You are on page 1of 16

Manual de Estgio Obrigatrio

Valinhos, SP Fevereiro - 2013

Manual de Estgio Obrigatrio


Chanceler Ana Maria Costa de Sousa Reitora Leocdia Agla Petry Leme Pr-Reitor Administrativo Antonio Fonseca de Carvalho Pr-Reitor de Graduao Eduardo de Oliveira Elias Pr-Reitor de Extenso Ivo Arcanglo Vedrsculo Busato Pr-Reitor de Pesquisa e Ps-Graduao Luciana Paes de Andrade Diretor de Planejamento EAD Jos Manuel Moran Diretora de Desenvolvimento EAD Thais Costa de Sousa Gerente de Controle de Operaes EAD Fbio Cardoso Coordenadores Pedaggicos Geise Cristina Lubas Grilo Gilberto Gedaas Alves Coordenadora de Estgios Kate Mamhy Oliveira Kumada Assistentes de Coordenao de Estgio Diana Freitas Gonalves da Silva rika Cavalcante de Souza Telma Bodstein

Apresentao

Este documento tem por objetivo orientar sobre os procedimentos relativos orientao do estgio obrigatrio. Acreditamos que as orientaes inseridas neste manual podero colaborar, fornecendo subsdios e segurana necessria para a execuo de todas as etapas do estgio obrigatrio. Desejamos um bom trabalho a todos! Coordenao de Estgios

Introduo

O Estgio como [...] ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho (BRASIL, 2008, p.1-2, art. 1) visa proporcionar ao estudante experincias prticas que complementem o seu aprendizado, de forma a aperfeioar o seu processo de formao profissional e humana. Alm disso, a atividade de Estgio compreende diversos benefcios, dentre eles: a) Motiva o estudo, pois o aluno percebe a finalidade dos conhecimentos discutidos no curso e sua aplicao na prtica profissional; b) Facilita e antecipa as escolhas do estagirio quanto s reas de atuao disponveis na futura profisso; c) Ameniza o impacto da passagem da vida infantil para a profissional; d) Possibilita perceber as prprias deficincias de formao pessoal e buscar o aprimoramento; e) Permite adquirir uma atitude de trabalho sistematizado, organizao e planejamento, a partir de objetivos e metas que devem ser trabalhados coletivamente; f) Incentiva a observao e comunicao concisa de idias, bem como o uso de termos especficos da rea de atuao; g) Estimula o exerccio do senso crtico, da criatividade e da sociabilidade; h) Oferece a clareza de que as instituies possuem filosofia, diretrizes, organizao e o funcionamento especficos, que devem ser respeitados na prtica profissional; i) Estimula a anlise do ambiente organizacional e da cultura ali desenvolvida.

De acordo com a Lei 11.788/08 (BRASIL, 2008), em seu art. 2, o Estgio poder ser Obrigatrio ou No-Obrigatrio, a saber: Estgio Obrigatrio aquele que consta na Matriz Curricular, cuja carga horria requisito para aprovao e obteno de diploma. Para esta modalidade de estgio obrigatrio o Seguro e facultativa a concesso de bolsa ou outra forma de contraprestao que venha a ser acordada, bem como a concesso do auxlio transporte.

Estgio No-Obrigatrio aquele desenvolvido pelo aluno em perodo que, no consta a disciplina de Estgio na Matriz Curricular. desenvolvido como atividade opcional alm da carga horria regular e obrigatria. Para esta modalidade de estgio obrigatrio o Seguro e compulsria a concesso de bolsa ou outra forma de contraprestao que venha a ser acordada, bem como a concesso de auxlio transporte.

O Estgio, sendo ele obrigatrio ou no, no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza, desde que observados os seguintes requisitos:
I matrcula e frequncia regular do educando em curso de Educao Superior, de Educao Profissional, de Ensino Mdio, da Educao Especial e nos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade profissional da Educao de Jovens e Adultos e atestados pela Instituio de Ensino; II celebrao de Termo de Compromisso entre o educando, a parte Concedente do Estgio e a Instituio de Ensino; III compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no Estgio e aquelas previstas no Termo de Compromisso (BRASIL, 2008, p.1-2, art. 3).

