You are on page 1of 6

1. Assentamento de Alvenaria.

A presente visita ocorreu no dia 16/08/2013, sexta-feira, iniciando-se as 13:00hs e terminando as 16:00hs do mesmo. No dia foram executados diversos servios, mas para o relatrio foi escolhido o assentamento de Alvenaria. O clima se comportou como j era previsto: dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde, temperatura ficou entre 03C e 20C, Sem presena de chuva. Estando a viga baldrame pronta, e devidamente impermeabilizada, no dia anterior iniciaram-se os servios de assentamento de alvenaria a partir as 13:00 horas. A primeira etapa observada foi o preparo da argamassa, os operrios nos informaram que, uma boa massa para alvenaria deveria ser feita na proporo de 5 por 1, ou seja, 5 carriolas de areia para 1 saco de cimento. Achamos interessante essa proporo uma vez que em sala trabalhamos com as unidades quilos e latas, porm, para uma melhor praticidade e agilidade eles trabalham com carriolas e sacos. Para o seu preparo eles utilizaram a betoneira. Outro dado importante informado por eles o fato de que nessa argamassa, para o assentamento at 1,0m, deve ser introduzido um impermeabilizante. Findado o preparo da argamassa o construtor, (J. C. S) assentou, em cada extremo da viga baldrame um tijolo, aprumado e nivelado, depois esticou uma linha, na parte superior dos tijolos e deu sequencia ao assentamento. Segundo o pedreiro, as primeiras fiadas so as mais complicadas e, segundo o mesmo, elas dever ter ateno redobrada uma vez que definem o alinhamento de toda a parede. Terminada ento a primeira fiada, o construtor reiniciou todo o procedimento. E assim seguiu at atingir a altura de 1,8m. Comentamos ento com ele sobre o uso do escantilho, como uma importante ferramenta para o correto alinhamento das fiadas, ferramenta descrita em diversos livros de edificaes e comentado em sala pelos professores, eles nos informaram que no utilizavam pois, a linha e o prumo realizam a mesma tarefa e que a maioria de seus companheiros tambm no utilizavam.

Aps esses procedimentos tivemos uma pequena conversa com o pedreiro que, com muita simplicidade nos informou alguns macetes adquiridos por ele aps anos de experincia. Ele nos informou que essa uma boa altura (1,8m) para parar a atividade, uma vez que, alm disso, ele deveria montar os andaimes, j que no alcanaria mais o que seria arriscado j que a parede no estava seca. Outro ponto importante levantado por ele o fato de que uma parede com 1,8M tem chances muito menores de ser derrubada por ventos. Ento prefere ele levantar as paredes at essa altura, efetuar as concretagens dos pilares at a mesma altura e, s ento, continuar a alvenaria. Informou-nos ainda que, muitas vezes, quando comea a ventar faz-se necessrio escorar as paredes recm-construdas ou ainda travar, umas as outras, para que assim tenham mais resistncias frente ao dos ventos. E que saber a previso meteorolgica para o dia, ou ainda, para a semana, de muita valia para eles. A visita se encerrou as 16:00 horas com os devidos agradecimentos todavia os operrios ainda iriam lavar as ferramentas para encerrar o expediente. Fato interessante observado que apesar de o escantilho aparecer como item fundamental em vrias bibliografias, ele no Aparece como item fundamental nas normas brasileiras (NBR 8545 Execuo de alvenaria sem funo estrutural de tijolos e blocos cermicos; NBR 5718 Alvenaria Modular, entre outras.) e,

consequentemente, no procedimento conforme a TCPO. Observe abaixo:

Procedimentos conforme TCPO 13 edio (p.203) Servio: Alvenaria de vedao com blocos cermicos furados, juntas de 12mm, assentamento com argamassa mista de cimento, cal hidratada e areia sem peneirar trao 1:2:8 tipo 2 1Executar a marcao da modulao da alvenaria, assentando-se os blocos dos cantos, em seguida, fazer a marcao da primeira fiada com blocos assentados sobre uma camada de argamassa, previamente estendidas, alinhados pelo ser comprimento.

2-

Ateno a construo dos cantos, que deve ser efetuada, verificando-se o nivelamento, perpendicularidade, prumo e espessura das juntas, porque elas serviro como gabarito para a construo em si.

3-

Esticar uma linha que servir como guia, garantindo o prumo e a horizontalidade da fiada.

45-

Verificar o prumo de cada bloco assentado. As juntas entre os blocos devem estar completamente cheias, com espessura de 12mm.

6-

As juntas verticais no devem coincidir entre fiadas continuas, de modo a garantir a amarrao dos blocos.

