You are on page 1of 7

MONTAGEM E DESMONTAGEM DE ANDAIMES NA UN-RPBC

1 - OBJETIVO Estabelecer condies gerais para a montagem e desmontagem de andaimes tubulares para servios de montagem, manuteno industrial e inspeo de equipamentos. 2 - APLICAO Aplicvel a todos os equipamentos que necessitem de acesso para servios externos e/ou internos de Inspeo, Manuteno e Montagem na rea industrial da UN - RPBC. Para andaimes que tenham funo estrutural devem ser elaborados procedimentos especficos. 3 - DOCUMENTOS DE REFERNCIA NBR 6494 Segurana nos Andaimes NR-18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo 4 - DEFINIES 4.1 - Andaime: Estrutura metlica no permanente necessria para execuo de trabalhos em locais elevados. 4.2 - Andaime Tubular: estrutura metlica tubular, treliada, apoiada ou em balano, composta de montantes, travessas, diagonais, unidos uns aos outros por braadeiras, luvas e forcados. 4.3 - Andaime tipo Quadro: estrutura que utiliza quadros de tubos metlicos com encaixes nas extremidades; podem ser utilizadas simplesmente apoiadas ou sobre rodzios. 4.4 - Andaime Tcnico: estrutura que utiliza tubos com dispositivos de encaixe rpido nas extremidades como elementos de ligao entre montantes, travessas, longarinas e diagonais. 4.5 - Andaime Suspenso: Tambm conhecido como balancim, trata-se de plataforma suspensa por cabos de ao presos a vigas de ao fixadas estrutura, com mecanismos de elevao e abaixamento vertical (guinchos). Utilizado principalmente em servios nos costados de tanques de armazenamento e fachadas de edificaes 4.6 - Montante ou Poste: Tubo montado na vertical que distribui os esforos do andaime para o piso ou estrutura existente. Nos montantes so fixadas as travessas e longarinas.
Pgina 1/7

4.7 - Travessa: tubo montado na horizontal na direo do menor vo, apoiado sobre as longarinas e fixado aos montantes em um ngulo reto, responsvel pela amarrao transversal do andaime. 4.8 - Longarina: Tubo montado na horizontal na direo do comprimento do andaime, posicionada internamente em relao aos montantes fixada aos mesmos em um ngulo reto. 4.9 - Diagonal: Tubo responsvel pelo travamento da estrutura e distribuio de esforos. Todo andaime com altura superior a 6 metros ou 24 m2 de base ou sobre rodzios devem possuir diagonais. 4.10-Diagonal longitudinal: tubo fixado nas travessas, proporcionando maior estabilidade estrutura. 4.11-Diagonal horizontal: tubo fixado aos postes para manter o esquadro. 4.12-Diagonal transversal: tubo fixado nas longarinas permitindo maior enrijecimento do andaime. 4.13-Plataforma: Conjunto de pranchas de madeira ou de alumnio perfilado, justapostas, que compem o piso do andaime. 4.14-Guarda Corpo: Proteo para evitar queda de pessoas das plataformas dos andaimes. 4.15-Rodap: Proteo para evitar queda de ferramentas e materiais das plataformas dos andaimes. 4.16-Escada: Elemento montado nos andaimes formando degraus visando o acesso seguro a plataformas do andaime 4.17-Braadeira Fixa: pea utilizada para amarrao de dois tubos a um ngulo reto. Possuem capacidade ao deslizamento mnimo de 750 Kg. 4.18-Braadeira Giratria: pea utilizada apenas para amarrao de dois tubos a um ngulo diferente de 90o. Possuem capacidade ao deslizamento mnimo de 165 Kg. 5. - CONDIES GERAIS 5.1 - MATERIAIS 5.1.1 - Os tubos de andaimes devem ser de ao galvanizado, dimetro nominal 1 IN, espessura de parede 3,05 mm. Devem estar em boas condies de uso e no devem estar amassados, tortos ou sujos de leo. No admitido o uso de tubos galvanizados tipo eletroduto para montagem de andaimes. 5.1.2 - As braadeiras fixas e giratrias no devem estar deformadas ou avariadas e os parafusos e porcas em bom estado de conservao, sem rosca espanada.
Pgina 2/7