O Estgio, conforme art. 1, 1 da Lei 11.788/08 (BRASIL, 2008), [...] faz parte do Projeto Pedaggico do curso, alm de integrar o itinerrio formativo do educando, portanto o Estgio Obrigatrio no poder ser realizado se no houver previso explcita de sua realizao no Projeto Pedaggico do curso de graduao em que o estudante estiver matriculado. O Estgio Obrigatrio deve ser cumprido pelo estudante regularmente matriculado e liberado para cursar a disciplina de Estgio Supervisionado, em local que disponibilize funes compatveis com o perfil profissional previsto no curso e que seja referendado pelo Coordenador do Curso ou pelo Professor Orientador do Estgio. O Estgio seja ele Obrigatrio ou No-Obrigatrio ocorrer a partir da existncia da vaga ofertada por: a) Pessoa jurdica de direito privado; b) rgos da Administrao Pblica Direta, Autrquica e Fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; c) Profissionais liberais de nvel superior devidamente registrados em seus respectivos Conselhos de Fiscalizao Profissional.
5

Sobre as responsabilidades do Estgio Obrigatrio

Para a realizao do Estgio Obrigatrio so necessrios vrios procedimentos realizados pelas partes: a Universidade, o Aluno, o(a) Concedente de Estgio e, a critrio das partes, o Agente de Integrao.

Das Obrigaes da Universidade Anhanguera - Uniderp

Conforme a Lei 11.788/08 (BRASIL, 2008) cabe a Instituio de Ensino: a) celebrar Termo de Compromisso com o educando ou com seu representante ou assistente legal, quando ele for absoluta ou relativamente incapaz, e com a parte Concedente, indicando as condies de adequao do Estgio proposta pedaggica do curso, etapa e modalidade da formao escolar do estudante e ao horrio e calendrio escolar; b) avaliar as instalaes da parte Concedente do Estgio e sua adequao formao cultural e profissional do educando; c) indicar professor orientador, da rea a ser desenvolvida no Estgio, como responsvel pelo acompanhamento e avaliao das atividades do estagirio; d) exigir do educando a apresentao peridica, em prazo no superior a 6 (seis) meses, de relatrio das atividades; e) zelar pelo cumprimento do Termo de Compromisso, reorientando o estagirio para outro local em caso de descumprimento de suas normas; f) elaborar Normas Complementares e Instrumentos de Avaliao dos estgios de seus educandos; g) comunicar parte Concedente do Estgio, no incio do perodo letivo, as datas de realizao de Avaliaes Escolares ou Acadmicas.

Das Obrigaes da Parte Concedente

Conforme a Lei 11.788/08 (BRASIL, 2008) cabe a Parte Concedente: a) celebrar Termo de Compromisso com a Instituio de Ensino e o educando, zelando por seu cumprimento; b) ofertar instalaes que tenham condies de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural; c) indicar funcionrio de seu quadro de pessoal, com formao ou experincia profissional na rea de conhecimento desenvolvida no curso do estagirio, para orientar e supervisionar at 10 (dez)1 estagirios simultaneamente; d) contratar em favor do estagirio Seguro contra Acidentes Pessoais, cuja aplice seja compatvel com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso2; e) por ocasio do desligamento do estagirio, entregar Termo de Realizao do Estgio com indicao resumida das atividades desenvolvidas, dos perodos e da Avaliao de Desempenho; f) manter disposio da fiscalizao documentos que comprovem a relao de estgio; g) enviar Instituio de Ensino, com periodicidade mnima de 6 (seis) meses, Relatrio de Atividades, com vista obrigatria ao estagirio. h) Conceder ao estagirio recesso, de 30 dias a cada 12 meses de Estgio, ou proporcional ao perodo de Estgio, preferencialmente durante as frias escolares, devendo ser remunerado em caso de Estgio remunerado com bolsa. i) Aplicar ao estagirio a legislao relacionada sade e a segurana no trabalho, sendo sua implementao de responsabilidade da parte Concedente de Estgio.

