You are on page 1of 9

O que é Radiação?

São ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com alta velocidade e portando energia, eventualmente carga elétrica e magnética, e que, ao interagir podem produzir variados efeitos sobre a matéria. Elas podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados. As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, micro-ondas, ondas de rádio AM e FM, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga elétrica, carga magnéticas mais comuns são, feixes de elétrons, feixes de prótons, radiação beta, radiação alfa. Das radiações particuladas sem carga elétrica, a mais conhecida é o nêutron.

Radiação Beta Alguns núcleos radioativos emitem elétrons comuns, que tem a carga elétrica negativa. Há os que emitem pósitrons, que são elétrons positivamente carregados. As partículas beta se propagam com velocidade quase igual à da luz. Alguns podem penetrar mais de 1 cm de madeira. Quando um núcleo emite uma partícula beta, também emite um neutrino. Um neutrino não tem carga elétrica e quase não tem massa. Na radiação de partículas beta negativas, um nêutron no núcleo transformase em um próton, um elétron negativo e um neutrino. O elétron e o neutrino são emitidos no instante em que se formam, e o próton permanece no núcleo. Isto significa que o núcleo passa a conter mais um próton e menos um nêutron. Por exemplo, um isótopo de carbono, o 6C14, emite elétrons negativos. O C14 tem oito nêutrons e seis prótons. Quando se desintegra, um nêutron se transforma em um próton, um elétron e um neutrino. Após a emissão do elétron e do neutrino, o núcleo contém sete prótons e sete nêutrons. Seu número de massa permanece o mesmo, mas seu número atômico aumenta de um. O elemento com número atômico sete é o nitrogênio. Assim, o 6C14 transforma-se no 7N14 após a emissão de uma partícula beta negativa. Quando o núcleo emite um pósitron, um próton do núcleo transforma-se em um nêutron, um pósitron e um neutrino. O pósitron e o neutrino são emitidos no mesmo instante da sua formação, e o nêutron permanece no núcleo. Um isótopo de carbono, o 6C11, emite pósitrons. O C11 tem seis prótons e cinco nêutrons. Quando emite um pósitron, um próton se transforma em um nêutron, um pósitron e um

Uma ou duas folhas de papel podem deter os raios alfa. Os elétrons negativos formam-se pela desintegração de um nêutron. mas o tório. Os raios alfa são emitidos com alta energia. 2. Por exemplo. Radiação Alfa Os raios Alfa têm uma carga elétrica positiva.As partículas alfa são núcleos de hélio. o núcleo contém cinco prótons e seis nêutrons. . Consistem em dois prótons e dois nêutrons que se comportam como uma partícula única. e são idênticos aos núcleos dos átomos de hélio. Assim. mas o número atômico cai de um. uma partícula quase sem peso. 3. o isótopo formado é o 12Th234 1. também é emitida. O número de massa permanece o mesmo. O elemento de número atômico cinco é o boro.neutrino. A partícula beta é arremessada no instante em que se forma.O núcleo do rádio. Consistem em dois prótons e dois nêutrons.A partícula alfa é emitida pelo núcleo. As partículas beta são elétrons em alta velocidade emitidos por certos átomos radioativos. perde dois prótons e dois nêutrons. Após a emissão do pósitron e do neutrino. o núcleo tem 90 prótons e 144 nêutrons. Após a perda de uma partícula alfa. Quando um núcleo emite uma partícula alfa. o 6C11 transforma-se no 5B11 após a emissão de um pósitron e de um neutrino. O átomo com número atômico 90 não é mais o urânio. mas perdem rapidamente essa energia quando passam através da matéria. no qual prótons e nêutrons se unem para formar uma partícula alfa. a radiação alfa ocorre no U238 um isótopo do urânio que tem 92 prótons e 146 nêutrons. Os elétrons positivos formam-se pela desintegração de um próton. Um neutrino.

São muito mais penetrantes do que as partículas alfa e beta. 2. Esses raios são fótons (partículas de radiação eletromagnética) e se propagam com a velocidade da luz. ou fótons. . A radiação gama pode ocorrer de diversas maneiras.Os raios gama são partículas. Nenhuma transmutação se verifica pelos raios gama.Núcleo do radio. a partícula alfa ou beta emitida por um núcleo não transporta toda a energia disponível. 3. São semelhantes aos raios-X. Em um processo. o núcleo tem mais energia do que em seu estado mais estável.Radiação Gama Os Raios Gama não têm carga elétrica. mas normalmente tem um comprimento de onda mais curto. 1. após uma desintegração radioativa. de energia eletromagnética. Ele se livra do excesso emitindo raios gama. fica num estado de alta energia.Os raios gama são liberados quando um núcleo. Depois da emissão.

