You are on page 1of 7

Igreja Evanglica Unidos em Cristo Manual do Dicono

IGREJA EVANGLICA UNIDOS EM CRISTO


MINISTRIO VALORIZANDO VIDAS

MANUAL DO DICONO

Porque o que servirem bem como dicono, Adquiriro para si uma boa posio, e muita confiana na f que h em Cristo Jesus.
Pgina 1 de 7

Igreja Evanglica Unidos em Cristo Manual do Dicono

1 Timteo 3:13
Manual do Dicono
Este manual dedicado aqueles que agradecidos a Deus pela salvao em Cristo Jesus, decidiram colocar suas vidas ao dispor do seu reino, trabalhando na sua casa, cuidando, zelando, procurando manter a ordem e a disciplina com amor e temor no Senhor. Atravs deste pequeno e simples manual, procuramos transmitir algumas informaes com respeito ao trabalho na casa do Senhor, desde comportamento pessoal, apresentao diante da Igreja e das pessoas, sejam crianas, adultos ou jovens. Que o trabalho do Dicono e Diaconisa desde a chegada na Igreja, at o final do culto, seja feito com amor, respeito, dedicao e fidelidade. O nosso desejo que o Diaconato de nossa Igreja, seja uma beno para todos, pois composto de homens e mulheres lavadas pelo sangue de Jesus, chamados e preparados para servi-lo at sua volta, na uno e poder no Esprito Santo. Que cada um na sua funo seja fiel a doutrina, a Igreja e aos seus pastores e lderes, sempre olhando para aquele que disse: "O filho do homem no veio para ser servido, mas para servir, e dar sua vida em resgate de muitos" Mc. 10:45. "Sabendo que recebereis do Senhor o galardo da herana, porque a Cristo, o Senhor, servis" Cl. 3:24. Que Deus abene cada um, de maneira especial. Sirvamos ao Senhor de todo corao at que Ele volte.

DICONOS
Fala-nos da Dedicao ao Senhor. Realmente os Diconos devem esforar-se num devotamento crescente a Jesus, numa devoo ao Mestre numa consagrao aos menos favorecidos na vida. O i fala-nos de Ideal. E o ideal do Dicono ajudar aos pobres e tudo fazer para minorar o sofrimento dos que padecem e choram. Lembra-nos o dever da Assistncia, de proteo e socorro que os Diconos prestam desinteressadamente aos rfos, vivas e necessitados. J esta letra C faz-nos pensar em Cooperao, trabalho em comum, esprito de unidade para objetivos santos e louvveis. Atravs desta letra vem-nos mente o vocbulo Orao. Os Diconos devem ser crentes de muita Orao. A piedade deve ser uma caracterstica continua. Suas oraes no so apenas de splicas e intercesses constantes em favor dos coraes sofredores, mas tambm de oraes de gratido e louvor ao Pai celeste, na manifestao do seu amor, bondade e benefcio. Esta letra sugere-nos as Necessidades mltiplas da alma humana, necessidades que s podero ser satisfeitas por Jesus. Mas necessidades que devem ser vistas e observadas ternamente pelos abrigados DICONOS de nossas Igrejas.
Pgina 2 de 7

Igreja Evanglica Unidos em Cristo Manual do Dicono

Surge novamente a letra O. A palavra Ordem flui naturalmente. Os Diconos cuidam da boa ordem no culto e em outras atividades eclesisticas. Mostram-se zelosos, cheio de cuidado para que tudo se faa com decncia e ordem. E a ordem, como diz o lema da nossa bandeira, traz o progresso, a paz, a harmonia, a concrdia.