A distribuio do nmero de estagirios para cada Supervisor de Estgio indicado pela concedente poder depender de outras normativas deliberadas por Conselhos especficos de cada profisso. Para maiores esclarecimento consultar os manuais de estgio e/ou resolues de Enfermagem (COFEN n 371, 2010) e Servio Social (CFESS n533, 2008).
2

No caso de Estgio Obrigatrio, a responsabilidade pela contratao do seguro de que trata o item d poder, alternativamente, ser assumida pela Instituio de Ensino.

j) Por ocasio do desligamento do estagirio, entregar Termo de realizao do Estgio com indicao resumida das atividades desenvolvidas, dos perodos e da Avaliao de Desempenho.

Das Obrigaes do Estagirio

Compete ao Estudante Estagirio: a) O estagirio se compromete a desempenhar as atividades que o(a) Concedente estabelecer, desde que estejam relacionadas com o curso para o qual est matriculado, previstas no Plano de Atividades e acompanhadas de superviso. b) Cumprir a programao de atividades de estgio aprovada pela Instituio de Ensino, primando pela eficincia, exatido, inovao e responsabilidade na execuo. c) Respeitar e preservar as normas do(a) Concedente, guardando sigilo sobre informaes de carter privado, abstendo-se de prejudicar o bom nome, a imagem e/ou a confiana interna e pblica, nos termos da Lei. d) Comunicar a Concedente e Instituio de Ensino eventuais alteraes nas atividades, Plano de Atividades ou outras que repercutam no objetivo do Estgio. e) Encaminhar a documentao de Estgio para assinatura da Instituio de Ensino. f) Informar parte Concedente quaisquer alteraes ocorridas no transcurso da sua atividade escolar, tais como: interrupo de frequncia s aulas, mudana de curso, trancamento de matrcula ou transferncia de Instituio de Ensino. g) Elaborar e/ou preencher e entregar Relatrio de Atividades desenvolvidas no Estgio, assinado pelo aluno e pelo Supervisor de Estgio, na forma, padres e prazos que forem estabelecidos pelo(a) Concedente e pela Instituio de Ensino.

Das Obrigaes dos Agentes de Integrao

Conforme art. 5 da Lei 11.788/08 as Instituies de Ensino e as partes Concedentes de Estgio podem, a seu critrio, recorrer a servios de Agentes de Integrao pblicos e privados (BRASIL, 2008).
8

Desse modo, quando houver a interveno dos Agentes de Integrao, como intermediadores de Estgios, caber aos mesmos: a) identificar oportunidades de Estgio; b) ajustar suas condies de realizao; c) fazer o Acompanhamento Administrativo; d) encaminhar negociao de Seguros contra Acidentes Pessoais; e) cadastrar os estudantes. Quando houver a mediao de Agentes de Integrao, necessrio ressaltar a proibio da cobrana de qualquer valor feita aos estudantes, a ttulo de remunerao pelos servios supracitados. Os Agentes de Integrao se comprometem a responder civilmente pela indicao de estagirios para a realizao de atividades no compatveis com a programao curricular prevista pelo curso do estudante, bem como pela celebrao de estgios com alunos matriculados em cursos ou Instituies para as quais no h previso de Estgio Curricular (BRASIL, 2008, p.2-3, art. 5 3). A durao do Estgio Obrigatrio A durao do Estgio em uma mesma Concedente no poder exceder a durao de 2 (dois) anos, mesmo que o Termo de Compromisso tenha sido assinado antes da sano da Lei 11.788/2008. Caso o(a) estagirio(a) esteja h mais de dois anos na empresa e tenha um contrato com data de incio anterior a 26/09/2008, o estgio poder durar at a data prevista pelo contrato antigo, mas no poder ser renovado.

