You are on page 1of 16

Quem Avisa, Amigo É I Parte

Ouvi a palavra do SENHOR, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. (Isaías 1:10) Ó SENHOR Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu, SENHOR, com a tua fidelidade ao redor de ti? (Salmos 89:8) Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus. (Salmos 62:11) Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos; (Gênesis 35:11) Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? (Isaías 43:13) Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. (Hebreus 10:31) Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. (Amós 3:7) Para entenderes o tema, fixa a tua atenção somente nas partes coloridas e sublinhadas. Nessas partes se concentram os pontos altos do tema que a cada pergunta interessam, conforme está escrito em Isaías 28:10 Nome do Estudante deste Tema: _________________________________________________________________________ 1

Data do Início do Estudo: ______/______/______ ______/______/______

Data do Término do Estudo:

1ª Lição
SubTema: Foge do Mal enquanto podes 1- Segundo a Bíblia Sagrada, que devemos fazer de agora em diante? Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos exércitos, estará convosco, como dizeis. Aborrecei o mal, e amai o bem, e estabelecei o juízo na porta. Talvez o Senhor, o Deus dos exércitos, tenha piedade do resto de José. (Amós 5:14-15).
Observaste que, para Vivermos Eternamente, desde agora, devemos buscar só o Bem e Abandonar todo o Mal (pecado), duma vez por todas? Sim ___. Não ___.

2- Segundo a Bíblia Sagrada, porque devemos buscar só o Bem e não o Mal? O Senhor prova o justo e o ímpio; a sua alma odeia ao que ama a violência. Sobre os ímpios fará chover brasas de fogo e enxofre; um vento abrasador será a porção do seu copo. Porque o Senhor é justo; ele ama a justiça; os rectos, pois, verão o seu rosto. (Salmos 11:5-7).
Observaste que DEUS odeia (detesta, aborrece) todo aquele que ama (gosta de, aprecia) a violência (a maldade, o pecado, a transgressão) fazendo chover brasas de fogo e enxofre sobre todos os ímpios (pecadores), por causa da sua consciente transgressão? Sim ___. Não ___. Observaste assim que a violência (o pecado) é algo que faz mal a DEUS, incomodando-O, perturbando-Lhe e provocando-Lhe revolta contra o violento (o que peca)? Sim ___. Não ___. Entendeste que devemos Buscar o Bem e não o Mal, porque DEUS detesta o Mal e severamente castigará todos os que em consciência praticam o Mal? Sim ___. Não ___.

3- Segundo a Bíblia Sagrada, qual é o temor do Senhor? O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio. (Provérbios 8:13). 4- Segundo a Bíblia Sagrada, que tipos de comportamentos são odiados por DEUS? O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio. (Provérbios 8:13).
Observaste que o temor do SENHOR é odiar (detestar, abominar) o Mal , ou seja, aborrecer a soberba (orgulho), a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, comportamentos esses que DEUS odeia (detesta)? Sim ___. Não ___. Achas que quem é soberbo, ou arrogante, ou que faz coisas más (anda num mau caminho), ou que é maldizente (tem uma boca perversa), é alguém temente a DEUS? Sim ___. Não ___.

5- Segundo a Bíblia Sagrada, que devemos fazer caso quisermos ver dias bons? Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. (I Pedro 3:10-12). 2

Observaste que para vermos os dias bons, devemos deixar de falar e de fazer o mal, fazendo somente o Bem, guardando todos os Seus Mandamentos e buscando uma Paz Eterna com DEUS, sem pecado? Sim ___. Não ___. Observaste que DEUS aprecia e está sempre atento às acções e orações dos Justos (os que guardam todos os Mandamentos de DEUS que conhecem), mas que, ao invés, ELE é contrário (adverso, inimigo) aos que pecam em consciência? Sim ___. Não ___. Entendeste que DEUS Ama os Bons, mas Odeia os Maus, dispensando toda a sua atenção aos Bons (os que Guardam os Seus Mandamentos) mas negando toda e qualquer atenção aos Maus (os que Transgridem os Seus Mandamentos)? Sim ___. Não ___. Achas que DEUS será bom para contigo mesmo que continues a pecar contra ELE, em consciência, fazendo o que ELE mais Odeia (o pecado)? Sim ___. Não ___.

2ª Lição
SubTema: A Justiça Divina 1- Segundo a Bíblia Sagrada, quem são aqueles que Amam a DEUS? Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21) Se me amais, guardai os meus mandamentos. (João 14:15)
Observaste que o que Ama a DEUS é só aquele que, consciente dos Seus Mandamentos, Guarda Todos os Mandamentos de DEUS que conhece? Sim ___. Não ___.

2- Segundo a Bíblia Sagrada, quem são aqueles que Não Amam, mas Odeiam a DEUS? Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. (João 14:24)
Observaste que o que Não Ama a DEUS é aquele que, mesmo consciente dos Seus Mandamentos, Não Guarda a Todos os Mandamentos de DEUS que conhece? Sim ___. Não ___.

