You are on page 1of 10

Charles .F.

Sasaki Politica monetria O Banco central administra politica monetria atravs de: -recolhimentos compulsrios -operaes de mercado aberto(open Market) -politicas de redesconto bancrio e emprstimos de liquidez Recolhimentos compulsrios o percentual incidente sobre os depsitos captados pelos bancos, incide sobre os depsitos a vista, depsitos a prazo e depsitos na poupana que devem ser colocados a disposio do Banco Central. um instrumento muito eficiente, pois atua diretamente sobre os meios de pagamento atravs do multiplicador monetrio. Quanto maior os recolhimentos compulsrios maiores sero as taxas de juros cobradas pelos bancos nos emprstimos e vice versa, pois ele regula a quantidade de dinheiro disponvel no caixa dos bancos. Operaes de mercado aberto um instrumento muito gil na para regular o fluxo monetrio e influenciar as taxas de juros no curto prazo. Essas operaes so fundamentadas por meio de compra e venda de ttulos da divida pbica no mercado, processada pelo banco central na qualidade de agente monetrio do governo. Para diminuir as taxas de juro e aumentar a liquidez do mercado as autoridades resgatam(adquirem) ttulos em poder dos agentes econmicos e para elevar taxa de juros so emitidos e colocados em circulao novos ttulos. Principais objetivos: -controle dirio do volume de oferta de moeda, adequando a liquidez da economia programao monetria do governo; -manipulao da taxa de juros em curto prazo; -permite que as instituies utilizem suas disponibilidades monetrias ociosas em diversas operaes financeiras (aplicaes) de curto e curtssimo prazo;

-criao de liquidez para os ttulos pblicos, motivando as negociaes com todos os demais ttulos. Mercado primrio e mercado secundrio A colocao destes ttulos pela primeira vez no mercado constitui o mercado primrio, representado pela negociao direta entre o emitente dos ttulos (governo) e seus adquirentes (instituies financeiras). Dentre os objetivos retratados, o mercado primrio contribui para a realizao dos dois primeiros (controle dirio do volume de oferta de moeda, adequando a liquidez da economia programao monetria do governo; manipulao da taxa de juros em curto prazo). As colocaes primarias se desenvolvem por meio de leiloes peridicos, coordenados pelo banco central, que podem ser formal, que participam todas as instituies financeiras interessadas, ou informal, em que os negcios so realizados primeiramente com os dealers. No mercado secundrio ocorre a transferncia ou renegociao para terceiros dos ttulos adquiridos no mercado primrio. Constitui uma importante fonte de financiamento das carteiras de aplicao formadas pelas instituies financeiras, pois esses financiamento ocorrem em prazos mais curtos que o resgate dos ttulos. Dealers So pessaos fsicas ou jurdicas que atuam na negociao de bens e servios em geral no mercado atuando na negociao de bens e servios em geral no mercado, atuando por conta prpria e riscos prprios. O sistema nacional de dealers constiuido por instituies financeiras negociantes(compradores e vendedores) de ttulos pblicos credenciadas a operar com o governo. Redesconto bancrio e emprstimo de liquidez O banco central realiza um serie de emprstimos, conhecidos como emprstimos de assistncia a liquidez financeiras s instituies financeiras, visando equilibrar suas necessidades de caixa. A taxa de juros cobrada pelo banco central nessas operaes chamada taxa de redesconto. Ela age ao mesmo tempo sobre o nvel de liquidez monetria da economia e tambm sobre a taxa de juros praticada pelos bancos. O redesconto muito utilizado como forma de incentivar a atividade econmica, elevando a oferta de emprstimos a longo prazo para determinados setores estratgicos ao desenvolvimento econmico.

Politica fiscal A politica fiscal centraliza suas preocupaes nos gatos do setor publico e nos impostos cobrados da sociedade, procurando equilibrar a arrecadao tributaria e as despesas governamentais. Funciona da seguinte forma, o governo ao modificar a carga tributaria dos consumidores, influencia na sua renda disponvel e em consequncia no consumo agregado.