Sobre a carga horria do Estgio Obrigatrio

A jornada de atividade em estgio do estudante ser definida de comum acordo entre a Instituio de Ensino, a parte Concedente e o aluno estagirio (ou seu representante legal se necessrio), dever constar no Termo de Compromisso e respeitando a Lei 11.788/08 (BRASIL, 2008) para no ultrapassar a carga horria de 6 horas dirias e 30 (trinta) horas semanais, independentemente se trata de Estgio Obrigatrio ou No-Obrigatrio. O estagirio pode ter intervalo durante o seu Estgio, definido com a parte Concedente para, por exemplo, intervalo para almoo.
9

A liberao de 50% da carga horria diria obrigatria, em perodo de provas finais ou peridicas, desde que a Instituio de Ensino envie cronograma de avaliaes no incio do perodo letivo. A carga horria mnima a ser cumprida no Estgio Obrigatrio a estabelecida na Matriz Curricular do curso. A comprovao do cumprimento da carga horria deve ser feita mediante apresentao de documento padro (Relatrio Final de Estgio), pelo aluno estagirio, a cada semestre letivo, validado pelo Supervisor de Estgio da Instituio Concedente onde o Estgio Obrigatrio ocorrer, e pelo Prof. Orientador. No caso da Instituio Concedente do Estgio apresentar relatrio prprio de avaliao, este dever estar anexo ao Relatrio Final de Estgio. Ao final da disciplina de Estgio Obrigatrio, a somatria da carga horria cumprida nas atividades de estgio deve ser comprovada pela ficha de frequncia devidamente assinada e carimbada, perfazendo minimamente o total de horas mencionadas na Matriz Curricular. A composio e a organizao das atividades para o cumprimento das cargas horrias obrigatrias so de responsabilidade do Coordenador de cada curso, auxiliado pelos professores orientadores designados, e em parceria com os Supervisores de Estgio das Concedentes do Estgio, devendo ter conformidade com o Projeto Pedaggico do Curso.

Avaliao do Estgio Obrigatrio

No Estgio Obrigatrio o processo de avaliao constante, sendo o aproveitamento final da disciplina o resultado da avaliao do Relatrio Final de Estgio e da participao do estudante nas orientaes, constituindo conceito Suficiente (Aprovado) ou Insuficiente (Reprovado) que ser registrado no histrico escolar do estudante. O tutor presencial e o tutor a distncia devero atribuir valores numricos s atividades desenvolvidas pelo estudante, conforme designado pelo(s) Coordenador(es) de Curso, convertendo a nota final em conceito Suficiente ou Insuficiente.

10

O estudante que cumprir integralmente a carga horria mnima necessria, as atividades previstas, obtiver frequncia mnima de 75% nas orientaes e conceito Suficiente ser considerado aprovado na disciplina. O estudante que cometer atos irregulares na produo do Estgio Obrigatrio ser reprovado e sujeito s penalidades previstas no Regimento da Instituio de Ensino Superior.

Reprovao do(a) Acadmico(a)-Estagirio(a)

O estudante reprovado dever cumprir novamente a disciplina. Em conformidade Lei do Estgio, no h previso de Avaliao Substitutiva para a disciplina de Estgio. O estudante reprovado far o Estgio Obrigatrio em perodo a ser definido pela Coordenao, e dever arcar com o nus dos custos decorrentes da nova orientao. O(A) acadmico(a) ser considerado(a) reprovado(a) quando no cumprir os seguintes itens: I o(a) acadmico(a) que no obtiver mdia Suficiente como resultado final do processo de avaliao; II o(a) acadmico(a) que no concluiu Estgio no semestre letivo, no permitida somatria e nem retroao de nmeros de horas de um semestre para outro; O(A) acadmico(a) reprovado(a) em um semestre ou que no tenha realizado o Estgio, ter que cumpri-lo, posteriormente, matriculando-se na dependncia do Estgio em que reprovou, atendendo ao perodo para matrculas conforme disposto no Calendrio Acadmico. Ressalta-se que o aluno deve cumprir regularmente uma disciplina de estgio para a continuidade nas demais disciplinas de estgio, ou seja, dever estar matriculado e aprovado na disciplina anterior ou outras que forem caracterizadas no Projeto Pedaggico do Curso como pr-requisito.

