You are on page 1of 3

RESUMO COMPACTO DE FISIOLOGIA MDICA VETERINRIA - I

NEUROFISIOLOGIA E MIOFISIOLOGIA
ORGANIZAO E COMPOSIO DO SISTEMA NERVOSO
SNC: Localizado dentro do esqueleto axial, ou seja, protegido por estruturas sseas. Telencfalo Diencfalo

Crebro Encfalo Cerebelo

Mesencfalo (Pednculos Cerebrais) Tronco Enceflico Ponte Bulbo (Medula Oblonga) SNC

Medula Espinhal

Razes Dorsais e Ventrais Tractos

SNP: Localizado fora do esqueleto axial, ou seja, no protegido por estruturas sseas, inerva vsceras e msculos do organismo. Nocireceptores (Dor) Quimioceptores (Reaes Qumicas) Termoceptores (Temperatura, calor, ...) Proprioceptores (Noo de postura, ...)

Nervos Sensoriais Somtico

Nervos Motores { e SNP Simptico (Toracolombar) Autnomo Parassimptico (Crniossacral) O sistema nervoso composto por clulas especializadas (neurnios) e clulas de suporte (neuroglias). As neuroglias formam a bainha de mielina, que servem de isolante eltrico, impedindo que o impulso fuja do neurnio, permitindo assim uma melhor conduo eltrica. composto por meninges que revestem o SNC, da mais externa a interna: Dura-Mater, Aracnide-Mater e Pia-Mater. Componentes do neurnio e suas funes: 1. DENDRITOS: Recebe os impulsos sensoriais (vindos de outros neurnios, prostaglandinas, fotoreceptores, clulas ciliadas, etc. 2. PERICRIO CORPO CELULAR: Integrar os impulsos (podendo ser opostos), PEPS e PIPS. 3. AXNIO: Transmiso do potencial de ao at o terminal pr-sinptico. 4. TELODENDRO TERMINAL PR-SINPTICO: Faz a exocitose (cospe os neurotransmissores para o outro ++ neurnio) tendo o Ca uma grande importncia neste processo. Os neurotransmissores vo se ligar a um receptor em outra clula seja ela um neurnio ou um rgo / tecido.

ELETRICIDADE CELULAR
A eletricidade celular mantida pelos ons e principalmente pela bomba de NaK. Uma protena de membrana joga 3Na para fora e 2K para dentro da clula, contra um gradiente de concentrao. Potencial de Repouso: Intracelular negativo, extracelular positivo, canais de sdio nem sempre esto abertos. Potencial de Ao: Intracelular positivo, extracelular negativo, canais de sdio sempre abertos.

PEPS E PIPS
PEPS: Potncial Excitatrio ps-sinptico. Ocorre a liberao de um neurotransmissor excitatrio que promove a abertura dos canais de Na, despolarizando a membrana da clula. PIPS: Potncial Inibitrio ps-sinptico. Ocorre a liberao de um neurotransmissor que abre os canais de K e repolariza a membrana.

POTNCIAL DE AO
Sinal eltrico regenerativo originado no segmento inicial do axnio aps a somatria das foras antagnicas de PEPS e PIPS propagando-se por toda a extenso do axnio diminuindo a intensidade da formao do P.A.

TIPOS DE MSCULOS E SUAS CARACTERSTICAS


Msculo Estriado Esqueltico: Clulas multinucleadas, possuindo estrias (actina e miosina) e s responde ao impulso nervoso. Estas clulas no se comunicam com outras clulas musculares. Msculo Estriado Cardaco: Clulas mononucleadas, possuindo estrias (actina e miosina) e possui discos intercalados conectando uma clula a outra permitindo a comunicao entre elas. Podem fazer autodespolarizao, e sofrem influncia do SNA. Msculo Liso: Clulas mononucleadas presente em todas as vsceras, exceto no miocrdio. Compe os vasos e sua contrao influenciada pelo SNA e tambm a hormnios.

O MSCULO ESTRIADO ESQUELTICO


Se h sinal eltrico, haver contrao muscular. Estrutura das clulas musculares esquelticas:

Tambm possuem os tbulos T, onde ocorre a propagao da despolarizao para o interior da clula. Estrutura das miofibrilas:

Unidade Motora: Formada por um neurnio motor e todas as fibras musculares inervadas por ele. A unidade motora varia de tamanho de acordo com a necessidade, movimentos mais grosseiros possuem uma grande unidade motora, movimentos refinados, menores.

FISIOLOGIA MUSCULAR ESQUELTICO


Funciona atravs de um potencial de ao. Sempre que o neurnio envia informao, h contrao. + A contrao o mesmo que o deslizamento da actina e da miosina, necessitando do Ca . A fora da contrao varia de acordo com o nmero de unidades motoras que o mesmo possuir. Quanto mais retculos sarcoplasmticos envolvidos, maior a fora da contrao.

TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES ESQUELTICAS


Contrao Rpida: Mais espessas e com menor irrigao sangunea e poucas mitocndrias. Produz mais cido ltico. Contrao Lenta: Mais delgadas e com maior irrigao sangunea e muitas mitocndrias. Intermedirias: Passiveis a modificao com treinamento. As nicas com esta capacidade.

