You are on page 1of 15

História da Música

História da Música é estudo das origens e evolução da música ao longo do tempo. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história, é trabalho dos historiadores, porém também é freqüentemente realizado pelos musicólogos.

Em 1957 Marius Schneider escreveu: “Até poucas décadas atrás o termo ‘história da música’ significava meramente a história da música erudita européia. Foi apenas gradualmente que o escopo da música foi estendido para incluir a fundação indispensável da música não européia e finalmente da música pré-histórica."

Há, portanto, tantas histórias da música quanto há culturas e espaços no mundo e todas as suas vertentes têm desdobramentos e subdivisões. Podemos assim falar da história da música do ocidente, mas também podemos desdobrá-la na história da música erudita do ocidente, história da música popular do ocidente, história da música do Brasil, história do samba, e assim sucessivamente.

O objetivo do estudo da história da música
Se considerarmos o termo em sua maior abrangência, a história da música envolve ao menos: As origens culturais da música em cada grupo humano estudado. As influências culturais e sociais que a música exerce e sofre ao longo de seu desenvolvimento. A origem e evolução de seus sistemas musicais característicos (que envolvem suas estruturas rítmicas, melódicas e harmônicas). O desenvolvimento das formas musicais e dos gêneros e estilos.

Batidas com bastões. . A arte rupestre encontrada em cavernas dá uma vaga idéia desse desenvolvimento ao apresentar figuras que parecem cantar. No entanto. Fragmentos do que parecem ser instrumentos musicais oferecem novas pistas para completar esse cenário. Mas podemos especular. É impossível. A influência mútua entre a música e os demais movimentos culturais.000 a 50. Na sua "História Universal da música". Os compositores e músicos que marcaram cada período ou gênero específico ou que impulsionaram o desenvolvimento de novas formas. a partir dos desenvolvimentos cognitivos ou da habilidade de manipular materiais.A história dos instrumentos musicais e técnicas associadas à sua execução. percussão corporal e objetos entrechocados. A música na pré história Somente através do estudo de sítios arqueológicos podemos ter uma idéia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos humanos. dançar ou tocar instrumentos. estilos e gêneros. sobre algumas das possíveis evoluções na música. As principais personalidades envolvidas na sua evolução.Gritos e imitação de sons da natureza. precisar se a música vocal surgiu antes ou depois das batidas com bastões ou percussões corporais. toda a cronologia do desenvolvimento musical não pode ser definida com precisão. Paleolítico Médio . intensidade e timbre da voz à medida que as demais funções cognitivas se desenvolviam. incluindo sistemas de notação e análise musical. Roland de Candé nos propõe a seguinte seqüência aproximada de eventos: Antropóides do terciário .Desenvolvimento do controle da altura.000 anos atrás. hominídeos do paleolítico inferior . culminando com o surgimento do Homo sapiens por volta de 70. A origem e evolução dos sistemas teóricos utilizados para estudá-la. por exemplo.

000 anos a aproximadamente 9. Principais estilos musicais: Rock : É o termo abrangente que define um gênero musical . na Mesopotâmia. madeira e ossos: xilofones.C.000 a.000 a. Primeiros instrumentos afináveis.C) . festas e guerras.Cerca de 40. Os primeiros textos destes grupos apresentam a música como atividade ligada à magia. à metafísica e até à política destas civilizações. A iconografia dessas regiões é rica em representações de instrumentos musicais e de práticas relacionadas à música. Desenvolvimento da linguagem falada e do canto. em Ariège. Cerca de 5. após o desenvolvimento de ferramentas. Criação de instrumentos de cobre e bronze permitem a execução mais sofisticada. como as aldeias no vale do Jordão. Neolítico (a partir de cerca de 9.Desenvolvimento da metalurgia.C . tendo papel freqüente em rituais religiosos. As cosmogonias de várias destas civilizações possuem eventos musicais relacionados à criação do mundo e suas mitologias freqüentemente apresentam divindades ligadas à música. feitos de pedra. Isso leva ao surgimento das primeiras civilizações musicais com sistemas próprios (escalas e harmonia). Entre 40.000 anos atrás .Criação dos primeiros instrumentos musicais para imitar os sons da natureza. Egito (Nilo) e China (Huang He).000 a. tambores de tronco e flautas. O estabelecimento de aldeias e o desenvolvimento de técnicas agrícolas mais produtivas e de uma economia baseada na divisão do trabalho permitem que uma parcela da população possa se desligar da atividade de produzir alimentos. França.000 a. Ela mostra um tocador de flauta ou arco musical.Criação de membranofones e cordofones. A idade antiga As primeiras civilizações musicais se estabeleceram principalmente nas regiões férteis ao longo das margens de rios na Ásia central. Índia (vale do Indo atualmente no paquistão).Criação de instrumentos mais controláveis.C . A pintura foi datada como tendo sido produzida em cerca de 10. litofones. Um dos primeiros testemunhos da arte musical foi encontrado na gruta de Trois Frères. à saúde.