3- Segundo a Bíblia Sagrada, a quem realmente DEUS Ama? Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão. (Provérbios 8:17)
Observaste que DEUS só Ama aqueles que O Amam? Sim ___. Não ___. Entendeste também que DEUS não Ama àqueles que Não O Amam? Sim ___. Não ___.

4- Segundo a Bíblia Sagrada, qual é o único caso em que DEUS é capaz de amar e perdoar a alguém que esteja no pecado? Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; (Atos 17:30) E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. (Lucas 23:34)
Observaste que o único caso em que DEUS é capaz de Amar e Perdoar a um pecador, é quando este peca na ignorância (desconhece estar a pecar), mas que estando o pecador a pecar em consciência, já DEUS não mais o Ama? Sim ___. Não ___.

5- Segundo a Bíblia Sagrada, como é que DEUS age diante dos que, em consciência, O Amam, e diante daqueles que, embora em consciência, mesmo assim Não O Amam? 3

Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. (Salmos 45:7) Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. (Atos 10:35) Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade. (Salmos 5:5)
Observaste que DEUS Ama a Justiça mas Odeia a Impiedade? Sim ___. Não ___. Observaste que é Agradável a DEUS todo aquele que, em qualquer parte do mundo, conscientemente pratica a Justiça e Teme a DEUS (Odeia o Mal)? Sim ___. Não ___. Observaste que é Detestável (Odiável) a DEUS todo aquele que, em qualquer parte do mundo, conscientemente pratica a Maldade e Não Teme a DEUS (Ama o Mal)? Sim ___. Não ___.

6- Segundo a Bíblia Sagrada, que fará DEUS a cada um de nós? O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: (Romanos 2:6) A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós a confusão de rosto, como hoje se vê; aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, e a todo o Israel, aos de perto e aos de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas rebeliões que cometeram contra ti. (Daniel 9:7)
Observaste que DEUS recompensará a cada um conforme as Suas Obras? Sim ___. Não ___. Observaste que a Justiça é um atributo exclusivo de DEUS? Sim ___. Não ___.

3ª Lição
SubTema: Afinal, DEUS Mata I Parte 1- Segundo a Bíblia Sagrada, quem realmente pode matar e pode dar a vida? Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro Deus além de mim; eu faço morrer e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar da minha mão. (Deuteronômio 32:39)
Observaste que não há ninguém igual a DEUS, capaz de fazer o que ELE faz? Sim ___. Não ___. Observaste que é DEUS quem faz Viver (dá a Vida), mas também é DEUS quem Faz Morrer (Mata)? Sim ___. Não ___.

2- Segundo a Bíblia Sagrada, por outras palavras, quem tira e dá a Vida? O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali. O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta. (I Samuel 2:6)
Observaste que é DEUS quem tira (faz Morrer) e quem dá a Vida (faz Viver)? Sim ___. Não ___.

3- Segundo a Bíblia Sagrada, o que leva DEUS a matar uma Pessoa? Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra; mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; pois a boca do Senhor o disse. (Isaías 1:19-20)
Observaste que o DEUS de Amor somente mata uma pessoa quando esta, mesmo advertida, insistir em recusar-se a Temê-Lo e frontalmente rebelar-se contra os Seus Mandamentos, em consciência não os praticando? Sim ___. Não ___.

4

Entendeste assim que se fores Mau (Transgressor dos Mandamentos de DEUS), ELE te matará, e não te amará, como ensinam as várias Falsas Igrejas que existem? Sim ___. Não ___.

4- Segundo a Bíblia Sagrada, quem enviou o dilúvio sobre a terra? Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz. (Gênesis 7:1 e 4) E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca. (Gênesis 7:21-23)
Observaste que foi DEUS quem enviou o Dilúvio sobre a terra, com o objectivo de matar todos os seres viventes que haviam sobre a face da terra? Sim ___. Não ___. Observaste que à excepção de Noé e dos que com ele estavam no interior da arca, o Dilúvio matou (fez morrer, destruiu, exterminou) a todos os seres viventes que haviam sobre a face da terra, quer homens, quer animais? Sim ___. Não ___.

5- Segundo a Bíblia Sagrada, porque é que DEUS enviou o dilúvio sobre a terra? E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. (Gênesis 6:12-13) E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; (II Pedro 2:5)
Observaste que DEUS enviou o Dilúvio com o objectivo de matar os ímpios conscientes que haviam sobre a terra, matando-os como punição dos seus graves pecados? Sim ___. Não ___.

4ª Lição
SubTema: Afinal, DEUS Mata II Parte 1- Quem fez chover do céu, enxofre e fogo sobre as antigas cidades de Sodoma e Gomora? Então o Senhor, da sua parte, fez chover do céu, enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. E subverteu aquelas cidades e toda a planície, e todos os moradores das cidades, e o que nascia da terra. (Gênesis 19:24-25)
Observaste que foi DEUS quem fez chover do céu, enxofre e fogo sobre as antigas cidades de Sodoma e Gomorra, destruindo-as por completo e a todos os homens que nelas habitavam? Sim ___. Não ___.

