You are on page 1of 4

ESPORTES NA MARINHA

Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes
ANO V • 17ª Edição Abril a Junho de 2013 • Distribuição gratuita www.mar.mil.br/cefan

MARINHA VENCE O 21º CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL DAS FFAA
Em uma partida emocionante, a Marinha venceu o Exército por 3 a 1, conquistando o título do 21º Campeonato Brasileiro de Futebol das Forças Armadas. A decisão aconteceu na manhã do dia 11 de abril no campo de futebol do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). A Marinha venceu por 3 a 1 o Exército, que tinha a vantagem de jogar pelo empate. Dois gols foram do 3SG Alexandre e um do 3SG Ronaldo. Com a vitória, a MB conquistou o título ao atingir 7 pontos, seguida pelo EB com 6 e pela FAB com 4 pontos. Organizado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), o campeonato teve início no dia 01 abril, com jogos realizados no CEFAN, no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e na Universidade da Força Aérea (UNIFA). A competição foi disputada pelas FFAA em jogos de ida e volta, e serviu de seletiva da Forças Armadas para a convocação da seleção brasileira militar de futebol, para a participação no CISM World Football Trophy – Baku – Azerbaijão 2013. Após a decisão, foi realizada a cerimônia de encerramento do campeonato, presidida pelo General-de-Divisão Fernando Azevedo e Silva, Presidente da CDMB. Além dele, estiveram presentes o General-de-Brigada Décio dos Santos Brasil, Presidente da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e o Contra-Almirante Fuzileiro Naval Luiz Artur Rodrigues Nunes, Presidente da Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e Comandante do CEFAN. Todos os componentes da equipe da Marinha ganharam medalhas. O capitão do time, MN-RM2-EP Alexandre recebeu o troféu de campeão das mãos do General-de-Brigada Fernando. Após a premiação as equipes fizeram um desfile em continência ao Presidente da CDMB. •

as “Panteras do Mar” venceram a prova Escaler “Feminino”. com a cerimônia de abertura que contou com representações dos clubes e OM participantes.2 • ESPORTES NA MARINHA 17ª Edição Abril a Junho de 2013 PANTERAS DO MAR CONQUISTAM PÓDIO NA XI REGATA CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS DE REMO ESCALER provas nas seguintes categorias: Escaler “Sub-24”. Escaler “Misto”. Four Skiff “Aspirante”. a regata. Foru Skiff “Master E”. Esta última. Escaler “Senior” e Remo de “Combate”. Laísa participou do Troféu Brasil Interclubes onde conquistou o Vice-Campeonato e uma vaga na seletiva da Seleção Brasileira de Judô. Em bela manhã de sol. no auditório da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. • Na manhã do dia 25 de maio foi realizada a XI Regata de Remo em Escaler do CFN. Participaram da competição cerca de 680 atletas representantes de organizações militares e clubes desportivos. onde as crianças puderam estar perto da atleta para trocar experiências e posar para fotos. estiveram presentes. muitos parentes e amigos. foi realizada no Estádio de Remo da Lagoa. Double Skiff “Junior A” Feminino. Laísa respondeu a perguntas dos presentes e junto a eles partiu para o passeio pelo Museu Naval. conquistando o 2º lugar em ambas. Escaler “Feminino”. Rio de Janeiro. metade do percurso das outras. evento que faz parte do XIII Circuito Poder Marítimo e do calendário de comemorações do Aniversário de 205 anos do Corpo de Fuzileiros Navais. Para prestigiá-los. Ela ressaltou a importância da ajuda e apoio prestados pela MB e pelo CEFAN para a conquista de seu maior sonho: retornar aos tatames e ser uma atleta olímpica. Mais uma vez o remo feminino do CFN destacou-se durante a regata. Relatando a importância do esporte em sua vida. recentemente. organizada pelo CEFAN e com coordenação técnica da Comissão de Desportos da Marinha. ministrou uma palestra de motivação e incentivo para 67 jovens estudantes da Escola Municipal Gonzaga da Gama Filho. localizado na praça XV. O evento começou por volta das 8h. Vale lembrar que. • . Escaler “Veterano”. O CFN também se destacou nas provas de Escaler “Veterano” e Escaler “Senior”. a atleta emocionou o público ao recordar momentos de superação durante fase em que esteve lesionada. Foram realizadas 10 JUDOCA MINISTRA PALESTRA PARA ADOLESCENTES NA DPHDM Na manhã de 14 de maio. Como aconteceu em 2012. com distância de 250m. além de autoridades civis e militares.Após a palestra. Escaler “Aspirante”. a judoca MN RM2 EP Laísa Elizabeth de Santana.