5.1.3 - Os quadros de tubos metlicos, usados em andaimes de quadros, devem estar em boas condies de uso, isento de corroso, com as extremidades de encaixe sem amassamentos e no devem estar sujos de leo. 5.1.4 - Os tubos e acessrios de Andaimes Tcnicos no devem apresentar empenos ou deformaes e o sistema de encaixe deve estar em boas condies de uso. 5.1.5 - Toda plataforma de andaime deve ser protegida com guarda corpo formado por dois tubos horizontais colocados a uma altura de 0,60 e 1,10m distantes do tablado, devendo o guarda corpo ser sempre fixado, de modo a no se deslocar para nenhuma direo, sobre hiptese nenhuma. 5.1.6 - As plataformas no devem ter vos livres superiores 2,5 metros e as pranchas devem ser montadas lado a lado sem vos entre elas e fixadas nas duas extremidades. 5.1.7 - Prever a instalao de rodaps nas plataformas de trabalho para trabalhos de manuteno de rotina tais como : substituio de vlvulas, flanges, trechos de tubos, ou seja, nos casos onde existir o perigo de queda de peas ou ferramentas. Prever tambm para internos de equipamentos. Para os casos de paradas programadas ou no programadas todos os andaimes devero estar equipados com rodap nas plataformas de trabalho. No aplicvel para andaimes exclusivamente para acessos(ex.: inspeo ). 5.1.8 - Devem ser montadas escadas em andaimes para acesso a plataformas situadas a alturas superiores a 1,50m e para todos os demais nveis de plataformas. 5.1.9 - Devem ser preferencialmente montadas escadas com peas pr-montadas com dimetro do tubo (degrau) mximo de 1, para possibilitar pega adequada. 5.1.9.1 - So admitidas escadas feitas com braadeiras intercaladas a cada 40cm, montadas a 180 uma da outra apenas em condies especiais, limitadas a um trecho mximo de 2,00m. 5.1.9.2 - So admitidas escadas feitas com tubos de andaime apenas em condies especiais, com os degraus espaados 300mm um do outro, e limitada a um trecho mximo de 1,50m. 5.1.9.3 - Para acesso interno a equipamentos (situaes especiais), podem ser utilizadas escadas tipo marinheiro (com cabo de ao), devendo preferencialmente ser fixada a extremidade inferior para diminuir balanos. 5.1.10-Nos andaimes a partir de 3 metros do piso, os acessos (escadas) seguintes sero montadas na parte interna com patamares de at 1,80 m at a plataforma de trabalho.

Pgina 3/7

5.1.11-As escadas devem ser montadas de modo que na extremidade inferior sempre haja um tablado, principalmente no caso de se intercalar escadas, que devem ser montadas para que no ocorra a situao da escada acabar quando as pessoas estiverem descendo. 5.1.12-Deve ser tomado cuidado especial quanto distribuio de carga e pessoas sobre a plataforma do andaime, de modo a se evitar o risco de desequilbrio da plataforma. proibido o empilhamento de peas sobre a plataforma. 5.1.13- proibido o uso de qualquer tipo de escada ou artifcio (caixote, tambor, etc) colocado sobre plataformas de andaimes, para subir em nveis superiores. 5.1.14- proibido acrescentar trechos em balano ao estrado de andaime suspenso. 5.1.15-A altura mxima de andaimes sobre rodzios fica limitada a quatro vezes a menor dimenso da base e no deve ser movimentado com pessoas ou ferramentas sobre as plataformas. Prever trava nos rodzios ou amarrao do andaime durante sua utilizao. 5.1.16-Em paradas programadas, preferencialmente todos os andaimes devero ter rodap. 5.2 SEGURANA NA MONTAGEM 5.2.1 - Os montadores de andaimes devem estar equipados com os EPIs bsicos e cinto de segurana tipo pra-quedista. Outros EPIs podem ser necessrios em funo das condies de trabalho. 5.2.2 - Qualquer alterao das condies iniciais previstas na Permisso de Trabalho o servio deve ser interrompido e imediatamente comunicado ao Supervisor responsvel pelo servio. 5.2.3 - O montador de andaimes deve possuir um porta-chave fixo ao cinto e a chave de andaime deve ter um sistema de amarrao ao cinto ou a pulseiras de couro fixadas no punho do montador. 5.2.4 - A finalidade de uso do andaime proporcionar acesso externo ao equipamento e dimensionado para esforos verticais; QUALQUER alterao na finalidade de uso aps a montagem do andaime no permitida, sendo necessrio projeto especfico para atender a adio de esforos laterais ou de suportao. 5.2.5 - A montagem de andaime de quadros limita-se apenas a alturas no superiores a 6 (seis) metros, sendo que a sua altura no pode ser maior que quatro vezes a menor dimenso da base. 5.2.6 - Andaimes (tubulares, de quadros ou tcnicos) com altura maior que quatro vezes a menor dimenso da base deve ser fixada ou estroncada em estruturas metlicas ou de concreto ou estaiados com cabos de ao ou cordas. No permitida a fixao de andaimes em tubulaes ou equipamentos.
Pgina 4/7

