You are on page 1of 2

Governo do Estado do Cear Secretaria da Educao 9 Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educao E.E.E.P. Pedro de Queiroz Lima Av.

Omar Peixoto, S/N Stio Bom Jardim, Beberibe-CE Fone (85) 3338-2321 CEP: 62840-000 INEP: 23545542 CNPJ: 01.673.538/0003-91 E-mail: eeeppedroqueiroz@escola.ce.gov.br ALUNO(A): AVALIAO MENSAL: SOCIOLOGIA 3 - PERODO 1 CH PROFESSOR(A): 1. REGINALDO NASCIMENTO DA SILVA N: SRIE/TURMA: 2A( ) B( ) C( ) D( ) DATA: ___/___/_____ NOTA:

Tanto a rea de Construo Civil quanto a rea do Turismo, tem interfaces entre si e com diversas outras reas de atuao profissional, alm da ntida interface com a rea de Gesto da Tecnologia e Informtica. A cadeia produtiva do turismo se refere ao encadeamento de atividades econmicas, que se articulam em elos e integram o processo produtivo do turismo. [...] Os agentes da cadeia produtiva atuam com foco no consumidor final o turista para impulsionar o desenvolvimento integrado do setor. (BRASIL, MTur, 2010). J a rea de Construo Civil abrange todas as atividades de produo de obras. Esto includas nesta rea as atividades referentes s funes de planejamento e projeto, execuo, manuteno e restaurao de obras em diferentes segmentos, tais como edifcios, estradas, portos, aeroportos, canais de navegao, tneis, instalaes prediais, obras de saneamento, de fundaes e de terra em geral, tanto no setor pblico quanto no setor privado. Desse modo, com base em seus conhecimentos sobre processo produtivo e setores econmicos, identifique os respectivos agentes integradores da cadeia produtiva do turismo e da construo civil e seus respectivos enquadramentos econmicos: 2. O sistema de comercializao do produto turstico possui intermedirios especficos que contribuem no desenvolvimento de produtos e em sua oferta e venda no diversos destinos emissores. O sistema de distribuio em turismo consiste em fornecer o melhor escoamento possvel dos produtos, assegurando-se que todos os produtos sejam colocados ao alcance dos consumidores da melhor maneira possvel. Fazem parte deste sistema de distribuio as empresas de turismo, como agncias, operadoras, meios de hospedagem e alimentao, alm de transportadores. (BRASIL, MTur, 2009)

3.

a) Agncias de turismo, transportadoras tursticas, meios de hospedagem, servios de alimentos e bebidas e organizadoras de eventos referem-se a reas de atuao produtiva do setor terciario, bem como, encontra-se inserido, exclusivamente, nesse setor, a rea de construo, manuteno, elaborao de projetos arquitetnicos, estruturais e de instalaes hidrulicas e eltricas. b) Agncias de turismo, transportadoras tursticas, meios de hospedagem, servios de alimentos e bebidas e organizadoras de eventos inserem-se no ramo de atuao produtivo ligado ao setor tercirio e os processo protutivos da area de Construo Civil pertencem ao setor primrio. c) Encontra-se inserido na rea de Construo Civil os processos produtivos relacionados s atividades de planejamento e elaborao de projetos arquitetnicos, estruturais e de instalaes hidrulicas e eltricas, construo, execuo, manuteno e restaurao de obras, atuando tanto no setor secundrio quanto no setor tercirio e as atividades de servios de alimentos e bebidas, organizadoras de eventos, translados turstico, meios de hospedagem, guia de turismo, dentre outros, pertencem exclusivamente ao setor tercirio.

Cadeia produtiva um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformao, at a constituio de um produto final (bem ou servio) e sua colocao no mercado. Trata-se, portanto, de uma sucesso de operaes (ou de estgios tcnicos de produo e de distribuio) integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extrao e manuseio da matria-prima at a distribuio do produto. O mundo do trabalho est sofrendo transformaes rpidas e profundas, determinadas pelos avanos tecnolgicos, apontando, entre outras possibilidades, para a extino e a criao de novas profisses, assim como para a mudana nos processos de trabalho. Para fazer frente a estas mudanas, h que se reformular conceitos e modelos educacionais, mais particularmente os que vm inspirando a educao profissional. Nesse sentido, a formao profissional baseada em competncias e habilidades capazes de se adequar a essas dinmicas tornaram-se imperativas, a partir de currculos centrados na aprendizagem proativa, flexveis e no determinstica, visando, justamente, o desenvolvimento de cidados e trabalhadores capazes de antever e de responder, pronta e autonomamente, a essas transformaes. Diante dos

4.

Sobre a agropecuria no Brasil, indique o que pode ou no ser dito.

Uma das principais causas do dinamismo da agropecuria brasileira, nos ltimos anos, o aumento da produtividade, conseqncia dos investimentos feitos na modernizao tecnolgica da produo. No ano de 2002, houve um considervel decrscimo da produo agropecuria brasileira, porque se verificou uma notvel retrao do setor industrial nacional. Os investimentos na mecanizao da agricultura brasileira vm provocando certo dinamismo na indstria de mquinas e equipamentos agropecurios nas reas urbanas. Novas fronteiras agrcolas esto despontando no oeste da Bahia, sudoeste do Piau, norte do Mato Grosso, Rondnia, Tocantins e Maranho; com o surgimento dessas novas fronteiras, est havendo certa competio com as regies agrcolas tradicionais. A importncia econmica da agropecuria do Pas reduz-se produo primria de alimentos e criao de animais (pecuria).

You might also like