You are on page 1of 13

Estruturas de Drenagens em Concreto Armado em Mineraes.

Estudo de Caso: Mina de Timbopeba


Structures of Drainings in Armed Concrete in Minings. Study Case of: Mine of Timbopeba: Mariana MG
Crysthian Purcino Bernardes Azevedo(1); Victor Fernando ngulo Quionez(2)
(1) Mestre, Doutorando Departamento de Engenharia de Estruturas UFMG Rua Wups de Oliveira, 375/302 Tirol Belo Horizonte (2) Mestre, Engenheiro de Projetos Solosconsult Engenharia Ltda Rua Paraba, 1352/5 andar Savassi Belo Horizonte

Resumo
O objetivo deste trabalho apresentar o resultado dos estudos realizados para a definio do novo caminhamento do crrego Serragem, a partir do viaduto de Timbopeba, situado em Minas Gerais na Mina de Timbopeba, Complexo Mariana. So analisadas todas as variveis existentes no projeto bem como os dados de entrada (topografia, hidrologia, geologia, etc) e os clculos estruturais envolvidos nos projetos estruturais do canal, caixas de passagem, galeria e muro na bacia de conteno de sedimentos montante do canal projetado. No presente estudo de caso as solues em geotecnia convencional no suportaram as chuvas locais, sendo substitudas por obras em concreto armado. Na opinio dos autores, trata-se de informao importante para mostrar que mesmo em mineraes cujo principal ambiente geotecnia o concreto pode ser mais competitivo e acima de tudo resolver problemas de forma a garantir a segurana do empreendimento. Palavras chave: drenagens, canais, minerao.

Abstract
The objective of this work is to present the result of the studies carried through for the definition of the new way of the Serragem stream, from the viaduct of Timbopeba, situated in Minas Gerais in the Mine of Timbopeba, at the Mariana Complex. All the variables would be analyzed in the project as well as the involved data of entrance (topography, hydrology, geology, etc) and the surrounded calculations in the structural projects of the canal, boxes of ticket, gallery and wall in the basin of containment of sediments to the sum of the projected canal are analyzed all. In the present study of case the geotechnical solutions had not supported local rains, being substituted for workmanships in armed concrete. In the opinion of the authors, one treats about important information to show that in mining whose main environment is geotechnical the concrete can be more competitive and above of everything solutions problems to guarantee the security of the enterprise. Keywords: drainings, canals, mining.

ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575

1 Introduo
O objetivo deste artigo apresentar o resultado dos estudos realizados para a definio do novo caminhamento, seo e tipo de revestimento do crrego Serragem, situado na Mina de Timbopeba. A Mina de Timbopeba situa-se no Quadriltero Ferrfero de Minas Gerais, mais precisamente no municpio de Mariana, distando de Belo Horizonte aproximadamente 155 km. O acesso mina de Timbopeba feito a partir de Belo Horizonte pela BR-040, em direo a cidade de Rio de Janeiro - RJ at o acesso s cidades de Ouro Preto e Mariana MG, com aproximadamente 35 km de rodovia asfaltada. A partir da por rodovia (BR 356 Inconfidentes) asfaltada em direo a Mariana, cerca de 90 km e aps a cidade pela estrada de Mariana Santa Brbara at o acesso a Mina de Timbopeba com cerca de 30 km de estrada asfaltada e da cerca de 10km at a mina em estrada asfaltada. A Mina de Timbopeba est localizada na sub bacia do crrego Timbopeba/Frazo, afluente do crrego Natividade, afluente do rio Gualaxo do Norte, bacia do rio Doce, no municpio de Ouro Preto no Estado de Minas Gerais e est inserida entre as coordenadas geogrficas aproximadas de 200 15' 00 e 200 15' 57 de latitude sul e 430 30' 00 e 430 30' 34 de longitude oeste. O trecho do crrego, objeto deste estudo est situado entre o bueiro ARMCO de travessia do acesso sob o viaduto Timbopeba at a Pilha de Estril do Viaduto, em construo.