TRABALHO DE RECEPO DO CORPO DICONAL


1. Atitude mental positiva. Estar consciente de que uma boa palavra ou bom atendimento marcar bastante uma pessoa que vem pela primeira vez. 2. Atitude espiritual apropriada. Deixar transparecer no rosto a alegria da salvao da alma. 3. Nunca apresentar na porta sem orao. Sabendo que apresentar diante de pessoas que chegaro com os mais diferentes sentimentos: passivos como de opresses malignas. 4. Mostrar simpatia. Demonstrar que o trabalho que est fazendo no simples obrigao, mas desenvolvido com amor, dedicao e alegria. 5. Mostrar um aspecto agradvel. Aspecto exterior: roupa, cabelo, sapatos, higiene, dentes, a importncia do uniforme. Aspecto interior: paz, serenidade e simplicidade. 6. Mostrar uma personalidade agradvel. Demonstrar um carter Cristo, consciente de suas responsabilidades. 7. Ser corts-gentil. Demonstrar educao, polidez, ser afvel no tratamento com as pessoas, especialmente com o visitantes. 8. Usar de tato. Usar suas habilidades para convencer as pessoas a voltarem outras vezes. 9. Fazer com que as pessoas sintam-se bem. E que foi observada e que algum quer que ela volte. 10. Ser insistente. Mas com sabedoria e evitar toda a impresso de fanatismo, dando assim um impresso correta da Igreja. 11. Lembrar sempre. Que o bem estar do povo depende de quem serve, por isso servir com alegria e satisfao. 12. Saber que faz parte do culto. Que toda sabedoria, prudncia, reverncia e respeito, primeiramente observada nos oficiais, que o povo seguir ou far o que observar nos que trabalham ou servem na Igreja. 13. Providenciar o necessrio Para o bom andamento do culto sem ser preciso a interveno dos pastores. 14. Observar as curas Visitas, testemunhos e converses e fazer a contagem das pessoas durante os cultos. 15. A qualquer movimento da Igreja Como crianas chorando, correndo, assim como pessoas chupando balas ou lendo revistas, chamar a ateno ou ento avisar os pastores no Plpito no caso de no ser atendido quando for chamada a ateno.
Pgina 3 de 7

Igreja Evanglica Unidos em Cristo Manual do Dicono

16. Observar O movimento aos banheiros tanto feminino como masculino para que no haja prejuzos para a Igreja, como tambm ajuntamento de pessoas nos mesmos. 17. Saber que desde que esteja na Igreja tambm responsvel Pelo bom andamento do culto, no deixando a responsabilidades somente com os que esto escalados. 18. Sempre estar usando uniforme Sapatos pretos e tambm com o crach. 19. Chegar no mnimo trinta minutos adiantado do horrio do culto Para a verificao do templo se est tudo em ordem para o culto. 20. Na distribuio Da ceia com todo o respeito e reverncia. Observar se todos os aptos para a ceia foram servidos. 21. Estar sempre uniformizado Todas as vezes que estiver na escala. requeridos dos Diconos e Diaconisas o uniforme para o trabalho o mais breve possvel. 22. Toda reclamao A respeito da escala ou qualquer assunto com referncia ao Diaconato deve ser feita ao Diretor, pessoalmente pela prpria pessoa. 23. Os Diconos devem estar cientes que suas responsabilidades como servos de Deus, no se prende apenas no trabalho reconhecidos como servos de Deus, por isso importante zelar do testemunho e vida espiritual para no ser envergonhado pelo diabo diante das pessoas, diante de si mesmo e de Deus. O poder do servo de Deus no est nas palavras que diz, mas na vida consagrada que vive. 24. Os Diconos e Diaconisas devem estar atentos com suas responsabilidades, na Igreja do Senhor, exemplo: lixo nos banheiros, gua no bebedouro, manter os vidros abertos para a ventilao do ambiente, ficar atentos para no se encontrar encostado nas paredes e portas, no ficar conversando durante o culto, verificar atentamente as toalhas de mesa e cortinas da Igreja se haver necessidade avisar o diretor do diaconato e leva-la para serem lavadas e passadas, o mesmo com os aventais de batismo, em dias de ceia lavar e enxugar os clix, em dias de casamento todos os Diconos e Diconisas so responsveis pela ordem da cerimnia matrimonia

Lembre-se que ser Dicono e Diaconisa no um cargo, mas um ministrio a servio do Rei Jesus.