‘Música Clássica’ tem sentido especial e preciso: é a música composta entre 1750 e 1810. respeitava e reflectia as emoções da corte. entre outras influências musicais que ainda incluem o folk. Mozart não aceitou estes limites e pagou um preço alto pela obstinação em se manter fiel aos seus princípios. dançável e pegajosa". Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos no final dos anos quarenta e início dos cinquenta. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida. As pessoas. A imaginação criadora não seria bem vinda se representasse a quebra das estruturas tradicionais. da música country e do rhythm and blues. ia jantar na cozinha com os demais empregados da casa. Para o musicólogo. que evoluiu do blues.[1] MÚSICA CLÁSSICA: O termo ‘Clássico’. que inclui a música de Haydn e Mozart. é empregado em dois sentidos diferentes. A serviço da alta nobreza. Na sua obra.popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. depois de fornecer música para fundo de jantares e conversas. Haydn aceitou esse trato e cumpriu as suas obrigações. bem como as composições iniciais de Beethoven. Para agradar os seus patrões. usam a expressão ‘música clássica’ considerando toda a música dividida em duas grandes partes: ‘clássica’ e ‘popular’. por vezes. As cortes relegaramno ao esquecimento e deixaram-no morrer como um . em música. entretanto. o jazz e a música clássica. o músico não passava de um criado que. precisava seguir as tradições musicais.

A música pop Em inglês: pop music. O rap. o rock e faixas humorísticas. e começou com as festas nas ruas. não abrange todas as listas de canções mais vendidas.mendigo. [2] Assim.[3] Rap Rap (em inglês. a "música pop" pode ser usada para descrever um gênero distinto. que surgiu no final do século XX entre as comunidades negras dos Estados Unidos. desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura hip hop.[1] Embora seja normalmente vista como orientada às tabelas de sucessos. um termo que deriva da abreviação de "popular" é geralmente entendida como a música gravada para fins comerciais. de modo que se chame metonimicamente (e de forma imprecisa) hip hop. Pode ser interpretado a capella bem como com um som musical de fundo. Beethoven foi o primeiro a decidir que não devia obrigações a ninguém e exigiu ser respeitado como artista. o pensamento romântico. abreviatura para mestre de cerimônias. comercializado nos EUA.nos . chamado beatbox. que sempre tiveram obras de diversas origens como a clássica. muitas vezes direcionada a uma audiência juvenil e que em sua maioria consiste de canções relativamente curtas e simples com o uso de inovações tecnológicas para produzir novas formas de composição em temas atuais. folclórica e do jazz". É um dos cinco pilares fundamentais da cultura hip hop. também conhecido como emceeing) é um discurso rítmico com rimas e poesias. ao passo que é um gênero notado como separadamente contínuo e em desenvolvimento. o jazz. Os escritores David Hatch e Stephen Millward definem a música pop como "um conjunto musical que é distinguível da música popular. com Beethoven. visado a um público jovem e caracterizado como uma versão mais leve do rock and roll. Os cantores de rap são conhecidos como rappers ou MCs. Nascia.