2 Histrico
O vale do crrego Serragem atravessa a Mina de Timbopeba e ao longo dos anos vem sofrendo alteraes em seu curso natural. Atualmente, um canal escavado em uma das bermas de drenagem no talude norte da mina, com seo e declividade varivel serve de calha para o crrego. Em pocas de maior concentrao de chuvas, devido principalmente a reduo de seo til do canal escavado na berma e variao brusca de declividade, ocorre um transporte de grande quantidade de slidos em suspenso causando o assoreamento nos trechos construdos em menor declividade. O crrego Serragem retorna parcialmente ao seu leito natural, atravs de transposio, por um bueiro com tubo ARMCO, sob os acessos de veculos pesados (fora de estrada) e veculos leves (acesso aos escritrios de Timbopeba) e um canal em gabio revestido em concreto, jusante do bueiro (Figura 1). Devido necessidade de implantao de reas para a disposio de estril de mina, avaliou-se a implantao de uma Pilha de Disposio de Estril (PDE) no vale do Serragem, na regio compreendida jusante do viaduto e a base do talvegue prxima ao contorno do reservatrio da Barragem Timbopeba, denominada PDE do Viaduto, sendo que esta PDE ainda seria utilizada para o apoio da Correia Transportadora de Fbrica Nova quando do final de sua formao. Para a drenagem do fluxo natural do Crrego Serragem, associado ao fluxo da drenagem do vale do Fundo, que foi redirecionado para o vale do Serragem, foi implantado um sistema composto de 02 (dois) tubos ARMCO paralelos, trecho de transio entre o tubo ARMCO e tnel em concreto armado, tnel escavado nas encosta revestido em concreto
ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575
2

projetado armado com tela eletrosoldada e canal/descida dgua tambm em concreto armado (Figura 2). De acordo com as informaes obtidas, um trecho em tubo ARMCO foi implantado parcialmente na ombreira direita do talvegue (entre Est.0 e Est.10) e parte no aterro de fundao da PDE (entre Est.10 e Est.14), constituda de enrocamento lanado e compactado, executado pela operao da mina no ano de 2001. Tambm, sendo descrito com o objetivo de aumento da capacidade de suporte do tubo ARMCO, foi implantado um aterro de envelopamento do mesmo, constitudo de um sanduche de solo compactado e enrocamento fino.

Figura 1 Sada Tubos ARMCOS

Figura 2 Descida dgua superior sada dos tubos ARMCOS

No ano de 2002, a PDE comeou a ser implantada em sua 1a etapa, consistindo da execuo da mesma at uma altura de cerca de 30 m, sendo sua altura final de cerca de 67 m. Aps a execuo da 1a etapa da PDE, verificou-se que o trecho compreendido entre as Est.0 e Est.10 apresentava recalques e deformaes compatveis com os estimados durante a etapa de projeto do Sistema de Drenagem. Entretanto, o trecho compreendido entre as Est.10 e Est.14 apresentava deformaes elevadas, superiores s estimadas, tanto recalques de fundao quanto de abatimento da abboda do tubo (Figura 3).

Figura 3 Deformaes Tubos ARMCOS

Figura 4 Reforo Tubos ARMCOS

ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575

No ano de 2003, decidiu-se pela execuo de um reforo interno ao tubo ARMCO com a aplicao de concreto projetado e implantao de novo tubo tipo TUNNEL LINER no interior do existente e injeo de concreto bombeado, com fibras de ao, no espao formado pelos dois (Figuras 4 e 5). A partir deste reforo, foram instalados pinos de referncia para a tomada peridica de medidas de recalque e convergncia interna. Com a retomada da disposio do estril na pilha, verificou-se que os recalques e deformaes internas continuaram a progredir da forma inicialmente prevista at a Est.10+0,00, e entre as Est.10+0,00 e Est.14+0,00 em valores muito superiores aos estimados quando da poca do projeto. Ento a partir do final do ms de maio/2004 e incio do ms de junho/2004 foram iniciadas tomadas de medidas peridicas do valor do recalque e das deformaes internas acumuladas, tomando-se como referncia a data acima como partida destas medidas. Tambm foram iniciados os trabalhos de reforo do trecho de transio entre o tubo ARMCO e o Tnel com a instalao de perfis metlicos junto s paredes e no centro do vo das lajes superior e inferior (Figura 6).