Pgina 4 de 7

Igreja Evanglica Unidos em Cristo Manual do Dicono

REQUISITOS BBLICO PARA DICONOS E DIACONISAS


O que significa a palavra Dicono? No grego servo, assistente, e isto no nos priva de pregar o Evangelho em pblico, pois dois deles que foram escolhidos para serem diconos foram pregadores e evangelistas. So eles Estevo e Felipe. Os requisitos para ser dicono (1 Timteo 3:8): 1. 2. 3. 4. 5. 6. Ser Honesto (honrado), casto, que quer dizer que observa a castidade, reto no proceder. No de lingua dobre, isto , no ser fingido, no ser traioeiro, que ilude as duas partes. No dado a muito vinho. O vinho bebida alcolica Pv.20:1. No cobiosos, isto , cheio de cobias, pois isto levanta contendas. No torpe, vergonhosos, obsceno e indecente. No gananciosos, ganho ilcito, muito juros. 1 Timteo 3:9 "guardando o ministrio da f; sete vocbulo nas escrituras nunca significa somente uma coisa estranha, mas um segredo revelado ou Col. 1:26-27. 1 Timteo 3:10 diz: "E tambm estes primeiros provados depois sirvam..." Provados : que tenham demonstrado experincia na obra. Por exemplo: na orao, no ser tmido, mas cheio do poder de Deus. 7. Irrepreensvel: que no da lugar a repreenso ou a censura. 1 Timteo 3:12 "Os diconos sejam maridos de uma s mulher, isto , no tempo da lei os homens possuam mais de uma mulher, por esse motivo o apstolo Paulo deu esta advertncia. "...e governa bem seus filhos e suas prprias casas. 1 Timteo 3:12b. Governar dirigir, administrar, reger, conduzir com autoridade, ordenar. Governar os filhos: traze-los sob sua sujeio, isto , quebrar a vontade dos filhos, principalmente enquanto menores" no ser duro e sim ter autoridade, am-los. Ef. 6:4. 1 Timteo 3:13 "Porque os que servirem bem como diconos adquiriro para si uma boa posio... "Posio: lugar de destaque, classe, lugar que no so todos que possuem. "...e muita confiana na f que h em Cristo Jesus". 1 Tm. 3:13b. 8. Muita confiana: significa crdito, isto , confiana na f que h em Cristo Jesus (pessoas desesperadas que nos procuram para orar por eles). Paulo, o apstolo, aplicou nos seus ensinamentos a mesma base dos primeiros apstolos At. 6:1-7. Estevo sendo Dicono, no estava impedido de pregar o Evangelho. Ns tambm devemos ter esta f e poder. Ningum nos obriga a pregar o Evangelho, mas se sentimos desejo de pregar o Evangelho, sendo Diconos nada impede, porque Felipe pregou tambm. At. 8:29-35. Devemos ser humildes e simples, Mt. 11:29; Rm 16:19. Devemos pensar sempre que fomos chamados para servir, e no ser servidos, servir a Jesus, Joo 12:25-26. O perigo de servir o homem 1 Cor. 3:4-5. Os mesmos requisitos que se exige dos Diconos exigido tambm dos Pastores 1 Tm. 3:1-7. Agora para as Diaconisas: 1 Tm. 3:11 "da mesma sorte as mulheres sejam honestas, no maldizentes, sbrias e fiis em tudo". Honestas: honradas, retas no seu proceder, no maldizentes: que costumam dizer mal dos outros; sbrias: so mulheres que se caracterizam pela excluso do luxo, dos excessos de ornamentos 1 Tess. 5:6-8: fiis em tudo: que cumpre aquilo que se obrigou. Servindo assim, somos guardados pelo Senhor SL.31:23-24. Temos que ser o exemplo dos fiis. 1 Tim. 4:12b nos diz: "mas s o exemplo dos fiis, na palavra...", quer dizer ter bons conhecimentos da Palavra de Deus e com nossas prprias palavras
Pgina 5 de 7

Igreja Evanglica Unidos em Cristo Manual do Dicono

SL. 19:14 e SL. 4:6. ... no trato... nosso modo de proceder com os outros Tg. 3:13. ... na caridade... este o Dom do amor, ter afeio profunda, afeto, compaixo Rm. 12:9-10. ... no esprito... isto , fervoroso no Esprito Rm 12:11. ... na f ... isto , na f em Cristo Jesus. Porque sem f impossvel agradar a Deus Hb. 11:6.Exemplos de mulheres que serviram ol Senhor como Diaconisas Rm. 16:1,3,12.

VOC SABE O QUE QUER DIZER A PALAVRA DICONO?