que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes.[1] com o trabalho de franceses na música concreta e de alemães na Elektronische Musik. o que prevalece até hoje. tanto eruditas como populares. a partir da grande popularização da música eletrônica dançante a partir da década de 1980. por definição. Eles introduziam as grandes festas populares em grandes galpões. até que foi se formando o rap. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação. computadores ou softwares de composição. mais ou menos na década de 1960 quando surgiram os sistemas de som. gravadores digitais.tais como sintetizadores. obs. Actualmente existem várias ramificações do estilo. esta passou a ser conhecida pelo público geral pela denominação simples de música eletrônica.: É importante salientar que. música eletrônica é toda música criada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos. Por sua história passou de uma vertente da música erudita (fruto do trabalho de compositores visionários) a um elemento da música popular. trance e drum 'n' bass.com a prática de ter um MC. Reggae Reggae é um gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica . Originalmente relutada por ter sua tecnologia evoluída muito mais rapidamente que sua estética. só passou a ter princípios e tradição após a Segunda Guerra Mundial. house. primeiramente bastante relacionado ao rock e posteriormente discernindo-se como um gênero musical próprio (principalmente relacionado com a música popular nos sub-estilos considerados dançantes tais como o techno. A origem do Rap veio da Jamaica. gritando e encorajando com as palavras de rimas. Entretanto. Música electrónica É toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos electrónicos.anos 1970 por jamaicanos e outros. desenvolvidos a partir do auge da música disco no final da década de 1970). acid. que subia no palco junto ao DJ e animava a multidão.

assim como o canto cigano característico da música cigana. por exemplo. que contribuíram para a rápida evolução da música latina. como os ciganos. e seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida. Da Europa Continental. os judeus. O cantor e compositor Bob Marley é o ícone deste estilo musical Principais estilos musicais da América Latina : Origens A chegada dos europeus e suas músicas marcam o início da música latino-americana. com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida. e o estilo de canto nasal norteafricano e frequente uso da improvisação se espalhou por todos os povos da Península ibérica. embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente. os espanhóis e portugueses cristãos. tal como os mouros. Estes grupos. a qual no século XVI foi parte importante da . a Espanha adotou a tradição francesa dos trovadores. o termo reggae indica mais especificamente um tipo particular de música que se originou do desenvolvimento do ska e do rocksteady. partes da Espanha e Portugal estavam controladas pelos mouros da Norte da África. sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady. ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. Embora por vezes seja usado num sentido mais amplo para se referir à maior parte dos tipos de música jamaicana. conhecido como skank. cada um tinha seus próprios estilos de música. quem tolerava a coexistência de diversos grupos étnicos. Muitos instrumentos musicais dos mouros foram adotados na Espanha.do fim da década de 1960. É principalmente essa "terceira batida". O reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco. Nessa época. O estilo normalmente é mais lento que o ska porém mais rápido que o rocksteady.

quem tinham como instrumentos uma ampla variedade de ocarinas e zampoñas. dos africanos e dos ameríndios.cultura espanhola. Instrumentos similares se encontravam entre os Incas. pois esses erros eram considerados uma ofensa aos deuses. do Peru e da Bolívia tendem ao uso proeminente de instrumentos de sopro. As antigas civilizações mesoamericanas dos Maias e Astecas tocavam instrumentos entre os quais são incluídos o tlapitzalli (espécie de flauta). As avançadas civilizações da época de précontato foram as dos Impérios Maia. boleros e vallenatos. Asteca e Inca. Música indígena Sabe-se muito pouco sobre a música durante a América précolombiana. Desta herança se manteve o formato da composição lírica da décima. o teponatzli (espécie de tambor de madeira). a qual se mantem como parte fundamental da música latino-americana. como . uma espécie de trompete feita de caracola. a música latina é quase inteiramente uma síntese da dos europeus. estando presente nos corridos. vários tipos de guizos e o huehuetl (espécie de timbal). elaborados geralmente em madeira e no formato de bastões. era executada por músicos profissionais. os músicos que cometiam erros nas execuções eram castigados. Algumas representações pictóricas indicam que a apresentação em conjuntos era bastante comuns. A música indígena do Equador. Os primeiros escritos espanhóis indicavam que a música asteca era inteiramente religiosa. alguns instrumentos eram considerados sagrados. E ainda existem povos isolados na Bacia Amazônica e em outros países que tiveram pouco contato com os europeus ou africanos.