Figura 5 Tubo ARMCO com concreto projetado

Figura 6 Tubo ARMCO com reforo de perfis metlicos

No ano de 2007, aps uma tempestade o sistema de amortecimento construdo para reteno de finos a montante tem uma de suas laterais rompida, provocando assim o escorregamento de grande quantidade de material. Este escorregamento gerou entupimento do sistema existente surgindo uma necessidade de reavaliao de todo o sistema de drenagem da mina.
ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575
4

Optou-se pela execuo de muro de conteno em concreto armado para fechamento da rea de reteno de finos e amortecimento de cheias por se tratar de soluo rpida, econmica e segura. Aps amortecimento da gua do Crrego Serragem esta encaminhada por canal a cu aberto em concreto armado at desge na Bacia da Barragem de Timbopeba.

3 O Crrego Serragem
O crrego Serragem tem suas nascentes na vertente Leste da Serra Espinhao, municpio de Mariana - MG a uma altitude prxima a 1600m e corre na direo geral Sudeste passando sob a Estrada de Ferro Vitria-Minas desaguando no crrego Timbopeba no reservatrio da barragem de mesmo nome. O vale do crrego Serragem atravessa o Pit da Mina Timbopeba e ao longo dos anos vem sofrendo alteraes em seu curso natural de forma a permitir os servios de explorao da mina. Atualmente, ele se encontra dividido em dois trechos distintos. O primeiro trecho est situado entre a cabine de monitoramento topogrfico da Mina de Timbopeba e o viaduto da Estrada de Ferro vitria-Minas (Figura 7). Neste trecho, o crrego Serragem corre num canal escavado em uma das bermas de drenagem no talude norte da mina, com seo e declividades variveis. O segundo trecho, aps rompimento e escorregamento da rea de amortecimento (Figura 8), teve as suas condies hidrolgicas avaliadas, concluindo-se pela convenincia do deslocamento de seu curso margeando o acesso existente, atravs de um canal em concreto armado, at o seu desge no reservatrio da Barragem de Timbopeba.

Figura 7 Canal sob viaduto Estrada de Ferro Vitria-Minas

Figura 8 rea da Bacia de Amortecimento

4 Caracterizao da rea de Estudo


ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575
5

4.1 Caractersticas Fsicas


As caractersticas fsicas das bacias so elementos de grande importncia na avaliao do comportamento hidrolgico. Na prtica, o conhecimento destes elementos auxilia na determinao indireta dos valores de vazes extremas em sees da bacia, onde no existem informaes do regime dos cursos dgua; alm de propiciar o estabelecimento de relaes e comparaes entre dados hidrolgicos conhecidos. Os parmetros fsicos so normalmente extrados de mapas topogrficos, em escalas adequadas, propiciando a avaliao da forma da bacia, do sistema de drenagem, do perfil longitudinal do curso dgua e das caractersticas do relevo da bacia. A rea em estudo compreende a subbacia do crrego Serragem at a montante das vias de veculos leves e pesados e os principais parmetros fsicos dessa sub-bacia so apresentados na Tabela 1 a seguir:
Tabela 1 Principais caractersticas fsicas das sub- bacias hidrogrficas do crrego Serragem a montante do aterro do acesso Sub-bacia Caractersticas Foz rea de Drenagem (km2) 2,86 Permetro (km) 7,60 Serragem Comprimento do curso 3,57 dgua principal (km) Altitude mxima (m) 1640 Altitude mnima (m) 970

Como o crrego Serragem estar desviado quando da construo do aterro do novo acesso, no haver necessidade de obra para escoamento das vazes de cheia da subbacia, mas somente as guas de drenagem do aterro e reas circunvizinhas.