CONCEITO DE UM REFLEXO
O reflexo fundamental para a fisiologia da postura, da locomoo, do movimento, etc. involuntrio e qualitativamente invarivel do SN a um estmulo externo ou interno. Necessita para acontecer de um receptor, um neurnio sensorial, sinapse com o SNC, neurnio motor e o rgo alvo ou efetor (que recebe a resposta do estmulo). Podem ser classificados como Segmentares (pequeno segmento) e Intersegmentar (sinapse que ocorre em vrios segmentos. Percorrendo todo o caminho at o crtex). Propriocepo: Percepo de postura normal e percepo de espao. Reflexo que envolve vias aferentes do msculo esqueltico. o primeiro reflexo perdido em uma leso. Vias aferentes do msculo esqueltico:
Fuso Muscular: Detectando comprimento das fibras musculares, gerando reflexos miotticos. Orgo Tendinoso de Golgi: Detecta a tenso no msculo, contrao muscular. Responde com o relaxamento muscular. Receptores Articulares: NMS -> Corpo celular e axnio dentro do SNC. Receptores Articulares: NMI -> Todos e possuindo somente o corpo dentro do SNC. (NM Extrafusais).

SINAIS CLNICOS - NMI


Paralisia flcida (mensagem no chega ao msculo) e atrofia muscular (diminuio ou perda de massa muscular distal leso). Perda dos reflexos segmentares e intersegmentares. Lembrando que TODOS OS NMI SO INFLUNCIADOS PELOS NMS (Sistemas Piramidal, Extrapiramidal e Cerebelo).

SINAIS CLNICOS - NMI


Movimentos inadequados (leso na medula: fraqueza abaixo da leso. Leso no crebro: convulso, rigidez, marcha em crculo, dficit de propriocepo e atrofia). Nenhuma atrofia e manuteno dos reflexos segmentares (estiramento).

CONTROLE DA POSTURA E DA LOCOMOO


Movimentos voluntrios (mm. Flexores e movimento hbil). Movimentos involuntrios (mm. Extensores e tnus postural). O sistema piramidal inicia os movimentos voluntrios e apresenta dois tractos, corticoespinal e corticolobular. O sistema extrapiramidal inicia os movimentos involuntrios e possui vrios tractos:
Tracto Reticulospinhal: Atinge os extensores proximais. Tracto Vestibuloespinhal: Msculos extensores. Tracto Tectoespinhal: Importante para a cabea. Tracto Rubroespinhal: Extensores distais em relao coluna.

Cerebelo: Coordena os movimentos e recebe as informaes de alguns rgos. Possui um tracto Corticopontinocerebelar. Controla movimentos iniciados pelo Sist. Piramidal e pelo extrapiramidal. Possui as regies:
Regio Vestibulocerebelo: Vestibular e viso. Regio Espinocerebelo: Fuso muscular. Regio Cerebrocerebelo: Produo de desenvolvimentos finos com as mos.

ORGOS SENSORIAIS
Relacionados viso:
Bastonetes: Sensveis a pouca luz, absorvem todos os comprimentos de ondas de luz visvel. Projeta imagens borradas e em tons cinzentos. Necessita de uma protena, a Rodopsina, que tem como precursora a vitamina A para funcionar. Cones: Sensveis a claridade, tem pouca sensibilidade. Possuem pigmentos que permitem uma viso muito colorida. Viso detalhada e de alta resoluo. Existem cinco tipos de clulas na retina: Fotoreceptores, Bipolares, Horizontais (informaes laterais), Amcrinas (informaes mediais) e Ganglionares.

Relacionados Audio e o sistema vestibular:


Existem trs orelhas (externa, mdia e interna) cada uma com suas particularidades. Na orelha interna onde est a Cclea h o rgo de Corti, onde so captadas as ondas sonoras. O equilbrio d-se pelos canais semi-circulares na orelha interna. Nos canais existem Cristas Ampulares (formadas por clulas ciliadas banhadas por uma cpula gelatinosa) e sculos e utrculos formando uma mcula (clulas ciliadas banhadas pela endolinfa) O sistema vestibular tambm controla os msculos extrnsecos do globo ocular.
Bibliografia Consultada:
CHAMPE, Pamela C. Bioqumica Ilustrada. 3. ed.Porto Alegre: Artmed, 2006. CUNNINGHAM, James G. Tratado de Fisiologia Veterinria. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. DYCE, K. M. Tratado de Anatomia Veterinria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997. Os demais contedos so derivados de anotaes de aulas tericas e prticas de Fisiologia Veterinria I, ministradas nas instalaes da Faculdade de Cincias Biolgicas e da Sade da Universidade Tuiuti do Paran, pelas professoras Ana Laura Angeli e Tais Marchand Rocha, no perodo de 15/08 a 27/11 do ano de 2008. O acadmico responsvel pela elaborao do resumo para estudo aqui contido no poder, de forma alguma, ser responsabilizado por erros de conduta durante utilizao do mesmo, em quaisquer situaes.

Universidade Tuiuti do Paran Curso de Medicina Veterinria. Fisiologia Veterinria I 2 Perodo Docente Ana Laura Angeli. Acadmico: Thierry Grima de Cristo.

You might also like