You are on page 1of 3

Pgina | 1

ADLER, Mortimer. Como ler um livro. So Paulo: realizaes. 2006 Leitura analtica 1 regra Vocs precisam saber que tipo de livro esto lendo, e devem saber isso o mais cedo possvel, preferivelmente antes de comear a ler.

Ttulo, subttulo, ndice, prefcio, introduo. Se a obra prtica ou terica.

2 regra Mostrar a unidade do livro numa frase nica ou, quando muito, em poucas frases. 3 regra Destacar as principais partes do livro e mostrar como elas se organizam num todo, relacionando-se mutuamente entre si e referindo-se unidade do todo. 4regra Quais so os problemas do autor.

Quais as perguntas primrias e quais as secundrias. Problemas tericos: Alguma coisa existe? Que coisa essa? O que faz com que exista, sob que condies pode existir, por que existe? A que finalidade serve? Quais so as consequncias de sua existncia? Quais so suas propriedades caractersticas, seu desenvolvimento tpico? Quais so suas relaes com outras coisas da mesma espcie ou de espcies diferentes? Como se comporta?

Problemas prticos: Que objetivo deve ser visado? Que meios devem ser escolhidos para um dado fim? Que coisas devem ser feitas para se atingir determinado objetivo e em que ordem? Sob essas condies, o que se deve fazer, ou qual a melhor maneira de faz-lo? Sob que condies ser melhor ou pior? Leitura interpretativa

1 regra Descobrir as palavras importantes e interpret-las com o autor.

H uma hierarquia de importncia entre as palavras, entre aquelas especiais e as usadas no senso comum. Observar se as palavras tm um ou mais significados. Os sinnimos so diferentes vocbulos para um s termo. Uma frase pode ser semelhante a uma palavra nica.

2 regra Marcar as sentenas mais importantes do livro e descobrir as proposies que contm.

Pgina | 2

Sentenas principais e sentenas secundrias. Dica: procurar as concluses. S h transmisso de pensamento quando conseguimos exprimir o que foi lido com outras palavras.

3 regra Localizar ou estabelecer os argumentos bsicos do livro, descobrindo-se na ligao das sentenas.

Explicar as etapas de um argumento. Saber formul-lo caso esteja expresso em vrios pargrafos.

4 regra Determinar que problemas o autor resolveu e que problemas no resolveu, e ver que ponto ele reconhece isso. Leitura crtica 1 regra Vocs devem ser capazes de dizer compreendo, com uma razovel segurana, antes de qualquer outra coisa como: concordo ou discordo, ou deixo de comentar. 2 regra No adianta ganhar uma discusso, se conhecemos ou suspeitamos o nosso erro. 3 regra Recomenda-se que se olhem as diferenas de opinio como capazes de serem resolvidas.

Distinguir exposio racional de opinio do autor. Dar as razes de sua discordncia.

# Quatro maneiras de criticar um livro discordando dele #


1. O autor no est informado. 2. O autor est mal informado. 3. O autor ilgico, seu raciocnio no convence. 4. Sua anlise est incompleta.

# Outras dicas #
1. Relacionar o livro a outros e a experincia prpria. 2. Fazer leituras extrnsecas (dicionrios etc.). 3. Respeitar cronologia. 4. Pode-se ler do presente para o passado ou do passado para o presente.

Pgina | 3 5. Discutir com outros leitores.

You might also like