Divida publica Objetivos: -antecipar receitas de impostos para financiar seus gastos maiores; -financiar investimentos sociais e em infraestrutura; -executar politica econmica , controlando o nvel de atividade e liquidez do sistema. Ela pode ser interna ou externa, seus credores so instituies financeiras, investidores privados, fundo de penso , organismos financeiros internacionais (fmi, banco mundial).O governo financia suas necessidades atravs do aumento de impostos, emprstimos internacionais, emisso monetria e colocao de ttulos no mercado. Tirando o aumento de impostos, os restantes das aes criam dividas ao tesouro nacional. Quando se emite moeda a base monetria expandida em consequncia, aumentado a inflao. Ao emitir ttulos, verificado uma alterao do equilbrio de liquidez e da capacidade de investimento do setor privado. Calculo da balana monetria Receitas Brutas de mercado (-) transferencias do governo (=) receitas liquidas de impostos (-) gastos correntes (-) gastos correntes do consumo do governo (=) poupana em conta

corrente (-) investimentos do governo (=) supervit/dficit publico

Para calcular supervit ou dficit primrio RECEITAS FINANCEIRAS ( - ) DESPESAS NO FINANCEIRAS POLITICA CAMBIAL Est baseada na administrao das taxas de cambio, promovendo alteraes nas taxas cambiais. A taxa cambial representa o valor com que a autoridade monetria de um pais aceita negociar sua moeda.

Cambio fixo, Currency board e cambio flutuante Cambio fixo: tem seu valor atrelado a um referencial fixo, como o ouro, dlar etc. O valor da moeda expresso em determinada quantidade desses padres. O cambio fixo permite maior nvel de certeza ao comercio internacional, pois revelam previamente o valor futuro da moeda. Cambio flutuante: as taxas acompanham livremente o as oscilaes da economia, ajustando se mediante a alteraes de seus valores. Ele permite uma maior liberdade s economias em executar suas politicas monetrias. No sistema cambial por bandas as oscilaes ocorrem dentro de um limite mximo e mnimo. Currency board: um sistema em que a autoridade monetria assume o compromisso legal de efetuar o cambio de moeda nacional por moeda forte estrangeira (moeda ancora)a uma cotao fixa. A ideia que a autoridade monetria de um pais funcione como uma caixa de conversao, detendo reservas de moeda ancora a pelo menos 100% da moeda nacional. A condio bsica para sua adoo a existncia de reservas monetrias internacionais suficientes para lastrear suas emisses de necessrias de moeda local.

Cambio spot e cambio forward Cambio spot ou cambio a vista: so realizadas operaes de cambio para liquidao imediata, no brasil a liquidao ocorre dois dias depois uteis depois da contratao. conhecida por D+2 Cambio forward: uma operao a prazo, seus principais parmetros de negociao so determinados livremente pelas partes contratantes. Balanos de pagamentos Registra os valores de todas as transaes internacionais efetuadas por um pais, sua estrutura segue o sistema contbil de partidas dobradas em que so registrados os dbitos e seus respectivos crditos Estrutura do balano de pagamento A. BALANA COMERCIAL EXPORTAES(FOB) IMPORTAES(FOB) B. BALANA DE SERVIOS VIAGENS INTERNACIONAIS TRANSPORTES(FRETES) SEGUROS RENDAS DE CAPITAL: LUCROS E DIVIDENDOS E JUROS SERVIOS GOVERNAMENTAIS SERVIOS DIRETOS C. TRANSFERENCIAS INTERNCIONAIS D. SALDO EM CONTA CORRENTE (A+B+C) E. MOVIMENTO DE CAPITAIS INVESTIMENTOS DIRETOS REINVESTIMENTOS EMPRESTIMOS E FNANCIAMENTOS D. ERROS E OMISSES G. SALDO DO BALANO DE PAGAMENTO (D+E+F) BALANA COMERCIAL: saldo apurado das exportaes menos as importaes, so fixadas por seu valor FOB- free on board, ou seja pelo valor de embarque das mercadorias BALANA DE SERVIOS: corresponde ao saldo de pagamentos e recebimentos realizados entre os residentes no pas com o resto do mundo

