You are on page 1of 8

POR DENTRO DO TABERNÁCULO Pr. carlos Por que estudar sobre o tabernáculo?

Há quem duvide da necessidade de se estudar com maior profundidade os temas bíblicos mais ligados ao povo de Israel. Para alguns pode parecer „uma perda de tempo‟ o debruçar-se sobre um assunto permeado de particularidades tão complexas como o tabernáculo. O argumento mais forte usado por estes, baseia-se no fato de que o Antigo Testamento, teria uma ligação unilateral com a nação israelita, sendo sua aplicação restrita ao período da história de Israel. Tal afirmação, no entanto, é absolutamente infundada, uma vez que a própria Bíblia declara que “todas estas coisas sucederam como exemplo para nós” I Co 10:6) e “estão escritas para admoestar-nos” (I Co 10:11). O escritor aos Hebreus é ainda mais enfático quando declara que todos os detalhes do tabernáculo são “figura e sombra das coisas celestiais” (Hb 3:5). Há que se ressaltar ainda que o tabernáculo está mencionado em 50 capítulos da Bíblia, no Antigo Testamento e no Novo Testamento. A expressão „a Tenda da Congregação‟ que se refere ao tabernáculo aparece 144 vezes na Bíblia. Isto nos faz deduzir que, sendo a Bíblia um livro inspirado por Deus, não há porque imaginar que um tema tão fartamente mencionado seja considerado irrelevante para a vida cristã. Menosprezar o estudo do tabernáculo é desprezar a Bíblia – a palavra escrita – e o próprio Cristo – a Palavra Viva. Jesus disse: “Examinai as Escrituras porque são elas que de mim testificam”. Não há, em todo o Antigo Testamento, outro tema mais rico em figuras e símbolos a respeito de Cristo do que o tabernáculo. É simplesmente fascinante descobrir quanta riqueza espiritual se esconde por detrás daquela tenda no deserto em conexão com a vida de Cristo e da Igreja. O objetivo do nosso estudo é justamente procurar evidenciar esta relação. Nossa oração é que Deus remova o véu da obscuridade para que contemplemos face a face as maravilhas da Casa de Deus. CAPÍTULOS QUE FALAM SOBRE O TABERNÁCULO Velho Testamento Livro Êxodo Levítico Números Deuteronômio Quant. Capítulos 15 18 13 02 Capítulos 25-31 e 33-40 1-10, 12, 15, 16, 17, 21, 23, 24 e 26 1-5, 7-10, 16, 17, 19 e 31 16 e 31

Novo Testamento Livro Hebreus Quant. Capítulos 04 Toda a Bíblia Capítulos 7-10

Capítulos 52 Antigo Testamento 48 Novo Testamento 04 TABERNÁCULO O QUE EU TENHO A VER COM ISSO? Quem olha para um desenho ou maquete do tabernáculo ou se defronta com a descrição bíblica da “Tenda da Congregação”.” (Ex 25:8) . pepinos e cebola água canalizada escravidão idolatria templos pagãos NO DESERTO ISRAEL TERIA: tenda de pêlos de cabra codornizes maná do céu água da rocha peregrinação monoteísmo tabernáculo TABERNÁCULO A MORADA DE DEUS “E me farão um santuário. O tabernáculo precisa ser analisado sob 2 pontos de vista: 1. PASSADO – Visão Histórica O fortalecimento da nação de Israel PRESENTE – Visão Tipológica O Cristão A Igreja Cristo O FORTALECIMENTO Israel havia saído do Egito AGORA O Egito precisava sair de Israel UMA NOVA REALIDADE NO EGITO ISRAEL TINHA: casa de tijolos panelas de carne melões.Livros 05 Quant. 2. não vê simplesmente uma tenda com quase 5 metros de altura protegida por uma “cerca” de linho com 50 metros de fundo por 25 de frente. e habitarei no meio deles.