2- Segundo a Bíblia Sagrada, porque DEUS destruiu as cidades de Sodoma e Gomora, junto com os seus habitantes? Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne (homossexualismo), foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. (Judas 1:7) 5

Mas antes que se deitassem, cercaram a casa os homens da cidade, isto é, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e, chamando a Ló, perguntaram-lhe: Onde estão os homens que entraram esta noite em tua casa? Traze-os cá fora a nós, para que os conheçamos. Então Ló saiu-lhes à porta, fechando-a atrás de si, e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não procedais tão perversamente; eis aqui, tenho duas filhas que ainda não conheceram varão; eu vo-las trarei para fora, e lhes fareis como bem vos parecer: somente nada façais a estes homens, porquanto entraram debaixo da sombra do meu telhado. Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Esse indivíduo, como estrangeiro veio aqui habitar, e quer se arvorar em juiz! Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, isto é, sobre Ló, e aproximavam-se para arrombar a porta. Aqueles homens, porém, estendendo as mãos, fizeram Ló entrar para dentro da casa, e fecharam a porta; e feriram de cegueira os que estavam do lado de fora, tanto pequenos como grandes, de maneira que cansaram de procurar a porta. (Gênises 19:4-11). E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; (II Pedro 2:6)
Observaste que DEUS fez chover fogo e enxofre do céu, sobre Sodoma e Gomorra, destruindo essas cidades e os seus habitantes (poupando somente o Justo Ló e a sua família), com o objectivo de matar os muitos ímpios conscientes que haviam nessas cidades, como punição dos seus graves pecados? Sim ___. Não ___. Observaste que Sodoma e Gomorra foram também destruídas, como exemplo a todos ímpios que vivessem depois deles, a fim de não cometerem os mesmos erros ? Sim ___. Não ___.

3- Segundo a Bíblia Sagrada, quem matou Er, o primogénito de Judá? Ora, Er, o primogénito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, pelo que o Senhor o matou. Então disse Judá a Onã: Toma a mulher de teu irmão, e cumprindo-lhe o dever de cunhado, suscita descendência a teu irmão. (Géneses 38:7-8)
Observaste que foi DEUS quem matou Er, primogênito de Judá? Sim ___. Não ___.

4- Segundo a Bíblia Sagrada, porque DEUS matou Er, o primogénito de Judá? Ora, Er, o primogénito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, pelo que o Senhor o matou. Então disse Judá a Onã: Toma a mulher de teu irmão, e cumprindo-lhe o dever de cunhado, suscita descendência a teu irmão. Géneses 38:7-8
Observaste que DEUS matou Er, primogênito de Judá, porque Er era mau (pecador) aos olhos de DEUS, e como punição pelos graves pecados que Er cometia contra DEUS? Sim ___. Não ___.

5ª Lição
SubTema: Afinal, DEUS Mata III Parte 1- Segundo a Bíblia Sagrada, quem matou Onã irmão de Er, o primeiro filho de Judá? Onã, porém, sabia que tal descendência não havia de ser para ele; de modo que, toda vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava o sémen no chão para não dar descendência a seu irmão. E o que ele fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que o matou também a ele. (Gênesis 38:9-10)
Observaste que foi DEUS quem matou Onã, irmão de Er? Sim ___. Não ___.

2- Segundo a Bíblia Sagrada, porque DEUS matou Onã filho de Judá, irmão de Er? 6

Onã, porém, sabia que tal descendência não havia de ser para ele; de modo que, toda vez que se unia à mulher de seu irmão, derramava o sémen no chão para não dar descendência a seu irmão. E o que ele fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que o matou também a ele. (Gênesis 38:9-10)
Observaste que DEUS matou Onã, porque Onã fazia o que era mau (pecava) aos olhos de DEUS, e como punição pelo grave pecado que Onã cometia contra DEUS? Sim ___. Não ___.

3- Segundo a Bíblia Sagrada, quem feriu e matou todos os primogénitos na terra do Egipto? E aconteceu que à meia-noite o Senhor feriu todos os primogénitos na terra do Egipto, desde o primogénito de Faraó, que se assentava em seu trono, até o primogénito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogénitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egipto, porque não havia casa em que não houvesse um morto. (Êxodo 12:29-30)
Observaste que foi DEUS quem feriu e matou a todos os primogênitos (que não israelitas) que habitavam na terra do Egipto? Sim ___. Não ___.