4.2 Meteorologia e Clima


A regio de estudo est localizada na faixa tropical do hemisfrio Sul, entre os paralelos de 200 15' 00 e 200 15' 57 de latitude sul e os meridianos de 430 30' 00 e 430 30' 34 de longitude oeste, na bacia do rio Doce. Pela posio geogrfica da bacia do rio Doce, os elementos meteorolgicos que definem o clima da regio esto sob influncia de trs massas de ar: Tropical Atlntica, Polar Atlntica e as Correntes de Oeste, cujas influncias variam ao longo do ano. A massa Tropical Atlntica tem ao durante todo ano, quente e mida, penetrando no continente pelo leste. As temperaturas elevadas e medianas provm das intensas radiaes solares das latitudes tropicais e a elevada umidade relativa, da intensa evaporao martima. A massa Polar, com origem nas altas latitudes da regio polar de superfcies geladas, fria, mida e ativa durante todo o ano. No inverno responsvel pelas baixas temperaturas e no vero o confronto com a massa Tropical Atlntica e com as correntes de Oeste, produz instabilidade, resultando em elevados ndices pluviomtricos dirios. As correntes de Oeste ocorrem em meados de primavera e outono, quando o aquecimento do continente gera centro de baixa presso. Em confronto com as outras massas, provoca linhas de instabilidade que se deslocam de oeste para leste com extrema rapidez ventos moderados e fortes, produzindo fortes precipitaes, chuvas de vero, s vezes granizo.
ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575
6

A estao climatolgica operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, mais prxima da rea de estudo a de Ouro Preto, que permite avaliar as caractersticas hidrometeorolgicas aproximada da rea de interesse mediante os dados climatolgicos (perodo de observao: 1976-1985) apresentadas na Tabela 2. De acordo com os dados da estao Ouro Preto, a temperatura aponta uma mdia anual de 19,4o C, ocorrendo temperaturas mais baixas nos meses de junho e julho (mnima absoluta de 4,0o C) e mais altas nos meses de outubro a fevereiro (mxima absoluta 33,9o C). O regime pluviomtrico desta rea tipicamente tropical, apresentando uma mdia anual de 1696 mm. O perodo chuvoso ocorre nos meses de outubro a maro, e o perodo seco de abril a setembro.
Perodo Tabela 2 Dados Climatolgicos Estao Ouro Preto Temperatura (C) Precipitao Evaporao Total (mm) Umidade relativa (%) (mm) Mdia Mxima Mnima compensada JAN 21,1 24,6 17,0 356,2 72,1 84,7 FEV 21,6 25,1 17,1 206,0 83,5 81,5 MAR 21,2 24,8 17,2 192,8 77,3 84,2 ABR 19,5 23,1 15,3 90,3 65,2 84,9 MAI 18,5 22,3 13,6 32,5 72,2 83,6 JUN 17,3 21,4 11,7 12,5 73,3 83,0 JUL 16,8 20,8 11,1 21,5 84,7 80,7 AGO 17,7 21,6 12,0 28,5 92,9 78,6 SET 18,1 21,9 13,3 84,0 83,6 80,9 OUT 19,8 23,6 15,1 134,2 92,0 82,2 NOV 20,8 24,7 16,4 223,9 82,5 81,5 DEZ 20,8 24,0 16,6 314,1 68,0 85,5 ANO 19,4 23,2 14,7 1696,5 947,3 82,6