As pedras usadas eram as pedras calcárias brancas. foi iniciado no décimo oitavo ano do reinado de Herodes (20-19 ªC. aproximadamente. O Lugar Santo tinha vinte metros de comprimento por dez metros de largura. a largura total era de. cortadas com precisão e polidas. “E o meu tabernáculo estará com els. (Ez 37:27) O Templo de Salomão – O templo de Salomão estava localizado na eira de Araúna. O comprimento total do interior do templo era de. o local onde Isaque quase foi sacrificado por Abraão (Gn 22:2). O Segundo Templo – No segundo ano do reinado de Dario I. De conformidade com o decreto de Ciro. Perdurou mais de cem anos do que o primeiro templo. e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”. E isso de conformidade com o modelo que lhe foi mostrado em visão. deixando-a nua. Essa eira ficava no Monte Moriá. também chamada Omã (II Cr 3:1). o templo de Salomão.). e continuou servindo até o ano de 20 ªC. mais ou menos. e trinta metros de altura. e sua dimensões eram de dez metros em quadrado. por trinta metros de altura. O Templo de Herodes – O trabalho de reconstrução do santuário (o Lugar Santo e o Santo dos Santos). nativas da região. trinta metros. aproximadamente. no mês de Adar. no deserto. e foram lançados novos alicerces. No seu interior havia um candeeiro de ouro. e o Santo dos Santos ficava num nível superior ao do Lugar Santo. O tabernáculo era o lugar permanente da presença de Deus entre seu povo.. CONSTRUINDO O TABERNÁCULO DEUS – ação divina Visão e Autoridade Chamada e capacitação Disposição e Habilidade Posses e Liberalidade Abnegação e Fidelidade INSTRUMENTO Moisés Bezaliel e Aoliabe Artífices Príncipes Filhos de Israel AÇÃO HUMANA Motivou todo o povo Compartilharam seus talentos Cumpriram seu lavor Deram o Exemplo Construíram generosamente . O Santo dos Santos estava separado do Lugar Santo por um véu. os profetas Ageu e Zacarias despertaram Zorobabel para que renovasse as suas atividades reconstrutoras (Ed 5:1). O templo foi completado no sexto ano do reinado de Dario I. Foi ali que Davi instalou o altar do futuro templo de Jerusalém (II Sm 24:24-25). Interessante notar que a madeira e as pedras foram preparadas de antemão (I Rs 5:18). no monte Sinai.O Tabernáculo – o tabernáculo foi erigido sob a liderança de Moisés. a mesa dos pães da proposição e o altar do incenso. A estrutura antiga foi removida até à rocha. quinze metros. Tornou-se conhecido como o Segundo Templo. o templo de Jerusalém deveria ser reconstruído com trinta metros de altura.

Tábuas da Lei.450 3º Exército: Estandarte era representado pela figura de um Boi Tribo Homens 40.500 Naftali 53. ÁTRIO: Altar de Bronze Pia de Bronze LUGAR SANTO: Altar de Incenso Mesa dos Pães Candelabro SANTOS DOS SANTOS: Arca (Vara de Arão.400 TOTAL 157.550 A PLANTA DO TABERNÁCULO O tabernáculo tinha um comprimento de 100 côvados por 50 côvados de largura.300 45.100 Judá Issacar Zebulom Rubem Simeão Gade Efraim Manassés Benjamim 4º Exército: Estandarte era representado pela figura de um Boi Tribo Homens Dã 62.TABERNÁCULO – CENTRO DE ATIVIDADES DOS ISRAELITAS Nm 2:2-8 e Ap 4:5-9 O tabernáculo seria o centro de todas as atividades dos israelitas.400 57.400 TOTAL 186. As tribos ficariam acampadas ao redor dele assim distribuídas: 1º Exército: Estandarte era representado pela figura de um Leão Tribo Homens 74.650 TOTAL 151.700 Aser 41.200 35.400 TOTAL 108.500 59.600 54.500 32. Maná) Propiciatório .400 2º Exército: Estandarte era representado pela figura de um Homem Tribo Homens 46.600 Total Geral das Tribos: 603.