4- Segundo a Bíblia Sagrada, porque DEUS feriu todos os primogénitos do Egipto? Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogénitos na terra do Egipto, tanto os primogénitos dos homens como os primogénitos dos animais; por isso eu sacrifico ao Senhor todos os primogénitos, sendo machos; mas a todo primogénito de meus filhos eu resgato. (Êxodo 13:15)
Observaste que DEUS matou a todos os primogênitos do Egipto pois que os egípcios, guiados por seu Faraó, desobedeciam à Ordem de DEUS para libertar os israelitas que serviam como escravos no Egipto, e negavam-se a deixá-los ir em Liberdade, e como punição por esse mui grave pecado cometido pelos egípcios, contra DEUS? Sim ___. Não ___.

5- Segundo a Bíblia Sagrada, quem mandou serpentes abrasadoras (venenosas), que mordiam e matavam muitas pessoas, para o meio da Congregação dos Israelitas? Então o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que o mordiam; e morreu muita gente em Israel. (Números 21:6)
Observaste que foi DEUS quem mandou serpentes venenosas entre o povo de Israel, serpentes essas que mordiam e matavam o povo israelita? Sim ___. Não ___.

6- Segundo a Bíblia Sagrada, porque DEUS mandou serpentes abrasadoras para ferir e matar muita gente na Sua própria Congregação? E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egipto, para morrermos no deserto? pois aqui não há pão e não há água: e a nossa alma tem fastio deste miserável pão (Maná). (Números 21:5)
Observaste que DEUS enviou serpentes abrasadoras para matar os ímpios do seu próprio povo, os quais haviam murmurado contra DEUS e contra Moisés, e como punição por esse grave pecado cometido contra DEUS e o Seu Profeta escolhido (Moisés)? Sim ___. Não ___.

6ª Lição
SubTema: Afinal, DEUS Mata IV Parte 7

1- Segundo a Bíblia Sagrada, de onde saiu o fogo que matou Nadabe e Abiú, filhos do Sumo Sacerdote Arão? Ora, Nadabe, e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário e, pondo neles fogo e sobre ele deitando incenso, ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que ele não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor, e os devorou; e morreram perante o Senhor. (Levítico 10:1-2)
Observaste que foi DEUS quem matou a Nadabe e Abiú, filhos de Arão? Sim ___. Não ___.

2- Segundo a Bíblia Sagrada, porque DEUS matou Nadabe e Abiú? Ora, Nadabe, e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário e pondo neles fogo e sobre ele deitando incenso, ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que ele não lhes ordenara. (Levítico 10:1)
Observaste que DEUS matou a Nabade e Abiú, pelo fogo, pois que estes haviam oferecido fogo estranho perante o SENHOR, ao contrário do que ELE lhes ordenara, e como punição por esse grave pecado cometido contra DEUS? Sim ___. Não ___.

3- Segundo a Bíblia Sagrada, quem matou a Uzá? Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus. (II Samuel 6:7)
Observaste que foi DEUS quem matou a Uzá? Sim ___. Não ___.

4- Segundo a Bíblia Sagrada, porque DEUS matou a Uzá? E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender. Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus. (II Samuel 6:6-7)
Observaste que DEUS matou a Uzá, pois que este com imprudência (grande negligência) tocou na arca de DEUS, o que de acordo com o Mandamento de DEUS era absolutamente probido, pecando assim Uzá contra DEUS, e recebendo punição de morte por esse grave pecado cometido contra DEUS? Sim ___. Não ___.

5- Segundo a Bíblia Sagrada, quem matou os homens do grande exército dos Assírios, quando estes cercaram a Jerusalém pretendendo tomá-la? Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do SENHOR, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres. (II Reis 19:35)
Observaste que foi DEUS quem matou a 185 mil soldados do grande exército Assírio que cercava a Jerusalém pretendendo tomar esta cidade? Sim ___. Não ___.

6- Segundo a Bíblia Sagrada, porque o anjo do SENHOR matou os homens do grande exército dos Assírios, quando estes cercaram a Jerusalém pretendendo tomá-la? E clamaram em alta voz em judaico contra o povo de Jerusalém, que estava em cima do muro, para os atemorizar e os perturbar, para que tomassem a cidade. E falaram do Deus de Jerusalém, como dos deuses dos povos da terra, obras das mãos dos homens. (II Crônicas 32:18-19)
Observaste que DEUS matou os vários soldados do Exército Assírio, pois que estes clamaram contra os judeus e blasfemaram do DEUS Vivo, com grande arrogância, e em língua judaica, tomando assim o nome de DEUS em Vão, e recebendo punição de morte por esse grave pecado cometido contra DEUS? Sim ___. Não ___.

8

7ª Lição
SubTema: Afinal, DEUS Mata V Parte 1- Segundo a Bíblia Sagrada, quem feriu de morte o rei Herodes? Num dia designado, Herodes, vestido de trajes reais, sentou-se no trono e dirigia-lhes a palavra. E o povo exclamava: É a voz de um deus, e não de um homem. No mesmo instante o anjo do Senhor o feriu, porque não deu glória a Deus; e, comido de vermes, expirou. Atos (12:21-23)
Observaste que foi DEUS quem matou o rei Herodes? Sim ___. Não ___.

