You are on page 1of 10

ESTRUTURAS DE CONCRETO CAPTULO 2

Libnio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos Maro de 2004

CARACTERSTICAS DO CONCRETO Como foi visto no captulo anterior, a mistura em proporo adequada de cimento, agregados e gua resulta num material de construo o concreto , cujas caractersticas diferem substancialmente daquelas apresentadas pelos elementos que o constituem. Este captulo tem por finalidade destacar as principais caractersticas e propriedades do material concreto, incluindo aspectos relacionados sua utilizao.

2.1 MASSA ESPECFICA Sero considerados os concretos de massa especfica normal (c), compreendida entre 2000 kg/m3 e 2800 kg/m3. Para efeito de clculo, pode-se adotar para o concreto simples o valor 2400 kg/m3 e para o concreto armado 2500 kg/m3. Quando se conhecer a massa especfica do concreto utilizado, pode-se considerar, para valor da massa especfica do concreto armado, aquela do concreto simples acrescida de 100 kg/m3 a 150 kg/m3.

2.2 PROPRIEDADES MECNICAS As principais propriedades mecnicas do concreto so: resistncia compresso, resistncia trao e mdulo de elasticidade. Essas propriedades so determinadas a partir de ensaios, executados em condies especficas. Geralmente, os ensaios so realizados para controle da qualidade e atendimento s especificaes.

2.2.1 Resistncia compresso A resistncia compresso simples, denominada fc, a caracterstica mecnica mais importante. Para estim-la em um lote de concreto, so moldados e preparados corpos-de-prova para ensaio segundo a NBR 5738 Moldagem e cura de corpos-de-prova cilndricos ou prismticos de concreto, os quais so

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Caractersticas do Concreto

ensaiados segundo a NBR 5739 Concreto Ensaio de compresso de corposde-prova cilndricos. O corpo-de-prova padro brasileiro o cilndrico, com 15cm de dimetro e 30cm de altura, e a idade de referncia para o ensaio 28 dias. Aps ensaio de um nmero muito grande de corpos-de-prova, pode ser feito um grfico com os valores obtidos de fc versus a quantidade de corpos-de-prova relativos a determinado valor de fc, tambm denominada densidade de freqncia. A curva encontrada denomina-se Curva Estatstica de Gauss ou Curva de Distribuio Normal para a resistncia do concreto compresso (Figura 2.1).

Figura 2.1 Curva de Gauss para a resistncia do concreto compresso

Na curva de Gauss encontram-se dois valores de fundamental importncia: resistncia mdia do concreto compresso, fcm, e resistncia caracterstica do concreto compresso, fck. O valor fcm a mdia aritmtica dos valores de fc para o conjunto de corpos-deprova ensaiados, e utilizado na determinao da resistncia caracterstica, fck, por meio da frmula: fck = fcm 1,65s O desvio-padro s corresponde distncia entre a abscissa de fcm e a do ponto de inflexo da curva (ponto em que ela muda de concavidade). O valor 1,65 corresponde ao quantil de 5%, ou seja, apenas 5% dos corposde-prova possuem fc < fck, ou, ainda, 95% dos corpos-de-prova possuem fc fck. Portanto, pode-se definir fck como sendo o valor da resistncia que tem 5% de probabilidade de no ser alcanado, em ensaios de corpos-de-prova de um determinado lote de concreto.

2.2

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Caractersticas do Concreto

Como ser visto posteriormente, a NBR 8953 define as classes de resistncia em funo de fck. Concreto classe C30, por exemplo, corresponde a um concreto com fck = 30MPa. Nas obras, devido ao pequeno nmero de corpos-de-prova ensaiados, calculase fck,est, valor estimado da resistncia caracterstica do concreto compresso.

2.2.2 Resistncia trao Os conceitos relativos resistncia do concreto trao direta, fct, so anlogos aos expostos no item anterior, para a resistncia compresso. Portanto, tem-se a resistncia mdia do concreto trao, fctm, valor obtido da mdia aritmtica dos resultados, e a resistncia caracterstica do concreto trao, fctk ou simplesmente ftk, valor da resistncia que tem 5% de probabilidade de no ser alcanado pelos resultados de um lote de concreto. A diferena no estudo da trao encontra-se nos tipos de ensaio. H trs normalizados: trao direta, compresso diametral e trao na flexo.

a) Ensaio de trao direta Neste ensaio, considerado o de referncia, a resistncia trao direta, fct, determinada aplicando-se trao axial, at a ruptura, em corpos-de-prova de concreto simples (Figura 2.2). A seo central retangular, medindo 9cm por 15cm, e as extremidades so quadradas, com 15cm de lado.