11

Documentao mnima obrigatria para o Estgio Obrigatrio

1. Convnio: Documento que determina a relao entre as partes conveniadas: Concedente de Estgio e Instituio de Ensino. O Convnio no dispensa a celebrao do Termo de Compromisso. possvel utilizar o modelo de Convnio da Instituio de Ensino, da Concedente ou dos Agentes de Integrao, desde que devidamente conferidos e assinados pelas partes envolvidas. 2. Termo de compromisso de Estgio: Documento obrigatrio e hbil a comprovar a relao de estgio e no caracterizar vnculo empregatcio. Assinado em 3 vias antes do incio do Estgio entre o educando, a Parte Concedente do Estgio e a Instituio de Ensino. possvel utilizar o modelo de termo de compromisso de Estgio da Instituio de Ensino, da Concedente ou dos Agentes de Integrao, desde que devidamente conferidos e assinados pelas partes envolvidas. 3. Plano de Atividades do estagirio: Documento obrigatrio renovado a cada 6 (seis) meses. Descrio das atividades a serem desenvolvidas pelo Educando e hbil a comprovar a relao de Estgio com as atividades previstas para o Estgio Obrigatrio. Assinado em 3 vias entre o educando, a parte Concedente do Estgio e a Instituio de Ensino. Anexo do Termo de Compromisso de Estgio, o Plano de Atividades ser incorporado ao Termo de Compromisso por meio de aditivos medida que for avaliado, progressivamente, o desempenho do estudante. possvel utilizar o modelo de plano de atividades da Instituio de Ensino, da Concedente ou dos Agentes de Integrao, desde que devidamente conferidos e assinados pelas partes envolvidas. 4. Relatrio de Avaliao do local de Estgio: Documento de acompanhamento ao Campo de Estgio Obrigatrio e No-Obrigatrio, para conferncia das exigncias (instalaes, superviso de estgio, etc). Modelo da Instituio de Ensino. 5. Aplice de Seguro: Deve constar no Termo de Compromisso de Estgio o nmero da Aplice de Seguro contra Acidentes Pessoais em favor do estagirio. A aplice tem que ser providenciada antes do incio do Estgio e, no caso do Estgio Obrigatrio a responsabilidade pela contratao do seguro

12

poder, alternativamente, ser assumida pela Instituio de Ensino (BRASIL, 2008, art. 9 Pargrafo nico). 6. Relatrio Final de Estgio: Elabora-se um nico relatrio ao trmino de cada semestre letivo. Seu contedo deve estar em conformidade com as exigncias previstas na disciplina de Estgio Obrigatrio. Modelo da Instituio de Ensino. 7. Protocolo de comunicao: Expedido parte Concedente do Estgio, no incio do perodo letivo, mencionando as datas de realizao de avaliaes. 8. Resciso ao Termo de Compromisso: Termo de acordo entre as partes para resciso do estgio. possvel utilizar o modelo de Termo Rescisrio da Instituio de Ensino, da Concedente ou dos Agentes de Integrao, desde que devidamente conferidos e assinados pelas partes envolvidas.

Apenas aps a assinatura do TERMO DE COMPROMISSO e do PLANO DE ATIVIDADES o estagirio estar apto a iniciar o Estgio no Campo. Caso inicie sem a assinatura, sua atuao em campo figurar vnculo empregatcio com a empresa, sujeito s sanes previstas em lei.

Disposies Gerais para o Estgio Obrigatrio

As atividades de extenso e monitoria desenvolvidas pelo estudante, se compatveis com a rea do Estgio Obrigatrio, podero ser validadas como horas cumpridas. Para os casos excepcionais, em que o aluno atue (trabalhe) na rea de ensino do curso, cabe ao(a) Tutor(a) Presencial a convalidao ou no das atividades desempenhadas, desde que estas estejam de acordo com aquelas previstas no Projeto Pedaggico do Curso. Nestes casos, a empresa dever emitir uma Declarao de Estgio, nos moldes apresentados pela IES, com o timbre da Empresa Concedente, contendo obrigatoriamente: Dados do Empregador Dados do Empregado/Servidor: nmero da CTPS, Data de Admisso, cargo/funo, atividades desempenhadas e nome do Supervisor Direto.
13

