You are on page 1of 9

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO ROTULAGEM AMBIENTAL

1

PROFESSOR: LESSIO KYLDARE ACADÊMICOS: ANA CLAUDIA DOS SANTOS RA: 0808166337 LARISSA NAYARA DE PAULO ANDRADE 0790499 THIEGSON DA SILVA SOUZA 0790584 ANÁPOLIS NOVEMBRO/2012 2 .

estas iniciativas não despertavam a confiança dos consumidores na medida em que não apresentavam nenhum indicador da veracidade das informações apresentadas. Dentro da gama de produtos que foram alvo do processo de rotulagem. as empresas passaram a buscar parâmetros acerca de boas práticas ambientais. às ações ecológicas por elas desenvolvidas. possibilitaram o surgimento de uma indústria ecologicamente adequada. uma maior fatia deste mercado. no qual se contempla a ascensão de uma sociedade ecologicamente correta e responsável pela preservação da saúde do planeta. passaram a refletir uma tentativa das indústrias de transferir informações aos consumidores acerca das práticas ambientais positivas por elas realizadas para que alcançassem vantagens comparativas em relação a outros produtos concorrentes e. A reeducação e conscientização do consumidor. que opera com o intuito de minimizar os impactos causados pelas suas atividades ao meio ambiente. notadamente na Europa. em grande medida.INTRODUÇÃO Ao longo das últimas décadas. para se adaptar à nova realidade. Trata-se do nascimento de um novo paradigma ecológico. Um dos mecanismos que se passou a utilizar com o intuito de se contribuir para o disciplinamento de tal questão foi à rotulagem ambiental. Neste cenário surgem as primeiras ações voltadas à demonstração de atributos ambientais presentes em determinados produtos. bem como a inserção dos produtos em novos mercados. utilizada como uma ferramenta de comunicação entre empresa e consumidor final. ficou condicionada. Tais iniciativas. 3 . Contudo. de modo que a elevação das vendas. ou seja. A sustentabilidade ambiental passou a ser vista como necessária e indispensável ao desenvolvimento econômico dos países. Tornou-se necessária a aplicação de um parâmetro que estabelecesse critérios a serem seguidos pelas empresas e que norteasse as decisões dos. Assim. observou-se um aumento no grau de conscientização da população acerca das ações voltadas à proteção e conservação do meio ambiente. na realidade. consequentemente. Observou-se o surgimento de uma preocupação com a imagem institucional. destacam-se também os produtos orgânicos.

A rotulagem ambiental cumpre dois papéis importantes: fazer com que todas as empresas tenham um programa de qualidade voltado para o meio ambiente e 4 . Não é difícil para uma empresa seguir o roteiro para adotar processos produtivos ambientalmente sustentáveis. para indústrias de recursos. Está voltada para a venda por atacado (comunidade compradora) e não direcionada para consumidores varejistas. PROGRAMAS DE ROTULAGEM AMBIENTAL Os programas de rotulagem ambiental tentam. O rótulo é voltado para os consumidores. servem a uma variedade de propósitos e tem como meta um número de diferentes audiências. como também outras atividades dos programas de rotulagem ambiental. alcançar pelo menos três objetivos: • despertar no consumidor e no setor privado a consciência e entendimento dos propósitos de um programa de rotulagem. • influenciar na escolha do consumidor ou no comportamento do fabricante. em diferentes graus. Ambos desenvolvimentos são etapas evolucionárias importantes na busca da sustentabilidade. Os selos. A certificação ambiental.ROTULAGEM AMBIENTAL Rotulagem ambiental é a certificação de produtos adequados ao uso e que apresentam menor impacto no meio ambiente em relação a outros produtos comparáveis disponíveis no mercado. Convém aqui salientar a diferença entre rotulagem ambiental (eco-labeling) e certificação ambiental (eco-certification). pois há muitos processos de certificação e o custo adicional não é significativo porque o benefício é muito maior. • crescimento da consciência e entendimento dos aspectos ambientais de um produto que recebe o rótulo ambiental.

conformidade social e conformidade em termos de ter uma comunicação responsável.declarações ambientais. símbolos e gráficos. incluindo textos. Esta Norma também 5 .fazer com que o consumidor tenha uma garantia de que a empresa faz um trabalho sério. É muito importante que as empresas conheçam essas regras de certificação. pois elas podem se tornar um entrave para o comércio. Ela escreve. TIPOS DE ROTULAGEM AMBIENTAL Rotulagem Tipo I – NBR ISO 14024 Esta Norma “estabelece os princípios e procedimentos para o desenvolvimento de programas de rotulagem ambiental. se é uma empresa que já faz tudo isso e precisa de alguns ajustes. sem responsabilidade ambiental. sem qualidade. ainda. Existem várias certificadoras importantes no Brasil e os certificados são dados em função de três requisitos: conformidade ambiental. vai custar caro. incluindo a seleção de categorias de produtos. termos selecionados usados comumente em declarações ambientais e fornece qualificações para seu uso. não vai sair caro. O custo de adaptação para tornar um produto ambientalmente sustentável vai depender da cultura da própria empresa. Agora. social. critérios ambientais dos produtos e características funcionais dos produtos. no que se refere aos produtos. Rotulagem Tipo II – NBR ISO 14021 Esta Norma “especifica os requisitos para auto . Esta Norma também estabelece os procedimentos de certificação para a concessão do rótulo”. e para avaliar e demonstrar sua conformidade. Se for uma empresa na qual os produtos estão fazendo mal à saúde. Por isso elas têm que ser regras possíveis de serem adotadas e vir a favor da competição.