TRANSFERENCIAS UNILATERAIS: doaes de mercadorias, assistncias, remessas de imigrantes SALDO EM CONTA CORRENTE: soma do saldo da balana comercial, balana de servios e transferncias unilaterais, um saldo negativo mostra que o pais est financiando seus investimentos por meio de poupana externa, a poupana interna no suficiente. Um saldo positivo mostra que o pais est enviando para o exterior excedentes de poupana externa MOVIMENTOS DE CAPITAIS: engloba os recursos que entram no pais atravs de investimentos diretos, emprstimos, financiamentos, amortizaes, etc. SALDO DE BALANO DE PAGAMENTOS: resultado final liquido de varias transaes entre os residentes e no residentes de um pais. Saldo em conta corrente Medidas que podem ser acionadas se as reservas monetrias de um pais no forem suficientes para cobrir o deficit em conta corrente -renegociao da divida externa com os credores -negociao de novos emprstimos emergenciais -medidas de controle de sada de divisas fortes do pais, principalmente nos itens de conta de servios -desvalorizao cambial visando estimular a exportao e provocar um supervit na balana.

Ttulos brasileiros no mercado Principais motivos para o interesse do brasil na captao internacional de recursos: (a) diversificao dos investidores e elevada capacidade de poupana dos mercados externos (b) diferencial do custo do dinheiro no pas (mais elevado) em relao as taxas praticadas no mercado externo (c) prazos mas longos disponveis nas operaes externas.

Os ttulos brasileiros pagam juros nominais anuais acrescidos de certa margem de risco(spread), que calculado em pontos base acima da remunerao oferecida pelos ttulos emitidos pelos governo dos EUA, cada ponto base equivale a 0,01%, por exemplo, 1450 pontos base equivalem a 14,5% Plano brady e capitalization bond O capitalization bond um titulo da divida externa emitido em abril de 1994 dentro do plano brady , os recursos desse titulo tem o vencimento at 2014, mas em 2006 o Brasil resgatou antecipadamente todos os ttulos. Inflao brasileira Principais ndices de preos do mercado brasileiro: IGP- ndice geral de preos, uma media ponderada do IPA(ndice de preos por atacado), existem trs verses: -IGP-DI: abrange as variaes de preo verificadas entre o primeiro e o ultimo dia do ms de referencia -IGP-M: idem para o perodo entre o dia 21 do ms anterior em referencia ao dia 20 do ms de referencia -IGP-10: idem pra perodo entre o dia 11 do ms anterior em referencia ao dia 10 do ms de referencia IPC- ndice de preos ao consumidor: reflete a variao media de preos em conjunto de bens e servios no mercado de varejo(restrito ao municpio de so Paulo) IPCA- ndice de preos ao consumidor ampliado: mede a variao de preos em um conjunto de produtos e servios consumidos pelas famlias entre 1 e 40 salrios mnimos , compara os preos nos 30 dias do perodo de referencia com os 30 dias do perodo-base INPC: mesmo esquema do IPCA s que medido entre famlias de 1 a 8 salrios mnimos Planos econmicos adotados pelo brasil Plano cruzado: - congelamento dos preos de bens e servios