Figura 2.2 Ensaio de trao direta

b) Ensaio de trao na compresso diametral (spliting test)


o ensaio mais utilizado. Tambm conhecido internacionalmente como

Ensaio Brasileiro. Foi desenvolvido por Lobo Carneiro, em 1943. Para a sua realizao, um corpo-de-prova cilndrico de 15cm por 30 cm colocado com o eixo horizontal entre os pratos da prensa (Figura 2.3), sendo aplicada uma fora at a sua ruptura por trao indireta (ruptura por fendilhamento).
2.3

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Caractersticas do Concreto

Figura 2.3 Ensaio de trao por compresso diametral

O valor da resistncia trao por compresso diametral, fct,sp, encontrado neste ensaio, um pouco maior que o obtido no ensaio de trao direta. O ensaio de compresso diametral simples de ser executado e fornece resultados mais uniformes do que os da trao direta.

c) Ensaio de trao na flexo Para a realizao deste ensaio, um corpo-de-prova de seo prismtica submetido flexo, com carregamentos em duas sees simtricas, at ruptura (Figura 2.4). O ensaio tambm conhecido por carregamento nos teros, pelo fato das sees carregadas se encontrarem nos teros do vo. Analisando os diagramas de esforos solicitantes (Figura 2.5) pode-se notar que na regio de momento mximo tem-se cortante nula. Portanto, nesse trecho central ocorre flexo pura. Os valores encontrados para a resistncia trao na flexo, fct,f, so maiores que os encontrados nos ensaios descritos anteriormente.

Figura 2.4 Ensaio de trao na flexo

2.4

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Caractersticas do Concreto

Figura 2.5 Diagramas de esforos solicitantes (ensaio de trao na flexo)

d) Relaes entre os resultados dos ensaios Como os resultados obtidos nos dois ltimos ensaios so diferentes dos relativos ao ensaio de referncia, de trao direta, h coeficientes de converso. Considera-se a resistncia trao direta, fct, igual a 0,9 fct,sp ou 0,7 fct,f, ou seja, coeficientes de converso 0,9 e 0,7, para os resultados de compresso diametral e de flexo, respectivamente. Na falta de ensaios, as resistncias trao direta podem ser obtidas a partir da resistncia compresso fck:
fctm = 0,3 fck 2/3 fctk,inf = 0,7 fctm fctk, sup = 1,3 fctm

Nessas equaes, as resistncias so expressas em MPa. Ser visto oportunamente que cada um desses valores utilizado em situaes especficas.

2.2.3 Mdulo de elasticidade Outro aspecto fundamental no projeto de estruturas de concreto consiste na relao entre as tenses e as deformaes. Sabe-se da Resistncia dos Materiais que a relao entre tenso e deformao, para determinados intervalos, pode ser considerada linear (Lei de
2.5

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Caractersticas do Concreto

Hooke), ou seja, = E , sendo a tenso, a deformao especfica e E o Mdulo de Elasticidade ou Mdulo de Deformao Longitudinal (Figura 2.6).

Figura 2.6 - Mdulo de elasticidade ou de deformao longitudinal

Para o concreto a expresso do Mdulo de Elasticidade aplicada somente parte retilnea da curva tenso-deformao ou, quando no existir uma parte retilnea, a expresso aplicada tangente da curva na origem. Neste caso, tem-se o Mdulo de Deformao Tangente Inicial, Eci (Figura 2.7).

Figura 2.7 - Mdulo de deformao tangente inicial (Eci)

O mdulo de deformao tangente inicial obtido segundo ensaio descrito na NBR 8522 Concreto Determinao do mdulo de deformao esttica e diagrama tenso-deformao.

2.6

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Caractersticas do Concreto

Quando no forem feitos ensaios e no existirem dados mais precisos sobre o concreto, para a idade de referncia de 28 dias, pode-se estimar o valor do mdulo de elasticidade inicial usando a expresso:

E ci = 5600 fck 1/2


Eci e fck so dados em MPa. O Mdulo de Elasticidade Secante, Ecs, a ser utilizado nas anlises elsticas do projeto, especialmente para determinao de esforos solicitantes e verificao de limites de servio, deve ser calculado pela expresso:

Ecs = 0,85 Eci


Na avaliao do comportamento de um elemento estrutural ou de uma seo transversal, pode ser adotado um mdulo de elasticidade nico, trao e compresso, igual ao mdulo de elasticidade secante (Ecs).

2.2.4 Coeficiente de Poisson


Quando uma fora uniaxial aplicada sobre uma pea de concreto, resulta uma deformao longitudinal na direo da carga e, simultaneamente, uma deformao transversal com sinal contrrio (Figura 2.8).

Figura 2.8 Deformaes longitudinais e transversais

A relao entre a deformao transversal e a longitudinal denominada coeficiente de Poisson e indicada pela letra . Para tenses de compresso menores que 0,5 fc e de trao menores que fct, pode ser adotado = 0,2.

2.7

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Caractersticas do Concreto

2.2.5 Mdulo de elasticidade transversal


O mdulo de elasticidade transversal pode ser considerado Gc = 0,4 Ecs.

