Real de Carlos Magno. Alcuino nasceu em York na Northumbria (Gr Bretanha) em 735 e morreu a 19 de Maio de 804 em Tours (Frana). Estudou na escola catedral de York e, provavelmente, tambm em Itlia. Ensinou durante cerca de 15 anos na escola da catedral de York, onde criou uma das melhores bibliotecas da Europa de ento e transformou a escola num dos maiores centros de saber. Fundou o palcio-escola de Aix-la-Chapelle onde eram ensinadas as sete artes liberais segundo o sistema educacional de Cassiodorus. Com o apoio incondicional do imperador Carlos Magno, Alcuno de York foi o operador de uma vasta campanha de literacia e impulsor da escrita unificada baseada na letra Carolina. 800 anos depois da era imperial romana, foi de novo praticada uma homogeneizao e normalizao da escrita em grande parte da Europa. Alcuino de York, (York,730 Tours,804)

http://tipografos.net/escrita/carolina.html

Manuscrito francs, segunda metade do sculo VIII. Alcuno, chamado em 782 para aconselhar e assessorar Carlos Magno, conseguiu em poucos anos a normalizao da escrita em todas as provncias do vasto imprio franco o maior domnio europeu desde o Imprio Romano. Tratou-se de uma deciso poltica: esta escrita foi imposta deliberadamente para acabar com a confuso originada pelas diferentes Bastardas vigentes no reino franco e para uniformizar a escrita em todas as provncias, facilitando a leitura e a troca de documentos.

Uma expresso da poltica unificadora de Carlos Magno foi a introduo de uma moeda nica no seu vasto imprio. A moeda mostrada aqui foi cunhada no porto de Quentovic no Norte da Frana. A partir de 819, a Carolina foi introduzida com sucesso na maioria das chancelarias, scriptoria e escolas de escrita do reino franco. Com poucas excepes, como a Irlanda, a Carolina expandiu-se rapidamente em toda a Europa Central. Depois da romana, foi a nova escrita universal.

Aps a leitura dos textos acima, analise a importncia do estabelecimento de um tipo de letra especfico e suas implicaes para a organizao da vida poltica e cultural do reino.

PROPOSTA 3 (somente para os professores de Histria)


A seguir, esto reproduzidos alguns trechos do artigo Histria e Memria: a importncia da preservao e da recordao do passado,de Ricardo da Costa, publicado na Revista Filosofia e Educao Estudos 8, organizada pelo professor Jean Lauand (So Paulo: Editora SEMOrOc (Centro de Estudos Medievais Oriente & Ocidente da Faculdade de Educao da USP, pela Factash Editora, 2008, p. 81-89). O ensino proposto na retomada da organizao poltica europeia sedimentou a escrita como base e elo de transmisso do conhecimento (colocando em relevo a figura do autor) e tambm ganhou importncia o exerccio da memria e as prticas para exercit-la. Um grande incentivo ao exerccio da memria veio de Santo Agostinho (354-430) pois Agostinho destacou a fora retentiva da memria, sua capacidade de conservar e fazer recordar as imagens e sensaes recebidas do mundo. E mais que isso: ele legou ao mundo medieval a noo que a Santssima Trindade deixara impressa na alma um reflexo de sua imagem atravs de seus trs poderes: a memria, a inteligncia e a vontade (AGOSTINHO,De trinitate, X, 11-18). Com essa slida e bela herana da Antiguidade, a Idade Mdia legou ao ensino a necessidade de se saber de memria o que se aprendia. Nesse tempo, saber era saber de cor, com o corao. Adotando as admoestaes de Quintiliano (c. 35-95) e, posteriormente, Marciano Capella (450-534), os mestres desejavam que seus alunos fixassem na mente tudo o que liam (LE GOFF, 1994: 451). Durante o renascimento carolngio (scs. VIII-IX) o primeiro grande esforo medieval de sistematizao da educao a memria continuou a ser destacada, e associada Retrica (uma das trs artes do trivium). Por exemplo, em sua carta Disputatio de Rhetorica et de virtutibus sapientissimi regis Karli et Albini magistri, Alcuno de York (730804) ensina a Carlos Magno as cinco partes da Retrica (inveno, disposio, locuo, memria e pronunciao), quando ento o aluno-rei pergunta:
Carlos Magno: O que tu dizes sobre a nobilssima parte da Retrica, como penso, a Memria? Alcuno: A mesma coisa que Marco Tlio disse: que a Memria o tesouro de todas as coisas de que acreditamos que se perdero num orador, mesmo se forem mui claras, se ela, a Memria, no for acolhida como a defensora das coisas pensadas, imaginadas, e das palavras. Carlos Magno: Existem algumas regras a respeito, como ela pode ser obtida ou aumentada? Alcuno: No temos outras regras a respeito seno o exerccio da aprendizagem, o uso da escritura, o estudo do pensamento, e o dever de evitar a embriaguez, que prejudicial para todos os bons trabalhos, e que no somente tira a sade do corpo, mas tambm priva a mente da integridade. Carlos Magno: Estas regras so suficientes se algum capaz de cumpri-las, porque, como estou vendo, elas so tanto difceis para a inteligncia quanto pouco freqentes para as palavras. Alcuno: Sim, difceis e teis.
(trad.: Prof. Dr. Jan ter Reegen Univ. Estadual do Cear)

