You are on page 1of 6

O

A Internet no Ensino - Aprendizagem das Artes Visuais

Relatório Final Individual

O Rosto

O

O Rosto
Relatório Final Individual

Índice
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Identificação da Acção de Formação Nível de concretização das expectativas iniciais em termos da formação Principais dificuldades sentidas ao longo da formação durante as sessões presenciais Principais dificuldades sentidas ao longo da formação durante a componente de trabalho autónomo Análise, breve, ao trabalho desenvolvido na construção do blogue Análise, breve, ao trabalho desenvolvido com os alunos no blogue Balanço global da sua participação nesta Acção de Formação p.3 p.3 p.4 p.4 p.4 p.6 p.6

2 A Internet no Ensino - Aprendizagem das Artes Visuais

O

O Rosto
Relatório Final Individual

1.

Identificação da Acção de Formação
A Internet no ensino-aprendizagem das Artes Visuais Duração: 25 horas Abril: 22, 29 - Maio: 6, 13, 20, 27 Junho: 3* (18.00-21.30) Quartas * A última sessão terá mais meia hora de duração

2.

Nível de concretização das expectativas iniciais em termos da formação
No meu parecer a oficina respondeu a todas as minhas expectativas. Isto na minha ignorância de que não sabia nada sobre a construção de blogues, o que me pode levar a pensar que se calhar ainda há muito por explorar. Mas o que acho extremamente positivo, porque me vai levar à exploração para ver o que ainda posso descobrir.

3 A Internet no Ensino - Aprendizagem das Artes Visuais

O

O Rosto
Relatório Final Individual

3.

Principais dificuldades sentidas ao longo da formação durante as sessões presenciais
Ao nível dos conteúdos não senti dificuldades. As únicas dificuldades sentidas foram na 3ª sessão devido a ter faltado à 2ª sessão, por motivo de doença, mas com a boa vontade de nos ajudar, por parte dos formadores, tudo foi ultrapassado.

4.

Principais dificuldades sentidas ao longo da formação durante a componente de trabalho autónomo
A única dificuldade que tive, não considero que tenha sido uma dificuldade, mas sim um problema técnico do authorstream, ou seja, quando inserimos um power point ele é desconfigurado, por isso optei por transformar o meu power point em PDF e inseri-o através do scribd, o que resultou na perfeição.

5.

Análise, breve, ao trabalho desenvolvido na construção do blogue
Na 1ª sessão: criei uma conta de email no gmail para utilização durante a formação. Na 2ª sessão: infelizmente, não estive presente. Na 3ª sessão: informei-me do que se tinha passado na 2ª sessão. Após conversa com os outros elementos do grupo, achamos que o nome do blogue do grupo deveria ser redefinido para: “ Do desenho à fotografia”. Criei o meu blogue individual com o nome de “O Rosto” e estive a explorar as várias possibilidades de configuração do aspecto visual do blogue.

4 A Internet no Ensino - Aprendizagem das Artes Visuais

O

O Rosto
Relatório Final Individual

Na 4ª sessão: Comecei por ir ao Google pesquisar uma imagem para o meu cabeçalho, ao fim de uma longa procura encontrei uma que amei, de seguida estive a trabalha-la no programa picnik: dimensionar e inserir o título. Quando concluí foi para o meu blogge e inseri o cabeçalho. No final criei hiperligações para os diferentes links pertencentes ao grupo. Na 5ª sessão: Como não tinha feito o trabalho de casa, na totalidade, comecei por criar 2 contas: uma no scribd e a outra no authorstream. De seguida fiz o upload de um ficheiro power point para o authorstream, o qual inseri no meu blogge. Também fiz o upload de um ficheiro word para o scribd, o qual inseri no meu blogge, mas verifiquei que ficou desconfigurado. Por último andei em experiências no sentido de ver a ordem das mensagens e/ou dos ficheiros dentro da mesma mensagem. Na 6ª sessão: Hoje começei por inserir no meu blogue, através do authorstream, o power point que realizei, mas infelizmente ficou desconfigurado. Por esse motivo, transformei-o em PDF e inseri-o através do scribd, o que resultou na perfeição. Também inseri música, mas em 1º lugar só encontrei músicas com 30 segundos; em 2º lugar acho que o player estraga por completo a estética do meu blogue. Mas ainda não me dei por vencida... Acho que vou inserir um video de música. Trabalho em casa: como disse coloquei um vídeo da música cantada pela Enya para “O Sr dos Aneis”, posteriormente o formador Luís enviou-me vários mails em relação à inserção de música nos blogues mas infelizmente não existia a minha música no site, por isso mantive o vídeo.

5 A Internet no Ensino - Aprendizagem das Artes Visuais

O

O Rosto
Relatório Final Individual

6.

Análise, breve, ao trabalho desenvolvido com os alunos no blogue
Na minha opinião foi extremamente interessante o trabalho com as turmas que levei ao meu blogue, pois a aula teórica sobre como desenhar um rosto foi dada através do blogue. Alem de terem gostado desta nova metodologia de leccionar, ficaram fascinados com um link que coloquei lá: “Flash Face”. No balanço final, acho que é uma ferramenta extremamente importante e gira de se trabalhar com os alunos, por isso pretendo gerir e manter actualizado o meu blogue.

7.

Balanço global da sua participação nesta Acção de Formação
O balanço final foi muito positivo: os conteúdos adquiridos, a forma como foram transmitidos, a minha participação, a participação dos alunos e o ambiente de inter ajuda entre todos nós. Esperando também que a minha participação esteja dentro das expectativa dos pacientes formadores.

Sónia Coelho

6 A Internet no Ensino - Aprendizagem das Artes Visuais