GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DE ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN

Disciplina: Tópicos de Artesanato e Design

DIAGNÓSTICO

Município: Barcarena Grupo visitado: Comunidade Bom Jardim End.: E-mail: Fones:

Data: 01 / 11 /2010

1. SITUAÇÃO ATUAL 1.1 Matéria prima utilizada: Guarumã, vassoura do açaí, embalagens de água sanitária, jacitara e paxiuba. 1.2 Técnicas de domínio da comunidade Crochê (6) / Ponto Cruz (3) / Tapeçaria (2) / Trançado em guarumã (7) / Reutilização (2) / Pintura (2) Creusa Maria: trançado de guarumã Iraci (9904-3250): crochê, ponto cruz. Íris Cristina (filha Iraci): não tem nenhuma prática Maria Raimunda: trançado de guarumã, reutilização Liduina (filha Maria Raimunda): trançado de guarumã, crochê, cestaria, vassora de cipó, bordado. Antônia (9136-6162): tapeçaria, ponto cruz, trançado de guarumã. Eliana (filha Antonia – 9155-3884): ponto cruz, tapeçaria, crochê. Susi: trançado de guarumã e crochê. Irmã Nazaré: pintura. Augusta (8212-3590): crochê, bijuteria.

crochê.2 Decorativos: . Dulcinéia: ponto cruz. Pedro: trançado de guarumã.4 Qualidade dos produtos (acabamento): 2. bordado.GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DE ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN Angélica (9177-9353): crochê.3 Processo produtivo (listar as fases): 1.1 Utilitários: 2. Josiane: bordado. MIX DE PRODUTOS: 2. bordado. 1. Amélia: pintura. crochê.

porém precária. mas também existe uma escola onde podem ser feitas as atividades em grupo. como o workshop. de modo que algumas casas não são beneficiadas pelo serviço.2 Mobiliário: . 3. 3.GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DE ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN 2.5 Lúdico: 2.4 Religioso: 2.6 Expressivos: 3.1 Quanto a Iluminação: A comunidade dispõe de energia elétrica.3 Adorno: 2. ESPAÇO FÍSICO: As atividades são desenvolvidas em ambiente residencial.

agulha. 3. faca. A Jacitara. 5. hoje os artesãos estão usando a fita plástica. facão. Dificuldade de comercialização dos produtos.3 Disposição de Máquinas/Equipamentos: As atividades artesanais realizadas pela comunidade não requerem equipamentos ou máquinas específicos. 6. Por conta disso. bem como alguns bancos. cipó utilizado no acabamento das peças. SUGESTÕES/DIFICULDADES (do artesão) Foram citadas pelos artesãos as seguintes dificuldades: – – – – Quanto ao beneficiamento e transporte da matéria-prima guarumã. IDENTIDADE VISUAL: A comunidade não dispõe de uma identidade visual própria. SUGESTÕES/DIFICULDADES (do pesquisador) . já é escasso na região. já que exige certa força física. Dificuldades no transporte dos produtos. Um equipamento que poderia ser somar para as atividades da comunidade é uma máquina de cortar pet.GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DE ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN No espaço da escola. a comunidade dispõe de mesas e cadeiras escolares. já que os artesãos não têm onde vender. Desta forma a comunidade utiliza recursos como tesoura. linha. 4.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DE ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN 7. IMAGENS .