You are on page 1of 2

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA

Maro/2013

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Agente Fiscal de Rendas Gesto Tributria


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA 3
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 80 questes, numeradas de 1 a 80.

Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao terminar a prova, entregue ao Fiscal da sala todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Direito Tributrio II 1. Com respeito disciplina legal das taxas, (A) (B) (C) inconstitucional a adoo, no clculo do valor de taxa, de um ou mais elementos da base de clculo prpria de determinado imposto, desde que no haja integral identidade entre uma base e outra. inconstitucional a taxa cobrada exclusivamente em razo dos servios pblicos de coleta, remoo e tratamento ou destinao de lixo ou resduos provenientes de imveis. constitucional a cobrana da taxa decorrente do poder de polcia em que haja a manuteno, pelo sujeito ativo, de rgo de controle em funcionamento, ficando restrita a cobrana aos contribuintes cujos estabelecimentos foram efetivamente visitados pela fiscalizao. constitucional a cobrana de taxa de fiscalizao ambiental sobre o mesmo fato gerador pela Unio e por Estado, pois ambos tm competncia para exercer a fiscalizao desta atividade, haja vista se tratar de competncia comum, exercida concomitantemente por todos entes polticos. inconstitucional a taxa cobrada em razo da preveno de incndios, porquanto instituda como contraprestao a servio no divisvel.

(D)

(E)

2.

O art. 150, I, da Constituio Federal, estipula que, sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea. Este dispositivo enuncia o Princpio da (A) (B) (C) (D) (E) Uniformidade Tributria, e admite excees. Dentre estas, a reduo e o restabelecimento por ato do Poder Executivo da alquota da Contribuio de Interveno no Domnio Econmico CIDE relativa s atividades de importao de petrleo. Legalidade Tributria, e admite excees. Dentre estas, a fixao das alquotas mximas e mnimas do ISS por meio de Resoluo do Senado Federal, aprovada por 1/3 dos Senadores. Inafastabilidade Tributria, e admite excees. Dentre estas, o aumento da base de clculo do IOF por meio de decreto do Poder Executivo Federal. Uniformidade Tributria, e no admite excees. Legalidade Tributria, e admite excees. Dentre estas, a reduo e o restabelecimento por ato do Poder Executivo da alquota da Contribuio de Interveno no Domnio Econmico CIDE relativa s atividades de comercializao de lcool combustvel.

3.

A imunidade tributria (A) (B) (C) (D) (E) conferida a instituies de assistncia social sem fins lucrativos pela Constituio Federal somente alcana as entidades fechadas de previdncia social privada se no houver contribuio dos beneficirios. recproca aplicvel s autarquias e empresas pblicas que prestem inequvoco servio pblico, desde que distribuam lucros e tenham por objetivo principal conceder acrscimo patrimonial ao poder pblico. no abrange renda obtida pela instituio de assistncia social, por meio de cobrana de estacionamento de veculos em rea interna da entidade, destinada ao custeio das atividades desta. no abrange a renda obtida pelo SESC na prestao de servios de diverso pblica, mediante a venda de ingressos de cinema ao pblico em geral, e aproveitada em suas finalidades assistenciais. no abrange IPTU de imvel pertencente a entidades sindicais dos trabalhadores, quando alugado a terceiros, mesmo que o valor dos aluguis seja aplicado nas atividades essenciais de tais entidades.

4.

Perseu morava e trabalhava na cidade de Natal-RN, era casado e tinha trs filhos. Quando em frias com a famlia na cidade de Angra dos Reis-RJ veio a falecer em razo de acidente de automvel. A data do bito foi 15/6/2012. Aps sua morte, por ocasio do processamento do inventrio em Natal, apurou-se que Perseu era proprietrio de uma casa em Angra dos Reis, de um apartamento em Natal e de uma coleo de moedas raras. Com respeito ao ITCMD, em relao

I. casa em Angra dos Reis, parcela de 50% do imposto devida ao Estado do Rio de Janeiro, local de falecimento de
Perseu, e parcela de 50% ao Estado do Rio Grande do Norte, local de processamento do inventrio.

II. ao apartamento de Natal e coleo de moedas raras, o imposto devido ao Estado do Rio Grande do Norte. III. coleo de moedas raras, o imposto devido ao Estado do Rio de Janeiro, por ter sido o local de falecimento de
Perseu.

IV. casa em Angra dos Reis, o imposto devido ao Estado do Rio de Janeiro, o Estado de situao do bem imvel. V. coleo de moedas raras, o imposto no devido, em razo de imunidade constitucionalmente prevista.
Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 2

I e II. I e III. III e V. II e IV. IV e V.


FAZSP-Prova 3-Gesto Tributria-A01

www.pciconcursos.com.br

You might also like