You are on page 1of 16

PLANO DE CURSO

2013

Professora: Emille Deirdred Pinto Viana de Andrade Disciplina: Filosofia Referncia Bibliogrfica: tica e Cidadania Valores Humanos Armando Moraes e Maria Soledade da Costa

Colgio Gente Inocente

OBJETIVOS GERAIS:
- Despertar no aluno na necessidade de ser tico e agir com tica nas mais diversas situaes que se apresentam em seu cotidiano.Desenvolver a capacidade de se comunicar, expressar idias, necessidades, sentimentos e relatar vivncias, sabendo ouvir e respeitar o outro; - Fazer com que o aluno entenda o que faz uma pessoa mais tica, como devemos nos portar nas circunstncias do nosso dia a dia, como a nossa sociedade enfrenta os problemas ticos e como ns podemos reverter as situaes e construirmos uma sociedade melhor. - Estimular o conhecimento do eu, e como o mesmo pode se relacionar com o outro valorizando os valores ticos e morais. - Estimular o desenvolvimento pleno na formao pessoal e social, sua identidade, autonomia e nas relaes interpessoais e sociais.

1 BIMESTRE 6 Ano
Contedos - tica e Lazer; - tica e Bullying; Objetivos especficos - Identificar as atividades de lazer e reconhecer a importncia das mesmas no processo de formao do individuo. - Relacionar a tica com o lazer e as situaes da prtica do bullying nessas relaes. Procedimentos metodolgicos - Realizar atividades em grupo, favorecendo a socializao entre os alunos e a troca de experincias e informaes; - Estimular o uso de diferentes formas de expresso e linguagem tais como: desenho, pintura, modelagem, dramatizaes, cartazes. - Realizar atividades com o apoio das famlias, para que as mesmas auxiliem na formao tica dos seus filhos; Projetos: - Projeto Bullying: Bullying eu sou contra! - Projeto Lazer: Diverso saudvel e segura.

Colgio Gente Inocente

Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

2 BIMESTRE
Contedo - tica na comunidade; - Regras para conviver em grupos; Objetivos especficos - Compreender a importncia de estabelecer relaes com base no respeito mutuo, sabendo que convivemos com outras pessoas e que as mesmas precisam ter seu espao respeitado para que s assim possamos conviver bem em grupos; - Entender a importncia do estabelecimento e cumprimento de regras nos espaos coletivos; - Identificar como melhor nos portarmos nos espaos coletivos; Procedimentos metodolgicos O contedo ser apresentado atravs de atividades dinmicas e concretas, proporcionando um melhor entendimento dos alunos, entre elas: filmes, textos complementares, palestras e seminrios. Temas Transversais - tica: Trabalhando os valores Projetos: - Responsabilidade Social e Valores Infantis. Avaliao Sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

3 BIMESTRE
Contedo - tica com meus amigos. Colgio Gente Inocente

- Aceitao pelos meus amigos; - O que algum faz eu no preciso fazer; Objetivos especficos - Trabalhar o conceito de tica e identidade prpria; - Reconhecer a importncia da personalidade individual nas relaes sociais; - Identificar conflitos na no aceitao e nas mudanas que muitas vezes ocorrem em decorrncia desses episdios. Procedimento metodolgico Trabalhar com atividades mais dinmicas e com uma maior participao do aluno em sala de aula, para que assim o mesmo possa somar sua identidade no processo das atividades propostas, investir nos trabalhos em grupos para que a percepo do comportamento individual nos mesmos fique mais ntida.. Temas Transversais - tica: Trabalhando os valores - Eu e o outro : Eu sou eu e voc? Projetos: - Projeto Responsabilidade Social: Convivendo com as diferenas

Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

4 BIMESTRE
Contedo tica no esporte e no lazer; Objetivos especficos - Diferenciar o esporte do lazer; - Enfatizar a importncia de ambos no processo de formao do indivduo;

Colgio Gente Inocente

Procedimentos metodolgicos Realizar atividades recreativas e juntamente com os professores de educao fsica desenvolver um projeto de incentivo a atividade fsica e ao lazer em todas as idades. Temas Transversais: - tica: Trabalhando os valores Projetos: - Projeto Sade: Esporte e Lazer sem idade. Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

Colgio Gente Inocente

1 BIMESTRE 7 Ano
Contedo - Bullying; - O homem e a tica; - O amor vida: Uma questo de tica; Objetivos especficos - Conceituar bullying, identificar as principais ocorrncias dessa prtica, enfatizando a importncia do combate da mesma; - Conceituar amor e tica; - Ressaltar a importncia da tica nas relaes; Procedimentos metodolgicos - Realizar atividades em grupo, favorecendo a socializao entre os alunos e a troca de experincias e informaes; - Realizar atividades com o apoio das famlias, para que as mesmas auxiliem na formao tica dos seus filhos; Projetos: - Projeto Bullying: Bullying eu sou contra! - Projeto Amor: Eu amo e voc? Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

