You are on page 1of 5

Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso é o conjunto de órgãos que transmite a todo o organismo os impulsos necessários aos movimentos e às diversas funções, e recebem do próprio organismo e do mundo externo as sensações. O Sistema Nervoso está dividido em: Sistema Nervoso Periférico e Sistema Nervoso Central.

Sistema Nervoso Central
Sistema Nervoso Central (S.N.C.) é o conjunto formado pelo encéfalo e pela medula espinal. Os dois órgãos estão protegidos por estruturas ósseas: o encéfalo encontra-se no interior da caixa craniana ou crânio e a medula espinal está rodeada pelas vértebras que formam a coluna vertebral, no chamado canal vertebral ou raquidiano. No entanto, o encéfalo e a medula espinal não estão directamente em contacto com a parede óssea do crânio e do canal raquidiano, pois encontram-se envolvidos por três membranas finas, embora muito resistentes - as meninges. A mais externa adere à superfície interna do crânio e do canal raquidiano e a mais interna está provida de uma rede de pequenos vasos sanguíneos, que fornecem as células nervosas. Entre as meninges interna e intermédia corre um líquido - líquido céfalo raquidiano - que circula pela medula espinal e encéfalo. Este líquido desempenha duas funções muito importantes: funciona como um amortecedor de choques, constituindo uma

resultantes do metabolismo celular.A medula tem o aspecto de um cordão branco cilíndrico. Estes três órgãos. . Encéfalo .excelente protecção e auxilia a eliminação de substâncias prejudiciais. o que significa e fica inteiramente protegida pela coluna vertebral. cerebelo e bolbo raquidiano. Medula Espinal . juntamente com a medula espinal são genericamente designados de centros nervosos.O encéfalo é formado pelo cérebro. pois esta mede cerca de 70 cm de comprimento Sistema Nervoso Periférico O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é a parte do Sistema Nervoso que se encontra fora do Sistema Nervoso Central (SNC). É constituído basicamente pelos nervos cranianos e nervos raquidianos. Pesa cerca de 35 a 40 gramas e mede aproximadamente 43 cm na mulher e 45 cm no homem.

Apresenta um profundo sulco que o divide em dois hemisférios simétricos (esquerdo e direito). Do encéfalo partem 12 pares de nervos . nervos e gânglios nervosos.os nervos cranianos . prioritariamente.medula espinal: receptores sensoriais. a mobilidade voluntária e a inteligência. É constituído por todos os órgãos nervosos exteriores ao eixo cérebro. principalmente para os receptores sensoriais dos órgãos dos sentidos (olhos. Por este motivo é considerado o centro nervoso mais importante de todo o sistema. músculos. Da medula saem 31 pares de nervos . .os nervos raquidianos .que se ramificam por todo o organismo: órgãos. nariz. como da medula espinal. O Sistema Nervoso Periférico percorre todo o corpo e é considerado "a rede da comunicação".que se dirigem. ouvidos e língua). São os nervos que fazem a ligação entre o sistema nervoso central e todas as outras regiões do organismo e partem tanto do encéfalo.É graças a este sistema que o cérebro e a medula espinal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno. Cérebro É o órgão onde se estabelecem a sensibilidade consciente. para as diferentes partes da cabeça. pele. etc… Qualquer parte de um neurónio que esteja fora do encéfalo ou da medula espinal já faz parte do SNP.

Analítico: decifra as coisas de maneira sequencial e por Sintético: unir coisas para formar totalidades. Não-racional: não requer uma base de informações e fatos reais. exemplo o sinal + representa a soma. Espacial: ver as coisas relacionadas a outras e como as partes se unem para formar um todo. Por Relaciona as coisas tais como estão nesse momento. Digital: utiliza números. padrões incompletos. Linear: pensar em termos vinculados a ideias. uma sequência Atemporal: sem sentido de tempo. aceita a suspensão do juízo. divergentes. Utiliza um símbolo que está no lugar de outra coisa. intuições. em geral sob exemplo: um teorema matemático ou uma argumentação. Hemisfério direito Não-verbal: percepção das coisas com uma relação mínima com palavras. dos fatos. Fazer uma coisa e logo outra. um Holístico: perceber ao mesmo tempo. Abstrato: extrai uma porção pequena de informação e a Analógico: encontra semelhança entre diferentes ordens.Comparação das características de cada hemisfério Hemisfério esquerdo Verbal: usa palavras para nomear. partes. sentimentos e imagens visuais. Lógico: extrai conclusões baseadas na ordem lógica. descrever e definir. etc… Racional: extrai conclusões baseadas na razão e nos dados. Habilidades associadas à especialização de cada hemisfério Hemisfério esquerdo Hemisfério direito Escrita à mão Símbolos Relações espaciais Linguagem Figuras e padrões Leitura Computação matemática Fonética Sensibilidade a cores Localização de fatos e detalhes Canto e música Conversação e recitação Expressão artística Seguimento de instruções Criatividade Escuta Visualização Associação auditiva Sentimentos e emoções . compreensão das relações metafóricas. concebendo padrões pensamento que segue o outro e que em geral convergem gerais e as estruturas que muitas vezes levam a conclusões em uma conclusão. Por Intuitivo: realiza saltos de reconhecimento. utiliza para representar a totalidade do assunto. Temporal: mantém uma noção de tempo.

Maneiras de consciência de cada hemisfério Hemisfério esquerdo Hemisfério direito Lógico Intuitivo Sequencial Azaroso Linear Holístico Simbólico Concreto Baseado na realidade Orientado à fantasia Verbal Não-verbal Temporal A temporal Abstracto Analógico .