visando preservar o meio ambiente e trazer benefícios reais para as pessoas. Ela tem alto grau de complexidade devido à inclusão da ferramenta Avaliação do Ciclo de Vida. A percepção é de que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que este tipo de rotulagem ganhe o mercado. na prática. em 6 . Para o desenvolvimento de Comfort Concentrado. foram analisados os eventuais impactos em relação à segurança. AMACIANTE CONFORT O Amaciante Confort é um exemplo de produto da empresa Unilever.descreve uma metodologia de avaliação e verificação geral para auto declarações ambientais e métodos específicos de avaliação e verificação para as declarações selecionadas nesta Norma”. visto que a ferramenta de ACV ainda não está definitivamente consolidada do ponto de vista técnico. A utilização inteligente de recursos naturais tornou o novo produto mais acessível − aproximadamente 30% a 40% mais barato que o Comfort Diluído 2l. Desenvolvimento de Novos Benefícios Adotar valores sustentáveis significa criar produtos que inovam em toda sua cadeia de produção. Rotulagem Tipo III – ISO 14025 Esta Norma ainda está sendo elaborada no âmbito da ISO. que anseiam por marcas de confiança e qualidade. todas as unidades da Unilever seguem as diretrizes mundiais da companhia para os cuidados com o meio ambiente. que utiliza o conceito de Rotulagem Ambiental em seus processos produtivos. alcançando novos mercados e novos consumidores. No Brasil. Isso implica. a saúde das pessoas e ao meio ambiente.

considerando-se que 70% dos brasileiros fazem as compras a pé ou de ônibus*. Comprometimento com o Consumidor Além de todos os benefícios decorrentes dos cuidados que a marca tem em diminuir os impactos ambientais e contribuir para a preservação da natureza. A diminuição das embalagens permitirá mais espaço no ponto de venda. Respeito pelos Parceiros A sustentabilidade também acontece com os parceiros de negócio. resíduos e emissões ambientais. será possível diminuir o impacto nas operações de transporte. ele ganha uma nova opção de produto. o consumidor ganha em muitos sentidos. o novo produto é um avanço na categoria de amaciantes. Mais exigente e consciente. No caso do Comfort Concentrado. além de ajudar o meio-ambiente. que atende às suas necessidades práticas e está alinhado aos seus valores e terá um preço menor (aproximadamente 30% . tempo e esforço. rentabilizando o m² e possibilitando um incremento de 60% do produto nas prateleiras. a linha de produtos Comfort Concentrado foi desenvolvida levando-se em consideração os benefícios de suas inovações e as avaliações dos possíveis impactos ambientais. A variante "1 Enxágue". levando-se em conta que 74% dos brasileiros querem comprar produtos que não degradem o meio ambiente. tanto no estoque quanto na gôndola. E.redução do consumo de recursos naturais. Assim. elimina a espuma do detergente nas roupas em apenas 1 enxágue e. o novo Comfort concentrado facilita o dia a dia dos consumidores por ser mais leve e mais fácil de carregar. 7 . por exemplo. que ainda será aproximadamente 30% a 40% mais barato que o Comfort Diluído 2l. por isso. economiza água. Além disso. além da reutilização de materiais e reciclagem.40% menos que o Comfort Diluído 2l).

CONCLUSÃO A rotulagem ambiental é uma certificação que deveria existir em toda empresa. muitas ainda não despertaram para a necessidade de tornas seus processos e produtos mais sustentáveis. Apesar de muitas ainda não terem essa certificação. 8 . elas estão a caminho. mas infelizmente. pois a sociedade hoje está cada vez mais consciente da necessidade de se diminuir o impacto que as atividades industriais trazem ao meio ambiente.

org.20/11/2012 ás 09:45 http://www.ibict.com.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART208.ipece.pdf .pdf .br/meio-ambiente .br/economia-do-ceara-em-debate/viencontro/trabalhos/Importancia_da_rotulagem_ambiental.cempre.br/publicacoes/realtorios/Rotulagem%20Ambiental.29/11/2012 ás 00:01 http://www.BIBLIOGRAFIA http://acv.pdf – 28/11/2012 ás 22:48 http://www.comfort.pdf 12:04 29/12/2012 ás 9 .ce.org.br/download/RotulagemAmbiental2008.28/11/2012 ás 23:37 http://www.gov.abepro.