Para tratar da memria, Alcuno destaca ao rei o metdico e necessrio esforo do estudante de Retrica, sempre aliado ao amor ao conhecimento (aprender de cor) e fuga dos vcios. Nesse dilogo que trata da Retrica, Alcuno faz o soberano refletir moralmente sua ao poltica (PAUL, 2003: 166). ... A memria uma das trs potncias da alma racional (as outras so o entendimento e a vontade) e, como reflexo das dignidades de Deus, ela boa, grande, duradoura, poderosa, sbia, voluntariosa, virtuosa, verdadeira e gloriosa, e tem princpio, meio e fim, maioridade, igualdade e menoridade. Ela o que porque nos faz lembrar as coisas passadas e ausentes dos sentidos. Assim, o homem tem o hbito da cincia, e isso bom. ... Considerada uma das bases da compreenso humana, a memria foi, na Idade Mdia, motivo de profunda meditao, tanto em relao ao estudo do homem quanto da educao e a aquisio da Sabedoria. Sem a memria, no havia estudo, nem conhecimento, muito menos razo. Com ela, a civilizao do ocidente medieval acumulou cincia e refletiu seu sentido e finalidade. Sem memria, hoje, nossa civilizao caminha desnorteada, pois no conhece seu passado, no tem conscincia em seu presente, e no projeta perspectiva no futuro. Urge retom-la, luz da Histria, com vontade, entendimento e, sobretudo benevolncia, e dar novamente um sentido nossa existncia nesse mundo. -.-.-.-.-.-.Agora, depois destas leituras, observe a figura abaixo. Destaque e comente quais elementos pode identificar nela que estejam relacionados aos vrios aspectos do ensino racional que vimos neste roteiro. Depois, escreva sobre os que ainda consegue identificar na nossa prtica escolar.

PROPOSTA 4 (somente para os professores de Geografia)


Observe as imagens abaixo. Comente os diferentes aspectos que as caracterizam como representantes do tempo e do pensamento tratados nas partes anteriores.

PROPOSTA 5 (somente para os professores de Arte)


Temos abaixo sete ilustraes que representam as sete artes liberais. Identifique cada uma delas e mostre os elementos que, em cada uma delas, podem ser relacionadas ao seu campo especfico assim como com o estilo da poca.

Fig.1

Fig.2

Fig.3

Fig.4

Fig.5

Fig.6

Fig.7

You might also like