You are on page 1of 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL – Faculdade Anhanguera de Anápolis

Curso: Disciplina: Professor: Aluno (a):

Farmácia Biologia Celular Marcelo Garcez Rodrigues

Período: 1º Turma: Matutino e Noturno Trabalho Data: ____/09/2013

Valor: 1,0

TRABALHO A importância do uso de células-tronco para a saúde pública: Passe as questões abaixo para uma folha de papel almaço e entregue-as respondida em grupo de 3 alunos, de forma manuscrita, impreterivelmente, no dia ___ / 09 / 2013.

1. Qual a definição de células-tronco (CT) adotada pelo artigo? 2. Teoricamente, como as células-tronco podem ser utilizadas na “medicina regenerativa”? 3. Em que órgão linfóide são encontradas as células-tronco adultas mais conhecidas? Qual o tipo de células-tronco estão presentes neste órgão? Estas células-tronco podem originar que tipos celulares? 4. “Trabalhos mais recentes sobre terapia celular demonstram que as células-tronco presentes no adulto são restritas a originar somente células do tecido onde elas residem”. A afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta. 5. Quais os 3 mecanismos citados no artigo que justificam o efeito terapêutico das células-tronco da medula óssea? 6. Por que o estudo conduzido em mulheres com leucemia, que receberam transplante de medula óssea de doadores homens, demonstrou a capacidade destas células de entrar no cérebro e gerar neurônios? 7. A variabilidade étnica das amostras de bancos de sangue de cordão no Brasil é baixa e não representa toda a diversidade genética da população. Assim sendo, em termos de saúde pública, qual seria a proposta mais coerente para minimizar este problema? 8. Em que consiste e qual o nome do processo que ocorre durante o desenvolvimento embrionário, paralelamente à divisão celular, que permite formar os diferentes tecidos e órgãos do corpo? 9. Complete: As células da massa _________________ interna do ___________________ podem ser retiradas do ___________________ e colocadas em placas de _________________. Em condições apropriadas, elas podem se manter ____________________________, se

_________________________ indefinidamente no _________________________ mantendo seu potencial de contribuir para todos os tipos __________________ adultos. Essas células derivadas da massa ___________________ interna são chamadas de ______________-_________________ embrionárias. Elas foram derivadas pela primeira vez em 1981 a partir de ______________________ de _________________________, e têm como característica principal sua _________________________________. 10. Cite 2 processos que envolvem as células-tronco e não interessam quando do uso destas como fonte de tecidos para transplante. 11. Cite o nome de 4 doenças em que a terapia celular com células-tronco embrionárias em modelos animais já está comprovada. 12. A terapia celular com células-tronco embrionárias já está comprovada em modelos humanos? Justifique sua resposta. 13. Por que antes da injeção de células-tronco embrionárias no paciente, é necessário, primeiro, induzí-las no laboratório para que se transformem no tipo celular que interessa? 14. Que técnica poderia resolver a questão da incompatibilidade e rejeição de órgãos na terapia com células-tronco embrionárias? 15. Qual o problema de se criar um embrião clonado de indivíduos portadores de doenças genéticas? 16. Qual a alternativa para o tratamento de doenças genéticas, com células-tronco embrionárias, para pacientes portadores de doenças genéticas? 17. Por que a obtenção de células-tronco gera polêmica em certas culturas e religiões? 18. Que Lei regulamentou o uso de embriões humanos no Brasil? 19. “A clonagem humana é legalmente permitida no Brasil”. A afirmação é verdadeira ou falsa? 20. Além de serem utilizadas como agentes terapêuticos, as células-tronco embrionárias podem ser utilizadas como modelos de pesquisa para que tipo de estudos?