..VISÃO TIPOLÓGICA Quem olha para o tabernáculo vê: Cristo A Igreja O Cristão A TIPOLOGIA DO TABERNÁCULO “. O Tipo é a pré-figuração do verdadeiro. o tipo é uma sombra que antecede o real (o antítipo). e Cristo é antítipo de José. das coisas celestes” (Hb 8. Para isto o tipo estará sempre figurando no Antigo Testamento e o antítipo estará sendo confirmado no Novo Testamento.Figura e Sombra. senão a Jesus Cristo. que é chamado anti-tipo. 5 foi vendido – Mt 27:9 foi tentado – Mt 4:1-11 ..5). “Porque decidi nada saber entre vós. (I Co 2:2) COMPREENDENDO A TIPOLOGIA TIPOLOGIA – é a parte da teologia que estuda as conexões históricas entre determinados fatos. ANTIGA ALIANÇA Altar de Bronze Pia de Bronze Candelabro Mesa dos Paes Altar do Incenso Propiciatório (arca) NOVA ALIANÇA Cruz de Cristo – o centro de toda a obra redentora. pessoas ou objetos do Antigo Testamento e sua aplicação profética no Novo Testamento.. e este crucificado”. Exemplo: José é tipo de Cristo. ANTIGO TESTAMENTO JOSÉ rejeitado pelos irmãos – Gn 37:4 deixou a casa do pai – Gn 37:28 foi vendido – Gn 37:27-28 foi tentado – Gn 39:7-12 esteve preso – Gn 39:20 exerceu o governo – Gn 41:39-44 salvou o povo – Gn 41:57 NOVO TESTAMENTO JESUS (Antítipo – Hb 9:24) rejeitado pelos irmãos – Jo 1:11 deixou a casa do Pai – Jo 17:3. Em outras palavras.

270 kg (U$ 875.o evangelho do Servo BRANCO – fala da humanidade de Cristo Lucas – evangelho do Filho do Homem AZUL – fala da divindade de Cristo João – evangelho do Filho de Deus MATERIAIS DO TABERNÁCULO OURO Quantidade: 1.00 m³ Representa: O verbo que se fez carne – Jo 1:1-2 Porpósito: Para nossa salvação A MADEIRA DO TABERNÁCULO Na Septuaginta a palavra sitim significa madeira de acácia que quer dizer literalmente. incorruptível.050 kg (U$ 693.- esteve preso – Mt 26:47-56 exerceu o governo – Is 9:6 salvou o povo – Mt 1:21 AS CORES DO TABERNÁCULO PÚRPURA – Fala da realeza de Cristo Mateus – evangelho do Rei CARMESIN – fala do sacrifício de Cristo Marcos . AS PORTAS DO TABERNÁCULO “Eu sou o caminho e a verdade e a vida” – (Jo 14:6) 1.605.360 kg (U$ 198.000.00) Representa: O Senhor que se fez servo – Fp 2:7 Propósito: Para a nossa redenção BRONZE Quantidade: 3. ÁTRIO “Vinde a mim” Chamada Salvação (Caminho) .00) Representa: O justo que se fez pecado – II Co 5:21 Propósito: Para nossa justificação MADEIRA (ACÁCIA) Quantidade: 308.00) Representa: O divino que se fez menor do que os anjos – Hb 2:9-11 Propósito: Para nossa santificação PRATA Quantidade: 4.

Ato voluntário de ações de graças e comunhão OFERTAS PELO PACADO 2.2. ALTAR DE BRONZE – Cristo “o Cordeiro de Deus” (Jo 1:29) PIA DE BRONZE – Cristo “o Purificador da Igreja” (Ef5:26-27) ALTAR DE OURO – Cristo “o Intercessor dos Salvos (Rm 8:34) O CANDELABRO – Cristo “a Luz do Mundo (Jo 8:12) A MESA DOS PÃES – Cristo “o Pão da Vida” (Jo 6:35) A ARCA E O PROPICIATÓRIO – Cristo “a Esperança da Glória” (Cl 1:27) OFERTAS DE CHEIRO SUAVE 1. 4. 2. LUGAR SANTO “Vinde após mim” Chamada para a vocação (Verdade) SANTO DOS SANTOS “Permanecei em mim” Chamada para a comunhão (Vida) AS COBERTAS DO TABERNÁCULO 3. PELES DE ANIMAIS MARINHOS – A encarnação de Cristo “A si mesmo se esvaziou” Fp 2:7 PELES DE CARNEIRO – O sacrifício de Cristo “A si mesmo se entregou” Gl 2:20 (“Obediente até a morte”) PÊLOS DE CABRA – A humilhação de Cristo “A si mesmo se humilhou” Fp 2:8 LINHO FINO – a glorificação de Cristo “Pelo que Deus o exaltou” Fp 2:9 OS MÓVEIS DO TABERNÁCULO 1.Expiação pelos pecados involuntários OBLAÇÃO . 3. 1. 4. HOLOCAUSTO .Ato de adoração pela bondade e provisões de Deus OFERTAS PACÍFICAS . 3. 1.Ato voluntário de adoração . 3. 2. 2. 6. 5. - EXPIAÇÃO PELO PECADO Para expiação de pecado específico e involuntário EXPIAÇÃO PELA CULPA Para expiação de pecados involuntários que requerem restituição .