5 Projeto de Drenagem 5.1 Descrio da Bacia de Amortecimento


Para o armazenamento do escoamento superficial proveniente das contribuies do crregos Serragem e Fundo (Figuras 9 e 10) foi projetada uma bacia de amortecimento (sump) no intuito de reter parte do volume de gua reduzindo a jusante as sees do canal. Este artifcio de conteno da cheia de chuvas mximas usado quando se deseja reter por algum tempo a vazo escoada pelo sistema de drenagens. O volume da bacia definido pelo volume de chuva mxima de projeto e pelo tempo o qual necessrio manter retida a gua. Os finos so depositados no fundo desta bacia sendo necessria uma manuteno peridica. Aps amortecimento da gua do Crrego Serragem esta encaminhada por canal a cu aberto em concreto armado at desge na Bacia da Barragem de Timbopeba.
ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575
7

Figura 9 Bacia de Amortecimento - Planta

Canal de Desvio (Crrego Fundo)

Canal de Ligao Vai p/ Crrego Serragem (2 Trecho)

Canal Crrego Serragem (1 Trecho)

Figura 10 Bacia de Amortecimento

ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575

5.2 Muro de Conteno


Aps uma chuva intensa a parede da barragem em terra do sistema de amortecimento construdo para reteno de finos (sump) rompeu provocando escorregamento de um grande volume de terra. Este escorregamento gerou entupimento do sistema existente em ARMCO surgindo a necessidade de urgente desvio da drenagem por canal escavado a cu aberto com enrocamento at a posterior construo do canal em concreto armado. Em substituio barragem de terra anteriormente executada, optou-se pela execuo de muro de conteno em concreto armado por se tratar de soluo rpida, econmica e segura (Figuras 11, 12, 13, 14, 15 e 16). Aps amortecimento da gua do Crrego Serragem, o canal a cu aberto em concreto armado foi construdo.

Figura 11 Muro de Conteno - Planta

Figura 12 Muro de Conteno Seo AA - Longitudinal ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575

Figura 13 Muro de Conteno Seo BB

Figura 14 Muro de Conteno Seo CC

Figura 15 Muro de Conteno Seo DD

Figura 16 Muro de Conteno Seo EE

5.3 Descrio do Canal Perifrico


O Canal Perifrico para o desvio do crrego do Serragem pela ombreira esquerda do vale de mesmo nome tem seu incio no sump (bacia de amortecimento) do primeiro trecho do crrego Serragem, nas proximidades do Viaduto Timbopeba. O canal foi construdo em concreto armado com duas sees: a) 4,50m de largura por 3,55m de altura e b) 4,50m de largura por 2,25m de altura; com paredes de espessura de 0,25m. Os croquis das armaduras adotadas em projeto para cada uma das sees so mostrados nas Figuras 17 e 18. No trecho de travessia da estrada de acesso a seo passa de galeria, com as dimenses de 3,50 x 2,50 m e espessura das paredes de 0,30 m. Existem duas caixas de passagem e uma de dissipao de energia de 3,50 x 2,20 m (largura x altura) que servem tambm para conteno de sedimentos a fim de minimizar o aporte de finos.

ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575

10

Figura 17 Muro de Conteno Armao 4,50x3,55

Figura 18 Muro de Conteno Armao 4,50x2,25

Aps amortecimento da gua do Crrego Serragem esta encaminhada por canal a cu aberto em concreto armado at desge na Bacia da Barragem de Timbopeba (Figuras 19 e 20).

ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575

11

Figura 19 Canal Crrego Serragem

Figura 20 Canal Crrego Serragem Vista da Barragem Reservatrio Timbopeba ao fundo

ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575

12

6 Referncias
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6118: PROJETO DE ESTRUTURA DE CONCRETO: PROCEDIMENTO. Rio de Janeiro, 2003. 221f. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14931: EXECUO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO: PROCEDIMENTO. Rio de Janeiro, 2003. 53f. PONCE, V. M., Engineering hydrology: principles and practices, Upper Saddle River: Prentice Hall, 1989.

ANAIS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - CBC2008 50CBC0575

13

You might also like