2- Segundo a Bíblia Sagrada, porque o anjo do Senhor feriu de morte o rei Herodes? Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; e matou à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. (Eram então os dias dos pães ázimos.) (Atos 12:1-3) Num dia designado, Herodes, vestido de trajes reais, sentou-se no trono e dirigia-lhes a palavra. E o povo exclamava: É a voz de um deus, e não de um homem. No mesmo instante o anjo do Senhor o feriu, porque não deu glória a Deus; e, comido de vermes, expirou. (Atos 12:21-23)
Observaste que DEUS matou ao rei Herodes, pois que este mandou prender e maltratar a alguns membros da Sua Igreja, matando à espada o Apóstolo Tiago e prendendo também ao Apóstolo Pedro, tudo para cair nas Graças do Povo que a dado momento chegou ao ponto de reconhecê-lo como um deus (e não como um homem), pelo que Herodes recebeu punição de morte pelos graves pecados que cometeu contra DEUS? Sim ___. Não ___.

3- Segundo a Bíblia Sagrada, de onde virão as sete últimas pragas, descritas no Apocalipse 16? E ouvi, vinda do santuário, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide e derramai sobre a terra as sete taças, da ira de Deus. Apocalipse 16:1
Observaste que será DEUS a enviar as 7 pragas descritas em Apocalipse 16? Sim ___. Não ___.

4- Segundo a Bíblia Sagrada, porque DEUS derramará as sete ultimas pragas sobre os ímpios? Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis. Marcos 7:13. Porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus. João 12:43. Porque derramaram o sangue de santos e de profetas, e tu lhes tens dado sangue a beber; eles o merecem. Apocalipse 16:6
Observaste que DEUS enviará sobre a terra, as 7 últimas pragas sobre os ímpios, pois que nos últimos dias eles Lhe Desobedecerão em consciência, amarão mais a honra uns dos outros do que a de DEUS, e matarão os santos e profetas de DEUS, pelo que receberão punição de morte pelos graves pecados que cometerão contra DEUS e contra o Seu Povo? Sim ___. Não ___.

5- Segundo a Bíblia Sagrada, quem no Juízo mandará brasas de fogo e enxofre sobre os ímpios? O Senhor prova o justo e o ímpio; a sua alma odeia ao que ama a violência. Sobre os ímpios fará chover brasas de fogo e enxofre; um vento abrasador será a porção do seu copo. Salmos 11:5-6 9

Observaste que será DEUS a matar os ímpios pelo fogo, no dia do Juízo? Sim ___. Não ___.

6- Segundo a Bíblia Sagrada, porque o Senhor abrasará os ímpios com fogo e enxofre? Pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam. Romanos 1:25,32
Observaste que DEUS, no Juízo, mandará fogo e enxofre sobre os ímpios, por causa da sua consciente Desobediência a DEUS, preferindo servir mais à criatura do que a DEUS, pelo que receberão punição de morte pelos graves pecados cometidos contra DEUS? Sim ___. Não ___.

8ª Lição
SubTema: Afinal, DEUS também tira a Saúde I Parte

1- Segundo a Bíblia Sagrada, quem realmente fere e sara as feridas?

Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro Deus além de mim; eu faço morrer e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar da minha mão. (Deuteronômio 32:39)
Observaste que é DEUS quem Fere (Adoece) e também quem Sara (Cura)? Sim ___. Não ___.

2- Segundo a Bíblia Sagrada, qual é a razão que leva DEUS, a ferir uma pessoa? Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: O Senhor mandará sobre ti a maldição, a derrota e o desapontamento, em tudo a que puseres a mão para fazer, até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste. O Senhor fará pegar em ti a peste, até que te consuma da terra na qual estás entrando para a possuíres. O Senhor te ferirá com a tísica e com a febre, com a inflamação, com o calor forte, com a seca, com crestamento e com ferrugem, que te perseguirão até que pereças. (Deuteronômio 28:15,20-22)
Observaste que DEUS fere (adoece) uma pessoa, quando ela, em consciência, rebelase contra os Mandamentos do SENHOR, não Obedecendo a todos eles, conforme a Ordem do SENHOR? Sim ___. Não ___.

3- Segundo a Bíblia Sagrada, quem feriu a Miriã com lepra? Assim a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. (Números 12:9-10)
Observaste que foi DEUS quem feriu a Miriã com a doença da lepra? Sim ___. Não ___.

4- Segundo a Bíblia Sagrada, porque o Senhor feriu a Miriã com lepra? E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. E disseram: Porventura falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o SENHOR o ouviu. (Números 12:1-2) 10

Observaste que DEUS feriu a Miriã com a doença da lepra, na medida em que esta falara contra Moisés, servo de DEUS, pelo que recebeu punição de doença pelo pecado que cometeu contra DEUS, ao criticar a escolha de Moisés como Seu servo mais especial? Sim ___. Não ___.