2.2.6 Estados mltiplos de tenso


Na compresso associada a confinamento lateral, como ocorre em pilares cintados, por exemplo, a resistncia do concreto maior do que o valor relativo compresso simples. O cintamento pode ser feito com estribos, que impedem a expanso lateral do pilar, criando um estado mltiplo de tenses. O cintamento tambm aumenta a dutilidade do elemento estrutural. Na regio dos apoios das vigas, pode ocorrer fissurao por causa da fora cortante. Essas fissuras, com inclinao aproximada de 45, delimitam as chamadas bielas de compresso. Portanto, as bielas so regies comprimidas com tenses de trao na direo perpendicular, caracterizando um estado biaxial de tenses. Nesse caso tem-se uma resistncia compresso menor que a da compresso simples. Portanto, a resistncia do concreto depende do estado de tenso a que ele se encontra submetido.

2.3

ESTRUTURA INTERNA DO CONCRETO

Na preparao do concreto, com as mistura dos agregados grados e midos com cimento e gua, tem incio a reao qumica do cimento com a gua, resultando gel de cimento, que constitui a massa coesiva de cimento hidratado. A reao qumica de hidratao do cimento ocorre com reduo de volume, dando origem a poros, cujo volume da ordem de 28% do volume total do gel. Durante o amassamento do concreto, o gel envolve os agregados e endurece com o tempo, formando cristais. Ao endurecer, o gel liga os agregados, resultando um material resistente e monoltico o concreto. A estrutura interna do concreto resulta bastante heterognea: adquire forma de retculos espaciais de gel endurecido, de gros de agregados grado e mido de vrias formas e dimenses, envoltos por grande quantidade de poros e capilares, portadores de gua que no entrou na reao qumica e, ainda, vapor dgua e ar. Fisicamente, o concreto representa um material capilar pouco poroso, sem continuidade da massa, no qual se acham presentes os trs estados da agregao slido, lquido e gasoso.

2.8

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Caractersticas do Concreto

2.4

DEFORMAES

As deformaes do concreto dependem essencialmente de sua estrutura interna.

2.4.1 Retrao
Denomina-se retrao reduo de volume que ocorre no concreto, mesmo na ausncia de tenses mecnicas e de variaes de temperatura. As causas da retrao so:

Retrao qumica: contrao endurecimento do concreto.

da

gua

no

evaporvel,

durante

Retrao capilar: ocorre por evaporao parcial da gua capilar e perda da gua adsorvida. O tenso superficial e o fluxo de gua nos capilares provocam retrao. Retrao por carbonatao: Ca(OH)2 + CO2 CaCO3 + H2O (ocorre com diminuio de volume).

2.4.2 Expanso
Expanso o aumento de volume do concreto, que ocorre em peas submersas. Nessas peas, no incio tem-se retrao qumica. Porm, o fluxo de gua de fora para dentro. As decorrentes tenses capilares anulam a retrao qumica e, em seguida, provocam a expanso da pea.

2.4.3 Deformao imediata


A deformao imediata se observa por ocasio do carregamento. Corresponde ao comportamento do concreto como slido verdadeiro, e causada por uma acomodao dos cristais que formam o material.

2.4.4 Fluncia
Fluncia uma deformao diferida, causada por uma fora aplicada. Corresponde a um acrscimo de deformao com o tempo, se a carga permanecer. Ao ser aplicada uma fora no concreto, ocorre deformao imediata, com uma acomodao dos cristais. Essa acomodao diminui o dimetro dos capilares e aumenta a presso na gua capilar, favorecendo o fluxo em direo superfcie. Tanto a diminuio do dimetro dos capilares quanto o acrscimo do fluxo aumentam a tenso superficial nos capilares, provocando a fluncia.
2.9

USP EESC Departamento de Engenharia de Estruturas

Caractersticas do Concreto

No caso de muitas estruturas reais, a fluncia e a retrao ocorrem ao mesmo tempo e, do ponto de vista prtico, conveniente o tratamento conjunto das duas deformaes.

2.4.5 Deformaes trmicas


Define-se coeficiente de variao trmica te como sendo a deformao correspondente a uma variao de temperatura de 1C. Para o concreto armado, para variaes normais de temperatura, a NBR 6118 permite adotar te = 10-5 /C.

2.5 FATORES QUE INFLUEM


Os principais fatores que influem nas propriedades do concreto so:

Tipo e quantidade de cimento; Qualidade da gua e relao gua-cimento; Tipos de agregados, granulometria e relao agregado-cimento; Presena de aditivos e adies; Procedimento e durao da mistura; Condies e durao de transporte e de lanamento; Condies de adensamento e de cura; Forma e dimenses dos corpos-de-prova; Tipo e durao do carregamento; Idade do concreto; umidade; temperatura etc.

2.10

You might also like