-congelamento dos salarios pela media dos ltimos 6 meses acrescida de um aumento de 8% -ajuste salarial imediato toda vez que a inflao atingisse 20% -substituio do ORTN pelo OTN, com valor congelado por um ano Plano Bresser : - congelamento de salrios e dos preos em geral por trs meses prevendo uma flexibilizao controlada depois desse perodo -criao da unidade de referencia de preos (URP), um novo indicador de preos que seria destinado a corrigir os salrios e fixar um limite no reajuste mximo dos preos da economia -adoo de politica monetria e fiscal bastante restritiva, visando reduzir o deficit publico e refrear demanda. Plano vero A concepo desse plano foi bem semelhante dos anteriores -congelamento dos preos, desvalorizao cambial de 17% e posterior congelamento do cambio -limitao dos gastos pblicos ao montante arrecadado pelo governo Plano Collor -Fixao de uma nova moeda(reintroduo do cruzeiro, extinto no plano cruzado) e estabelecimento de regras rigorosas para a converso das aplicaes financeiras para a nova moeda. Os recursos que no puderam ser sacados das contas ficaram bloqueadas por 18 meses, essa medida ficou conhecida como sequestro de liquidez -ajuste fiscal profundo atravs de congelamento de salarios do funcionalismo publico, sequestro da liquidez, corte das despesas e elevao dos impostos -desindexao da economia

Plano Collor 2

Teve que ser aplicado, pois aps 12 meses no plano Collor 1 a economia brasileira deu profundos sinais de recesso, com a queda de 3% do PIB Medidas: -extino do mecanismo de indexao dos preos e criao do TR4(taxa referencial), que deveria refletir na inflao futura -congelamento de preos e salrios -controle rigoroso dos gastos pblicos e forte elevao das tarifas publicas

Plano real O plano real foi anunciado pelo lanamento prvio da Unidade Real de Valor(URV) e pela moeda e pela moeda cruzeiro real , com o objetivo de alinhar os preos e reduzir as possibilidades de fracasso do Plano Real. Quando ocorresse o alinhamento(os preos todos convertidos em URV) seria efetuada a desindexao definitiva, substituindo a moeda em circulao pelo Real Medidas: -referenciar o lastro de emisso de reais em reservas internacionais disponveis em ouro -alterao da unidade monetria da economia -ajuste fiscal A crise econmica mundial de 2008 As principais economias mundiais conviveram a partir de 2003 com taxas de juros reduzidas, estimulando a atividade de toda economia. Essas taxas mais baixas promoveram fortes estmulos ao financiamento de imveis nos EUA, determinando uma disparada em seus preos no mercado. Os crditos concedidos no eram de boa qualidade , mas os bancos continuaram a conceder emprstimos imobilirios, visando ganhos maiores. Essa valorizao das moradias aqueceu o mercado imobilirio fazendo que as instituies financeiras com excesso de liquidez de caixa oferecessem mais crditos para o setor. Esses

financiamentos tinham como garantia a valorizao futura dos imveis. Esses dbitos dos muturios eram transformados em ttulos e negociados, usando o prprio nome da instituio financeira como fosse de primeira linha. Nessa euforia as instituies comearam a conceder crditos a compradores de mais alto risco, gerando ttulos de resgate duvidoso conhecido como subprime. Credito subprime um credito imobilirio de alto risco, concedido a pessoa com baixo rendimento e uma situao econmica menos estvel. uma operao tpica dos mercados dos mercados dos EUA, tinha como garantia o prprio bem(imvel), objeto de financiamento O sucesso desses financiamentos imobilirios e emisses de ttulos subprime ocorriam pois a economia apresentava baixas taxas de juros. Com a elevao da taxa de juros, como estratgia de politica monetria para conter a inflao houve um desaquecimento da economia, e em consequncia, uma queda nos preos de mercado de ativos e aumento da inadimplncia. Assim, com o aumento dos juros os muturios do subprime no podiam mais pagar suas dividase muitos deles eram proprietrios de um imvel com o valor de mercado inferior ao montante de suas dividas. Consequncias da crise no Brasil: -falta de credito (os bancos em todo o mundo tornaram se cauteloso e diminuiramo volume de emprstimos e elevando a taxa de juros). -as empresas so afetadas pela falta de credito -encarecimento das importaes devido a valorizao do dlar em frente ao
real.

You might also like