5- Segundo a Bíblia Sagrada, quem feriu ao rei Jeorão com grave doença nas entranhas? E depois de tudo isto o SENHOR o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável. E sucedeu que, depois de muito tempo, ao fim de dois anos, saíram-lhe as entranhas por causa da doença; e morreu daquela grave enfermidade; e o seu povo não lhe queimou aroma como queimara a seus pais. (II Crônicas 21:18-19)
Observaste que foi DEUS quem feriu ao rei Jeorão com uma grave doença nas suas entranhas, a ponto destas lhe saírem fora? Sim ___. Não ___.

6- Segundo a Bíblia Sagrada, porque o Senhor feriu a Jeorão com grave doença nas entranhas? Da idade de trinta e dois anos era Jeorão, quando começou a reinar; e reinou oito anos em Jerusalém. E andou no caminho dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher; e fazia o que era mau aos olhos do SENHOR. (II Crônicas 21:5-6)
Observaste que DEUS feriu ao rei Jeorão com uma grave doença nas suas entranhas, a ponto de lhe saírem fora as entranhas, na medida em que Jeorão fazia o que era mau aos olhos do SENHOR, ou seja, pecava em consciência, pelo que recebeu punição de doença pelos pecados que conscientemente cometia contra DEUS? Sim ___. Não ___.

9ª Lição
SubTema: Afinal, DEUS também tira a Saúde II Parte 1- Segundo a Bíblia Sagrada, quem feriu os filisteus com hemorróidas? Porém a mão do SENHOR se agravou sobre os de Asdode, e os assolou; e os feriu com hemorróidas, em Asdode e nos seus termos. (I Samuel 5:6) E sucedeu que, assim que a levaram, a mão do SENHOR veio contra aquela cidade, com mui grande vexame; pois feriu aos homens daquela cidade, desde o pequeno até ao grande; e tinham hemorróidas nas partes íntimas. (I Samuel 5:9) E os homens que não morriam eram tão atacados com hemorróidas que o clamor da cidade subia até o céu. (I Samuel 5:12)
Observaste que foi DEUS quem feriu os filisteus com hemorróidas? Sim ___. Não ___.

2- Segundo a Bíblia Sagrada, porque o Senhor feriu os filisteus com hemorróidas? Os filisteus, pois, tomaram a arca de Deus e a trouxeram de Ebenézer a Asdode. Tomaram os filisteus a arca de Deus, e a colocaram na casa de Dagom (Ídolo/Estátua adorado pelos Filisteus, como sendo um deus), e a puseram junto a Dagom. (I Samuel 5:1-2)
Observaste que DEUS feriu aos filisteus na medida em que estes ousaram furtar a Arca da Aliança e levá-la para a terra deles, colocando-a ao pé de Dagom (o ídolo que adoravam os filisteus), pelo que receberam punição de doença pelo grave pecado que conscientemente cometeram contra DEUS? Sim ___. Não ___.

3- Segundo a Bíblia Sagrada, o que motiva DEUS a sarar a ferida de uma pessoa? Que dispõe o seu coração para buscar a Deus, o Senhor, o Deus de seus pais, ainda que não esteja purificado segundo a purificação do santuário. E o Senhor ouviu Ezequias, e sarou o povo. II Crónicas 30:19-20. 11

Observaste que DEUS somente sara (cura) a ferida de uma pessoa, quando esta se dispõe totalmente a com humildade buscar a DEUS de todo o seu coração, ainda que não esteja purificada, ou seja, totalmente exercitada e vitoriosa nas lutas do dia a dia contra o pecado? Sim ___. Não ___. Achas que alguém que é soberbo e julga estar bem, quando na verdade se encontra enfermo, pode ser curado por DEUS? Sim ___. Não ___.

4- Segundo a Bíblia Sagrada, porque é que o SENHOR sarou a Ana, mulher de Elcana? Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. (I Samuel 1:10-11)
Observaste que DEUS sarou a Ana depois dela, com um coração sincero, se ter humilhado muito diante DELE, orando e chorando muito, com amargura de alma, e fazendo um pacto solene com ELE? Sim ___. Não ___.

5- Segundo a Bíblia Sagrada, porque é que o SENHOR sarou ao rei Ezequias? Então virou o rosto para a parede, e orou ao SENHOR, dizendo: Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. (II Reis 20:2-3)
Observaste que DEUS sarou a Ezequias depois dele, com um coração sincero, se ter humilhado completamente diante DELE, orando e chorando muitíssimo diante DELE, em busca do Seu favor? Sim ___. Não ___.

10ª Lição
SubTema: DEUS também empobrece e abate até à terra 1- Segundo a Bíblia Sagrada, quem realmente dá a riqueza e dá a pobreza? O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali. O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta. I Samuel 2:6
Observaste que é DEUS quem Empobrece (dá a Pobreza) e também quem Enriquece (dá a Riqueza)? Sim ___. Não ___.