2. Execuo do reboco.

A presente visita ocorreu no dia 23/08/2013, sexta-feira, iniciando-se as 13:00hs e terminando as 15:40hs do mesmo dia. No dia foram executados diversos servios, mas para o relatrio foi escolhido execuo do reboco. O clima se comportou como j era previsto: Sol com muitas nuvens durante o dia. A temperatura ficou entre 15C e 32C, Sem presena de chuva. No segundo dia de visita os operrios estavam executando o reboco das paredes. Nessa etapa notamos que os empregados j haviam realizado o chapisco das paredes. Indagamos a eles a data que havia sido executado o servio e o mesmo (D. Z.) nos informou que havia chapiscado na tarde anterior. Outro importante servio executado antes do reboco, propriamente dito, a confeco de mestras. Estas so confeccionadas com a mesma argamassa do reboco, porm, devem ser realizadas no dia anterior. As distncias entre as guias, ou mestras devem ser tal que permitam o deslizamento da rgua sobre a mesma. Funcionam como trilhos onde a rgua percorrem a mesma em movimentos de cima para baixo e viceversa. Feito o chapisco e as guias, a execuo do reboco se iniciou com o preparo da argamassa. Disse-nos o pedreiro que uma boa argamassa para reboco deve ser preparada na proporo de 4 por 1, ou seja, 4 carriolas de areia para cada saco de cimento, alm disso, essa argamassa deve conter cal e, impermeabilizante (vedacit) para a execuo do servio at 1 metro de altura. No seu preparo o ajudante utilizou a betoneira. Alm disso, o oficial nos reforou a ideia de que a areia, mesmo aparentando estar limpa deve ser peneirada. Ele nos disse que caso est contenha impurezas a reboco ficar com vrios vazios e perder a resistncia. Enquanto o ajudante preparava a argamassa o oficial, pedreiro, efetuou uma limpeza prxima parede rebocada. Essa limpeza foi muito til uma vez que, aps chapar a massa, durante a regularizao com a rgua, grande quantidade de argamassa caiu no cho e, graas a limpeza, pode ser recolhida e repreparada.

Aps o preparo da argamassa o ajudante trazia a mesma numa carriola e tanto ele, quanto o pedreiro a chapava na parede. Feito isso o pedreiro, fazendo uso da rgua de alumnio, regularizava a parede. Feito isso ocorreu que alguns pontos da paredes precisaram ser repreenchidos com argamassa e regularizados novamente. Findado essa etapa foi dado um tempo para que a argamassa secasse levemente, ou como disse eles puxasse e, s ento a parede pode ser desempenada. Aps desempenar a superfcie da parede eles ainda utilizaram um feltro, (chamado por eles de filtro!) para retirar o excesso de areia que surgiu na superfcie do reboco. O reboco com essa argamassa foi realizado at a altura de 1M, j que, a partir da, no havia a necessidade da introduo de impermeabilizante no reboco, uma vez que a infiltrao da gua do solo ocorre somente at essa altura. Durante a visita observamos ainda que, tanto a areia quanto o cascalho, no estavam armazenados de maneira correta, uma vez que foram deixados sob o solo, sem o uso de, ao menos uma lona. Outra falha estava no acondicionamento dos cimentos, os mesmos estavam sob a calada. O oficial nos informou ainda que no possvel a realizao do reboco em superfcies muito midas. E que esse um dos motivos que fazem com que as obras continuem paradas mesmo aps o fim das chuvas. A visita se encerrou as 15:40, com os devidos agradecimentos, nesse momento foi interessante observar o ajudante lavando a betoneira. Aps jogar agua ele colocou pedra brita na mquina, introduziu novamente gua e a deixou funcionar por alguns momentos, liberando a gua em seguida. Conforme podemos notar, os procedimentos utilizados em grande parte dos servios de reboco no esto de acordo com as normas brasileiras e, consequentemente com a TCPO. Segue abaixo o passo a passo dado pela mesma.

Procedimentos conforme TCPO 13 edio. (p. 328) Servio: Reboco para parede interna, com argamassa de cimento e areia peneirada, trao 1:1,5, com aditivo de impermeabilizante, acabamento liso e= 5mm.

1- O reboco dever ser iniciado somente 21 dias aps a concluso do emboo se a argamassa for de cal, e sete dias se for mista (cimento e cal) ou de cimento 2- A superfcie de aplicao deve ser emboo sarrafeado, rustico, seco e limpo ou concreto rustico e curado. 3- A superfcie deve estar firmes e isentas de qualquer substncia que impea a aderncia da argamassa. 4- Misturar a argamassa conforme o trao. 5- Antes de iniciar a aderncia deve-se umedecer a superfcie. 6- Aplicar a argamassa com desempenadeira de madeira, numa camada de 5mm, em panos no superiores a 5M. 7- Fazer o acabamento com argamassa mida, utilizando desempenadeira de de madeira. 8- Utilizar no final uma desempenadeira de espuma ou feltro.

You might also like