2 BIMESTRE
Contedo - Trabalho e consumo na famlia; Objetivos especficos - Conceituar trabalho e consumo; - Entender as vrias formas de trabalho e relacionar o conceito com as atividades realizadas pelos familiares dos alunos; Colgio Gente Inocente

Procedimentos metodolgicos O contedo ser apresentado atravs de atividades dinmicas e concretas, proporcionando um melhor entendimento dos alunos, entre elas: filmes, textos complementares, palestras e seminrios. Temas Transversais - tica: Trabalhando os valores Projetos: - Projeto Vigilantes do consumismo; Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

3 BIMESTRE
Contedo - Trabalho e consumo na comunidade; Objetivos especficos - Trabalhar o conceito de trabalho, consumo e comunidade; - Reconhecer a importncia da das relaes trabalhistas e seus reflexos na comunidade; . Procedimento metodolgico Trabalhar com atividades mais dinmicas e com uma maior participao do aluno em sala de aula, para que assim o mesmo possa somar sua identidade no processo das atividades propostas, investir nos trabalhos em grupos para que a percepo do comportamento individual nos mesmos fique mais ntida.. Temas Transversais - tica: Trabalhando os valores Projetos: - Projeto Responsabilidade Social e Trabalho Voluntrio;

Colgio Gente Inocente

Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

4 BIMESTRE
Contedo Diversidade, Patrimnio Brasileiro; Objetivos especficos - Conceituar e entender a importncia da diversidade; - Reconhecer quo valioso a diversidade no nosso pas; - Aprender a conviver e respeitar as diferenas; Procedimentos metodolgicos Realizar atividades recreativas e juntamente com os professores de educao fsica desenvolver um projeto de incentivo a atividade fsica e ao lazer em todas as idades. Temas Transversais: - tica: Trabalhando os valores Projetos: - Projeto Diversidade: Brasil multicores, sabores e amores. Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

Colgio Gente Inocente

1 BIMESTRE 8 Ano
Contedo - tica e Vida - Bullying; - Dignidade; - Direitos; Objetivos especficos - Conceituar tica, vida e dignidade; - Entender o que o bullying e como podemos agir para tentar coibir essa prtica; - Relacionar a tica com viver dignamente; - Reconhecer a importncia de conhecer nossos direitos e saber como lutar por eles; Procedimentos metodolgicos - Realizar atividades em grupo, favorecendo a socializao entre os alunos e a troca de experincias e informaes; - Estimular o uso de diferentes formas de expresso e linguagem tais como: desenho, pintura, modelagem, dramatizaes, cartazes. - Realizar atividades com o apoio das famlias, para que as mesmas auxiliem na formao tica dos seus filhos; Projetos: - Projeto Bullying: Bullying eu sou contra! - Projeto Direito pra que direitos? Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

2 BIMESTRE
Contedo - Solidariedade; - Cidado para o mundo; - Corrupo;

Colgio Gente Inocente

Objetivos especficos - Conceituar solidariedade, entender a importncia dessa prtica e reconhecer a existncia dessa prtica como algo de cunho tico e moral; - Enxergar que somos cidados dotados de direitos e deveres, e para que os mesmos sejam efetivamente respeitados, precisamos conhec-los e buscarmos suas prticas; - Entender o que corrupo e como podemos tentar impedir sua prtica; Procedimentos metodolgicos O contedo ser apresentado atravs de atividades dinmicas e concretas, proporcionando um melhor entendimento dos alunos, entre elas: filmes, textos complementares, palestras e seminrios. Temas Transversais - tica: Trabalhando os valores Projetos: - Viver Valores: Responsabilidade Social Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

3 BIMESTRE
Contedo - Como me vejo e como vejo os outros; - Aceitao pelos meus amigos, aceitao pela mdia; - Mdia, sade e beleza; - Devo mudar ou no? - O que algum faz eu no preciso fazer; Objetivos especficos - Trabalhar o conceito de tica e identidade prpria; - Reconhecer a importncia da personalidade individual nas relaes sociais; - Identificar conflitos na no aceitao e nas mudanas que muitas vezes ocorrem em decorrncia desses episdios. - Perceber a importncia da mdia na construo da personalidade do indivduo; - Identificar os pontos positivos e negativos da interferncia da mdia na construo dos princpios individuais e sociais;

Colgio Gente Inocente

Procedimento metodolgico Trabalhar com atividades mais dinmicas e com uma maior participao do aluno em sala de aula, para que assim o mesmo possa somar sua identidade no processo das atividades propostas, investir nos trabalhos em grupos para que a percepo do comportamento individual nos mesmos fique mais ntida.. Temas Transversais - tica: Trabalhando os valores - Mdia: Mocinha ou vil da histria? Projetos: - Projeto vivendo valores;

Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

4 BIMESTRE
Contedo Trnsito: Cumprimento da legislao de trnsito; Objetivos especficos - Reconhecer nossa legislao de trnsito e sua importncia real para a sociedade; - Identificar os problemas gerados pelo no cumprimento das normas e regras do trnsito; Procedimentos metodolgicos Trabalhar atividades de pesquisa, seminrios e entrevistas com profissionais da rea de trnsito Traremos para sala de aula um instrutor de auto-escola e um membro de uma ONG para vtimas de acidentes de trnsito. Temas Transversais: - tica: Trabalhando os valores

Colgio Gente Inocente

Projetos: - Projeto Trnsito seguro; Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

Colgio Gente Inocente

1 BIMESTRE 9 Ano
Contedo - Bullying; - Mas o que mesmo tica??? - O mundo globalizado; - Redes de comunicao; Objetivos especficos - Conceituar tica, globalizao, redes de comunicao e redes sociais; - Entender o que o bullying e como podemos agir para tentar coibir essa prtica; - Compreender o processo de globalizao enfatizando o estudo nas suas principais causas e conseqncias desse fenmeno; - Entender as redes de comunicao, como elas surgiram, como se d sua utilizao, qual sua relao com a evoluo da sociedade e com a necessidade de comunicao da sociedade; - Debater a importncia do surgimento das redes sociais; Procedimentos metodolgicos - Realizar atividades em grupo, favorecendo a socializao entre os alunos e a troca de experincias e informaes; - Estimular o uso de diferentes formas de expresso e linguagem tais como: desenho, pintura, modelagem, dramatizaes, cartazes. - Realizar atividades com o apoio das famlias, para que as mesmas auxiliem na formao tica dos seus filhos; Projetos: - Projeto Bullying: Bullying eu sou contra! - Projeto Redes Sociais seus vrios aspectos positivos. Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

2 BIMESTRE
Contedo - Poltica; Colgio Gente Inocente

- Garantia de Direitos; - Responsabilidade Poltica; - Em busca da ideologia poltica; - Construo da identidade poltica e a mdia; Objetivos especficos - Entender a necessidade de termos uma postura poltica em relao aos acontecimentos da nossa sociedade - Compreender a importncia do nosso posicionamento individual na sociedade; - Construir uma identidade prpria para assim podermos nos posicionar ideolgica e politicamente em sociedade; Procedimentos metodolgicos O contedo ser apresentado atravs de atividades dinmicas e concretas, proporcionando um melhor entendimento dos alunos, entre elas: filmes, textos complementares, palestras e seminrios. Temas Transversais - tica: Trabalhando os valores Projetos: - Viver Valores: Responsabilidade Social e Poltica Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

3 BIMESTRE
Contedo - Comportamento; - tica Profissional; - A necessidade da tica nos mais variados campos profissionais; Objetivos especficos - Trabalhar o conceito de tica profissional; - Reconhecer a importncia do profissional tico seja qual for seu ramo de trabalho; - Perceber que o comportamento tico fruto das nossas atitudes cotidianas;

Colgio Gente Inocente

- Conhecer a existncia e a importncia dos conselhos ticos nos mais diversos campos profissionais; Procedimento metodolgico Trabalhar com atividades mais dinmicas e com uma maior participao do aluno em sala de aula, para que assim o mesmo possa somar sua identidade no processo das atividades propostas, investir nos trabalhos em grupos para que a percepo do comportamento individual nos mesmos fique mais ntida.. Temas Transversais - tica: Trabalhando os valores Projetos: - Projeto vivendo valores;

Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

4 BIMESTRE
Contedo - Sexo; - Fica X Namorar; - DSTs; - Cuidando do seu corpo; - Sexo com proteo ou filhos na adolescncia? Objetivos especficos - Entender o que realmente Sexualidade; - Reconhecer a importncia dos mtodos contraceptivos; - Entender um pouco mais do universo jovem, identificando seus pricipais conflitos, debatendo sobre as principais duvidas que surgem nessa fase da vida; Procedimentos metodolgicos Trabalhar atividades de pesquisa, seminrios e entrevistas com profissionais de sade e psicologia. Colgio Gente Inocente

Traremos para sala de aula exemplos de mtodos contraceptivos e uma profissional da rea de sade que explicar cada um deles; Temas Transversais: - tica e minhas atitudes; Projetos: - Projeto Drogas; - Projeto Sexo seguro; Avaliao O processo de avaliao ser feito de maneira continua, alm disso, sero feitas duas avaliaes com questes objetivas e subjetivas, e tambm faremos um simulado para avaliar o aprendizado do alunado durante o bimestre.

Colgio Gente Inocente

You might also like