You are on page 1of 2

Port. Gestão por competências Respostas ............................................................................................................. 1.

A) Era do controle estátistico de qualidade, era da gestão da qualidade total e por fim a era da da garantia da qualidade.

B) A Gerdau implanta em seus processos varias ferramentas de Gestão, com o objetivo de padronizar seus processos e garantir a qualidade, e conta com uma área de tecnologia de Gestão para gerenciar todas as ferramentas. As ferramentas utilizadas na Gestão de melhorias e inovação são: • • • • • • • • • • • • • Seis Sigmas; KFD; Plano de ação anual; MASP; GSP; Gerenciamento de projetos; FMEA; Brainstorming; Benchmarking; Análise do fluxo de valor; 7 ferramentas do planejamento; 7 ferramentas da qualidade; 5W1H.

2. Inspeção: Verificar problema a ser resolvida, uniformidade do produto e instrução de medição. Controle estatístico da Qualidade: Controlar a qualidade com ferramentas e técnicas estatísticas. Garantia da qualidade: Coordenação dos processos de padronização com ferramentas de melhoria continua.

A empresa CMB Plásticos esta na era do controle estatístico da qualidade. 3. Deming (Mann, Nancy. Deming - As Chaves da Excelência. São Paulo, Makron Books, 1992), considerado o “pai da qualidade”, apresenta a seguinte definição: “É o controle da variação do processo e sentir orgulho do trabalho”. Para Juran (Juran, J.M. Planejando para a qualidade. São Paulo: Pioneira, 1990), um dos principais teóricos do assunto, define qualidade como: “satisfação do cliente e ausência de defeitos”.

4. TQC, Total Quality Control (Controle de Qualidade total), O primeiro conceito relacionado à qualidade referia-se ao enquadramento dos produtos/serviços dentro de suas especificações técnicas. Ou seja, qualidade era igual à ausência de defeitos no produto final, o que, por sua vez, era verificado na medida exata da intensidade de inspeções realizadas. Mais tarde, o “controle estatístico do processo” permitiu a extensão do conceito de qualidade ao processo, passando o controle da qualidade, a englobar também as condições em que o produto é produzido. Entretanto, o conceito de qualidade ainda passaria por mais algumas mudanças incorporando o conceito de “custo da qualidade”, e depois de, “defeitos-zero”, chegando enfim, a englobar a satisfação ou superação das expectativas de todos os interessados. As empresas de Guarulhos que trabalham com TQC são: CRW Plásticos, Dixie Toga, Estampotec, Braspar parafusos.

5. A ISO (instituto internacional de normalização), Com sede em Genebra, Suíça editou a serie 9000 em 1987 com o objetivo de estabelecer critérios de sistema de qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de 3 normas a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000. Três anos após a ABNT Emitiu a primeira versão no Brasil. As empresas que são certificadas pela ISO 9000 são: CRW plásticos, Braspar, Taschiba, Eniac.

6. O TQC é relacionado a qualidade da produção, visando o produto final e o CWQC visa ter especialistas em qualidade em todos os departamentos da empresa, para que todos tenham metas. Conclusão A empresa onde trabalho atualmente não oferece cargos para níveis superiores, os gerentes, encarregado e lideres são selecionados a partir do desempenho e tempo de empresa, aqueles que mais se destacam conseguem logo uma boa posição e não é necessário nem mesmo o ensino médio completo. Esse tipo de empresa oferece oportunidades para pessoas que muitas vezes não teve condições de estudar, porém quando um gerente sem ensino médio acostumado com a mordomia que sua posição lhe proporciona fica desempregado, é muito difícil que ele entre em outras empresas em cargos respeitáveis,e dependendo da necessidade a pessoa é obrigada a rebaixar sua carteira de trabalho. Almejo no futuro um cargo de acordo com os meus cursos e capacidades, pretendo me formar e sempre está me atualizando, buscando novos cursos e superando todas as dificuldades.