You are on page 1of 7

3

FACULDADE LA SALLE EDUARDO A. MALHEIROS

MULTIPLEXAO E TCNICAS DE MULTIPLEXAO

Lucas do Rio Verde-MT 2012

EDUARDO A. MALHEIROS

MULTIPLEXAO E TCNICAS DE MULTIPLEXAO

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliao na disciplina de Redes de Computadores do curso de Gesto da Tecnologia da Informao da Faculdade La Salle.

Lucas do Rio Verde-MT 2012

SUMRIO 1 MULTIPLEXAO ................................................................................................... 3 1.1 FDM ................................................................................................................... 3 1.1.1 Tcnicas especiais de multiplexao....................................................... 3

1.2 TDM ................................................................................................................... 4 1.2.1 Multiplexao sncrona no tempo ................................................................ 4 1.2.2 Multiplexao assncrona no tempo ............................................................ 5 4 CONCLUSO........................................................... Error! Bookmark not defined.

1 MULTIPLEXAO

A multiplexao ele envia um nmero necessrio e canais pelo mesmo meio de transmisso. Ele e usado nos sistemas telefnicos para economia de banda e materiais como fios de cobre e fibras, custo para instalar e manter um tronco de alta largura de banda e o mesmo de um tronco de baixa largura de banda entre duas estacoes de comutao (ou seja, os custos so decorrentes da instalao em si e no do uso de fios de cobre ou de fibra optica) TANENBAUM. Multiplexao por diviso de frequncia (FDM) e multiplexao por diviso de tempo (TDM).

1.1 FDM FDM (Frequency Division Multiplexing multiplexao por diviso de frequncia) um espectro de frequncia dividido em bandas de frequncia, sendo que cada usurios est exclusivo em alguma banda. Dessa forma, cada canal analgico modulado em frequncias diferentes entre si, evitando a interferncia. A figura a seguir mostra uma multiplexao de 3 canais de telefone (faixa de frequncia original de 0 a 4KHz) sendo multiplexados entre 12KHz e 24KHz. Nota-se que cada canal continua com um espao equivalente sua largura de banda original (4KHz), porm, deslocado em frequncia no espectro. A recuperao do sinal semelhante, com o demultiplexador deslocando o sinal para a faixa de frequncia original.

1.1.1

Tcnicas especiais de multiplexao

As tcnicas so duas so conhecida como WDM e ECM. WDM (Wavelenght Division Multiplex): a tcnica utilizada principalmente em comunicaes ticas, em que os canais lgicos so caracterizados por um dado Comprimento de onda da luz. ECM (Echo Cancelling Multiplex): atualmente empregada na

implementao dos dois canais de dados em um sistema full-duplex operando em uma linha de acesso de assinante telefnico. Neste caso o sinal transmitido na

mesma banda pelas duas pontas do enlace e em cada um retirado o sinal de transmisso (eco), a fim de obter o sinal de recepo. Feito normalmente atravs de DSPs (Digital Signal Processors). Outra forma de utilizao para fazer teleconferncias em PABX digitais. Nesse caso, todos os canais de voz so misturados, e um determinado receptor joga para o canal do ouvido do usurio todos os sinais subtrados do sinal dele mesmo.

1.2 TDM Na TDM (Time Division Multiplexing multiplexao por diviso de tempo) Eles e trocado em determinado tempo tendo em posse a banda inteira por um pequeno perodo. Temos como exemplo a transmisso de rdio AM, esse sistema e um exemplo de diviso de frequncia. So muito aplicadas em fibras pticas (multiplexao por diviso de comprimento de onda).

1.2.1 Multiplexao sncrona no tempo

As caractersticas da multiplexao TDM sncrona so os seguintes: Sistema totalmente sncrono e as taxas, tanto dos canais tributrios como

do canal agregado, so constantes e fixas. Num sistema TDM, a soma das taxas dos tributrios deve ser igual taxa do

canal agregado. Sistemas TDM so implementados em hardware, atravs de equipamentos

especficos. TDM largamente utilizado no suporte telefnico onde a base so os canais

digitais de voz de taxa fixa

O TDM Sncronos ele envia sinal bit ou byte de cada canal tanto ativo ou no. Um exemplo prtico o da multiplexao TDM de canais de voz digitais no Brasil (Sistema PCM*30 da Telebrs).

1.2.2 Multiplexao assncrona no tempo

Esse tipo de Multiplexao tambm e para evitar desperdcio e multiplexao esttico ou ATDM (Asynchronous TDM). Ele primeiro manda o endereo do canal onde sero transmitidas informaes e depois e enviado os pacotes de dados de acordo com sua demanda ou taxa. As portas inativas no ocupam espao, Eles tem que conte um cabealho para que possa ser distinguindo a que porta se enviada o pacote. Ele so muito usando em comunicao multi terminais com o servidor central. Mas nem todos so ativados ao mesmo tempo isso ocorre quando a demanda da banda no e exigida totalmente. Mas quando est ativa todo os terminais ele pode sofre com lentido na transmisso mas para isso no acontece ele possui um buffer que armazena informaes em excesso, para depois envi-las conforme a linha descongestionando. So muito utilizando switches ATM e roteadores de pacotes tipo X.25.

BIBLIOGRAFIA

Moecke, Marcos. Curso de Telefonia Digital - Multiplexao por Diviso de Tempo e Transmisso Digital. Escola Tcnica Federal de Santa Catarina So Jos. 1995. 25p. ROCHOL, Juergen. Redes de Computadores 2 parte. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Informtica. 1999. Kurose, james F. Redes de Computadores e a Internet 5 Ed. Pearson Education do Brasil. 2010.

Tanenbaum, Andrew S. Redes de Computadores- Traduo 4 edio. Pearson Education do Brasil .2003

You might also like