sua música reflete seu isolamento em relação à influência europeia. Depois. daí o fato dos rosto virados. Instrumentos de corda de origem europeia e mediterrânica devem ter sofrido adaptações locais. quanto pela aprendizagem dos sons e performance musical dos europeus. "o tango é um pensamento triste que se pode dançar". e assim nascendo o charango e o bandolim. O ritmo é usualmente mantido com tambores de madeira cobertos com couro. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. Alguns povos modernos da América Latina são essencialmente africanos.também a partir de ossos animais. Nessa época inicial era dançado por dois homens. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação. com violino. o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu. nas cidades de Buenos Aires e Montevidéu. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. A música do tango não tem uma origem muito clara. como os garifunas da América Central. Também estão acompanhados de instrumentos com estilo de guizos feitos de casco. já . sem se fitar. na América do Sul. seixo ou sementes. No entanto. flauta e guitarra (violão). Segundo Discépolo. tanto pela adaptação ao estilo europeu musical e vice-versa. Origem da música Sua origem encontra-se na área de Rio da Prata. os escravos africanos trazidos para as Américas mudando suas tradições musicais. Argentina O tango é um tipo musical e uma dança a par. nas duas últimas décadas do século XIX. em geral.

sobre o qual se constrói a dança cha-cha-cha. O bandoneón. tem um compasso binário. é considerada o primeiro cha-cha-cha. que atualmente caracteriza o tango. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte. em 1953.nos anos 1910. a agressividade. É considerada uma derivação do mambo. como o sucesso em Paris foi aceito pela aristocracia platina. nas maletas de imigrantes alemães. Sua música “La Engañadora”. Cuba O cha-cha-cha é um estilo de música originário de Cuba. Não existem muitas partituras da época. pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes. de 1951. O ritmo é sincopado. sem meneios femininos. a música do cha-cha-cha tem um simbólico relacionamento com os passos de dança. a paixão. a mulher é sempre submissa. Características O Tango mescla o drama. atribui-se a criação do cha-cha-cha ao compositor e violinista Enrique Jorrín. Como dança é "duro".[3] Desde sua concepção. tanto de habaneras como de polcas.[1] O escritor argentino Jorge Luis Borges afirmou que por suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. a sexualidade. é sempre e totalmente triste. masculino. criados . chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900. Origem Como um gênero musical de dança. o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.

tais como o son montuno. A contradanza chegou a Cuba no século XVIII. do calipso de Trinidad e Tobago. acrescentando a ela o cinquillo (também encontrado em outro descendente da contradanza. ---Mambo é um estilo musical e de dança originária de Cuba. Fontes dizem que a salsa nasceu nos bairros de Nova Iorque por volta dos 1971. significa:Tudo bem contigo?. Mas a verdade é que a Salsa surgiu depois que a banda La Sonora Matancera saiu de Cuba. da cumbia colombiana. o Tango argentino). o mambo. onde se tornou conhecida como danza. que.[4] O estilo se tornou independente. História A história do mambo moderno tem início em 1937 quando os irmãos Cachao escreveram uma danzón (estilo com origens na contradanza espanhola e a contredanse francesa) chamada "Mambo".para o ritmo. do rock norte-americano e do reggae jamaicano. A origem do nome se deu com uma pergunta típica feita pelos músicos negros americanos: Estás mambo?. com características próprias de música e dança. foram eles que criaram o nome Salsa. traduzindo. O nome é onomatopéico. é uma . ---A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afrocubanos. durante a revolução cubana e se instalou no México. e a rumba cubanos. A chegada dos negros beatrizanos no final do século mudou a contradanza. Sonora Matancera é considerado como The Beatles Latinos. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana). com o uso de ritmos derivados da música africana. derivado do som ritmado do güiro (reco-reco) e dos pés dos dançarinos ao arrastá-los no chão. cha cha cha. Hoje.

