You are on page 1of 14

Exerccio 58 resolvido e comentado.

1. Traam-se os eixos guia do desenho isomtrico.

2. Em seguida, constri-se o paralelogramo que onde a pea ser inscrita.

3. O prximo passo desenhar a pea no paralelogramo. Comea-se pelas caractersticas bsicas da pea. Geralmente essa caracterstica vista na vista frontal. Como se pode notar, a geometria caracterstica da pea uma cantoneira em L invertido. Ento s esculpir esta cantoneira dentro do paralelogramo.

Em seguida apagam-se as arestas do paralelogramo que no aparecero mais na pea.

4. O prximo passo desenhar os detalhes da pea. Como pode ser visto na vista da lateral esquerda e nas vistas frontal e superior, uma abertura passante de dimetro de 30mm, sendo que a extremidade externa um tubo que se projeta a 10mm da parede vertical da pea. Para desenhar esta abertura, deve-

se primeiro achar a posio do centro das circunferncias. Essa posio dada pelas cotas: Desenhando esse centro na pea:

Em seguida marque a distncia de 20mm (pois a circunferncia externa tem um dimetro de 40mm) do centro da circunferncia, e trace os seguimentos que iro construir o losango onde ser inserida a circunferncia. Estes segmentos devem ser paralelos ao eixo vertical e ao eixo da largura da pea.

Com base nesses segmentos, construa o losango de lados igual a 40mm ( o dimetro externo do tubo)

Dentro desse losango construa a falsa elipse, segundo tcnica apresentada em sala de aula, que dar a idia da circunferncia externa do tubo.

Deve-se apagar a parte posterior elipse, que no vai aparecer no desenho.

Em seguida, traa-se o dimetro interno de 30mm, com o mesmo procedimento feito para o dimetro externo do tubo.

Para se construir o dimetro externo do tubo, que toca a cantoneira, s deslocar 10mm ( o comprimento do tubo), todos os pontos das retas auxiliares da circunferncia externa (em vermelho) na direo da cantoneira vertical.

Com os novos pontos, traa-se a circunferncia do mesmo modo que foi feito anteriormente. Com a ponta seca do compasso no ponto 1 , e com a outra ponta do compasso no ponto 2, traa-se o segmento de arco at o ponto 3.

Agora com a ponta seca no ponto 4 e a outra ponta no ponto 2, traa-se o segmento de arco at a circunferncia externa do tubo. Da mesma forma, com a ponta seca no ponto 5 e outra ponta no ponto 3, traa-se o segmento de arco at tocar a circunferncia externa do tubo.

Na verdade o que se fez foi desenhar o mesmo losango da circunferncia externa ( em vermelho) deslocado da distncia de 10mm at a face da cantoneira (em lils).

Nota-se que os dois dimetros externos do tubo tem uma forma estranha no desenho. preciso fazer a superfcie externa que delimita o comprimento do tubo. No retngulo auxiliar para o desenho da circunferncia externa do tubo, traa-se uma reta unindo os pontos da maior diagonal do losango.

Nos pontos onde esta diagonal toca a circunferncia (pontos 6 e 7), trace uma reta paralela na direo do comprimento da pea, de 10mm, at tocar a circunferncia externa na superfcie da cantoneira.

Nota-se no detalhe, uma parte do arco da base do cilindro que passa pela reta que determina o comprimento do tubo. Essa parte dever ser apagada do desenho.

Em baixo v-se a parte do arco entre a linha de comprimento do tubo cortado.

A pea ento fica com a forma:

O prximo passo traar o arco da circunferncia interna do tubo que passa pela pea. Sabe-se que este arco aparecer na pea, quando a distncia entre o menor eixo da falsa elipse for maior que a espessura total do furo passante. O primeiro passo para traar esta circunferncia marcar o comprimento do furo (na direo onde este furo toca a cantoneira), a partir dos pontos das linhas auxiliares usadas para traar a circunferncia interna do tubo (linhas verdes). Essas linhas sero traadas na cor azul para uma melhor compreenso do desenho.

Nota-se que se formou ou outro quadrado de insero de circunferncia a uma distncia de 15mm do quadrado verde. Isto quer dizer que ser traada uma circunferncia de mesmo dimetro que a circunferncia interna do incio do tubo, mas na posio do final do tubo.

Traa-se esta circunferncia do furo passante, tomando-se o cuidado de traar apenas a parte visvel desta circunferncia. Neste caso, coloca-se a ponta seca no ponto 8, e com a outra ponto no ponto 9, traa-se o arco at o ponto 10.

O desenho, limpo das linhas auxiliares, fica.

Mas no necessrio apagar as linhas auxiliares. Para elas no atrapalharem o desenho, as linhas auxiliares devem ser traadas com uma linha de espessura fina. Em seguida, traam-se os outros detalhes da pea.

You might also like