A exposição demorada desse raio no corpo humano pode causar sérios danos à saúde como. é o tempo necessário para a atividade de um elemento radioativo ser reduzida à metade da atividade inicial. leucemia. . por exemplo. portanto. se transmuta (se desintegra ou decai) a uma velocidade que lhe é característica. além da aplicação nas radiografias. assim como outras coisas. entre outros. por exemplo. Meia vida do elemento radioativo Cada elemento radioativo. Os raios X são obtidos através de um aparelho chamado de Tubo de Coolidge. que é fornecido por um gerador.Radiação X Os raios-X é um tipo de radiação eletromagnética com frequências superiores às radiações ultravioletas. transferem energia para os elétrons que estão nos átomos dos ânodos. os ossos. Os elétrons com energia são acelerados e então emitem ondas eletromagnéticas que são os raios X. ou seja. morte de células. Quando eles se chocam com o ânodo. Quando esse cátodo é aquecido por uma corrente elétrica. difração. esses raios estão sempre sujeitos aos fenômenos da refração. e são absorvidos por materiais com densidades mais elevadas como. lesões cancerígenas. seja natural ou obtido artificialmente. por exemplo. Meia-vida. na pesquisa de estrutura cristalina dos sólidos. Os raios X propagam-se com a velocidade da luz e. Através de estudos sobre os raios X. Foi em razão dessa descoberta que esses raios passaram a ser largamente utilizados para realização de radiografias. reflexão. maiores que 1018 Hz. como os músculos. São utilizados. Esse é um tubo oco. evacuado e que contém um cátodo em seu interior. Vale lembrar que. Hoje os raios-X possui vasto campo de aplicação. polarização e interferência. na indústria e em muitos outros campos da ciência e da tecnologia. esse raio possui ações benéficas e maléficas. chegando a este com grande energia cinética. ele emite grande quantidade de elétrons que são fortemente atraídos pelo ânodo. Rontgen verificou que os mesmos têm a propriedade de atravessar materiais de baixa densidade. como qualquer outra onda eletromagnética. por exemplo. no tratamento de câncer.

seu tempo de conservação. ou seja. acontece por um tempo prefixado e com objetivos bem determinados. Além disso. mas desde que seja guardado em embalagens especiais ou em baixas temperaturas. sendo que uma delas é na conservação de alimentos. entre 2 e 4 milhões de rad. mas sem ter contato direto com tal elemento. sendo que o alimento poderá ser conservado por mais tempo mesmo em temperatura ambiente. A irradiação ainda impede a multiplicação de microrganismos que . O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes. principalmente o cobalto 60. ou seja. essa radiação é controlada. cereais. legumes. Normalmente o alimento é irradiado por raios gama e beta de elementos radioativos. ele vai ter mais tempo de conservação. ocorre à pasteurização do alimento. assim. O alimento costuma ficar exposto a essa fonte de radiação. Isso porque a multiplicação desses microrganismos é um dos principais causadores do apodrecimento dos alimentos. A irradiação de frutas. frutos do mar. aumentando. No entanto. Por exemplo.. entre outros. além também de sofrer radiação ionizante proveniente de raios X e elétrons acelerados. ocorre o que é chamado de esterilização. diminui a quantidade de fungos e bactérias. se essa radiação for maior.. se o alimento for submetido a uma radiação de 200 000 a 500 000 rad.Radioatividade nos alimentos e na agricultura A radioatividade vem sendo usada na agricultura de diversas formas.

Para citar apenas um exemplo. pela alteração de sua estrutura molecular. o que permite prolongar a validade de alguns produtos. .causam a deterioração do alimento. uma batata irradiada pode durar até um ano sem apodrecer ou brotar.

Comparação Sem irradiação Com irradiação .

desta forma. pelo contrário. O período de exposição à radiação é breve. Importante: o método não torna o alimento radioativo. O leite e seus derivados. Para saber se o alimento foi irradiado procure o selo: . não causa qualquer prejuízo ao produto.Um ponto negativo visto até o momento é que o sabor e aroma do alimento sofrem algumas alterações. torna-o mais seguro ao consumidor. pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos. não podem ser irradiados. além de alimentos muito gordurosos.

Selo indicativo de alimentos irradiados Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. mas significativa de radiação. . Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta. ocorrem naqueles indivíduos que tiveram contato com material radioativo ou que se expuseram a grande quantidade de radioatividade. Já os agudos são imediatos.