• Equipe de Boxe Masculino da MB vence Torneio Batalha de Carabobo MARINHEIRA SE DESTACA NA COPA PAN-AMERICANA DE TRIATLO Carolina Furriela Pereira. todos os competidores receberam medalha de participação e concorreram a sorteios de brindes. Efetuada pelo Almirante Intendente Samy Moustapha. a competição foi realizada sob um sol de 40 graus e contou com a presença dos principais triatletas do continente.3º Lugar: MNRM2-EP RAFAEL LIMA Categoria + 91 kg . a 8ª Corrida do Corpo de Intendentes da Marinha.1º Lugar: MNRM2-EP UALLACE ARCANJO e 3º Lugar: MN-RM2-EP WESLLEY PAIVA Categoria 75 kg. Realizado na Venezuela. Carolina Furriela marcou 2h20m21. lanche na chegada e apoio médico da equipe de médicos e enfermeiros da Marinha. foi realizada no dia 28 de abril. em João Pessoa-PB. O evento.1º Lugar: MNRM2-EP PAULO CARVALHO Categoria 69 kg.Confira abaixo os principais resultados: Categoria 52 kg . no Aterro do Flamengo (RJ). • Os atletas da MB disputaram o torneio de boxe mais tradicional do cenário olímpico internacional. também militar. 3º Sargento Pâmella Oliveira. a largada da corrida foi dada às 8h30 e disputada em percursos de 5 e 10 km. Realizada no dia 7 de Abril. na praia do Cabo Branco. que foi convidada pela Confederação Brasileira de Boxe para representar o Brasil.1º Lugar: CB-EP TARCISIO NERI • . Marinheira da Comissão de Desportos da Marinha conquistou o vice-campeonato da Copa Pan-Americana de Triatlo na categoria feminina. no período de 18 a 24 de junho. que se revezaram na barraca do Hospital de Campanha e nas cinco ambulâncias UTI disponibilizadas no evento.Abril a Junho de 2013 17ª Edição ESPORTES NA MARINHA • 3 8º CORRIDA DO CORPO DE INTENDENTES DA MARINHA Em comemoração ao 243º aniversário do Corpo de Intendentes da Marinha.1º Lugar: MNRM2-EP PEDRO LIMA Categoria 81 kg . Além disso. um animado aquecimento antes da largada. que contou com a participação de aproximadamente dois mil atletas militares e civis da Marinha e do público em geral. A prova foi vencida pela. da Comissão de Desportos do Exército (CDE) que fechou seu tempo em 2h11m09.1º Lugar: MNRM2-EP SERGIO DANTAS Categoria 91 kg . Os atletas dispuseram de guarda-volumes. o evento foi disputado pela equipe masculina da MB.

Foram destacados um Oficial e uma Praça do CEFAN na especialidade EP para o planejamento e condução das sessões de treinamento. Devido a este histórico positivo. por exemplo. Por anos foram verificadas muitas baixas relacionadas a problemas de lesões e mau condicionamento físico dos alunos. concluíram os cursos. 14 alunos. Desde então. Em 2010. Essa foi uma mudança importante para o andamento dos cursos. • . com duração de 3 meses. O CEFAN e seus profissionais se orgulham muito em receber os alunos do CAMECO e do C-ESP-MEC e estão muito motivados para contribuir significativamente para melhorar a formação dos nossos mergulhadores de combate. antes do início das atividades operativas. em 2013. Nesses dois anos não houve baixas de alunos por motivos de lesões ou falta de condicionamento físico. Escolhido para abrigar o treinamento. que foram realizadas na Base de Submarinos em Niterói. sendo 8 Oficiais e 23 Praças. o CIAMA modificou o currículo do curso e criou o módulo de preparação física para Oficiais e Praças. fato que nunca tinha sido verificado em 30 anos. Em 2011. é observado o aumento do número de Oficiais e Praças que se formam no CAMECO e C-ESP-MEC. dos quais 4 Oficiais. foi concluído no dia 15 de abril o módulo de preparação física do Curso de Aperfeiçoamento de Mergulhador de Combate para Oficiais (CAMECO) e do Curso Especial de Mergulhador de Combate para Praças (C-ESP-MEC). o CIAMA solicitou o apoio do CEFAN para elaborar programas de atividade física para quem ingressasse nos cursos.4 • ESPORTES NA MARINHA 17ª Edição Abril a Junho de 2013 MILITARES DO CEFAN ADMINISTRAM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE MERGULHADOR DE COMBATE PARA OFICIAIS E PRAÇAS Com o objetivo de aperfeiçoar a formação dos mergulhadores de combate. Em 2012. O mesmo procedimento foi adotado em 2012. que iniciaram atividades no Centro em 4 de fevereiro. para que houvesse a maior possibilidade de intervenção dos profis- sionais deste centro no treinamento. o CEFAN acolheu o efetivo de 31 alunos. foi sugerido que esta fase dos cursos fosse realizada no CEFAN.