Este formulrio deve ser apresentado pelo aluno Coordenao no incio de cada semestre letivo em conformidade com as disciplinas de Estgio. No se admite convalidar mais de uma disciplina de estgio por declarao. Para os alunos proprietrios de empresas cabe a apresentao, ao(a) Tutor(a) Presencial para validao ou no: Nestes casos, o Escritrio de Contabilidade responsvel pela Empresa dever emitir uma Declarao de Estgio, contendo as Atividades desenvolvidas pelo proprietrio, nos moldes apresentados pela IES, com o timbre da Empresa Concedente e anexar: Contrato Social/Estatuto Social da Empresa, devidamente registrado, para comprovao de propriedade; Cpia do Carto de CNPJ e Cpia do ltimo Balano Social da Empresa. Ressalta-se que, a validao das atividades desempenhadas pelo aluno que figure como proprietrio da empresa dever levar em conta se as atividades desempenhadas por este so correspondentes s atividades previstas no Projeto Pedaggico do Curso, independentemente da atividade-fim desenvolvida pela empresa. Neste caso, importantes so as atividades desempenhadas pelo aluno. No caso de estar prevista concesso de bolsa ou outra forma de remunerao, no valor a acordar com a Concedente, o montante deve ser repassado diretamente ao Estagirio, sem nus para a Universidade Anhanguera-Uniderp. No caracteriza vnculo empregatcio a concesso de benefcios relacionados bolsa de estgio, transporte, alimentao e sade, dentre outros. Poder o estagirio inscrever-se e contribuir como segurado facultativos do Regime Geral de Previdncia Social. O recesso remunerado quando o Estgio contempla a concesso de bolsa ou outra forma de remunerao. A cada ano, o estudante tem direito 30 dias. Sendo o perodo de Estgio inferior a 1 (um) ano, ser feita a contagem proporcional do recesso remunerado, quando o Estgio for remunerado. O Plano de Atividades deve ser renovado a cada 6 (seis) meses, alterando sempre as atividades que o aluno ir desempenhar, presume-se afinal, que a cada semestre o aluno tenha adquirido novos conhecimentos. Todos os documentos de Estgio devero ser arquivados no Pronturio do Aluno.
14

Em caso de fiscalizao, tanto na empresa Concedente do Estgio quanto na Instituio de Ensino, o no cumprimento da Documentao mnima obrigatria pode implicar na desconsiderao de Estgio e considerao de Vnculo Empregatcio com as consequncias, legais previstas na CLT. Pode ser concedido Estgio Obrigatrio ao estudante estrangeiro, regularmente matriculado, desde que o visto temporrio de estudante seja compatvel com o perodo para o desenvolvimento das atividades. O Estgio No-Obrigatrio no ser convalidado como Estgio Obrigatrio, pois de acordo com a conceituao do mesmo, o Estgio No-Obrigatrio aquele desenvolvido pelo aluno em perodo que, no consta a disciplina de Estgio na Matriz Curricular. desenvolvido como atividade opcional alm da carga horria regular e obrigatria. Em contrapartida, o Estgio Obrigatrio aquele que consta na Matriz Curricular, cuja carga horria requisito para aprovao e obteno de diploma.

15

Referncias ANHANGUERA EDUCACIONAL, Regulamento Geral de Estgio. Superviso dos cursos de Cincias Sociais Aplicadas. 14 maro 2011. Disponvel em: <https://sites.google.com/a/aesapar.com/supervisao-dos-cursos-de-ciencias-sociaisaplicadas/home/documentos-de-estagio>. Acesso em 06 ago 2011. BRASIL. Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispe sobre o estgio de estudantes; altera a redao do art. 428 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n. 5.452, de 1 de maio de 1943, e a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis n. 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de maro de 1994, o pargrafo nico do art. 82 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6 da Medida Provisria no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 6 ago 2012. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Dispe sobre participao do Enfermeiro na superviso de estgio de estudantes dos diferentes nveis da formao profissional de Enfermagem. Resoluo COFEN 371/2010, de 8 de setembro de 2010. Profissional Resolues. Rio de Janeiro. Disponvel em: <http://site.portalcofen.gov.br/node/4342>. Acesso em 06 ago 2012. CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Regulamenta a superviso direta de estgio no Servio Social. Resoluo CFESS n. 533, de 29 de setembro de 2008. Legislaes Resolues CFESS. Disponvel em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao533.pdf>. Acesso em: 06 ago 2012.

16

You might also like