2- Segundo a Bíblia Sagrada, quem empobreceu os egípcios? E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios. (Êxodo 12:36)
Observaste que foi DEUS quem empobreceu (despojou) os egípcios? Sim ___. Não ___.

3- Segundo a Bíblia Sagrada, porque o Senhor empobreceu os egípcios? E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. (Êxodo 3:9)
Observaste que DEUS empobreceu os egípcios pois que estes haviam escravizado e oprimido a Israel durante muitos anos, privando-os de todo o conforto e paz, pelo que receberam punição de pobreza pelo pecado que cometeram contra DEUS e o Seu Povo? Sim ___. Não ___.

4- Segundo a Bíblia Sagrada, quem realmente pode exaltar e abater uma pessoa?

O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali. O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta. I Samuel 2:6 12

Observaste que é DEUS quem Abate (retira honra e paz) e também quem Exalta (honra e glorifica)? Sim ___. Não ___.

5- Segundo a Bíblia Sagrada, que tipo de pessoas DEUS abate? O Senhor eleva os humildes, e abate os perversos até a terra. Salmos 147:6
Observaste que DEUS Abate os soberbos até à terra? Sim ___. Não ___.

6- Segundo a Bíblia Sagrada, que tipo de pessoa é um soberbo? Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, (I Timóteo 6:34)
Observaste que um soberbo é alguém que ensina alguma outra doutrina que não a simples, directa e clara doutrina de DEUS, contida na Bíblia Sagrada? Sim ___. Não ___. Observaste que um soberbo é também alguém que não se conforma (acha insuficiente ou pouco; sempre está à procura de algo que agrada mais às suas ideias) com as sãs palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo e nem com a doutrina que é segundo a piedade? Sim ___. Não ___.

7- Segundo a Bíblia Sagrada, que tipo de pessoas DEUS exalta? Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado. Mateus 23:12
Observaste que DEUS Exalta aqueles que a si mesmo se humilham? Sim ___. Não ___.

8- Segundo a Bíblia Sagrada, que tipo de pessoas são as que se humilham diante de DEUS? E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:8)
Observaste que um humilde é aquele que, abdicando totalmente de si mesmo, dispõe-se a Obedecer de coração a Todos os Mandamentos de DEUS, até à sua morte? Sim ___. Não ___.

11ª Lição
SubTema: Entendei a Lição, com Nabucodonosor 1- Segundo a Bíblia Sagrada, quem abateu o grande Rei Nabudonosor? Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pêlo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves. (Daniel 4:31-33)
Observaste que foi DEUS quem sobremodo abateu (humilhou) ao rei Nabucodonosor, fazendo-o ficar como um animal, durante sete tempos (anos)? Sim ___. Não ___.

2- Segundo a Bíblia Sagrada, porque o Senhor abateu o grande Rei Nabudonosor? 13

Então Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito por uma hora, e os seus pensamentos o turbavam; falou, pois, o rei, dizendo: Beltessazar, não te espante o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar, dizendo: SENHOR meu, seja o sonho contra os que te têm ódio, e a sua interpretação aos teus inimigos. (Daniel 4:19) Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade. (Daniel 4:27) Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de Babilônia, Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? (Daniel 4:29-30)
Observaste que DEUS abateu (humilhou) o grande Rei Nabucodonosor devido à grande soberba que este tinha consigo mesmo após avisado por Daniel, servo e profeta de DEUS, de que deveria emendar os seus caminhos, apartando-se do Mal e fazendo o Bem, tendo Nabucodonosor desprezado (não se conformado), com o conselho que proviera de DEUS, e em vez de Obedecer a DEUS, continuou a exaltar-se a si mesmo, pelo que recebeu terrível punição pelo pecado de soberba que cometeu insistentemente contra DEUS? Sim ___. Não ___.

3- Segundo a Bíblia Sagrada, que conclusão tirou o Rei Nabudonosor, quanto ao poder de DEUS? Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba. (Daniel 4:37)
Observaste que após receber a duríssima punição pela sua soberba, a qual Nabucodonosor jamais acreditara que um dia lhe sobreviria, finalmente Nabucodonosor reconheceu que DEUS é maior do que todas as pessoas, e que ELE é capaz de castigar e severamente humilhar todos os que são soberbos e insistem em ser soberbos, mesmo após advertidos pelos servos de DEUS para abandonarem a soberba? Sim ___. Não ___.

4- Segundo a Bíblia Sagrada, qual é a posição de DEUS quanto aos soberbos? Eis que eu sou contra ti, ó soberbo, diz o Senhor DEUS dos Exércitos; porque veio o teu dia, o tempo em que te hei de castigar. (Jeremias 50:31)
Observaste que o próprio DEUS é tão contrário (adverso, opositor, inimigo) ao soberbo, a ponto de severamente o vir castigar (empobrecer, abater, ferir e matar)? Sim ___. Não ___.

