You are on page 1of 6

III.

TRANSFORMAÇÃO DE DADOS a. Recodificação utilizando o procedimento Visual Binning

Vamos utilizar um recurso muitas vezes necessário que antecede a análise estatística propriamente dita. A recodificação pode ser usada, entre outras coisas, quando queremos criar faixas de valores baseados em variáveis já existentes, como estudar a faixa etária dos indivíduos quando a informação que possuímos é a idade dos entrevistados. Vamos abrir o arquivo Recodificação.sav. No nosso exemplo, criaremos essa variável representando a faixa etária a partir da variável Idade. Vamos dividir essa variável nas seguintes faixas: Valores atuais (Idade) Valores Futuros (Faixa etária) <=25 anos 26 a 35 anos 36 a 45 anos >45 anos 1 2 3 4

Clique no menu Transform e escolha a opção Visual Binning. Este comando foi criado para auxiliar o processo de criação de novas variáveis em categorias (faixa de valores) baseadas no agrupamento de variáveis numéricas (escalar ou ordinal) já existentes. No primeiro paso, devemos informar que variável numérica deverá ser recodificada (ver Figura III.1). Devemos mover esta variável para o quadrado direito (Variables to Bin). Opcionalmente podemos limitar a quantidade de caos que serão lidos pelo SPSS utilizando a opção Limit number of cases scanned to.... Clique em Continue.

1 – Seleção de variáveis para recodificação Daremos um nome à nova variável através da opção Binned Variable (ver Figura III. digitamos os valores finais de cada faixa (ponto de corte) no campo Value (como padrão o ponto de corte HIGH é automaticamente incluído). A opção Upper .Figura III. Figura III. Para isso. chamaremos esta de Faixaet. Podemos criar um rótulo em Label.2).2 – Recodificação da variável Idade No quadro Grid temos que especificar os valores da antiga variável que determinarão os valores da nova variável. No nosso exemplo.

bastando editar a coluna Label com os rótulos de sua preferência. mesmo utilizando os rótulos automáticos. Ela assume os valores 1.3 – Rótulos inseridos automaticamente através da opção Make Labels Clicando em Ok. estes poderão ser editados a qualquer momento. para que o SPSS insira os rótulos de cada faixa de valores automaticamente (ver Figura III.3). 3. e então este vai para a classe seguinte. a primeira faixa conterá todos os casos menores ou iguais a 25. Cálculo de datas através do procedimento Date and Time Wizard Outro recurso bem interessante no SPSS é o assistente Date and Time Wizard que simplifica a criação de novas variáveis envolvendo formato data. basta entrar no menu Transform e clicar na opção Date and Time Wizard (ver Figura III. 4 e 5 com os respectivos rótulos associados a esses valores. Vamos então entrar com os valores previamente estabelecidos. A nova variável passa a existir e aparece na última coluna do arquivo. podemos clicar em Make Labels. o SPSS exibirá um aviso que indica a quantidade de variáveis que serão criadas pelo Visual Binning. e ativar a opção Included (<=). Através desse assistente é possível: . Depois disso. Para acessar o assistente.4). 2. Figura III. Lembre-se que apenas os valores do ponto de corte de cada classe serão digitados na coluna Value.Endpoints deverá ser utilizada em conjunto com o Value para determinar a faixa que o ponto de corte será colocado. b. Se escolhermos a opção Excluded. a primeira faixa corresponderá a todos os números menores que 25. Ex: se colocarmos o ponto de corte 25 na primeira faixa e escolhermos a opção Included.

marcaremos a segunda opção na Figura III.4 – Assistente Date and Time Como exemplo. Figura III.      Aprender como as datas e as horas são representadas no SPSS Criar uma variável no formato data/hora a partir de uma variável alfanumérica (string) Criar uma variável numérica que contenha data ou hora Realizar cálculos que contenham data ou hora Extrair parte de uma data ou hora Criar uma variável que indique periodicidade (análise de séries temporais). calcularemos a idade a partir de um banco de dados que contém datas de nascimentos de 30 pessoas pesquisadas. . marque Calculate with dates and times e em seguida Avançar. Como queremos calcular a idade. Na opção Date and Time Wizard.5.

5 – Assistente Date and Time – Passo 1 A seguir.6 – Assistente Date and Time – Passo 2 . Figura III. Escolheremos a unidade de anos (years) em Unit (ver Figura III.Figura III.6). no nosso caso utilizaremos a data de nascimento (que será colocada no campo minus Date2) e para representar a data atual (de acordo com o que está ajustado no seu computador) utilizaremos a variável $TIME (que será colocada no campo Date1). devemos informar ao SPSS quais variáveis serão utilizadas para calcular a idade.

Se você não quiser criar a variável na base de dados automaticamente (Create the variable now).7 – Assistente Date and Time – Passo 3 EXERCÍCIOS (Lista 2) . Figura III. escolhe-se o nome da variável e o rótulo que se deseja inserir. Se você optou por criar a variável na base de dados. você pode criar a sintaxe que representa o comando que acabamos de definir para futuro uso ou modificação (ver Figura III.7 – Assistente Date and Time – Passo 3 Clique em Finish.7).No passo 3. Figura III. a variável idade será criada no final da base de dados (ver Figura III.8).