5.2.7 - Durante a montagem e desmontagem, o acesso aos andaimes deve se limitar apenas equipe responsvel pelo servio e devem ser isoladas as reas prximas, para impedir acesso de pessoas. 5.2.8 - Toda precauo deve ser tomada para evitar queda de objetos dos andaimes, no devendo haver empilhamento de materiais sobre eles. 5.2.9 - Toda sobra de materiais deve ser acondicionada adequadamente e retirada dos andaimes. 5.2.10-Os mecanismos de elevao dos andaimes suspensos podem ser de acionamento manual, eltrico, pneumtico ou hidrulico, devendo, para cada caso ser observados os cuidados bsicos com o uso de EPIs adequados, energizao, mangueiras pressurizadas, e risco de choques eltricos. 5.2.11-Os mecanismos de elevao de andaimes suspensos devem ser inspecionados antes de cada jornada de trabalho. 5.2.12-Os guinchos de elevao devem satisfazer s seguintes condies: 5.2.12.1- Ter dispositivos que impeam o retrocesso do carretel; 5.2.12.2.- Possuir trava de segurana adicional. 5.2.13-As vigas de sustentao do andaime suspenso devem ser dimensionadas de modo que o momento resistente seja no mnimo trs vezes o momento solicitante. 5.2.14- proibida a fixao de vigas de sustentao nos andaimes por meio de sacos com areia, latas com concreto ou outros dispositivos similares. 5.2.15- proibido o uso de cordas de fibras naturais ou artificiais para sustentao dos andaimes suspensos mecnicos. 5.2.16-Braadeiras e Luvas com parafusos defeituosos devem ser armazenadas separadamente dos materiais em uso e ter os parafusos substitudos posteriormente; os parafusos removidos devem ser descartados como sucata ferrosa. 5.2.17-Tubos e/ou quadros empenados, braadeiras e luvas deformadas ou avariadas devem ser descartados como sucata ferrosa. 5.2.18-Os pranches de madeira com rachaduras devem ser descartados, exceto quando apenas as extremidades apresentarem-se defeituosas, quando podem ser serrados para uma dimenso padro menor, descartando assim apenas a madeira inutilizada. 5.2.19-As pranchas de alumnio empenadas devem ser descartadas, sendo que as pranchas apenas amassadas nas extremidades podem ser cortadas a frio e reaproveitadas em uma dimenso padro menor.
Pgina 5/7

5.2.20-Os andaimes devem ser formalmente liberados para utilizao mediante da baixa na Permisso de Trabalho. Caso os mesmos estejam inacabados, devero ser identificados com etiqueta conforme Anexo 1.

X.X.X.X.X

Pgina 6/7

Anexo 1.

NO UTILIZAR INACABADO
Empresa: N _________/__ Local Equipamento Responsvel Montagem Motivo: ( ) Outros: / pela ( ) Solicitao da Operao Ramal (ou Faixa de Rdio) ( ) Encerramento do turno ( ) Solicitao da Segurana ( )Falta de Material Industrial Este andaime no est com sua montagem concluda, portanto NO dever ser utilizado, pois h restries de segurana. Procure o responsvel pela montagem.

Pgina 7/7

You might also like