dançados por casais entrelaçados. o merengue apresenta passos fáceis e rápidos. Ao nível coreográfico. Venezuela. na qual um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão. Haiti. jongo. República Dominicana O merengue é a dança nacional dominicana. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones. tendo sido levada pelos escravos da África Austral (Angola)[1] para os novos territórios das Américas. As suas origem são africanas. Salsa. batucada. . trompetas e teclados. a sua primeira referência escrita data do século XIX. Colômbia e em Angola. significa "tempero" e a adoção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor". mas também conhecida em Porto Rico. lundu.mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. Brasil Samba Carnaval no Rio de Janeiro Informações gerais Origens estilísticas :Maxixe. com vocalistas divertidos. semba. quando um grupo de jovens músicos começou a mesclar sons e ritmos visando a criar uma sonoridade que tivesse um "sabor" latinoamericano. O movimento que originou este novo estilo de música latinoamericana começou em Nova Iorque. em castelhano. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário. acordeões.

bem-conhecido no exterior. A MPB surgiu a partir . Pagode. no Rio de Janeiro Instrumentos típicos :Diversos instrumentos de cordas (como cavaquinho e vários tipos violão) e variados instrumentos de percussão (como pandeiro. O samba de roda baiano. alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano[4] e levado. Algumas vertentes utilizam instrumentos de sopro Popularidade :Muito popular no Brasil. do qual deriva de um tipo de dança. no Rio de Janeiro e em São Paulo. São Paulo. na segunda metade do século XIX. que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco. Samba-enredo e Samba de partido-alto Cenas regionais: Bahia. de raízes africanas. surdo e tamborim). Formas derivadas Bossa nova. Samba-canção. Rio de Janeiro. A Música Popular Brasileira (mais conhecida como MPB) é um gênero musical brasileiro.modinha e choro Contexto cultural :Início do século XX. está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima.Minas Gerais O samba é um gênero musical.[1][2][3] Dentre suas características originais. para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África e se instalaram na então capital do Império.[5][6] foi uma das bases para o samba carioca. especialmente na Bahia. surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.

História O termo música popular brasileira já era utilizado no início do século XX. a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes. soul e o samba. relaciona o termo a manifestações populares. o livro "Música popular brasileira".de 1966. Bossa nova . os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos. a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock. os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar. tendo como artistas famosos Gilberto Gil. de Oneyda Alvarenga. dando origem a um gênero conhecido como Samba reggae. sem entretanto definir um movimento ou grupo de artistas[1]. Somente duas décadas depois ganharia também a sigla MPB e a concepção que se tem do termo. a fidelidade à música de raiz brasileira. com o golpe de 1964. Na prática. adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta. No ano de 1945. a do música pop e do Samba. Chico Buarque e outros e no fim da década de 1990 a mistura da música latina influenciada pelo reggae e o samba. Seus propósitos se misturaram e. dando origem a um estilo conhecido como samba-rock. A MPB surgiu exatamente em um momento de declínio da Bossa Nova. a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes. como o bumba-meu-boi. com a segunda geração da Bossa Nova. Influenciado pelo jazz norte-americano. Depois. gênero renovador na música brasileira surgido na segunda metade da década de 1950. a Bossa Nova deu novas marcas ao samba tradicional.

A expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque... Com o passar dos anos. o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época.Derivado do samba e com forte influência do jazz. um grande exemplo disso é a música Garota de Ipanema composta em 1962 por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim. a bossa nova é um movimento da música popular brasileira do final dos ano 50 lançado por João Gilberto. De início.). . em Coisas Novas. baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas. conhecido em todo o mundo. a prontidão/e outras bossas. a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano./são nossas coisas(. Vinícius de Moraes e jovens cantores e/ou compositores de classe média da zona sul carioca. samba do popular cantor Noel Rosa: O samba. ou seja. Tom Jobim. a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira. Origens A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930.