5- Segundo a Bíblia Sagrada, como é que Nabucodonosor poderia ter escapado desse castigo? Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar! (Isaías 48:18)
Observaste que caso Nabucodonosor tivesse dado ouvidos aos Mandamentos que DEUS lhe ordenara praticar, humilhando-se diante de DEUS, não sofreria esse castigo? Sim ___. Não ___.

12ª Lição
SubTema: Conclusões finais 1- Segundo a Bíblia Sagrada, o que deve saber todo o homem soberbo? Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. (Provérbios 13:10) 14

Observaste que todo aquele que é soberbo só sabe contender (disputar, porfiar, brigar, litigar, desafiar, opor-se) com DEUS? Sim ___. Não ___.

2- Segundo a Bíblia Sagrada, é vantajoso contender com DEUS? Porventura o contender contra o Todo-Poderoso é sabedoria? Quem argüi assim a Deus, responda por isso. (Jó 40:2)
Observaste que o contender com DEUS não é uma decisão sábia (acertada, correcta, sensata, boa, proveitosa)? Sim ___. Não ___.

3- Segundo a Bíblia Sagrada, porque é que, para o soberbo, não é sábio contender com DEUS? Seja qualquer o que for, já o seu nome foi nomeado, e sabe-se que é homem, e que não pode contender com o que é mais forte do que ele. (Eclesiastes 6:10)
Observaste que todo o soberbo humano tem uma natureza fraca (carnal), e que apesar de todo o orgulho do seu coração, não passa de um mero homem? Sim ___. Não ___. Observaste que o soberbo não pode contender com o que é mais forte do que ele, ou seja, é incapaz de conseguir contender com sucesso, contra DEUS, mas será sempre esmagado e abatido até à terra por DEUS, sempre que tentar contender com ELE? Sim ___. Não ___.

4- Segundo a Bíblia Sagrada, que tipo de fogo é o nosso DEUS? pois o nosso Deus é um fogo consumidor. Hebreus 12:29. Porque o Senhor vosso Deus é um fogo consumidor, um Deus zeloso. Deuteronomio 4:24
Observaste que DEUS é um fogo consumidor (que consome, destrói, aniquila ou abrasa, tudo)? Sim ___. Não ___.

5- Segundo a Bíblia Sagrada, porque é que todos aqueles que já conhecem a palavra de DEUS, devem passar a, imediatamente e com sinceridade, manifestá-la na prática? Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários. Hebreus 10:26-27. Considerai pois isto, vós que vos esqueceis de Deus, para que eu não vos despedace, sem que haja quem vos livre. Salmos 50:22
Observaste que para aquele que peca voluntáriamente, consciente da Verdade Divina e que está a cometer o pecado, já não há mais sacrifício que ele possa fazer, para que DEUS lhe aceite de volta e lhe perdoe? Sim ___. Não ___. Observaste que para o tal pecador, DEUS destina um terrível juízo, e uma violenta morte por meio do fogo que há devorar todos os adversários de DEUS (os ímpios)? Sim ___. Não ___. Observaste que somos apelados a jamais negligenciar esta mensagem que ora DEUS nos dá, a fim de que, insistindo nós no pecado, DEUS não nos faça em pedados, sem haver quem possa, nessa altura, interceder em nosso favor? Sim ___. Não ___.

6- Segundo a Bíblia Sagrada, qual é a coisa mais terrível, que existe para um ser humano?

15

Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Hebreus 10:30-31.
Observaste que a pior coisa que pode acontecer a um ser humano é cair nas mãos do DEUS Vivo para ser por ELE castigado, por causa dos maus actos que cometeu? Sim ___. Não ___. Observaste que esse castigo é horrível (muito doloroso, terrível, profundo)? Sim ___. Não ___. Queres continuar soberbo e sofrer esse terrível castigo da parte de DEUS? Sim ___. Não ___. Então a partir de quando vais começar a humilhar-te, para sempre, debaixo da potente mão de DEUS e deixar de ser soberbo, achando que serás Abençoado caso mesmo assim insistas em cometer os pecados que tens vindo a acariciar ao longo dos tempos? _____/_____/_____

Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus; (Hebreus 12:25) Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. (I Tessalonicenses 4:8)
Vais escutar e aceitar na prática a estes ensinamentos Bíblicos que te foram transmitidos neste tema, bem como transmiti-los às outras pessoas, ainda ignorantes? Sim ___. Não ___. A partir de quando _____/_____/_____ vais começar a transmitir estes ensinamentos Bíblicos?

Que o SANTÍSSIMO DEUS E a Sua Santa e Bendita PALAVRA Sejam Exaltados Por Ti. Amém!
Departamento de Evangelismo Geral da Congregação Reformada dos Adventistas do Sétimo Dia de Tendas. Consulte: www.crasdt.com. Contacto: e-mail – evangelismo@crasdt.com. 2009.

16