Quer dizer servo, assistente, servente, Quer dizer responsabilidade, Quer dizer compromisso, Quer dizer amor, Quer dizer gratido pela salvao, Quer dizer pronto a obedecer, Quer dizer fidelidade, Quer dizer pronto a ouvir as ordens do Rei Jesus, Quer dizer ao inteiro dispor do mestre Jesus, Quer dizer enviado, Quer dizer Ministro. SER DICONO MUITO MAIS DO QUE TUDO ISTO, SER FELIZ NA PRESENA DE DEUS. I Corntios 3:5-6

Afinal de contas, quem Paulo ou quem Apolo, seno ministros quais crestes, e isto conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento.

OBRIGAES DOS DICONOS


1. No faltar nos cultos, a menos que haja um motivo de fora maior. 2. Ser aluno da Escola Bblica Dominical, obrigatoriamente, livre somente por causa de trabalho ou de fora maior. 3. No faltar s reunies de ceia e no se atrasar, pois temos que ser fiis aos horrios determinados. 4. Ser conhecedor, pelo menos basicamente da doutrina da Igreja Evanglica Unidos em Cristo. 5. No faltar escala, ou quando necessrio, avisar antecipadamente para que seja colocada outra pessoa em seu lugar ou fazer troca de dia. 6. Ser fiel a direo da Igreja, no fazendo comentrios negativos fora da Igreja pessoas no crists ou de outra Igreja. 7. No fazer uso de vcios, qualquer que seja, mesmo que esteja fora do alcance dos irmos e dos pastores. 8. Ser dizimista e participar dos trabalhos da Igreja.

Pgina 6 de 7

Igreja Evanglica Unidos em Cristo Manual do Dicono

9. No promover discrdias entre irmos e falso testemunho com murmuraes a respeito de irmo de ministrio. 10. Ser pacificador, ordeiro, responsvel pelos atos, fiel a Deus e aos homens, com toda simplicidade de uma vida transformada, ser zelador do seu ministrio.

REAS DO TRABALHO DIACONAL


No incio foram escolhidos, para um trabalho de assistncia social com as vivas e pessoas necessitadas, mas eles foram alm destes servios interno e se destacaram em todo o trabalho da Igreja, como Felipe e outros. Vejamos algumas reas que os Diconos se destacaram na Igreja primitiva, e que hoje tambm os Diconos devem exercer com o poder do Esprito Santo e sabedoria. 1 2 3 4 5 6 7 Pregao da Palavra de Deus Orao pelos enfermos Visitao nos lares Cuidar do patrimnio Mantr a ordem no culto Evangelizar Ministrar aulas At. 6:8 Mc. 16:18 Mc 1:29-31 Mc 11:16 I Cor. 14:40 At. 8:5,6 II Tm 2:15

A IMPORTNCIA DO EQUILBRIO
1. Com a esposa: respeito, proteo, carinho, ateno, fidelidade Os. 2:19-20. 2. Com o marido: respeito, ateno, submisso, sabedoria, Os. 2:19-20. Ef. 5:22. 3. Com os filhos: companheiro, amigo, firmeza, amor, Ef. 6:4, At. 21:8-9. 4. Com a casa: zelo, cuidado, limpa, arrumada Tt. 2:8. 5. Com vida financeira: Fl. 4:19, Sl. 37:18-19, 112:1-9. 6. Com os vizinhos: respeito, educao, pronto para servir At. 6:3. 7. Com o emprego: compreenso, justia, retido Ef. 6:9. 8. Com o patro: diligncia, ateno, obedincia, Ef. 6:5-7. 9. Com misses: voluntariedade, mordomia, dedicao. II Cor. 8:1-10. 10. Consigo mesmo: vigilncia, temor, consagrao; Sl. 10:18, Tt. 2:8, Cl. 3:16, At. 6:5-6.

LEMBRE-SE
A VIDA DO DICONO PRECISA SER UMA VIDA DE TESTEMUNHO TRANSPARENTE, A TODOS, SEJA NA FAMLIA, NA IGREJA, TRABALHO, COM ESTRANHOS, ONDE ESTIVER, QUE SEJA UMA LUZ BRILHANTE, CLARA E LIMPA PARA A GLRIA DE DEUS E BENO PARA A IGREJA.

Pgina 7 de 7

You might also like