You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

CURSO DE FÍSICA LABORATÓRIO DE ÓPTICA

L ENTES
OBJETIVO
Determinar a distância focal de lentes delgadas convergentes e divergentes. Aplicar a equação de Gauss .

MATERIAL NECESSÁRIO
Um banco óptico com fonte luminosa Uma lente convergente A com f = 10cm Uma lente convergente B com f = 5cm Uma lente divergente C com f = -10cm Uma anteparo com suporte Um objeto “L “ .

PROCEDIMENTO
Nas experiências abaixo, a lente, a fonte luminosa e os objetos devem estar NIVELADOS, a fim de atenuar os efeitos de aberração da lente.. FOCO DE UMA LENTE CONVERGENTE PELO MÉTODO GRÁFICO: LENTE A 1. Coloque sobre o banco óptico a fonte luminosa seguida do objeto, da lente A, e finalmente da tela. 2. Desloque a lente até obter uma imagem nítida projetada no anteparo. Leia os valores de “o “ , distância do objeto a lente e “i “, distância da imagem a lente. Repita este procedimento até completar a tabela I :

Tabela I: Lente Convergente - Método Gráfico o ( cm) i (cm) 1/o (cm-1) 1/i (cm-1) f(cm) 1 2 3 4 5 Foco Médio = __________________
FOCO DE UMA LENTE CONVERGENTE PELO MÉTODO DE BESSEL: LENTE B
Óptica Distância Focal de Lentes

1

Calcule a distância focal da lente B quando ela estiver mergulhada na água. S’2 ( posições do objeto e imagem em relação a lente em P2 ). Compare com o valor obtido a partir da média da tabela. TAREFAS 1. Desloque a lente sobre o banco óptico até obter uma focalização sobre o anteparo. S’1 ( posições do objeto e imagem em relação a lente em P1 ) e S2 . Execute pelo menos dois conjuntos de medidas de i e o que comprovem a relação teórica: 1/f = 1/f1 + 1/f2 sendo f1 e f2 o foco das lentes associadas. Relacione D e d com S1 . Compare o valor da distância focal na tabela II com os valores anteriores e determine o erro percentual em relação ao valor nominal. Faça um esboço desta associação indicando a posição do objeto. o anteparo ( imagem) e as posições P1 e P2 . que corresponde a equação acima. Continue a deslocar a lente sobre o banco óptico até uma segunda posição onde ocorre focalização. Tabela II: Lente Convergente . das lentes e da tela. Meça objeto e a imagem ) e D ( distância entre o d ( distância entre P1 e P2 ). Tire uma conclusão da experiência Óptica Distância Focal de Lentes 2 . 6. que devem ser posicionados com o máximo afastamento entre si. Qual o significado físico da inclinação e do coeficiente linear desta reta. Calcule o erro percentual para distância focal obtida do gráfico acima em relação ao valor nominal.Método de Bessel D ( cm ) d (cm) f (cm) 1 Foco (use a equação abaixo) A distância focal da lente pode ser determinada a partir da equação abaixo no método de Bessel: 4. Faça o gráfico 1/o em função de 1/i com os dados da tabela I. Associe a lente divergente C com uma das outras lentes convergentes de modo a determinar sua distância focal. marque esta posição como P1. Determine o valor da distância focal da lente a partir do gráfico. marque esta posição como P2. Use as simetrias: S1 = S’2 e S2 = S’1 para simplificar as equações acima. O gráfico será uma reta. 3. Estes valores são iguais? Comente. 2. Coloque a lente B entre o objeto e o anteparo. f = 5. Utilize o fato: (S1 + S’1) = S1 S’1/f Mostre que: D2 –d2 = 4Df . Anote estes valores na tabela II.3. Siga as dicas abaixo: • • • • • D2 − d 2 4D Desenhe o objeto. Demonstre a equação para o foco da lente pelo método de Bessel em seu relatório. 4.